O ano era 2009, eu estava entrando nesse fantástico mundo da Arquitetura.

Lembro-me como se fosse ontem, andava de bicicleta para cima e para baixo carregando computadores que formatava para um rapaz que eu trabalhava, na época os  aparelhos eram super pesados e grandes.

Num certo dia fui formatar os computadores de uma construtora, logo recebi uma proposta para trabalhar como auxiliar do projetista dessa construtora, aceitei na hora. Vi ali um novo horizonte para o meu futuro, uma possibilidade que nunca tinha passado pela minha cabeça. Foi aí que tive o contato pela primeira vez com os projetos arquitetônicos.

Para entrarmos no ponto do melhor programa de Arquitetura, preciso dizer que são vários, e não apenas um programa, eles se complementam gradativamente.

Gosto de frisar também, que o melhor programa é aquele você domina, não adianta nada possuir uma Ferrari e não dominá-la, ou você aprende e se atualiza ou  é melhor continuar com um  programa que você já conhece. Use aquele que você melhor se adapta, use aquele que você domina. Hoje os softwares estão bem equiparados.

Leandro, “Qual é o melhor software para modelar projetos arquitetônicos?”, “Qual é o melhor programa para criar plantas de casas?”, “Qual é o melhor programa de arquitetura?”, “Qual é o melhor programa para desenhar móveis?”, “Qual é o melhor programa para a Engenharia?”, essas são algumas das perguntas relacionadas que recebo frequentemente nos nossos meios de comunicação. Veja a lista.

 

Melhor programa para desenhos em 2D:

O AutoCAD, que no meu ponto de vista ainda é o melhor programa de Arquitetura 2D para pequenos Escritórios. Foi o primeiro programa que aprendi a usar, na época usava ele para finalizar a planta-baixa dos projetos que meu chefe pegava, fazia os cortes, planta de locação, cobertura, enfim, com ele fazia e faço até hoje meus projetos para aprovação na prefeitura.

Veja também:  Porque alguns arquitetos tem sucesso e outros não?

Se você ainda não o conhece, saiba que é extremamente rápido e fácil fazer um projeto completo com esse programa. Desde a fase inicial até a impressão  foi fácil utilizá-lo, assim, tive muito mais chance de vencer nesse mercado de trabalho tão competitivo. abriu portas na minha época de faculdade que eu jamais imaginaria, foi com ele que paguei meu custo de vida onde morava.

O lado bom de dominar o AutoCAD é que você tem maior chance de conseguir um trabalho ou estágio em qualquer lugar da área que você for, isso aconteceu comigo, fiz minha graduação completa sem dificuldade para dominá-lo.

O que eu mais amo no AutoCAD é a velocidade que eu adquiri com o tempo. Através da minha metodologia de trabalho que é a mesma que ensino aos meus alunos, consigo finalizar um projeto completo em apenas um período.

Veja os Projetos de Alunos:

arquiteto leandro amaral alunos (76)

 

Tudo o que eu aprendi, aprimorei e utilizo para elaborar os meus projetos eu ensino em um Método, para conhecer, acesse:

https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-autocad-e-sketchup/

 

Melhor programa para desenhos em 3D:

Sem dúvidas, para mim, o melhor programa para fazer nossos desenhos, projetos em 3D é o Sketchup, tanto pela biblioteca de materiais que é gigante, quanto pela facilidade, velocidade e simplicidade de manuseá-lo.

Sketchup é o programa onde eu mais encontrei facilidade para criar projetos, desenvolver maquetes, liberar meu lado criativo e ainda alterar a maquete muito facilmente caso o cliente peça.

Veja também:  Mercado Sustentável no Brasil - Como eu vejo

Quem trabalha ou já trabalhou em escritório de arquitetura sabe que o cliente na maioria das vezes vai mudar a sua ideia inicial, e, se você não dominar o programa você vai ter que refazer toda a sua maquete dependendo do que que foi pedido.

O programa é super leve, não exige um super computador ou notebook, é fácil, intuitivo e tranquilo.

O que eu mais amo no Sketchup é a velocidade que eu adquiri com o tempo. Através da minha metodologia de trabalho que é a mesma que ensino aos meus alunos, eu consigo modelar uma maquete mais simples do absoluto zero, até o estágio de renderização (transformar em foto) em até 1h e 30min, é muito fácil, rápido e prático.

Eu ganho muito tempo na fase de modelagem e ainda me sobra tempo para cuidar mais da criação.

Consequentemente me faz mais conceituado pelos meus  clientes, alunos, amigos ou qualquer pessoa que tenha contato com meus projetos elaborados no Sketchup.

Veja os Projetos de Alunos:

arquiteto leandro amaral alunos (90)

 

Tudo o que eu aprendi, aprimorei e utilizo para elaborar os meus projetos eu ensino em um Método, para conhecer, acesse:

https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-autocad-e-sketchup/

 

Melhor programa para renderizar os projetos:

Com o avanço da tecnologia, apresentar projetos em 2D e 3D não bastava mais para os clientes, cada vez mais exigentes r criteriosos. Comecei então a usar o Vray que no meu ponto de vista é o melhor renderizador da atualidade, porém também existe o Lumion, que é o mais rápido do momento e o mais bacana,  além do Lumion  os projepossibilitos, ou seja, fazer animações, ele também está quase se igualando ao Vray com relação a qualidade das imagens. Nesse caso, o melhor, fica a seu critério.

Veja também:  Como montar um portfólio de arquitetura para conquistar o seu primeiro cliente?

Veja o que esses dois programas são capazes de executar.

Renderização feita no Vray pelo nosso aluno:

curso de autocad e sketchup

 

Renderização feita no Lumion pelo nosso aluno:

curso de lumion

 

Tudo o que eu aprendi, aprimorei e utilizo para elaborar os meus projetos eu ensino em um Método, para conhecer, acesse:

https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-vray/

https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-lumion/

 

Bom, esses são os programas que eu utilizo em meu Escritório e, que no meu ponto de vista são os melhores. E para você, quais o melhores programas para Trabalhar com Projetos Arquitetônicos?