Segredos Para Uma Iluminação De Maquete Eletrônica De Qualidade
Iluminação de maquete eletrônica é um ponto super importante e que muitos ainda tem dúvidas sobre como aproveitar esta ferramenta ao máximo. Pensando nisso, nós preparamos para você um tutorial super fácil e rápido para te ensinar 2 TRUQUES DE ILUMINAÇÃO de MAQUETE ELETRÔNICA que NÃO te contaram.
Se você prefere um tutorial mais guiado e com imagens, você pode assistir ao vídeo, ou se preferir, você pode seguir os passos abaixo.
Para conhecer todos os outros materiais sobre arquitetura, engenharia e design disponível para você aqui meu site Clique aqui.
Com esses dois grandes recursos você elevará a qualidade e realismo do seu projeto. Acompanhe!
1º TRUQUE DE ILUMINAÇÃO DE MAQUETE ELETRÔNICA – Sombras
Sobre sombras, acredito que praticamente todos os profissionais que gostam de trabalhar com iluminação de maquete eletrônica, devem saber da existência desse recurso e uma forma ou outra de utilizá-lo.
Mas a questão é: Será que você está usando as sombras da maneira correta na apresentação das suas maquetes
Observe a imagem:
Neste quarto, você pode ver que não temos nenhuma luz de sol, ou seja, nenhuma luz marcante vindo de fora. Temos apenas uma luz indireta entrando. Provavelmente a luz do céu, e é possível identificar isso por causa desse rebatimento mais claro; dessa iluminação mais clara nas paredes.
A iluminação indireta é uma luz que não vem diretamente de uma fonte de luz, ela vem de um rebatimento. Como por exemplo a claridade das paredes que é na vdd um rebatimento da luz do sol.
Infelizmente, nem o V-Ray nem o Lumion, fazem essa iluminação indireta de forma natural ou automática. A gente consegue simular esse efeito, porém, de forma manual.
Observe os exemplos:
É possível ver no teto uma parte mais clara, em ambas as imagens, mesmo que elas não estejam rebatendo luz de nada diretamente.
Agora, observe estes exemplos que não tem esse rebatimento:
Você pode perceber que não tem luz do sol entrando, nem rebatimento de luz alguma. O teto, por exemplo, está completamente chapado, não tem nenhum degradê com uma parte mais clara.
Isso faz com que a nossa maquete eletrônica não seja tão apresentável, ela perde um pouco do aspecto realista, que é o objeto do render.
Se você se atentar a estes detalhes, você terá apresentações melhores. Mas, como nós vamos simular essa Iluminação de maquete eletrônica?
Observe o exemplo:
Aqui nós temos uma cena produzida no Lumion, que inclusive, está no nosso curso de Lumion 10.
Neste caso, nós temos uma luz do sol entrando, é mais um fim de tarde, o que começa a escurecer o ambiente. Eu não quis acender nenhuma luz dentro do ambiente, mas quis manter a luz vindo de fora.
A luz que vem de fora, tem que rebater alguma coisa dentro do ambiente, portanto, ela deve gerar uma sombra dentro do ambiente (degradê). Para fazer isso de forma manual, siga os passos:
No Lumion, entre em Luzes – Colocar – Luzes de Área – Area Light. No V-Ray o recurso utilizado deve ser o Rectangle Light.
Com o recurso Area Light selecionado, eu coloquei ele em todas as janelas que vão aparecer na minha renderização. Este recurso vai simular a luz entrando lá dentro do ambiente.
IMPORTANTE: É importante colocar sua area Light do tamanho do vão da sua janela ou porta. Eu já ví muitas pessoas colocando uns retângulos menores, mas dessa forma a luz não se espalhará por todo o vão. Isso prejudica o realismo da sua imagem.
2º TRUQUE DE ILUMINAÇÃO DE MAQUETE ELETRÔNICA – Contraste de Iluminação
O contraste de iluminação de maquete eletrônica também não é novidade pra ninguém, mas ainda sim eu vejo muitas pessoas não dando a devida atenção a este recurso.
Um dos pontos que podemos melhorar, que vai elevar a qualidade da apresentação do seu projeto e te destacar como profissional, é o contraste de iluminação.
Observe o exemplo:
Nesta imagem temos um tom quente, que dá um ar de aconchego no ambiente. Porém, contrastando com essa luz amarelada, temos um tom azulado/branco nas paredes. Observe como a cor da parede se altera no decorrer do perímetro da parede.
Exemplo 2 :
Aqui nós também temos alguns pontos de cor com tons mais quentes e vindo de fora através da janela, temos um tom mais azulado.
Exemplo 3:
Neste exemplo, temos um tom quente vindo do lado de fora, mas não de iluminação. O tom quente vem da cor do tijolo da parede externa. Ou seja, você pode utilizar cores e texturas para dar esse contraste.
Como fazer esta iluminação no Lumion ou V-Ray:
Para aplicar o contraste, basta selecionar o area light que foi inserido no projeto e fazer a alteração da cor. Eu escolhi puxar para um tom de azul. Como na parte interna do meu ambiente eu já tenho uma luz bem clara, a luz quente, que provém do sol, entrando pela porta.
Se fosse uma luz noturna, eu teria um tom bem mais quente entrando. Então para o contraste, basta selecionar a cor dentro do seu retângulo de luz e mandar renderizar. Você terá este resultado:
Curso Online de Vray
Aprenda renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.
Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.
Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-vray/
Curso Online de Lumion
Aprenda renderizar e animar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.
Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.
Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-lumion/
Curso Online de Enscape
Aprenda renderizar e animar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.
Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.
Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-enscape/
Conclusão
Espero que tenha dado tudo certo e esse tutorial possa ter te ajudado. Conte para nós se deu tudo certo. Você conseguiu aplicar os truques e iluminação de maquete eletrônica? Este tutorial te ajudou? Você tem alguma dúvida? Só deixar seu comentário abaixo. Até mais.
Sou Leandro Amaral, técnico eletrotécnico desde 2011, professor de cursos online desde 2013 e arquiteto desde 2016. Assim como apresentar projetos de qualidade mudou a minha vida, acredito realmente que pode mudar outras e desse modo quero compartilhar isso com o maior número de pessoas possível. Ensino meus alunos a despertarem seu potencial máximo na arte chamada Arquitetura. Junte-se a nós. CAU (Registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo): A117921-7.
0 Comentários
Deixe um comentário