Normas do CAD: Saiba mais

É possível criar um arquivo de Normas do CAD para definir propriedades comuns para manter a uniformidade entre seus arquivos de desenhos. As normas definem um conjunto de propriedades comuns para objetos nomeados como camadas e estilos de texto.

Você ou seu gerente de CAD podem criar, aplicar e inspecionar normas nos desenhos para assegurar a coerência. Como facilitam a interpretação de desenhos por terceiro, as normas são muito úteis nos ambientes colaborativos, onde muitas pessoas contribuem para a criação de um desenho.

Normas do CAD: Saiba mais

Normas do CAD: Objetos nomeados para verificação de normas

É possível criar normas para os seguintes objetos nomeados:

  1. Camadas;
  2. Estilos de texto;
  3. Tipos de linha;
  4. Estilos de cota.

Normas do CAD: Arquivo de normas

Depois que você definir as normas, salve-as como um arquivo de normas. É possível então associar os arquivos de normas a um ou mais arquivos de desenho. Depois que você associar um arquivo de normas ao desenho, deve-se verificar periodicamente o desenho para certificar-se de que ele esteja de acordo com tais normas.

Veja também:  Linhas do AutoCAD: Quais os tipos

Normas do CAD: Como funciona uma inspeção de normas

Quando se verificam violações de normas em um desenho, cada objeto nomeado de um tipo específico é verificado de acordo com os arquivos de normas associadas ao desenho. Por exemplo, cada camada do desenho é verificada em relação ás camadas do arquivo de normas.

Uma inspeção de normas pode revelar dois tipos de problemas:

  • Um objeto com um nome fora do padrão está presente no desenho verificado. Por exemplo, uma camada denominada WALL está presente no desenho, mas não nos arquivos de normas associadas.
  • Um objeto nomeado em um desenho corresponde a outro em um arquivo de normas, mas suas propriedades são diferentes. Por exemplo, no desenho, a camada WALL é amarela, porém o arquivo de normas especifica a cor vermelha para essa camada.

Quando os objetos com nomes fora do padrão são corrigidos, os objetos fora do padrão são eliminados do desenho. Quaisquer objetos de desenho associados ao objeto fora do padrão são transferidos para um objeto-padrão de substituição especificado. Por exemplo, você corrige uma camada fora da norma, WALL, e a substitui pela norma ARCH-WALL.

Neste exemplo, a escolha da opção Corrigir na caixa de diálogo Verificar normas transfere todos os objetos da camada WALL para a camada ARCH-WALL e elimina a primeira do desenho.

Normas do CAD: Plugins de padrões

O processo de inspeção utiliza plugins de padrões, que são aplicativos que definem as regras das propriedades verificadas pelos objetos individuais nomeados. As camadas, os estilos de cota, os tipos de linha e os estilos de texto são comparados individualmente aos seus plugins correspondentes. É possível especificar quais plugins devem ser utilizados ao verificar violações de normas em um desenho. A Autodesk ou outros desenvolvedores poderão adicionar plugins de padrões para a verificação de propriedades de desenho adicionais.

Veja também:  Assinatura do AutoCAD: Veja 6 Benefícios

Todos os plugins verificam cada objeto nomeado em todas as propriedades, exceto o plugin de camada, As seguintes propriedades de camada são verificadas quando é utilizado o plugin de camada:

  • Cor;
  • Tipo de linha;
  • Espessura de linha;
  • Modo de estilo de plotagem;
  • Nome de estilo de plotagem, quando a variável de sistema PSTYLEMODE é definida como 0.

As seguintes propriedades de camada não são verificadas pelo plugin de camada:

  • Ativar/Desativar;
  • Congelar/Descongelar;
  • Bloquear;
  • Plotar/Não plotar.

Normas do CAD: Configuração de normas

Diversas configurações que podem ser úteis para gerentes CAD estão disponíveis na caixa de diálogo de normas de CAD. Essa caixa de diálogo pode ser acessada se clicar em Configurações, nas caixas de diálogo Verificar normas e Configurar normas.

Curso Online de AutoCAD e Sketchup

Aprenda a desenhar projetos Arquitetônicos completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-autocad-e-sketchup/

Conclusão

Deu certo para você? Deixe seu comentário abaixo se tiver alguma dúvida ou outra dica sobre como solucionar esse problema. Abraços e até mais.