Vray Bump: O que é e como usar?
Hoje nós vamos falar sobre o Vray Bump e como ele pode te ajudar com as suas maquetes eletrônicas, assista ao vídeo ou leia o nosso artigo a baixo.
Vray Bump: Como funciona?
Vou utilizar de exemplo essa imagem aqui que fizemos no curso avançado de Vray.
Se eu der um zoom na imagem, você pode ver o Bump em ação no granito da nossa pia.
O Bump dá a reação de rugosidade no material, não deixando ele 100% liso, dando uma sensação de algo mais bruto, algo mais rústico.
Bump no Vray: Como configurar?
Para configurar o Bump da sua renderização você terá que ir no seu ‘Asset Editor’, clicar em material e selecionar o seu material de teste, em seguida é só ir na opção Diffuse e clicar nesse botão azul.
Em seguida clique nesse outro botão azul.
Agora é só abrir a pasta e escolher uma das suas texturas que você deseja colocar na sua imagem.
No caso você já vai precisar ter as suas texturas baixadas em alguma pasta do seu computador.
Quando você colocar a sua textura, na hora que você colocar pra renderizar, vai ver que e ela está muito lisa e meio chapada. Para resolver isso você vai precisar ir em ‘Maps’ e habilitar a função do Bump e em seguida é só arrastar a sua textura do Diffuse para dentro do Bump.
Feito isso, é só mudar a sua saturação para -1, isso vai deixar as áreas com textura mais clara um pouco mais para cima, e as com textura mais escura um pouco mais para baixo.
Agora é só você ir aumentando o Amount até ficar com uma textura legal para a sua renderização.
Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/vray-render-elements/
Conclusão
Você aprendeu a usar o Vray Bump nas suas renderizações se gostou deixe o seu comentário abaixo a gente se vê na próxima, abraços e até mais.
Sou Leandro Amaral, técnico eletrotécnico desde 2011, professor de cursos online desde 2013 e arquiteto desde 2016. Assim como apresentar projetos de qualidade mudou a minha vida, acredito realmente que pode mudar outras e desse modo quero compartilhar isso com o maior número de pessoas possível. Ensino meus alunos a despertarem seu potencial máximo na arte chamada Arquitetura. Junte-se a nós. CAU (Registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo): A117921-7.
0 Comentários
Deixe um comentário