gestão de obras deixou de ser uma tarefa feita apenas por engenheiros. A proximidade e entendimento com os clientes e com o empreendimento faz com que arquitetos também assumam a essa responsabilidade. O que pode aumentar a qualidade, controla os prazos e reduz os riscos do projeto arquitetônico sair da linha.

Mas o que um arquiteto precisa entender para fazer isso e ter sucesso ao final da obra? É isso que vamos ver aqui nesse artigo…

 

Dica 1: Elabore um cronograma físico – financeiro

Como já sabemos a gestão de uma obra tem muitas fases e um cronograma detalhado dos processos, gastos, prazos e pedidos pode facilitar (e muito) na gestão e execução da mesma.

Os maiores fatores de atraso nas obras são imprevistos que podem ocorrer, como falta de material, atrasos na entrega e falta de pessoal. A elaboração de um cronograma pode prever tudo isso, e apontar soluções para cada problema que pode aparecer.

O cronograma se torna muito necessário, pois você estará lidando com várias pessoas ao mesmo tempo, de um lado terá seu cliente, que não quer atrasos, e dos outros fornecedores que não são comprometidos com os prazos de entrega de matérias que no canteiro de obras são itens básicos para o trabalho.

A gestão desses pequenos processos pode resultar em uma obra com um andamento perfeito e entregue dentro do prazo estipulado. Por isso é muito importante que o arquiteto conheça todas as etapas do seu projeto.

No cronograma você detalha todos os processos e planeja os próximos e prazos de entrega, tanto do andamento da obra como de materiais, você pode começar detalhando a assinatura do contrato, começo da implementação, as etapas a serem seguidas até a compra e prazos de entrega e pagamentos de materiais, não esqueça de incluir feriados e férias e funcionários, além de prever os dias chuva que  podem impossibilitar o trabalho em áreas externas.

 

Dica 2: Planeje a estrutura

A organização é um aliado forte na gestão de qualquer obra, o planejamento do canteiro reduz os riscos aos funcionários e a perda de materiais, esse planejamento (principalmente em obras menores) é deixado de lado, mas estruturas como área de alimentação, banheiros e um local adequado para a estocagem de materiais são básicos e fazem com que a equipe se torne mais produtiva.

Funcionários felizes = obra a todo o vapor!!!

 

Dica 3: Comunique-se

O maior desafio na gestão de obras é se manter atualizado sobre o que acontece no canteiro de obras, então sempre mantenha uma relação próxima com o encarregado e fique de olho no que está acontecendo por lá, informações como falta de material e pessoal podem influênciar diretamente os prazos se não forem resolvidas imediatamente.

 

Dica 4: Mantenha uma planta com os encarregados no canteiro

Hoje qualquer projeto. De planta baixa ou 3d, só é completo com uma planta totalmente detalhada, para isso são usados programas como o SketchUp, que possibilitam a visão de todo projeto, da planta baixa a visualização 3d.

Se quem trabalha no canteiro de obras conseguir captar bem o que será feito e visualizar o resultado final da obra, mais motivado ele estará para concluir o que está fazendo, entendendo o resultado da ação dele ele pode até ser mais assertivo, diminuindo as dúvidas relacionadas ao próximo passo que ele dará.

Você pode aprender a usar a Dominar as Maquetes Eletrônicas aqui!!

BANNER-MATERIAIS-GRATUITOS

Dica 5: Tenha uma lista de parceiros

Ser bem atendido, e conseguir com que o material seja entregue no prazo são fatores primordias para assegurar a entrega da obra, no prazo. Por isso, procure trabalhar com bons fornecedores!

Imprevistos podem acontecer e são um fator na gestão de obras que não conseguimos controlar, ter alguém com quem contar nessas horas é importadíssimo, então anote as experiências boas e as más são lembretes importante na hora que você mais precisar.

Isso tudo ajuda a garantir que a gestão de obras seja eficiente e reduz os seus custos com pesquisa e na compra de materiais, já que um cliente fiel geralmente ganha as vantagens de bons preços e ótimos prazos, além da prioridade nas entregas e solução de problemas.

Agora que você já sabe por onde começar, que tal colocar a mão na massa?Aproveite o campo dos comentários e nos conte quais são seus maiores desafios e dúvidas na hora de implementar e controlar um projeto, quem sabe nosso próximo artigo seja sobre o que você precisa?

► QUER APRENDER MAIS?
► ACESSE:
➜ Cursos Completos: https://arquitetoleandroamaral.com/
➜ Instagram: https://arquitetoleandroamaral.com/instagram
➜ Facebook: https://arquitetoleandroamaral.com/facebook
➜ Youtube: https://arquitetoleandroamaral.com/youtube
➜ E-mail: [email protected]

Baixe gratuitamente os nossos materiais gratuitos:

BANNER-MATERIAIS-GRATUITOS