Como fazer uma Renderização mais Realista no Lumion 8

Hoje nós vamos abordar com você um assunto muito interessante do Lumion 8 para fazer suas renderizações. Eu tenho certeza que você vai gostar dessas dicas.

Se você prefere um tutorial mais guiado e com imagens, você pode assistir ao vídeo acima  ou se preferir, você pode seguir os passos abaixo.

Lumion 8 mais realista: Um render de qualidade

O que você acha mais interessante? Uma renderização assim :

IMG-1-CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP

Ou uma renderização assim:

IMG-2-CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP

É bem subjetivo, mas se você respondeu a primeira eu concordo com você. A primeira renderização fica aparentemente mais imponente, ela fica mais bonita, enche mais a imagem e os olhos.

Isso acontece, primeiramente porque temos mais espaços de céu. Se analisarmos a segunda renderização, parece que a renderização está achatada, que o céu está esmagando a construção.

Como aplicar esta técnica para um render Realista no Lumion 8

No Lumion 8 nós ainda não temos a opção de renderizar no formato quadrado de forma nativa, apenas através de mascaras. O Lumion renderiza apenas no formato widescreen, como na segunda imagem.

A menos que você posicione a câmera em lugar diferente, renderize o widescreen e depois corte a imagem, mas normalmente, neste processo, a imagem perde qualidade, não fica muito bom.

Mas então, o que podemos fazer para que o nosso render fique mais realista dentro do Lumion? A resposta é: aumentar o tamanho do espaço de céu da nossa renderização no Photoshop.

Porém, quando você for tirar foto e configurar todo o seu Render e configurar a câmera, dependendo da versão do Lumion que você utilizar você não vai ter essas saídas adicionais.

IMG-3-saída-adicional-lumion

Essas saídas adicionais aparecem no meu porque estou utilizando a versão paga, original do Lumion 8.5 Pro.

Se o seu Lumion tem essa saída “mapa alpha”, você consegue exportar a renderização para o Photoshop e no Photoshop tirar o céu. Mas aí entra o problema. Se a sua versão do Lumion não tem essa saída adicional como fazer para aumentar o céu?

Sem essas saídas, sua única opção é a renderização normal, que fica dessa forma:

IMG-4-CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP

Então, se não dá para tirar o céu e nem simplesmente aumentar o céu, pois a imagem perde a qualidade e o céu não fica natural, o que a gente pode fazer para melhorar esses casos? O primeiro passo que você vai ter que fazer é renderizar o seu projeto no Lumion, trazer para o photoshop e fazer sua pós produção. Após a renderização Realista no Lumion 8 e da pós produção dela no Photoshop, podemos mexer no céu.

Então, como aumentar o céu no Photoshop?

Para iniciar, eu fiz uma camada apertando CTRL + SHIFT + N, ela tem a função de juntar todas essas outras camadas em um só grupo.

IMG-5-CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP-1

Se desligarmos esse grupo, some tudo, pois está tudo junto em um só grupo.

O próximo passo é aumentar o tamanho da tela da imagem. Vamos criar espaço para o céu. Clique em imagem e depois em tamanho da tela de pintura.

1 / 1 – IMG-6---CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP

Observe que o lado maior tem 53 centímetros e o lado menor tem 30. Aqui, você vai dar um CTRL+C no lado maior, depois ir no lado menor e dar um CTRL+V.

IMG-7A-CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP

Automaticamente ele aumenta o tamanho da minha tela mas não temos o céu ainda.

IMG-7B-CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP

O próximo passo é ir na ferramenta de mover, e mover a imagem para baixo. Colocar o limite inferior da imagem no limite do tamanho que configuramos.

IMG-8-CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP

A ferramenta que usamos para fazer o céu realista se chama “preencher”. O que você precisa fazer é ir no menu de seleção e selecionar a ferramenta letreiro retangular.

IMG-9-CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP

Agora, é preciso selecionar toda essa área que está sem o céu e selecionar até um pouquinho do céu. É importante selecionar uma pequena margem do céu existente, pois é ele que queremos copiar.

IMG-10-CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP

Com a área que precisamos selecionada, clique com o botão direito em cima desse espaço e selecione a ferramenta “preencher”.

IMG-11-CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP

Atenção: Se a faixa do céu que você selecionar, junto ao espaço a ser preenchido, for muito grande, pode dar erro, e acabar com outros pedaços da imagem no céu. Mas não se desespere, é muito fácil resolver.

Basta fazer a seleção mais uma vez só que ao invés de descer bastante na área do céu, selecione só um pouquinho dele. Com o erro corrigido é só dar um CTRL+D para tirar a seleção.

O céu continua dando erro?

Infelizmente pode acontecer de não dar certo, são vários fatores como o enquadramento da visão, o tanto que você pega a seleção, se você pega muito céu, se você pega pouco céu. Talvez não dê certo, mas esse é o caminho para dar certo.

Se esses erros persistirem, tente fazer uma nova imagem do seu render, uma nova perspectiva talvez.

Como deixar o céu do Lumion mais realista?

Aumentei o céu mas ele está um pouco repetitivo, esse céu não está legal. O que fazer então?

IMG-12-CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP

Para tirar a repetição do céu e deixá-lo mais realista, basta repetir o processo “preencher”.

Mais uma vez selecione uma área e clique com botão direito “preencher” . Ele vai alterar o padrão daquela região. Novamente CTRL+D para tirar a seleção.

IMG-13-CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP

Basta repetir esses comandos por toda a extensão que achar necessário.

Nosso render realista no Lumion 8 está finalizado. Ficou um pouquinho diferente porque ele usou a ferramenta inteligente do Photoshop para preencher. Este é o resultado final:

IMG-14-CÉU-REALISTA-NO-PHOTOSHOP

Então, esse Render realista no Lumion 8, dessa forma fica muito mais bonito, ao meu ver, porque não fica parecendo que o céu está esmagando a nossa renderização e também para postar no Instagram, nas suas mídias sociais esse formato quadrado se encaixa muito melhor.

Espero que tenha dado tudo certo e esse tutorial tenha te ajudado.

Curso de Lumion

Se você não sabe renderizar, aprenda a criar imagens extraordinárias com o Lumion em 7 dias. Acesse clicando aqui.