Faculdade de Arquitetura: Como Ter Sucesso?

Escolher uma carreira, na maioria das vezes é uma decisão que se toma uma vez na vida, se você está considerando fazer uma faculdade de arquitetura existem algumas coisas importantes que você precisa saber.

Separamos alguns fatores indispensáveis e importantes para ajudar você nessa escolha.

Prepare-se para realizar sonhos

A maioria das vezes nós acabamos elitizando nossas escolhas, ou seja, colocamos glamour e riqueza nas nossas expectativas, mas na faculdade de arquitetura você vai perceber que é muito mais do que isso.

faculdade de arquitetura

Você será contratado para realizar sonhos, ás vezes por pessoas que sonharam e lutaram por aquilo por toda a vida, e elas vão confiar em você para que eles se realizem. Tornar isso palpável é algo que não tem preço.

“O luxo na arquitetura não é diferente do luxo na vida. Luxo é ter em sua casa aquilo que te deixa feliz.” Isay Weilfeld

Quando um cliente chega até nós, ele vem com o sonho que idealizou, muitas vezes sozinho e por muito tempo, mas precisa considerar muitos fatores para tornar esse sonho realidade.

faculdade de arquitetura

Um dos principais fatores é a situação financeira, você precisa ouvi-lo e tentar colocar o sonho dentro bolso do seu cliente, e isso é um passo que muitas vezes precisa ter adaptações, é nessa conversa que você precisa mostrar empatia pelo seu cliente.

Assim, o sonho dele passa a ser o seu, juntos irão caminhar para concretiza-lo.

Arquitetura é arte

Se você gosta de design, desenho, história, geografia e assuntos ligados a estes, a faculdade de arquitetura é para você. Além de estudar, buscar referências para os seus trabalhos, no curso você vai literalmente “por a mão” na massa, criando rascunhos e maquetes ao longo de todo o curso.

Veja também:  Computador ou Notebook para Arquitetura: Como escolher o melhor?

faculdade de arquitetura

Nessa área é possível você descobrir a arte nas áreas de design de interiores, na cenografia, no paisagismo ou nos projetos de residencias.

Toda a área da arquitetura é capaz de inspirar e tornar o profissional em artista, basta você permitir ter essa base.

Não sabe desenhar?

O desenho é um passo importante para o arquiteto, você não precisa ser o melhor desenhista, basta você saber o básico.

faculdade de arquitetura

Compense em esforço, você não precisa ser o melhor com desenhos, porém vai ter que trabalhar nisso para se aperfeiçoar e melhorar a cada dia, porque os trabalhos em uma faculdade de arquitetura são muitos.

Contudo, a prática trás a perfeição, então é possível aprender a desenhar, não se limite a apenas o básico, busque ter experiências.

Monotonia nunca mais

Profissões que exigem criatividade e que são multidisciplinares geralmente vêm com o bônus da liberdade, existem muitos prazos e avaliações em uma faculdade de arquitetura, mas a profissão irá lhe trazer a liberdade de estar em diversos lugares e exercendo diversas funções.

faculdade de arquitetura

Um dia você pode estar desenhando no computador no Sketchup, no outro com os sapatos cheios de terra e cimento no meio de uma verificação do andamento de uma obra.

Esse é um dos pontos mais legais da Arquitetura, poder ter essa flexibilidade de tempo, de estar em vários lugares durante o dia, essa correria que quase nunca para, isso é maravilhoso, pois construímos laços fortes por onde passamos.

Os clientes se tornam amigos e os amigos dos nossos clientes se tornam clientes também.

Você vai aprender a defender suas ideias

Talvez a parte mais difícil da convivência com outras pessoas seja a de abrir exceções e muitas vezes deixar nossas ideias de lado.

Na faculdade de arquitetura você vai ver que nem sempre precisa ser assim, você vai aprender que nem tudo que é bonito é funcional, que as vezes a imaginação dos seus clientes extrapola o limite do viável, do orçamento e da funcionalidade, coisas importantíssimas em qualquer obra.

Você vai precisar mostrar isso aos seus clientes e buscar soluções para esse problema.

Veja também:  Como é a Vida do Estudante de Arquitetura: 9 Tópicos

faculdade de arquitetura

Mas não é apenas defender a ideia, é necessário vendê-la, o cliente precisa entender as burocracias técnicas de forma simples, também precisa entender e relocar o que deve ou não ser executado.

O cliente já chega com a proposta dele pronta, o sonho que ele projetou na cabeça, o primeiro passo é analisar tudo e se realmente não tiver como encaixar, o dialogo sincero é a melhor atitude.

Busque primeiro defender a sua ideia e explicar detalhadamente o motivo pelo qual deve haver mudanças, e então venda a sua ideia e faça a sua ideia ser a dele também, de forma que haja a mesma motivação, que é a realização do projeto.

Os Arquitetos são a cada dia mais procurados

A demanda pelos serviços de um arquiteto só aumenta, isso porque com o crescimento populacional e os incentivos do governo para habitação estão a cada dia maiores. Além disso, existe uma quantidade considerável de pessoas buscando por reformas.

Anos atrás, construir e/ou reformar uma casa era praticamente inviável para grande parte da população, hoje as pessoas recebem até abonos, garantias e financiamentos para construir. Apesar da “crise” que as pessoas comentam por ai.

faculdade de arquitetura

Muitas pessoas que optam ser um arquiteto amador, no final, na maioria das vezes pedem socorro para um profissional.

De certo, hoje um arquiteto é bastante procurado, ano após ano, estamos nessa busca pela valorização da nossa área. São muitos fatores que colaboram por essa busca, tais como, a segurança, conforto, ligações e projetos impecáveis, pontos corretos numa construção, orçamentos exatos, materiais de boa qualidade, dentre outros.

Por isso, um arquiteto precisa conhecer seu valor, não é questão de orgulho ou ego, é uma questão de identidade.

Quando você reconhece que é capaz de resolver problemas e tem as soluções nas palmas das mãos, tudo é muito mais que um simples feito, é o reconhecimento que sem um arquiteto a obra pode parar.

Encontre o seu diferencial

Encontrar um diferencial é algo totalmente particular, certo que precisamos ter toda certeza, mas não pressa. Encontrar uma motivação em ser diferente de outro profissional é muito mais que ser melhor que a concorrência, é saber seus atributos.

Veja também:  Planta Humanizada: o que é, como fazer e principais programas

faculdade de arquitetura

A tecnologia a seu favor

Esse mecanismo não pode ser somente uma fonte de conhecimento e de contato, a tecnologia tem que ser muito mais que isso, ela pode ser a sua agenda, organizando seus compromissos e tarefas do dia, e também é possível ter tudo na palma da mão.

Sem falar dos muitos softwares que você precisa aprender a manusear, tudo isso é vantagem e auxilia na busca do seu sucesso.

Escolha seu público alvo

Você precisa escolher o seu público e depois cativa-lo, de maneira que a sua escolha seja totalmente interessada, quem não tem um objetivo acaba não tendo um rumo. No mercado de trabalho da arquitetura, você precisa ter um rumo, então focar vai te ajudar.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/como-ser-um-arquiteto-de-sucesso/

Conclusão

Espero que nossa lista tenha ajudado e inspirado a você a compreender melhor sobre o que se trata a faculdade de arquitetura, fazer o que se ama torna tudo muito mais prazeroso e uma profissão que não nos impõe limites e nem paredes (só as que você construir) sempre é uma boa escolha.

Deixe seu comentário abaixo dizendo o que achou, abraço e até a próxima.