Livros de Arquitetura e Design de Interiores: Os 32 mais conhecidos

Conteúdo do artigo:

Conheça a lista de livros de Arquitetura e Design de Interiores indispensáveis para auxiliar com projetos, carreira, captação de clientes e muito mais.

Arte de projetar em Arquitetura – Ernst Neufert

Arte de projetar em arquitetura - Ernst Neufert

Arte de projetar em arquitetura – Ernst Neufert

Clique aqui para conhecer.

Publicado em 18 idiomas e com mais de 1 milhão de exemplares vendidos, reúne os fundamentos, as normas e as recomendações relativas a ambientes, edifícios, instalações e utensílios, tomando o ser humano como medida e objetivo.

Esta tradução da 42ª edição alemã está amplamente atualizada: foram ampliadas as informações sobre métodos, software, tecnologias construtivas e materiais.

Traz, ainda, novos conteúdos sobre vias urbanas, transporte, escolas, áreas de lazer e eventos, espaços públicos, isolamento térmico, edifícios religiosos, estúdios audiovisuais e locais de trabalho resilientes.

Manual do Arquiteto Descalço – Johan van Lengen

Manual do Arquiteto Descalço - Johan van Lengen

Manual do Arquiteto Descalço – Johan van Lengen

Clique aqui para conhecer.

Nova edição de uma obra clássica da bioarquitetura. O conceito praticado por Johan van Lengen já conquistou milhares de adeptos no século XXI. Traduzido para vários idiomas, vendeu mais de 350 mil exemplares em todo o mundo.

O livro é repleto de ilustrações do próprio autor, respondendo aos desafios atuais da questão habitacional e apresentando alternativas que combinam técnicas tradicionais e modernas de construção, em busca de um ambiente harmonioso. O título faz referência aos primeiros arquitetos, que na Antiguidade amassavam a terra com os pés, para preparar os tijolos.

Manual do Arquiteto: Planejamento, Dimensionamento e Projeto – Pamela Buxton

Manual do Arquiteto: Planejamento, Dimensionamento e Projeto - Pamela Buxton

Manual do Arquiteto: Planejamento, Dimensionamento e Projeto – Pamela Buxton

Clique aqui para conhecer.

Ponto de partida ideal para qualquer projeto de arquitetura, este livro trata de aspectos específicos do projeto, como materiais, acústica e iluminação, de dados gerais de projeto sobre as dimensões humanas (ergonomia e ergometria) e de necessidades espaciais.

A obra fornece as exigências básicas para projetos considerando as mudanças de comportamento, climáticas e necessidades da sociedade, como projetar para áreas sujeitas a enchentes, inclusão de práticas de projeto sustentável, etc.

Tudo sobre arquitetura – Denna Jones

Tudo sobre arquitetura - Denna Jones

Tudo sobre arquitetura – Denna Jones

Clique aqui para conhecer.

Escrito por uma equipe de especialistas, este livro explora as mais icônicas realizações arquitetônicas do mundo, desde o Neolítico até os dias de hoje. Organizado cronologicamente, Tudo sobre arquitetura traça o desenvolvimento de cada período e estilo, cobrindo todas as categorias de construção, das casas de sapé às catedrais, dos arranha-céus às pirâmides.

Apresenta as obras fundamentais em seu contexto social e cultural, destacando os acontecimentos históricos mais influentes e os principais eventos do período.

Traz uma biografia dos arquitetos mais representativos de cada época ou movimento, analisando por que seu trabalho se destaca dos demais. É abrangente e ao mesmo tempo profundo em detalhes, se tornando uma fonte de pesquisa indispensável para quem se interessa pela evolução das construções feitas pelo homem ao longo da história.

Casa apartamento jardim: Projetar com cohecimento – Benelisa Franco

Casa apartamento jardim: Projetar com cohecimento - Benelisa Franco

Casa apartamento jardim: Projetar com cohecimento – Benelisa Franco

Clique aqui para conhecer.

Veja também:  Livros de Engenharia Civil: Os 22 mais conhecidos

Este livro ajuda proprietários, estudantes de arquitetura e arquitetos, no desenvolvimento do projeto de casas, apartamentos e jardins. Transmite basicamente conhecimentos para o desenho de banheiros, cozinhas, espaços para refeições, salas de estar, dormitórios e ambientes secundários, sendo um consultor indispensável para ampliações e reformas.

Na 2ª edição foram incluídos novos temas: escritório, adaptação do sótão para uso, casas pré-fabricadas, depósito de gás liquefeito, casas de madeira, renovação, móveis de design clássico, despensas e depósitos, adegas.

Vinte edifícios que todo arquiteto deve compreender – Simon Unwin

Vinte edifícios que todo arquiteto deve compreender - Simon Unwin

Vinte edifícios que todo arquiteto deve compreender – Simon Unwin

Clique aqui para conhecer.

Neste livro, Simon Unwin revela os segredos por trás de vinte desses edifícios. Pede que você “leia” o edifício e compreenda seu ponto de partida analisando sua forma final através do desenho. Por meio desse processo gradual de compreensão do pensamento por trás da forma arquitetônica, você aprenderá uma metodologia especial que poderá ser usada toda vez que você olhar para um edifício.

Analisando edifícios de diferentes momentos do século XX e dos mais diversos países – os Estados Unidos, a França, a Itália, o México, a Suíça, a Espanha, a Finlândia, a Austrália, a Noruega, a Suécia e o Japão -, este livro é essencial para todos os arquitetos.

Dimensionamento humano para espaços interiores – Julius Panero

Dimensionamento humano para espaços interiores - Julius Panero

Dimensionamento humano para espaços interiores – Julius Panero

Clique aqui para conhecer.

O estudo das medidas do corpo humano em base comparativa é conhecido como antropometria. Sua aplicação ao projeto se dá através da interface, ou adequação física, entre o corpo humano e os vários elementos que compõem os espaços interiores.

Dimensionamento Humano para Espaços Interiores é o primeiro e mais completo livro de referência, baseado na antropometria, para padrões de projeto e design, dirigido a todos profissionais envolvidos com o planejamento físico e detalhamento de interiores, incluindo designers de interiores, arquitetos, desenhistas industriais e de móveis, construtores e estudantes de design ou arquitetura.

Fundamentos de Projeto de Edificações Sustentáveis – Marian Keeler, Prasad Vaidya

Fundamentos de Projeto de Edificações Sustentáveis - Marian Keeler, Prasad Vaidya, Alexandre Salvaterra

Fundamentos de Projeto de Edificações Sustentáveis – Marian Keeler, Prasad Vaidya, Alexandre Salvaterra

Clique aqui para conhecer.

Manual completo para quem vai projetar e gerenciar habitats humanos e investir no futuro. Desde materiais de construção sustentáveis e sistemas de certificação, até eficiência e suficiência energética, qualidade do ar nos interiores e no ambiente, estratégias de gestão da água e sistemas de avaliação de sustentabilidade, este livro é uma fonte essencial de informações atualizadas.

Apresenta questões técnicas complexas de forma a ir construindo uma compreensão intuitiva, propõe atividades que reforçam conceitos importantes e traz contribuições de profissionais da área para fornecer conhecimentos profundos de cunho filosófico, tecnológico e prático.

Desenho Arquitetônico – Gildo Montenegro

Desenho Arquitetônico - Gildo Montenegro

Desenho Arquitetônico – Gildo Montenegro

Clique aqui para conhecer.

Este é um livro de consulta para desenhistas, técnicos de edificações, arquitetos e engenheiros. Ele mostra o uso dos instrumentos de desenho, convenções gráficas, normas técnicas, detalhes construtivos e vocabulário técnico, além de apresentar as medidas dos equipamentos usuais de uma habitação. É fartamente ilustrado e demonstra que um livro técnico não tem de ser chato: nele cabe também o humor, se o leitor tiver isto e imaginação.

Desenho de Projetos: em Arquitetura, Projeto de Produto, Comunicação Visual e Design de Interior – Gildo Montenegro

Desenho de Projetos: em Arquitetura, Projeto de Produto, Comunicação Visual e Design de Interior – Gildo Montenegro

Clique aqui para conhecer.

O livro fornece base prática para os primeiros traços em Técnicas de Apresentação de Projetos, Esboço de Projetos, Desenho Artístico, Croqui, Estrutura e Organização da Forma, Criatividade, Geometria Bi e Tridimensional e disciplinas similares. O conteúdo é objetivo e conciso.

Design de interiores: Guia Util para estudantes e profissionais – Jenny Gibbs

Design de interiores: Guia Util para estudantes e profissionais - Jenny Gibbs

Design de interiores: Guia Util para estudantes e profissionais – Jenny Gibbs

Clique aqui para conhecer.

O design de interiores se converteu em uma profissão reconhecida, embora a indústria que gere seja complexa e ainda pouco conhecida. Esta nova edição de Design de interiores proporciona uma base sólida sobre os princípios do design, descreve as aptidões necessárias ao designer de interiores, analisa as diferentes opções de desenvolvimento da carreira profissional e apresenta uma análise equilibrada do setor.

Este livro reúne história, teoria e prática do design de interiores e aborda temas como a elaboração do programa de necessidades junto ao cliente, as apresentações dos desenhos e amostras, a escolha dos materiais e o planejamento e gerenciamento de projetos. Embora esteja dirigido a estudantes, este livro também pode servir como referência para a prática profissional e para todas as pessoas interessadas em design de interiores.

Introdução à Arquitetura – Francis D.K. Ching, James F. Eckler, Alexandre Salvaterra

Introdução à Arquitetura – Francis D.K. Ching, James F. Eckler, Alexandre Salvaterra

Clique aqui para conhecer.

Esta é uma das obras de introdução à arquitetura mais completas. Apresenta de forma extremamente gráfica os principais aspectos da arquitetura, incluindo arquitetura de interiores e urbanismo. É um verdadeiro guia para aqueles que estão iniciando a carreira ou para os apaixonados por desenho e projeto de arquitetura.

Desenho para Arquitetos – Francis D.K. Ching, Alexandre Salvaterra

Desenho para Arquitetos - Francis D.K. Ching, Alexandre Salvaterra

Desenho para Arquitetos – Francis D.K. Ching, Alexandre Salvaterra

Clique aqui para conhecer.

Veja também:  Livros de Paisagismo: Os 16 mais conhecidos

Destinado a arquitetos e projetistas, desenhistas, artistas em geral, ilustradores, professores e estudantes, Desenho para Arquitetos é uma ferramenta eficaz e de valor inestimável, demonstrando conceitos e técnicas por meio de um formato visualmente estimulante.

Técnicas de Construção Ilustradas – Francis D. K. Ching, Miguel Aloysio Sattler Luis Carlos Bonin

Técnicas de Construção Ilustradas - Francis D. K. Ching, Miguel Aloysio Sattler Luis Carlos Bonin

Técnicas de Construção Ilustradas – Francis D. K. Ching, Miguel Aloysio Sattler Luis Carlos Bonin

Clique aqui para conhecer.

Com suas extraordinárias ilustrações, trata dos fundamentos das técnicas de construção. A quinta edição mantém ainda o compromisso com a sustentabilidade, incorporando princípios que reduzem a dependência de sistemas de controle ambiental e a energia por eles consumida.

Arquitetura de Interiores Ilustrada – Francis D. K. Ching, Corky Binggeli, Alexandre Salvaterra

Arquitetura de Interiores Ilustrada - Francis D. K. Ching, Corky Binggeli, Alexandre Salvaterra

Arquitetura de Interiores Ilustrada – Francis D. K. Ching, Corky Binggeli, Alexandre Salvaterra

Clique aqui para conhecer.

Guia definitivo do projeto de espaços internos. O livro introduz conceitos de projetos complexos. Compreendendo desde a definição do espaço arquitetônico e o uso de elementos de projeto até o planejamento de sistemas prediais e a inclusão de materiais sustentáveis, o texto reforça a ideia de que beleza e função não são conceitos separados, mas partes de um todo.

O conteúdo está atualizado, incorporando as mudanças do mundo atual, como a transformação dos locais de trabalho, o envelhecimento da população, o uso de software de modelagem eletrônica, a conservação de energia, entre outras.

Dicionário visual de arquitetura – Francis D. K. Ching

Dicionário visual de arquitetura - Francis D. K. Ching

Dicionário visual de arquitetura – Francis D. K. Ching

Clique aqui para conhecer.

Este é o primeiro dicionário de termos de arquitetura totalmente ilustrado, o que facilita enormemente a compreensão de cada termo. Concebido para facilitar e enriquecer a consulta por arquitetos, estudantes de arquitetura, estudantes de arte, engenheiros etc., o dicionário comporta mais de 5.000 entradas organizadas por temas que podem ser localizados diretamente através de um índice completo.

Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem – Francis D. K. Ching

Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem - Francis D. K. Ching

Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem – Francis D. K. Ching

Clique aqui para conhecer.

A obra de referência clássica da arquitetura, atualizada com exemplos contemporâneos.
Há mais de quarenta anos, o livro Arquitetura: forma, espaço e ordem e suas belas ilustrações são a introdução clássica ao vocabulário básico do projeto de arquitetura. Apresenta os elementos fundamentais de forma e espaço e foi concebida para estimular o pensamento crítico com o intuito de promover uma compreensão mais evocativa da arquitetura.

O livro explica a forma e o espaço em relação à luz, à vista, às aberturas e delimitações, explora a organização do espaço e os elementos e relações da circulação, bem como a proporção e a escala. Além disso, as ilustrações minuciosas demonstram os conceitos apresentados e revelam as relações entre os elementos fundamentais da arquitetura através dos séculos e de uma cultura para outra.

História global da arquitetura – Francis D. K. Ching

História global da arquitetura - Francis D. K. Ching

História global da arquitetura – Francis D. K. Ching

Clique aqui para conhecer.

Organizado através de uma linha do tempo, História global da arquitetura apresenta um ponto de vista inovador para o estudo da história da arquitetura, abrangendo desde o ano de 3500 a.C. até o século XX. É um estudo sem precedentes, realizado por uma equipe de especialistas na área, que enfatiza as conexões, os contrastes e as influências dos movimentos arquitetônicos ao longo do tempo.

A história da arquitetura mundial é apresentada a partir de uma estrutura unificada, auxiliando a interpretação e a compreensão do assunto, enriquecida pelas ilustrações de Francis D. K. Ching e por um significativo material fotográfico (mais de 1000 imagens).

Lições de Arquitetura – Herman Hertzberger

Lições de Arquitetura - Herman Hertzberger

Lições de Arquitetura – Herman Hertzberger

Clique aqui para conhecer.

O melhor caminho para explicar o que se tem a dizer é fazê-lo com base na experiência prática: é esse o fio condutor deste livro, em que os elementos foram organizados de tal modo que, como um todo, oferecem algo semelhante a uma teoria. Seu objetivo é estimular os estudantes, despertando neles uma mentalidade arquitetônica que os capacite a fazer seu próprio trabalho.

O Processo de Projeto em Arquitetura: da Teoria à Tecnologia – Doris C. C. K. Kowaltowski, Daniel de Carvalho Moreira

O Processo de Projeto em Arquitetura: da Teoria à Tecnologia - Doris C. C. K. Kowaltowski, Daniel de Carvalho Moreira

O Processo de Projeto em Arquitetura: da Teoria à Tecnologia – Doris C. C. K. Kowaltowski, Daniel de Carvalho Moreira

Clique aqui para conhecer.

Com textos de diversos pesquisadores renomados, a obra discute os principais temas que influem no processo de projeto em Arquitetura: tanto internacionais como voltados à realidade brasileira. Gestão do processo de projeto, abordagem bioclimática, maquetes e modelos, conforto térmico e acessibilidade são tratados nesta obra.

O livro aborda ainda o processo de projeto em contextos específicos, como em escolas, edifícios de saúde ou habitação coletiva. Finalmente, discute os avanços tecnológicos e sua influência do processo de projeto, como no caso de projeto digital, displays interativos e fabricação digital.

Adoção do Partido na Arquitetura – Laert Pedreira Neves

Adoção do Partido na Arquitetura - Laert Pedreira Neves

Adoção do Partido na Arquitetura – Laert Pedreira Neves

Clique aqui para conhecer.

Nesta obra Laert P. Neves ensina como adotar a ideia preliminar do edifício. Direcionado aos iniciantes na prática de planejamento arquitetônico o livro traz um método simples e bastante didático contendo todos os passos a serem seguidos até a finalização do projeto. Exemplos práticos imagens e exercícios também estão presentes facilitando a compreensão dos textos e consolidando o processo de aprendizagem.

Veja também:  Livros de Paisagismo: Os 16 mais conhecidos

Projetando espaços: Design de interiores – Miriam Gurgel

Projetando espaços: Design de interiores - Miriam Gurgel

Projetando espaços: Design de interiores – Miriam Gurgel

Clique aqui para conhecer.

Projetar e apresentar soluções diferenciadas são os principais desafios desse livro de Miriam Gurgel. Esse manual, imprescindível para profissionais e alunos da área de design de interiores, apresenta de forma objetiva os conceitos e princípios básicos dessa área, e alia a exposição de informações técnicas e teóricas a aberturas criativas, que imprimem organicidade e consistência artística ao planejamento.

Projetando espaços: Áreas residenciais – Miriam Gurgel

Projetando espaços: Áreas residenciais - Miriam Gurgel

Projetando espaços: Áreas residenciais – Miriam Gurgel

Clique aqui para conhecer.

Projetar e apresentar soluções diferenciadas são os principais desafios desse livro. Imprescindível para profissionais e alunos da área de design de interiores, apresenta de forma objetiva os conceitos e princípios básicos dessa área, e alia a exposição de informações técnicas e teóricas a aberturas criativas, que imprimem organicidade e consistência artística ao planejamento.

Organizando espaços: guia de decoração e reforma de residências – Miriam Gurgel

Organizando espaços: guia de decoração e reforma de residências - Miriam Gurgel

Organizando espaços: guia de decoração e reforma de residências – Miriam Gurgel

Clique aqui para conhecer.

A organização de uma casa ou apartamento é fundamental para o nosso bem-estar. Esse livro indica peças de mobiliário, acessórios e complementos para os muitos ambientes e inúmeros modos de morar e viver – da decoração de um cômodo vazio à reforma de outro já decorado.

Apresenta, ainda, a harmonização de cores das paredes com móveis, fornece preciosas dicas sobre instalações elétricas e aponta os princípios do Feng Shui, de modo que o local, além de ser agradável, equilibre o fluxo de energia.

A Arquitetura da Cidade – Aldo Rossi

A Arquitetura da Cidade - Aldo Rossi

A Arquitetura da Cidade – Aldo Rossi

Clique aqui para conhecer.

Analisa a questão da formação da cidade e todo o processo de surgimento e transformação da mesma, como uma criação inseparável da vida civil e da sociedade em que se manifesta. A obra divide-se em quatro partes: a primeira, trata de problemas de descrição e classificação da cidade, ou seja, problemas tipológicos; a segunda, da estrutura da cidade por partes; a terceira, da arquitetura da cidade e do locus em que ela existe; a quarta parte alude às principais questões da dinâmica urbana e ao problema da política como escolha.

Como arquitetos e designers pensam – Bryan Lawson

Como arquitetos e designers pensam - Bryan Lawson

Como arquitetos e designers pensam – Bryan Lawson

Clique aqui para conhecer.

Como Arquitetos e Designers Pensam traz investigações em metodologia de projeto e enriquece as discussões sobre o papel dos designers e projetistas em áreas nas quais a forma se traduz em conceitos e ideias. Analisa estilos de pensamento, os problemas em projetos e apresenta táticas inovadoras que auxiliam no processo de criação.

Arquitetura: Um Percurso Visual Pelos Quatro Cantos do Mundo – Jonathan Glancey

Arquitetura: Um Percurso Visual Pelos Quatro Cantos do Mundo - Jonathan Glancey

Arquitetura: Um Percurso Visual Pelos Quatro Cantos do Mundo – Jonathan Glancey

Clique aqui para conhecer.

Nesse livro, 5 mil anos de civilização são representados em mais de 350 edificações icônicas. Cada um dos doze capítulos é composto por um texto explicativo principal, complementado por linha do tempo e curiosidades, uma análise ilustrada do estilo daquele contexto e as resenhas das edificações, sempre apontando data aproximada da conclusão da obra, localização, arquiteto ou solicitante e função da construção.

Morte e vida de grandes cidades – Jane Jacobs

Morte e vida de grandes cidades - Jane Jacobs

Morte e vida de grandes cidades – Jane Jacobs

Clique aqui para conhecer.

Com um texto muito envolvente, Jane Jacobs escreve sobre o que torna as ruas seguras ou inseguras; sobre o que vem a ser um bairro e sua função dentro do complexo organismo que é a cidade; sobre os motivos que fazem um bairro permanecer pobre enquanto outros se revitalizam.

A autora explica o papel benéfico das casas funerárias e das janelas das moradias, os perigos do excesso de dinheiro para a construção e os perigos da escassez de diversidades. Jane Jacobs fornece uma base para avaliarmos a vitalidade das cidades.

Como decifrar arquitetura: Um guia visual completo dos estilos – Carol Davidson Cragoe, Ana Cecilia Impelizieri Martins

Como decifrar arquitetura: Um guia visual completo dos estilos - Carol Davidson Cragoe, Ana Cecilia Impelizieri Martins

Como decifrar arquitetura: Um guia visual completo dos estilos – Carol Davidson Cragoe, Ana Cecilia Impelizieri Martins

Clique aqui para conhecer.

Como decifrar arquitetura oferece ao leitor um panorama fascinante e ricamente informativo de todos os estilos da arquitetura mundial. Para isso, a edição apresenta pequenos inventários que decifram as diversas escolas arquitetônicas, os materiais utilizados e as histórias que explicam a razão das formas adotadas em várias edificações.

Os capítulos também investigam as características que diferentes elementos arquitetônicos – como portas, janelas, telhados e colunas –, adquiriram inseridos em diferentes contextos temporais e geográficos. Com mais de 600 ilustrações detalhadas e textos curtos e objetivos, o livro sintetiza a própria história da arquitetura garantindo ao leitor a possibilidade de reconhecer, entender e apreciar toda a riqueza das obras erguidas em períodos como Renascimento, Gótico, Barroco e Moderno, conjugando técnica e arte.

Arquitetura popular brasileira – Gunter Weimer

Arquitetura popular brasileira - Gunter Weimer

Arquitetura popular brasileira – Gunter Weimer

Clique aqui para conhecer.

Poucas nações tiveram uma formação cultural tão diversa como a nossa, o que significa uma ampla variedade de heranças de construções. Mais do que isso, as dimensões continentais do país, com a grande diversidade de climas e ecossistemas, propiciaram múltiplas adaptações dos modelos trazidos pelos imigrantes desde a Rússia ártica, a costa africana até, naturalmente, os mais diversos países europeus.

História Ilustrada da Arquitetura – Emily Cole

História Ilustrada da Arquitetura - Emily Cole

História Ilustrada da Arquitetura – Emily Cole

Clique aqui para conhecer.

Este livro traça um panorama dos estilos arquitetônicos, baseado em dados históricos, informações descritivas e imagens de tratados da área, e mostra gravuras e desenhos que revelam características das construções em detalhes. Com comentários sobre colunas, arcos, escadarias e cúpulas, entre outros, faz referência ao contexto de cada época – da Antiguidade egípcia ao Neoclassicismo ocidental. Aborda também os elementos comuns em edificações e traz um glossário.

Hotéis, Bares e Restaurantes. Projetos e Detalhes – Jacques Rutman

Hotéis, Bares e Restaurantes. Projetos e Detalhes - Jacques Rutman

Hotéis, Bares e Restaurantes. Projetos e Detalhes – Jacques Rutman

Clique aqui para conhecer.

No livro, vinte e sete escritórios de arquitetura apresentam projetos registrando suas obras. Essas obras estão presentes em várias cidades e situações que vão do urbano ao campestre, da torre ao pequeno edifício, do cosmopolita ao local, do grande público ao indivíduo, demonstrando que todas as escalas e localidades podem estar abertas a promover bem estar e satisfação.