NBR 9050 – 2015 em PDF: Norma Acessibilidade ABNT gratuita

NBR 9050 de 2015 é a mais recente versão dessa norma sobre acessibilidade. Acesse aqui em primeira mão, entenda o que é, como funciona e como baixar (download).

O que é ABNT?

ABNT é a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas. Esta associação é um órgão privado e sem fins-lucrativos que se destina a padronizar as técnicas de produção feitas no país.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas foi fundada em 28 de setembro de 1940. Por ser uma instituição privada, a aplicação das normas da ABNT não é obrigatória, pois não são documentos públicos. Fica a cargo de cada entidade a utilização oficial das normas da ABNT como padrão.

O que é NBR?

NBR é uma sigla para Normas brasileiras. São normas e regras técnicas relacionadas a documentos, procedimentos ou processos aplicados a empresas ou determinadas situações.

A NBR, serve para padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos ou procedimentos. A padronização, através do cumprimento das normas técnicas facilita a compreensão, já que toda documentação é constituída por um mesmo padrão.

Veja também:  5 coisas que você precisa saber sobre o curso de arquitetura!

Quem tem acesso à ABNT NBR?

NBR 9050 2015 DOWNLOAD PDF

As normas de acessibilidade são de interesse social e são citadas pelas Leis Federais de Acessibilidade. Por isso, em 2004, a ABNT firmou acordo com o Ministério Público Federal para a divulgação e acesso das normas por qualquer cidadão interessado.
Por meio do Comitê Brasileiro de Acessibilidade (ABNT/CB-40), desde 2000.

Sobre a NBR 9050

No campo de acessibilidade, a ABNT atua na produção das normas técnicas, atendendo aos preceitos de desenho universal, estabelecendo requisitos.

Para isso, foi publicada pelo Comitê Brasileiro de Acessibilidade da ABNT a revisão e atualização da Norma de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário e espaços e Equipamentos Urbanos, a NBR 9050.

A NBR 9050 é uma norma extensa que define aspectos relacionados às condições de acessibilidade no meio urbano.

NBR 9050 2015 BAIXAR

Estes pré-requisitos são estabelecidos para edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, meios de transporte, meios de comunicação de qualquer natureza e seus acessórios, visando que todos eles possam ser utilizados por pessoas com deficiência ou qualquer necessidade especial.

Portanto estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados em projetos, construções, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade (inclusão).

Isso se dá por meio de especificações que visam proporcionar à maior quantidade possível de pessoas independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade a utilização segura do ambiente ou equipamento.

Veja também:  Qual é o melhor programa para Trabalhar com Projetos?

nbr 9050

Entre as determinações estabelecidas na NBR 9050 estão:

Desenho universal;
Barreira arquitetônica;
Tecnologia assistiva;
Espaço para circulação de cadeiras de rodas;
Sinalização vertical e horizontal;
Rampas de acesso;
Plataforma elevatória;
Características de piso;
Informações em Braile;
Banheiros acessíveis;
Estacionamento.

A execução dessas normas é importante pois a NBR 9050 não é direcionada apenas a pessoas com deficiência.

Embora esse público corresponde a uma parcela de mais de 27 milhões de brasileiros, ela também foi desenvolvida para atender a gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e, claro, idosos.

Sobre Acessibilidade na Construção

ACESSIBILIDADE NA CONSTRUÇÃO

A acessibilidade na construção não é apenas uma grande preocupação social, mas também uma exigência legal com regulamentação bem dirigida pela ABNT.

Segundo a ABNT, “acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos”.

Entre os principais pontos a serem observados, definidos pela ABNT, estão:

Ergonomia de mobiliário urbano;
Sinalização em espaços públicos;
Ergonomia de equipamentos urbanos;
Condições de utilização;
Segurança e autonomia;
Acessibilidade dos sistemas e meios de comunicação e informação.

Lembrando que essas orientações abrangem a criação de espaços que possam ser utilizados não somente por pessoas com deficiência, temporária ou permanente, mas também por indivíduos com estatura diferenciada, obesidade ou com redução da mobilidade, como idosos, gestantes e até crianças.

Veja também:  Projeto de piscina: tipos, revestimentos e como fazer [7 DICAS]

Como baixar a NBR 9050 – 2015

Para baixar a NBR é muito simples: Acesse o link e faça o download da norma.

A ABNT define normas para cada ponto específico, desde acessibilidade em elevadores, a portas de acesso e parâmetros para banheiro. Ela possui um longo catálogo de normas e todas podem ser acessadas por qualquer cidadão.

Você pode ACESSAR O CATÁLOGO das Normas Necessárias para a aplicação da ABNT NBR 9050:2015 aqui.