Segredos Para Uma Iluminação De Maquete Eletrônica De Qualidade

Iluminação de maquete eletrônica é um ponto super importante e que muitos ainda tem dúvidas sobre como aproveitar esta ferramenta ao máximo. Pensando nisso, nós preparamos para você um tutorial super fácil e rápido para te ensinar 2 TRUQUES DE ILUMINAÇÃO de MAQUETE ELETRÔNICA que NÃO te contaram.

Se você prefere um tutorial mais guiado e com imagens, você pode assistir ao vídeo, ou se preferir, você pode seguir os passos abaixo.

Para conhecer todos os outros materiais sobre arquitetura, engenharia e design disponível para você aqui meu site Clique aqui.

Com esses dois grandes recursos você elevará a qualidade e realismo do seu projeto. Acompanhe!

1º TRUQUE DE ILUMINAÇÃO DE MAQUETE ELETRÔNICA – Sombras

Sobre sombras, acredito que praticamente todos os profissionais que gostam de trabalhar com iluminação de maquete eletrônica, devem saber da existência desse recurso e uma forma ou outra de utilizá-lo.

Mas a questão é: Será que você está usando as sombras da maneira correta na apresentação das suas maquetes?

Veja também: VRAY | Como configurar iluminação realista [NATURAL DO SOL]

Observe a imagem:

Iluminação de maquete eletrônica: Sombras

Neste quarto, você pode ver que não temos  nenhuma luz de sol, ou seja, nenhuma luz marcante vindo de fora. Temos apenas uma luz indireta entrando. Provavelmente a luz do céu, e é possível identificar isso por causa desse rebatimento mais claro; dessa iluminação mais clara nas paredes.

A iluminação indireta é uma luz que não vem diretamente de uma fonte de luz, ela vem de um rebatimento. Como por exemplo a claridade das paredes que é na vdd um rebatimento da luz do sol.

Veja também:  Enscape 3d: O renderizador em tempo real

Infelizmente, nem o V-Ray nem o Lumion, fazem essa iluminação indireta de forma natural ou automática. A gente consegue simular esse efeito, porém, de forma manual.

Observe os exemplos:

Iluminação de maquete eletrônica: Sombras

Iluminação de maquete eletrônica: Sombras

É possível ver no teto uma parte mais clara, em ambas as imagens, mesmo que elas não estejam rebatendo luz de nada diretamente.

Agora, observe estes exemplos que não tem esse rebatimento:

Iluminação de maquete eletrônica: Sombras

Você pode perceber que não tem luz do sol entrando, nem rebatimento de luz alguma. O teto, por exemplo, está completamente chapado, não tem nenhum degradê com uma parte mais clara.

Isso faz com que a nossa maquete eletrônica não seja tão apresentável, ela perde um pouco do aspecto realista, que é o objeto do render.

Se você se atentar a estes detalhes, você terá apresentações melhores. Mas, como nós vamos simular essa Iluminação de maquete eletrônica?

Observe o exemplo:

Iluminação de maquete eletrônica: Sombras

Aqui nós temos uma cena produzida no Lumion, que inclusive, está no nosso curso de Lumion 10.

Neste caso, nós temos uma luz do sol entrando, é mais um fim de tarde, o que começa a escurecer o ambiente. Eu não quis acender nenhuma luz dentro do ambiente, mas quis manter a luz vindo de fora.

A luz que vem de fora, tem que rebater alguma coisa dentro do ambiente, portanto, ela deve gerar uma sombra dentro do ambiente (degradê). Para fazer isso de forma manual, siga os passos:

No Lumion, entre em Luzes – Colocar – Luzes de Área – Area Light. No V-Ray o recurso utilizado deve ser o Rectangle Light.

Iluminação de maquete eletrônica: Sombras

Com o recurso Area Light selecionado, eu coloquei ele em todas as janelas que vão aparecer na minha renderização. Este recurso vai simular a luz entrando lá dentro do ambiente.

Iluminação de maquete eletrônica: Sombras

IMPORTANTE: É importante colocar sua area Light do tamanho do vão da sua janela ou porta. Eu já ví muitas pessoas colocando uns retângulos menores, mas dessa forma a luz não se espalhará por todo o vão. Isso prejudica o realismo da sua imagem.

Veja também:  O que é Promob, para que serve, como usar e benefícios?

2º TRUQUE DE ILUMINAÇÃO DE MAQUETE ELETRÔNICA – Contraste de Iluminação

O contraste de iluminação de maquete eletrônica também não é novidade pra ninguém, mas ainda sim eu vejo muitas pessoas não dando a devida atenção a este recurso.

Um dos pontos que podemos melhorar, que vai elevar a qualidade da apresentação do seu projeto e te destacar como profissional, é o contraste de iluminação.

Veja também: VRAY | Como configurar a Iluminação Clara ou Escura? [MÉTODO FÁCIL]

Observe o exemplo:

Iluminação de maquete eletrônica: Contraste

Nesta imagem temos um tom quente, que dá um ar de aconchego no ambiente. Porém, contrastando com essa luz amarelada, temos um tom azulado/branco nas paredes. Observe como a cor da parede se altera no decorrer do perímetro da parede.

Exemplo 2 :

Iluminação de maquete eletrônica: Contraste

Aqui nós também temos alguns pontos de cor com tons mais quentes e vindo de fora através da janela, temos um tom mais azulado.

Exemplo 3:

Iluminação de maquete eletrônica: Contraste

Neste exemplo, temos um tom quente vindo do lado de fora, mas não de iluminação. O tom quente vem da cor do tijolo da parede externa. Ou seja, você pode utilizar cores e texturas para dar esse contraste.

Como fazer esta iluminação no Lumion ou V-Ray:

Iluminação de maquete eletrônica: Contraste

Para aplicar o contraste, basta selecionar o area light que foi inserido no projeto e fazer a alteração da cor. Eu escolhi puxar para um tom de azul. Como na parte interna do meu ambiente eu já tenho uma luz bem clara, a luz quente, que provém do sol, entrando pela porta.

Se fosse uma luz noturna, eu teria um tom bem mais quente entrando. Então para o contraste, basta selecionar a cor dentro do seu retângulo de luz e mandar renderizar. Você terá este resultado:

Iluminação de maquete eletrônica: Contraste

Curso Online de Vray

Aprenda renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Veja também:  Unreal Engine: O aliado nas apresentações de projeto

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-vray/

Curso Online de Lumion

Aprenda renderizar e animar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-lumion/

Conclusão

Espero que tenha dado tudo certo e esse tutorial possa ter te ajudado. Conte para nós se deu tudo certo. Você conseguiu aplicar os truques e iluminação de maquete eletrônica? Este tutorial te ajudou? Você tem alguma dúvida? Só deixar seu comentário abaixo. Até mais.