Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo: Qual escolher?

Você acabou de se formar em Arquitetura e Urbanismo e está pensando em fazer uma Pós-graduação, no artigo de hoje separamos os 8 cursos mais buscados e veja como não errar no momento de escolha da sua especialização.

Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Pós-graduação: Os 8 cursos mais buscados

Você já é um arquiteto e está sentindo que já atingiu o limite da sua área de formação, que tem mais um monte de gente fazendo a mesma coisa, ou projetar casas e prédios não é a sua vocação e você gostaria de trabalhar com design de interiores ou paisagismo, saiba que ainda dá tempo, atualmente muitos profissionais vem se especializado com cursos online, mas se  você for da turma que adora sentar em uma cadeira da faculdade , este artigo é para você.

Com muitas pessoas se formando na mesma área, acaba que o mercado pode acabar ficando saturado e muitos acabam prestando o mesmo trabalho, pra sair dessa bolha de projetos residenciais e comerciais, veja os 10 cursos mais buscados no momento de fazer uma pós-graduação e escolha o que mais for de seu agrado, começando com:

Design de interiores

O objetivo da pós-graduação em design de interiores é formar profissionais responsáveis pela parte de estética, conforto e funcionalidade do ambiente, tornando-o em um espaço confortável, ergonômico, prático e que satisfaça o cliente final. Os designers de interiores são responsáveis por toda a parte de acabamento de um projeto, desde a escolha dos pisos até a temperatura da lâmpada de uma determinada luminária e podem ser contratados para fazer projetos de casas, comércios e indústrias.

Veja também:  TCC de Arquitetura: Como escolher o tema do seu TCC? 6 dicas

Pós-graduação: Design de interiores

Design de mobiliário

Nesse ramo de atuação, aqueles que têm uma quedinha pelo design, ou realmente gostam dessa área de desenho, essa é uma boa área. O profissional que escolhe ela pode ser o responsável tanto pela criação dos objetos e dos mobiliários, quanto pelo atendimento dos compradores, criando novas tendências para a arquitetura de interiores.

Pós-graduação: Design de mobiliário

Paisagismo

O paisagismo na arquitetura vai muito além de construir espaços verdes, ele envolve matemática, geografia e estudos de comportamento, já que para qualquer projeto precisamos conhecer muito bem quem irá usá-lo e para qual finalidade.

Pós-graduação: Paisagismo

Lighting design

A Luminotécnica é voltada especificamente para projetos de iluminação de ambientes, pequenos ou grandes, sejam eles interiores ou exteriores. O ponto forte de quem trabalha com luminotécnica são os eventos, a arquitetura de luz, é um dos principais meios para decorar eventos ao ar livre como casamentos e convenções.

Nesse ramo de atuação, o arquiteto será responsável em par o projeto para acontecer. Ele acompanha e administra toda obra, de forma que tudo saia conforme proposto no projeto, além de ser responsável pela execução e pela manutenção durante todo o evento, e por garantir que tudo funcione perfeitamente e ocorra sem percalços.

Pós-graduação: Lighting design

Restauração de Arquitetura

A restauração trata-se da recuperação de construções antigas ou deterioradas e, sinceramente, para mim é uma das áreas de atuação do arquiteto que mais me fascinam. Quem trabalha nesse ramo deve possuir técnicas e conhecimentos em restauro, visando sempre manter a integridade total e as características originais da edificação. Além de técnicas de construção e reparo, é necessário um cuidado especial com a manutenção de certos detalhes, o que torna todo o processo mais lento e exige muito mais cuidado.

Pós-graduação: Restauração de Arquitetura

Arquitetura comercial

A  Arquitetura comercial é um dos cursos de pós-graduação mais buscados para se fazer, isso porque os responsáveis pelos prédios comerciais estão cada vez mais dando atenção a aparência e usabilidade. No curso o arquiteto irá aprender como aproveitar o espaço ao máximo de cada ambiente comercial, para que ele esteja pronto para o que o cliente final deseja, sempre utilizando as melhores ferramentas para remodelação desses espaços.

Veja também:  Primeira Reunião com Cliente de Arquitetura: O que fazer

Pós-graduação: Arquitetura comercial

Gestão de projetos

De acordo com o dicionário Michaelis, gestão é o ato de gerir ou administrar. Então fazer a gestão de projetos nada mais é do que gerenciar setores. A gestão tem o objetivo de gerar crescimento e estabelecer um ambiente de trabalho agradável e organizado.

Pós-graduação: Gestão de projetos

Arquitetura hospitalar

Sendo um ramo bem complexo, na Arquitetura hospitalar existem diversas exigências e normas a serem cumpridas, para isso na pós-graduação você irá aprender conhecimentos multidisciplinares e específicos para poder entender sobre quais as tecnologias utilizadas ao desenvolver um hospital. clínica ou posto de saúde, o foco maior no curso é o de usabilidade, como deixar o prédio inteiro acessível para todos pacientes e funcionários.

Pós-graduação: Arquitetura hospitalar

Pós-graduação: Como escolher um curso

Quando você está na faculdade de Arquitetura já começa a pensar em quais áreas poderiam se especializar, geralmente vamos pro lado que temos mais intimidade ou achamos mais legal, por isso sugiro que se você ainda for um estudante, faça o máximo de estágios que conseguir, nas mais diversas áreas, isso fará com que você conheça mais a fundo sobre um escritório especializado em diferentes ramos.

Depois de descobrir as suas preferências em estudos, estágios, viagens, conversas com profissionais já conceituados e etc., veja qual curso poderia te capacitar para fazer o que deseja, estude o mercado, qual a média salarial, quais oportunidades já estão ao seu alcance e se você combina com ele. Após descobrir qual a pós-graduação que deseja fazer, faça e aproveite cada momento, ao longo disso faça cursos online e nunca pare de estudar.

Veja também:  Arquitetura minimalista: O que é e como aplicar

Perguntas frequentes

Qual a melhor pós-graduação em arquitetura?

A melhor pós-graduação em arquitetura é a que você mais se identifica, atualmente o mercado de design de interiores é um dos que mais crescem, por conta da pandemia e quarentena da população, muitas pessoas decidiram mudar completamente os espaços de convivência, lazer e descanso de suas casas e apartamentos.

Quem pode fazer pós-graduação em arquitetura?

Podem fazer pós-graduação em arquitetura estudantes formados no curso bacharelado de Arquitetura e Urbanismo, alguns cursos ainda permitem que estudantes de Engenharia faça a pós.

Quantos anos tem a pós-graduação em arquitetura?

A maioria dos cursos de pós-graduação tem duração de 2 anos.

Quanto custa uma pós-graduação em arquitetura?

Uma pós-graduação em arquitetura pode custar a partir de R$695,00.

Onde fazer pós-graduação em arquitetura?

Você pode fazer pós-graduação no estilo presencial na faculdade da sua cidade ou optar pelo EAD em qualquer instituição de ensino online, pesquise e veja quais os cursos disponíveis na sua cidade.