Símbolo da Arquitetura: Saiba mais

Você já conhece o Símbolo da Arquitetura? Veja no artigo de hoje o verdadeiro significado de cada elemento presente neste símbolo que é representação não só da  Arquitetura, como da maçonaria.

Símbolo da Arquitetura: Saiba mais

Símbolo da Arquitetura: O que é?

O símbolo da Arquitetura é formado por um compasso e um esquadro representando o céu e a terra. Os instrumentos presentes no símbolo da Arquitetura, são talvez um dos materiais mais utilizados por um arquiteto no momento de criação de um projeto.

O compasso é a representação da construção da perfeição, pois ele nos auxilia a criar circunferências perfeitas e algumas outras formas geométricas. Ele representa as curvas de um projeto, o que para muitos, inclusive para Oscar Niemayer, é algo livre e sensual, pois representa as montanhas de nosso país, o curso sinuoso dos rios, as ondas do mar e o corpo da mulher favorita.

“De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein”

O esquadro já é no formato de um triângulo e é muito utilizado para fazer ângulos retos, suas arestas possuem ângulos de 45° e 90°, tanto da parte de fora como na parte de dentro do instrumento. Se pararmos para analisar um instrumento complementa o outro e ambos são necessários no momento de criação do conceito ou do partido arquitetônico de um projeto.

Veja também:  Empreendedorismo na Arquitetura: 5 Dicas para se dar bem

Outras suposições são de que o compasso representa o olho de Deus que está presente dentro de cada um de nós, enquanto o esquadro representa os alicerces da vida e o conhecimento do homem. A união do compasso e esquadro no símbolo da Arquitetura pode estar associada aos enigmas entre o terrestre e celeste, e muitas outras teorias sobre o surgimento do universo.

Símbolo da Arquitetura: O que é?

Símbolo da Arquitetura: Quando foi criado?

O símbolo da Arquitetura foi criado por volta do século XVIII, mas isso é uma mera especulação, não se sabe ao certo quando foi feita a união destas duas ferramentas de trabalho e muito menos quem foi o responsável.

Símbolo da Arquitetura: Por que um esquadro e compasso?

O esquadro e compasso são muito utilizados por arquitetos no momento de criação de um projeto, isto porque com o compasso podemos fazer as curvas e com esquadro fazemos as linhas retilíneas, o que resulta em projetos tão engenhosos e queridos.

Símbolo da Arquitetura: O que representa a letra G no símbolo?

A letra G no símbolo da Arquitetura tem muitos significados, mas nenhum muito concreto de sua real representação. Como é muito associado com a maçonaria é comum acharmos que a letra G vem de GADU, o Grande Arquiteto do Mundo ou ao nome Deus em outros idiomas, como god em inglês ou outras línguas de origem anglo-saxã, porém em idiomas latinos, essa teoria não faria sentido, já que não temos nenhuma grande santidade divina que tem o nome iniciado com a letra G.

A letra G começou a ser presente no ano de 1730, segundo os teóricos nos registros de história a letra G estaria associada a GADÚ e a outras palavras como Glória, Gama e Gênio. Outro significado e também o que mais se adequa a todas as partes do mundo, seria o termo Geometria, pois ela está ligada às ferramentas presentes no símbolo e tem forte relação com mistérios da maçonaria.

O acréscimo da letra G no símbolo da Arquitetura foi feito depois de 1850 e até hoje o símbolo é presente em muitas ocasiões e cerimônias de arquitetura e da maçonaria. Antes da centralização da letra G, era comum vê-la em algum canto separado do símbolo.

Veja também:  Paisagismo na Arquitetura: Guia para Arquitetos

Símbolo da Arquitetura: O que representa a letra G no símbolo?

Símbolo da Arquitetura: Qual a ligação com a maçonaria?

A ligação do símbolo da Arquitetura com a maçonaria é que os maçons utilizam exatamente o mesmo símbolo para se representar. Segundo registros na história, a maçonaria e arquitetura tem um leve contato desde o passado. Para muitos a maçonaria representa a arte de talhar pedras brutas, enquanto a arquitetura consiste em projetar espaços melhores, ou seja, ambas têm propósitos parecidos.

Os seguidores mais modernos da maçonaria utilizam o símbolo formado pelo compasso, esquadro e G em seus anéis. O significado da letra posicionada no centro do símbolo dos maçons é um grande mistério até hoje, apenas os membros desta grande organização devem saber.

Símbolo da Arquitetura: Qual a pedra utilizada nos anéis?

A pedra de safira na cor azul é a mais utilizada nos anéis de formatura dos alunos de Arquitetura, podendo ser somente a pedra deixando um anel mais delicado ou fazendo a junção com o símbolo formado pelo compasso e esquadro.

Perguntas frequentes?

Qual animal representa o curso de arquitetura?

O animal que representa o curso de Arquitetura é o leão.

Qual o símbolo do maçom?

O símbolo do maçom é um esquadro e um compasso, que juntos representam o céu e a terra, e localizado ao seu centro está presente a letra G, que ninguém sabe o real significado de sua existência.

Qual é o salário de um arquiteto?

O salário de um arquiteto de acordo com a Lei 4.960 de 1966, e como indicado pelo sindicato da profissão, o piso salarial de um arquiteto para uma jornada de 8 horas diárias deveria ser de 8,5 salários mínimos mensais – que, em 2021, vale R$1.100,00. No entanto, a realidade de boa parte dos profissionais não é bem assim.

Veja também:  Faculdade de Design de interiores em 2021: Vale a pena?

Quais são as matérias do curso de arquitetura?

As matérias do curso de Arquitetura são:

  • Desenho Artístico
  • Desenho Técnico
  • Introdução a Gestão de Projetos
  • História da Arquitetura
  • Análise e Gestão Ambiental
  • Gestão de Projetos
  • Urbanismo e Infraestrutura
  • Projeto e Instalações Prediais
  • Teoria das Estruturas
  • Planejamento Urbano

O que faz na faculdade de arquitetura?

Na faculdade de Arquitetura o estudante, no geral, tem interesse por desenho, arte e história. Existem ainda os interessados em matemática e física. No geral, o estudante de arquitetura deve gostar de projetar, pois é isso que ele vai fazer.

Pensar, solucionar problemas, projetar casas, edifícios, paisagens e meios são as principais funções do estudante de arquitetura.

Maquetes são frequentes no curso, então ter habilidades manuais pode facilitar sua vida. Isopor, madeira, papel, metal, cerâmica e concreto, são alguns dos materiais que o estudante de arquitetura deve aprender a usar e aplicar em seus trabalhos.