Faculdade de Design de interiores: Tudo o que você precisa saber

Desde o início da pandemia do COVID-19 em 2020, muitas pessoas começaram a ficar mais tempo dentro de suas casas e com isso surgiu uma grande busca por designers de interiores, tornando a faculdade de design de interiores bastante procurada, se você pretende cursar esta faculdade, mas possui algumas dúvidas, este artigo foi escrito exclusivamente para você.

Faculdade de Design de interiores

Faculdade de Design de interiores: Como é?

A faculdade de design de interiores na maioria dos casos é disponibilizada no curso tecnológico, com duração de apenas 2 anos e em poucas instituições é encontrado o curso de bacharelado com duração de 4 anos. Atualmente esta é uma faculdade bastante procurada para ensino a distância, mas caso você queira ter ensino presencial também é possível.

O objetivo da faculdade de design de interiores é formar profissionais responsáveis pela parte de estética, conforto e funcionalidade do ambiente, tornando-o em um espaço confortável, ergonômico, prático e que satisfaça o cliente final. Os designers de interiores são responsáveis por toda a parte de acabamento de um projeto, desde a escolha dos pisos até a temperatura da lâmpada de uma determinada luminária e podem ser contratados para fazer projetos de casas, comércios e indústrias.

Durante a faculdade de design de interiores é adquirido um bom conhecimento sobre quais as ferramentas, técnicas de decoração, quais os materiais e tecnologias disponíveis no mercado e como aplicar tudo isso em um projeto, é também aprendido alguns conceitos de arquitetura, história da arte e paisagismo.

Para pôr em prática todo o conhecimento adquirido, o estudante faz projetos ao longo do curso utilizando softwares e desenhos para representar o seu planejamento de ambiente. Ao final do curso é necessário ser feito o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Veja também:  AutoCAD ou Sketchup e Layout: Qual o Melhor? 4 Pontos

Faculdade de Design de interiores: Para quem é?

A faculdade de design de interiores é para pessoas que gostam de decoração e que desejam realizar os sonhos de seus clientes, pois em muitos casos seu potencial cliente te procurará para fazer o projeto do quarto de seu filho ou da cozinha dos seus sonhos.

Acredito que um dos pré-requisitos para ser um bom designer de interiores é se atualizar, todos os anos as marcas conceituadas do mercado lançam novos catálogos de produtos e tiram outros de circulação. Caso você não seja uma pessoa criativa, não se preocupe, conforme você for adquirindo conhecimento sobre este mundo do design sua criatividade surgirá.

Um profissional formado em design de interiores, que possui sensibilidade para lidar com seus clientes, sempre atualizado sobre as tendências, não só da sua área como de todas outras e uma boa comunicação, certamente terá uma agenda sempre lotada, com clientes que o procuram para fazer o projeto de sua casa ou estabelecimento dos sonhos.

Faculdade de Design de interiores

Faculdade de Design de interiores: Grade curricular

A grade curricular da faculdade de design de interiores é formada pelas seguintes matérias:

  • Desenho e outros meios de expressão;
  • Desenho técnico I;
  • História da arte e história do design;
  • Linguagem e argumentação;
  • Maquete;
  • Teoria e prática da cor;
  • Desenho geométrico e perspectiva;
  • Desenho técnico II;
  • Ergonomia e acessibilidade;
  • Projeto de interiores I (residencial);
  • Representação gráfica digital 2D;
  • Técnicas e materiais de construção e acabamento;
  • Conforto ambiental: Conforto acústico e conforto térmico;
  • Cultura brasileira e antropologia;
  • Luminotecnica e instalações;
  • Paisagismo e sustentabilidade;
  • Projeto de interiores II (comercial);
  • Representação gráfica 3D;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de obras e intervenções;
  • Programa visual;
  • Projeto de interiores III (efêmero/cenográfico);
  • Projeto de mobiliário e produto.

Faculdade de Design de interiores: Pós-Graduação

Muitos profissionais da arquitetura, artes visuais, engenharia e design, escolhem a faculdade de design de interiores para fazer uma pós-graduação, sendo muito indicada para desenvolver o repertório de design dos profissionais ou simplesmente para se especializar no assunto. Com uma boa bagagem de conhecimento e um curso considerado pequeno, esta faculdade é uma das mais procuradas para se fazer pós-graduação no ramo da arquitetura.

Faculdade de Design de interiores: Mercado de trabalho

Como eu disse no começo deste artigo, desde o começo da pandemia do COVID-19, muitas pessoas foram obrigadas a ficar em casa, montar o seu home office e ficar com os filhos, com isso surgiu uma grande demanda por designers de interiores, pois as pessoas começaram a notar detalhes que não lhe agradam em sua casa e decidiram fazer pequenas ou grandes reformas.

Veja também:  Arquiteto De Sucesso: 14 Dicas para se tornar um

Mas caso você tenha medo de quando a pandemia passar e os designers de interiores não serem mais procurados, esta muito enganado, o mercado de design de interiores está em constante expansão nos últimos 10 anos e os números só tendem a aumentar, no Brasil muitas pessoas ainda não conhecem esta profissão, mas ela tem sido comentada e pesquisada cada vez mais.

Nunca tivemos tantas buscas por hortas, home office ou qualquer outro canto personalizado da casa, o designer de interiores é quem fará estes projetos para pessoas que não tem tempo ou simplesmente não gostam da parte de montagem de um ambiente, então se você tem dúvidas sobre o mercado de trabalho de design de interiores, os dados são bastante animadores.

Após uma longa luta por toda a associação brasileira de designers de interiores (ABD), a profissão de design de interiores foi regulamentada em 12/12/2016, tornando-se em uma grande conquista que prestigiou ainda mais a profissão.

Faculdade de Design de interiores

Faculdade de Design de interiores: Onde estudar

Com a grande ascensão do curso de design de interiores, muitas faculdades estão disponibilizando o curso para ser feito, mas em algumas cidades ainda é muito escasso o acesso presencial ao curso, sendo possível encontrar dezenas de faculdades online que possuem o curso EAD, onde você pode aprender e se formar de onde quiser.

Diferença da faculdade de Design de interiores e Arquitetura

Veja: Diferença entre Arquiteto e Designer

O curso de DESIGN DE INTERIORES foca mais no ambiente, estética, conforto e funcionalidade, trazendo conceitos do luxo ao rústico para a obra. O curso foca bastante na ergonomia, acabamento, revestimento, cores e mobiliários que vão compor os ambientes.

O curso de ARQUITETURA E URBANISMO se concentra no estudo dos ambientes internos e externos da obra, técnicas construtivas e também o urbanismo, seja de uma cidade, bairro ou rua, tudo pensando no conforto, estética e funcionalidade.

Diferença de designer de interiores e decorador

A diferença entre o designer de interiores e o decorador é que o decorador não possui faculdade ou curso profissionalizante, sendo responsável somente pela escolha de cortinas, tapetes e outros objetos de decoração, enquanto o designer de interiores faz projetos envolvendo questões de ergonomia, conforto ambiental, acústico e etc.

Faculdade de Design de interiores

Perguntas frequentes

Qual a nota de corte para Design de Interiores?

A nota de corte para Design de interiores é de 582 para ensino presencial e 454 para ensino a distância.

Veja também:  Como ler Projeto Estrutural: Guia passo a Passo

Tem faculdade de decoração?

A faculdade de decoração não existe, mas existe a faculdade de design de interiores onde além de aprender a decorar ambientes você aprende fatores como ergonomia, luminotécnica, conforto térmico, acústico e etc.

Qual o valor de uma faculdade de design de interiores?

O valor de uma faculdade de design de interiores fica na média de R$750, sendo possível encontrar variações no preço em determinada faculdade ou se for ensino a distância.

Quanto ganha um designer de interiores por mês?

Um designer de interiores ganha por mês relativo à sua experiência e área de atuação, você pode cobrar por horas trabalhadas ou por m² do projeto.

O que significa ABD?

ABD significa Associação Brasileira de Designer de Interiores.

O que um designer de interiores não pode fazer?

O designer de interiores não pode mexer com questões de estrutura, como demolição e construção, para poder incluir isso em seu projeto o designer deverá fazer parceria com um arquiteto.

O que é um projeto de arquitetura de interiores?

Um projeto de arquitetura de interiores é um conjunto de estudos, como a ergonomia, conforto térmico e acústico, luminotécnica, e distribuição de mobiliário, sempre pensando na estética e funcionalidade do ambiente, com o objetivo de atender as necessidades do cliente.

Preciso saber desenhar para fazer design de interiores?

É preciso saber desenhar o básico para fazer a faculdade de interiores, grande parte dos desenhos são técnicos, sendo possível fazer desenhos 3D pelos softwares de computador, mas não se limite a apenas a softwares e desenhos básicos, busque ter experiências e pratique o máximo que puder.