Vray Next | Novidades o que mudou

Maravilha, boas vindas a mais uma aula aqui do nosso canal no youtube sobre o Vray Next o que mudou.

E hoje nós vamos falar sobre o Vray Next.

Todas as novidades desta versão.

Só que antes de mais nada eu quero te dizer que tem um presente para você na descrição desse vídeo, para você acessar beleza!

Outro aviso também, vai ter um card em algum desses grandes superiores da tela ensinando a instalar a versão do Vray Next para teste de 30 dias.

Então se não tiver instalado ainda é só você acessar o vídeo pra mim aprender como instalar.

Então maravilha onde eu vou te mostrar sobre as novidades do Vray Next.

Aque a versão 4.1 alguma coisa 4.1 ou 4.2 vai depender do tempo que você estiver vendo este vídeo.

Mas a versão 4 ponto alguma coisa do Vray beleza do SketchUp então o que mudou?

Primeiramente que foram as barras de menu foram acrescentados alguns novos objetos e a

gente vai falar sobre eles no decorrer dessa aula do Vray Next o que mudou.

Aqui é onde a gente configura simplesmente tudo dentro do Vray.

Desde materiais, iluminação, elementos da cena como por exemplo grama, e a parte de renderização também.

Então essa é a parte inicial está carregando que ainda.

Maravilha carregou e aqui nós temos todos os menus que também tiveram uma mudada.

Se eu clicar apenas com um clique no botão esquerda que materiais.

O menu de materiais

O menu de materiais, aqui é o menu de luzes, aqui o menu de elementos da tela.

Onde se eu clicar com o botão esquerdo, ele já mandou adicional o elemento.

Irei clicar aqui por exemplo em fur e agora eu posso novamente clicar aqui.

Nos teremos os elementos como por exemplo for para gente configurar maravilha.

Nós temos que nos render elements, ou seja aqueles canais de pós-produção para você melhorar suas maquetes eletrônicas.

Também tem um vídeo no canal sobre isso vai ter um card também para vocês sobre esse vídeo aqui no nosso canal.

Nós temos aqui também sobre as texturas usados no céu mapeamento de céu da nossa maquete eletrônica.

As configurações de renderização onde você poe resolução, qualidade e tudo.

Então para renderizar e o botão para abril frame buffer, que a tela de inderização beleza.

Então o que mudou mais nessa versão além desses novos menus aqui?

Se eu apertar a tecla Ctrl no meu teclado e clicar nessa abas, pode perceber que ele vai

ficando tudo azulzinho e olha aqui a aba materiais está aqui.

A aba luzes já está logo abaixo e a água geometria já está tudo já está aqui abaixo.

Então pra ficar mais fácil você tem que ficar abrindo a procurava você pode apertar Ctrl.

Deixar todas essas áreas ligadas em vez de ver clicando aqui, voc pode simplesmente vir e subindo ou descendo que esse menu beleza.

Luzes e nas geometrias

Aí a questão é:

Você determina que agora quero mexer só nas luzes e nas geometrias.

Então dou um clique nas luzes, aperto Ctrl venho aqui nas geometrias beleza

Eu vou manipular o teste de iluminação dessa geometria para ver se é ficar bom, você pode

fazer dessa forma.

Para adicionar estes novos elementos agora dentro de Vray Next você tem três opções.

Primeira ou você clique com o botão direito em cima desse menu.

Aqui, por exemplo se aplicar com o botão direito em cima das luzes ele vai abrir que todo o menu de luzes.

Se clicar aqui ele abre as geometrias.

Mas vamos supor que vou trabalhar com luzes.

Então vou ficar aqui botão direito e vou adicional Sphere Light, beleza cliquei

nesse Sphere Light.

Já estou com a Sphere Light aqui, onde eu posso configurar e manipular ela, da maneira que achar necessário.

A segunda forma de você adicionar novos objetos aqui dentro do Vray, você

pode expandir esse menu aqui beleza.

E agora eu posso vir aqui selecionar por exemplo em create, aba de criação.

Irei vou selecionar que as luzes e aqui nós temos o mesmo menu com seu apertasse o botão direito aqui beleza é a mesma coisa.

Você pode clicar e arrastar para cá beleza que o Mesh Light.

A terceira opção para você fazer o cadastro de materiais de peças e objetos aqui dentro.

É só você ver que nesse “maiszinho” no Create Asset.

E aqui dentro nós temos por exemplo luzes, Ies Light, beleza, está aqui a Ies Light

Maravilha

Manipulação necessárias

E aí você pode fazer toda manipulação que você achar necessário.

E isso vale para todos menus aqui, por exemplo materiais se eu clicar aqui materiais.

Posso adicionar com o botão direito material, como posso vir por exemplo aqui também materiais.

Quero um material two sided de beleza gosta de para aqui material two sided.

A mesma coisa se aplica aqui nesse “maiszinho” create asset no Vray Next o que mudou.

Lembrando também que essa nova tela aqui, você pode clicar aqui para mudar a ordem de visualização e aqui também.

Você poderáclicar para mudar a ordem visualização desses objetos aqui e aproveitando que nós estamos falando dos materiais.

Deixou só reduzir sabia que não vou mexer por agora.

Vamos supor que eu vou pegar esse material que do meu mármore, do granito aqui da minha pia.

Que acontece esses menus agora de materiais estão retráteis.

Eu possa expandir que o mármore olha lá eu tenho tex bitmap da minha textura.

Tenho aqui meu color correction onde manipulei a textura.

E agora está muito mais fácil a gente não precisaria se você usou as outras versões anteriores do Vray.

Nós iremos tem que vim aqui no material tem que vim abrindo dessa caixinha azul, também dá por aqui.

Mas agora com esse menu retrátil esta muito mais rápido e fácil.

Agora Leandro gostei aqui desse TexBitmap eu posso vir aqui com o botão

direito cop por exemplo posso vir aqui no texbitmap, eu vou expandir esse meu

painel geladeira e arrastar aqui pra dentro no Vray Next o que mudou.

Então dessa forma ficar muito mais fácil e prático pra gente manipular as nossas texturas.

Maninular texturas

Outra vantagem muito boa também você percebeu que nós utilizamos o color correction.

Para nós manipularmos nossa texturas em equipa photoshop, sem ter que usar recursos externos.

Tradicional color correction não bastava a gente vir aqui no material no Vray Next o que mudou.

Por exemplo do painel geladeira no vou vir aqui em bitmap, eu terei que mudar aqui para color correction.

Porém perderia essa textura, porque a textura teria que carregar novamente.

Agora não, a gente pode adicionar novas layers aos nossos materiais, sem ter que precisar

recarregando essas texturas como o que a gente faz isso no Vray Next o que mudou.

Vou selecionar que o painel da geladeira, vou vir aqui no deffuse.

Irei expandir deffuse e está aqui o deffuse.

Se agente abrir olha ele é o bitmap direto eu queria que fosse um color correction para eu manipular essa textura.

Como eu faço então lendo voltar mais uma vez que no painel de madeira vou vir aqui dentro do deffuse.

Irei apertar um botão direito do deffuse texture slot do deffuse use envolvi em wap in.

Agora pouca color corection e o macete o segredo está pronto olha.

Agora deixa eu voltar mais uma vez aqui, vou abrir agora agora o deffuse e vou clicar aqui.

E nós já caímos direto dentro do color correction não é mais um bitmap.

Agora dentro do color correction a gente abre aqui, e está aqui dentro o bitmap.

Então ele reposicionou de lugar essa textura, sem a gente tem que ficar

recarregando essa textura novamente.

E aqui a gente pode manipular da maneira que a gente achar mais necessário.

Talvez diminuir o brilho, talvez aumentar o contraste é algo nesse sentido.

E  aproveitando que nós já estamos falando aqui desses materiais se acontecer no seu Vray Next não aparecesse as opções mais avançadas.

Configurações avançadas

O que você precisa fazer no Vray Next o que mudou?

Você vem aqui na engrenagem dentro da configuração asset propart defalts level  aqui tá básico.

Você deve mudar para Advanced de aplicar aos existentes no Vray Next o que mudou.

Portanto ele vai marcar todos os materiais como opções avançadas tanto é que apareceu mais opções aqui.

Então se você não tá olha assumiu a refração, assumiu alguma coisa.

Uma reflexão do meu material aqui pra eu configurar não está conseguindo manipular.

Beleza vai engrenagenzinha e muda aqui que vai dar certo.

E caso você queira deixar apenas esse material com as configurações avançadas.

Você não precisa vir aqui, basta vir no material também e clicar aqui em Switch to Basic.

Então já diminuiu para as configurações básicas ou configurações avançadas.

Maravilha uma vantagem muito bacana também que tem aqui olha.

Se a placa de vídeo de seu computador não tiver bacana no Vray Next o que mudou.

Se não tiver bom, o processador foi um pouco fraco você pode virar um stop que no live Preview.

Agora vou fazer umas mudanças aqui no material beleza, 1 e 1 aumentar reflexão.

Agora volta a um play agora que ele vai atualizar a mudança, se não toda hora que a gente manipular que ele vai atualizar.

E isso pode fazer com que o seu computador trave mais, então se o se o seu computador estiver lento você pode dar um stop aqui para manipular, beleza.

Render Elements

Outra novidade muito boa também veio dos render elements no Vray Next o que mudou.

Irei ficar aqui nos render elements e se você já usou render elements.

Lembrando que tem um card em algum lugar no vídeo sobre render elements, sobre como usar os renders elements, se você se lembra bem.

Se você já utilizou eles, alguns vinham com muito noise, muito ruído, muito granulado na cena.

E isso fazia com que a gente tivesse mais dificuldade em utilizar os renders elements no Vray Next o que mudou.

Agora na Vray Next, nessa nova versão ele já tem a opção de denoise para todos os render elements.

É só você habilitar essa opção de denoise, ou seja ele vai remover o granulado e ruído dos renders elements.

Também porque vai facilitar demais a sua pós-produção no photoshop, maravilha.

Partindo agora para a Domi para o hdri.

Renderização com o Vray

Agora então vou abrir um outro projeto aqui para gente ver as novidades com relação ao hdri.

Essa cena que foi essa que eu renderizei aqui, beleza.

Eu utilizei o hdri e utilizei o involvement atmosférico para gerar essa neblina.

O que aconteceu agora neste novo Vray com as domis que são usadas para iluminar nossa cena.

Se você vir aqui nas luzes e selecionar do Dome, agora nós temos a função adaptativo.

Portanto ele vai  facilitar e deixar o render muito mais rápido no Vray Next o que mudou.

Quando a gente utilizar as Dome Light dentro do nosso projeto.

Então é muito interessante você já tem um projeto pronto no Vray, onde você usa um

a dome para iluminar.

Faz um render com ele para você testar no seu computador com ele com adaptive ligado.

E com ele com o adaptive desligado no Vray Next o que mudou.

A tendência é que segundo o próprio Vray, segundo os nossos testes aqui com ligado ele está mais rápido.

Às vezes quando ele não sai mais rápido pelo menos ele sai com a qualidade melhor.

Ou seja esse aqui vai fazer com que a Dome tenha maior qualidade dentro do nosso projeto.

Tá entendendo, então é o seguinte ou vai ficar mais rápido o render ou vai ter mais qualidade pelo mesmo tempo.

Testes de renderização

Então assim ou outro.

Nos nossos testes aqui, ele ficou mais rápido e também com mais qualidade e beleza então

Então essa é uma das mudanças fabulosas aí que tiveram dentro desse novo Vray Next o que mudou.

Outra mudança fantástica que teve também, agora a gente partir daqui pra dentro das configurações.

Nós agora temos de denoiser  com a opção de ser calculado pela própria placa de vídeo.

Só que abro parênteses “essa placa de vídeo tem que ser da nvidia”.

Então se você não tiver de vídeo ou tiver placa da ATM Radeon ou qualquer outra marca não vai funcionar essa opção, que é o nvidia.

Que a inteligência artificial da nvidia, no caso você vai ter que usar o próprio do Vray  mesmo.

Mas no nosso caso que nós temos placa de vídeo nvidia e agora vai ficar muito melhor e mais rápido pra você fazer o denoiser.

Tanto da sua renderização, quanto dos renders elements Vray Next o que mudou.

Então fica a dica e caso você tiver placa de video da nvidia você pode ativar essa função.

Outra função também, eu vou reduzir que a o tamanho da minha renderização.

Irei fazer render interativo, vou vir aqui na minha mensagenzinha Vray Next o que mudou.

Agora nós temos o volumetric enviroment, que essa função aqui para criar neblina.

Vamos esperar e carregar tá vendo aquele como está com neblina o nosso projeto, essa opção agora deixa eu diminuir por exemplo para uns 300.

Volumetric environment

Essa opção do volumetric environment agora também é calculada dentro do render interativo.

Portanto fica muito mais fácil mais rápido para nos testarmos o environment Vray Next o que mudou.

Essa volumetria dentro da nossa cena, tá vendo aqui olha gente está no render interativo se eu rotacionar aqui.

Ele vai atualizar lá beleza, olha lá funcionando perfeitamente certinho e vai facilitar muito mais os nossos testes.

Deixando um stop aqui e vou voltar aqui então para o nosso projeto da cozinha, Beleza!

O que agora dessas novas funções dos menor aqui fora, a primeira opção que eu quero te falar é o scene interactive tool se ao clicar.

Aqui agora eu posso ficar por exemplo no material ali que o material selecionado da geladeira.

Portanto só clicar aqui agora no armário, ele vai selecionar.

O material do armário agora eu posso selecionar além de materiais, eu posso selecionar luzes.

Então vou pegar as minhas luzes, aqui deixa abril o asset editor, vou vir em light.

Tem não tem nenhuma luz selecionada, mas eu posso vir aqui Vray Next o que mudou.

Intensidade dos materias

Olha e ele já vai selecionar a minha luz e agora eu posso a intensidade ou aumentar ou diminuir a intensidade que em 2748.

Beleza já reduziu para 2748.

Então essa opção aqui a gente consegue manipular bem mais fácil os nossos objetos.

Irei selecionar muito mais fácil as nossas geometrias e as nossas luzes do Vray Next o que mudou.

Outra função muito bacana também aqui nessa barra de menus, é que eu posso transformar as minhas funcionalidades do Vray em sólidos.

Se eu clicar aqui olha, minha lâmpada no retângulo de luz vai ficar em sólido, mais fácil para o visualizar.

Eu posso também ocultar, todas as minhas configurações, todos as minhas funções do Vray do meu projeto.

Então se eu clicar aqui, assumiu a iluminação às vezes o seu projeto com muita coisa,

muita informação, você oculta que só pra você não visualizar ele beleza fica mais fácil.

Mas no caso que eu vou desocultar Vray Next o que mudou.

Testurizar dentro do Vray

Nós temos também a opção de remover materiais da face selecionada,

Por exemplo eu vou o abrir o grupo aqui desse granito, vou clicar aqui para remover.

Beleza ele já removeu as faces, já removeu textura dessas faces selecionadas.

Eu tenho também a opção de texturizar, mais texturizar é bastante simples aqui dentro do Vray, inclusive têm aulas no canal sobre isso.

Portanto posso texturizar aqui por exemplo, vou pegar uma coisa pela madeira.

Obviamente que é uma madeira, mais eu posso texturizar aqui.

Irei mudar o mapeamento aqui, posso mudar o mapeamento por aqui também.

Aí você vai ver o que fica melhor dentro do seu projeto beleza.

Você vai fazer o teste, o que fica mais interessante para você Vray Next o que mudou.

Outra função também, deixa eu abrir essa panela que são objetos curvos, objetos redondos.

Irei abrir essa panela, eu vou colocar aqui por exemplo.

Essa textura de madeira óbvio que não é a maneira.

Portanto é só para exemplificação nos iremos pode perceber que está toda estragada textura toda feia deixa aumentar aqui pra uns 800.

A gente não consegue ver uma qualidade boa na textura, porque está toda deformada, então o que eu tenho que fazer.

Vou abrir ela, vou selecionar essa primeira opção que é a projeção esférica Vray Next o que mudou.

Vamos ver se ele vai melhorar, isso aquI se você já utilizou Vray à um certo tempo.

Plugin é SketchUp

Você já deve ter visto ou ouvido falar do plugin é SketchUp, SketchUV, ele serve exatamente para fazer o

mapeamento de faces, agora com essa nova função do Vray, não é mais necessário ele.

Deixa eu reduzir o tamanho aqui para uns 100, olha lá, opa está grande beleza, vou deixar

aqui em 10, já melhorou a texturização desse nosso objeto, mas também a gente

pode testar esse outro modo de texturas e um outro modo de aplicação de texturas.

Vamos aguardar aqui e deixa reduzir aqui para uns 5.

Olha lá, ficou bacana também, só que eu acho

Então tamanho em 2, eu acho que de outro modo.

Se bem que esse modo ficou bacana aqui embaixo, ele ficou bem certinho, bem ajustado em textura.

Então esse segundo modo que ficou melhor.

Óbvio que você vai ter que testar no seu objeto, no seu material às vezes fica bom de uma forma em um e de outra forma em outra.

Mas essa função que eu acho que ficou muito bacana também Vray Next o que mudou.

E as luzes é bem padrão aqui como adicionar as luzes, Retângulo, a Esfera a Spot, Ies, a Ome e a Dome.

Nós temos também a opção de converter um objeto em luz.

Que a gente também tem vídeos no canal, não foi uma novidade desta versão do Vray.

O que é o Vray Next para SketchUp, então essa barra de menus, é basicamente isso de unidades.

Bacana uma novidade muito boa agora, é os efeitos de lente dentro do próprio Vray.

Eu adicionei três esferas de luz aqui bem simples, só pra gente fazer os nossos

testes, inclusive eu posso arrastar esse aqui mais pra cá, deixá-las mais esparramadas.

Beleza algo nesse sentido assim Vray Next o que mudou.

Bloom/Glare

E agora vou ligar o álbum Bloom/Glare.

Olha que legal os efeitos de luz, eu posso, aumentar e ficou junto agora é um só o  Bloom/Glar nas versões anteriores eles eram separados.

E aqui a gente pode fazer a manipulação do tamanho do Bloom desses efeitos após diminuir o efeito do Bloom.

Possamos ver em cold warm  e ele vai melhorar o balanço de cores desse e desse Glare, olha que legal,ligado, desligado, ligado, desligado.

Então ele melhora um pouco balanço de cor, você pode aumentar o número de blade aqui olha por exemplo, o número de bolinhas, de de raios.

Portando assim eu acho que ficou muito bacana também em uma versão só tem um pequeno problema, nesse projeto aqui olha ele não funcionou.

Este projeto que foi feito no Vray 2.0 e renderizei no Vray Next, que essa renderização aqui Vray Next o que mudou.

Porém os efeitos de Bloom e Glare não funcionaram em projetos antigos.

Então não sei se é um bug, não sei se isso vai ser resolvido por eles, ou se algum problema no meu computador.

O fato é que não funcionou em projetos antigos, só funcionou em novas renderizações Vray Next o que mudou.

Portanto tive que abrir esse projeto “feinho” mesmo, mas só pra poder exemplificar para você Vray Next o que mudou.

Portanto as novidades, principais que eu acho que a gente deve implementar se usar o Vray Next, são essas.

Têm algumas novas funções também que você pode acessar dentro do site deles.

Portanto não achei tão interessante a ponto de falar é aqui nesse vídeo Vray Next o que mudou.

Então eu espero que você tenha gostado, a gente se vê no próximo um abraço e até mais.

 

Caso você não saiba o que é o Vray, acesse:

https://arquitetoleandroamaral.com/vray-o-que-e-o-que-significa-o-que-faz-o-vray/