Livros de Engenharia Civil: Os 22 mais conhecidos
Conheça a lista de livros de Engenharia Civil indispensáveis para auxiliar com projetos, carreira, captação de clientes e muito mais.
Sistemas Estruturais Ilustrados: Padrões, Sistemas e Projeto – Francis D. K. Ching, Barry S. Onouye, Douglas Zuberbuhle
Este livro é um guia completo sobre um dos elementos essenciais de um projeto: a estrutura. Trata o desenho das estruturas como parte do projeto e traça um panorama do desenvolvimento histórico dos materiais e da estrutura das edificações.
Cobre questões de composição formal e espacial, adequação da estrutura ao programa de necessidades, coordenação com as instalações, com belas ilustrações em todas as páginas.
A Concepção Estrutural e a Arquitetura – Yopanan Conrado Pereira Rebello
Este livro enseja uma viagem profícua no campo das estruturas, no qual as qualidades didáticas do autor são notórias. Em sete capítulos, descreve os fenômenos físicos, os sistemas estruturais básicos ligados aos materiais, a associação dos sistemas e estruturais, os sistemas de suporte de vedação, os critérios práticos de lançamento de vigas e pilares.
Os dois últimos capítulos abordam aspectos da natureza e as suas analogias com as edificações, terminando com um pouco de história das estruturas, com um tratamento agradável do tema. As ilustrações dos desenhos complementam de maneira primorosa a apresentação do trabalho. Este livro traz uma importante contribuição ao ensino das estruturas, não só para os alunos como também para profissionais que atuam na área das estruturas.
Concreto Armado – Eu te amo: Para Arquitetos – Manoel Henrique Campos Botelho
Os arquitetos necessitam de um livro de concreto armado específico atendendo às suas necessidades. O autor deste livro “Concreto armado eu te amo“ aceitou o desafio de transformar o seu livro, numa publicação paralela e atendendo ao mundo dos arquitetos, com menos cálculos e mais conceitos e ilustrações.
O livro tem muitos desenhos e muitas fotos, fotos algumas surpreendentes sobre estruturas de concreto armado. O texto procura ser simples, didático e extremamente agradável e dá todas as informações essenciais sobre como fazer anteprojetos e construir edifícios de baixa altura, com estrutura de concreto armado. Inclui esse anteprojeto com todas as suas definições.
Concreto Armado eu te amo (Volume 1) – Manoel Henrique Campos Botelho, Osvaldemar Marchetti
Este livro foi desenvolvido para estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura, tecnólogos e profissionais da construção em geral. Trata-se de um ABC explicativo, didático e prático sobre o mundo do concreto armado e tem aplicação prática em construções de até quatro andares, ou seja, praticamente 90% das edificações brasileiras.
A obra incorpora várias fotos e uma cartilha que explica a norma do concreto armado, seguindo a NBR 6118 (antiga NBR 1/78) e a NBR 14931. Aborda também aspectos de projetos de estruturas de concreto armado, de execução das obras e de controle de qualidade do concreto.
Para conhecer o mundo da NBR 6118, leia este livro escrito em linguagem prática e fácil, quase coloquial, fator relevante na aceitação e no sucesso do livro no mercado nacional, estabelecendo a “linguagem botelhana”.
Concreto Armado – Eu te amo: com Comentários e Tópicos da NBR 6118/2014 Para Edifícios de Baixa e Média Altura (Volume 2) – Manoel Henrique Campos Botelho, Osvaldemar Marchetti
Dirigido a estudantes de engenharia, arquitetura e profissionais de projeto e construção de obras de concreto armado, a obra aborda as seguintes questões: Como fazer a estruturação de um prédio (um assunto importantíssimo), talvez o mais importante deste livro; Lições de um velho engenheiro estrutural; Cascata de cargas (criação didática nossa); Como escolher o tipo de cimento para sua obra; Como escolher o fck e fi xar a relação água/cimento; Cuidados com o lindo concreto aparente; Tabela Mãe Métrica; Juntas de dilatação e juntas de retração; Números mágicos de uma estrutura de concreto armado; Planos de concretagem; Impermeabilização das estruturas; Lajes em formato ele (L); Vigas paredes; Consoles curtos; Blocos de estacas.
Concreto Armado – eu te amo – vai Para a Obra – Manoel Henrique Campos Botelho, Nelson Newton Ferraz
A ideia é transmitir, de maneira resumida e agrupada, os principais conceitos que todo profissional que inicia na execução de obras da construção civil precisa conhecer, nos campos das estruturas de concreto armado e alvenaria.
Vejamos alguns dos muitos assuntos abordados neste livro: como administrar uma obra (desde o contrato com o cliente até a finalização); como selecionar, comprar e utilizar os materiais da obra; como dialogar com clientes, sócios e funcionários; e como lidar com erros e imprevistos no orçamento de uma obra e aprender a ter mais perspectivas de lucro.
Resistência dos Materiais: Para Entender e Gostar – Manoel Henrique Campos Botelho
A Resistência dos Materiais é, segundo muitos professores e especialistas, a matéria mais importante no ensino da engenharia e estudo essencial nos cursos de Arquitetura. Nesta obra, os leitores entenderão como os pilares e as colunas das edificações resistem às cargas de compressão e como os cabos de sustentação resistem a esforços de estiramento (tração).
Entre os estudos apresentados, há a ocorrência de cortes (cisalhamento) em materiais resistentes, como madeira, e em materiais menos resistentes, como tecidos. Incluem-se nesta obra, ainda, os esforços resultantes da flexão (dobramento), que exigem estruturas especiais, e as deformações causadas pelos esforços, que demandam cuidadosos estudos e cálculos. Mais uma vez, o engenheiro MHC Botelho, autor de diversos livros da área, apresenta o conteúdo de forma simples e altamente prática, sem perder seu rigor conceitual.
Sistemas estruturais – Heino Engel
Tornou-se um dos tratados de referência do design de estruturas em arquitetura graças a uma abordagem original que renuncia explicitamente ao enfoque tipológico e ao uso de textos teóricos e cálculos matemáticos para analisar o funcionamento estrutural por meio de gráficos.
Rigorosamente organizado e articulado, o livro apresenta os diferentes sistemas de estruturas mediante séries de desenhos e pequenas descrições que permitem compreender de forma rápida e intuitiva como funciona cada estrutura, os esforços aos quais é submetida e qual é sua relação com a forma arquitetônica.
Um manual dirigido a profissionais e estudantes de arquitetura e engenharia que não só apresenta uma visão clara e simples das estruturas, como também oferece uma ferramenta prática e eficaz para trabalhar as ideias estruturais em todas as fases do projeto, desde os primeiros esboços gerais até as soluções mais definitivas.
Introdução à Engenharia – Uma Abordagem Baseada em Ensino por Competências – José Roberto, José Aquiles
Uma abordagem baseada em ensino por competências proporciona uma visão realista e motivadora do real trabalho do engenheiro. Há, ainda, videoaulas e também planos de aula exclusivos para professores, acessíveis mediante cadastro, no site da LTC Editora.
Estática: Mecânica para Engenharia – Russel C. Hibbeler
Os livros apresentam uma grande variedade de problemas em uma ampla gama de aplicações com diferentes níveis de dificuldade, enfatizando situações práticas e facilmente encontradas na rotina profissional. Para melhor ilustrar tudo isso, foram incluídas inúmeras fotos ao longo dos livros, que explicam como os princípios relevantes são aplicados a situações do mundo real e como os materiais se comportam sob uma nova carga.
Pelo equilíbrio entre tradição e inovação, teoria e prática, Estática – mecânica para engenharia e Dinâmica – mecânica para engenharia são essenciais a estudantes de engenharia, mecânica, dinâmica e eletrotécnica que, com estes livros, desenvolverão habilidades para analisar e solucionar problemas reais.
Resistência dos Materiais – Russel C. Hibbeler
Repleta de exemplos ilustrativos e exercícios, Resistência dos materiais aborda situações reais a fim de estimular o interesse do estudante pelo assunto, apresentando seções que orientam a solução de problemas e fornecendo um resumo dos conceitos-chave. Totalmente revisada, esta edição traz problemas novos de diferentes níveis de dificuldade, além de novas fotografias, que facilitam a assimilação de conteúdo.
A didática de Hibbeler, já reconhecida e valorizada, é outro diferencial da obra. Esta 10ª edição utiliza o Sistema Internacional de Unidades (SI), favorecendo a aprendizagem de estudantes de cursos de engenharia mecânica, civil, metalúrgica, química e elétrica, e a visualização de conceitos complexos.
Dinâmica: Mecânica para Engenharia – Russel C. Hibbeler
Dinâmica traz aos estudantes uma visão bem abrangente da teoria e das aplicações da mecânica para engenharia, abordando conceitos essenciais da área como cinemática de uma partícula, cinética da partícula, equação de movimento, trabalho e energia, impulso e quantidade de movimento, cinemática do movimento plano e vibrações, entre outros.
A didática primorosa e já reconhecida de Hibbeler aliada a inúmeros exemplos, novas fotografias que refletem as aplicações no mundo real e procedimentos para análise fazem deste livro uma leitura indispensável para os estudantes de engenharia mecânica, engenharia mecatrônica, engenharia de controle e automação e engenharia automotiva nas disciplinas de dinâmica e mecânica vetorial.
Estruturas Metálicas: Manual Prático Para Projetos, Dimensionamento e Laudos Técnicos – Jary de Xerez Neto, Alex Sander de Cunha
O livro apresenta a teoria e orientações básicas para a elaboração de um projeto estrutural, com especial cuidado para as ligações parafusadas e soldadas, onde se iniciam a maioria das falhas em estruturas metálicas. Em seguida, trata do dimensionamento de coberturas e prédios, explicando os cálculos envolvidos, os arranjos estruturais e a determinação dos carregamentos, incluindo a teoria das placas.
Patologia das estruturas metálicas e cuidados para prevenção da corrosão recebem destaque, além de apresentar um valioso passo a passo para a elaboração de um laudo técnico.
Com ilustrações explicativas, fotografias de casos reais em cores e detalhamento das fórmulas utilizadas, e material complementar no site, Estruturas metálicas é uma obra imprescindível para projetistas e engenheiros que lidam com cálculo estrutural, projetos, obras ou laudos técnicos.
Estruturas Metálicas: Cálculo, Detalhes, Exercícios e Projetos – Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro
Os engenheiros e projetistas que trabalham com estruturas metálicas necessitam de fontes de referência, para uma constante atualização profissional. Este livro é oportuno para a realidade do desenvolvimento tecnológico brasileiro. No início do século 21 é comum observar nos grandes centros urbanos, edifícios construídos em estruturas metálicas. As estruturas metálicas ocupam lugar de destaque nas estruturas das edificações, tendo em vista sua rapidez e praticidade construtiva, em detrimento à tecnologia tradicional do concreto armado.
A precisão de medidas e a qualidade de fabricação industrial, faz com que a opção por edificações em estruturas metálicas seja cada vez mais constante no Brasil. Tradicionalmente, os perfis metálicos ocupam lugar de destaque em obras de cobertura industriais e no comércio. Como exemplos, na infra estrutura de cidades tem-se as coberturas em estações rodoviárias e aeroportos, bem como no comércio estão presentes em coberturas de agências bancárias e supermercados. Também, é destaque a construção de mezaninos, escadas metálicas, assim como as torres para transmissão de energia elétrica e de telecomunicações.
Neste livro é apresentado de maneira didática o cálculo e o detalhamento de estruturas metálicas, segundo a Norma Brasileira NB-14 (Método dos Estados Limites). Para melhor ilustrar o cálculo são apresentados exemplos em cada capítulo e, ao final do livro, existem exemplos de projetos de coberturas em Sheed e Tesoura Plana, bem como, de um mezanino e uma escada em aço. Para auxílio na escolha de perfis, foram anexados diversas tabelas com as características geométricas de perfis metálicos comerciais.
Escola de engenharia – Steve Martin
Escola de engenharia apresenta ao leitor os vários ramos da área: mecânica, aeroespacial, mecatrônica, elétrica, de energias renováveis e de materiais. Projetos práticos, desenvolvidos com cuidado para exibir os conhecimentos necessários na atuação real de um engenheiro, ajudam as crianças a aprender conceitos básicos. São atividades como desenhar um robô, aprender a construir um modelo simplificado de um carro, criar um sistema de alavancas e polias, construir e testar aviões de papel, entre outras.
Repleto de ilustrações e curiosidades, o livro apresenta as habilidades essenciais do mundo da engenharia de maneira envolvente, estimulando a solução de problemas e a criatividade. O material extra inclui emblemas destacáveis, um pôster com a linha do tempo de grandes invenções, um desafio empolgante que envolve ser o primeiro avião a decolar no aeroporto e um modelo de papel de turbina eólica para montar.
Desconstruindo o Projeto Estrutural de Edificios: Concreto Armado e Protendido – José Sérgio dos Santos
Desconstruindo o projeto estrutural: concreto armado e protendido é um livro sobre leitura e interpretação de projetos estruturais. Com mais de 100 ilustrações, a obra explica de forma prática e didática como interpretar corretamente, principalmente no canteiro de obras, e transpor para o físico, os desenhos técnicos que compõem o projeto estrutural.
O Edifício Até sua Cobertura – Hélio Alves de Azeredo
A finalidade deste trabalho é orientar os alunos de cursos de Engenharia Civil na tecnologia da construção de edifícios. O engenheiro deverá estar na obra em contato permanente com os operários, mestre e encarregado e, para poder delegar, é preciso saber.
Planejamento e Controle de Obras – Aldo Dórea Mattos
O planejamento da obra é uma das principais ferramentas do gerenciamento, decisivo para priorizar ações, acompanhar o andamento dos serviços, comparar o estágio da obra com a linha de base e tomar providências em tempo hábil quando algum desvio é detectado.
Planejamento e controle de obras apresenta passo a passo todo o roteiro para planejar uma obra e estabelecer prazos, custos e recursos por meio da metodologia PERT/CPM. Começa com a identificação das atividades, definição das durações e precedências, e com a montagem de um diagrama de rede. Em seguida o autor explica como identificar o caminho crítico, calcular folgas, determinar o cronograma e alocar recursos. Repleto de exemplos e dicas para o planejador, o livro utiliza estudos de caso para explicar noções sobre abordagem probabilística, curva S, técnica de aceleração e linha de balanço, entre outros tópicos extremamente úteis.
Com uma abordagem lógica e de fácil compreensão, Planejamento e controle de obras é um guia essencial para todo profissional que precisa controlar custos, evitar atrasos e garantir o sucesso do empreendimento.
Como Preparar Orçamentos de Obras – Aldo Dórea Mattos
O cálculo de custos e orçamento é essencial desde a concepção da obra, na tomada correta de decisões acerca da viabilidade de um projeto ou como documento fundamental em processos de licitação. Como preparar orçamento de obras apresenta todos os conceitos e informações necessárias para o cálculo correto dos custos da construção, desde o levantamento de quantidades e a composição de custos – com detalhamento de custos de mão de obra, materiais, equipamentos, custos indiretos e acessórios – contratações como terraplenagem, previsão de lucros e impostos, BDI, desbalanceamento e licitações.
Ao longo da obra o autor apresenta dicas para o orçamentista, exemplos de cálculo e modelos de planilhas e formulários. Amplamente ilustrado e com uma linguagem precisa e objetiva, Como preparar orçamento de obras é uma referência indispensável para estudantes e profissionais da construção civil.
Curso básico de concreto armado: conforme NBR 6118/2014 – Thiago Bomjardim Porto, Danielle Stefane Gualberto Fernandes
Com forte apelo ao estudante que anseia pela prática da Engenharia, Curso básico de concreto armado aborda, de forma clara e didática, os princípios fundamentais da área e suas aplicações em análise e concepção estrutural e prossegue além. A partir da explicação dos conceitos básicos sobre materiais, análise estrutural, lajes, pilares e fundações, a obra apresenta um projeto completo de um edifício e todas as etapas para sua concepção, dimensionamento e detalhamento, visando à aplicação prática da teoria apresentada.
Patologias Das Edificações – Jefferson Luis Alves, Esequiel Fernandes Teixeira
Este livro e fruto do trabalho de pesquisadores, professores e alunos que, preocupados com a temática da Patologia das Construções, procuraram dar a sua contribuição através de seus estudos. São textos com variadas abordagens, todos de significativa relevância e atualidade, que vão desde as mais diversas manifestações patológicas em edificações, passando pela analise da durabilidade das estruturas, aderência de argamassas e concretos, e encerrando com a analise das manifestações patológicas no patrimônio histórico.
Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura – Roberto de Carvalho Júnior
Na parte 1 deste livro, são apresentados os principais conceitos de instalações prediais de água fria e água quente, segurança contra incêndios, esgoto e águas pluviais com enfoque no projeto arquitetônico. Na parte 2, são abordados as principais interfaces com a arquitetura e os novos conceitos e tecnologias das instalações prediais hidrossanitárias.
O livro foi desenvolvido com a finalidade de apresentar a arquitetos, engenheiros civis, projetistas e alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil uma visão conceitual mais didática, prática e simplificada dos vários subsistemas das instalações hidráulicas prediais, bem como mostrar a necessidade de integração dessas instalações com os demais subsistemas construtivos envolvidos na construção de um edifício.
Sou Leandro Amaral, técnico eletrotécnico desde 2011, professor de cursos online desde 2013 e arquiteto desde 2016. Assim como apresentar projetos de qualidade mudou a minha vida, acredito realmente que pode mudar outras e desse modo quero compartilhar isso com o maior número de pessoas possível. Ensino meus alunos a despertarem seu potencial máximo na arte chamada Arquitetura. Junte-se a nós. CAU (Registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo): A117921-7.
1 Comentário
Boa tarde Leandro, são otimos amigo tem como vc me ajudar vc tem apostila
Deixe um comentário