Arquitetos Brasileiros Renomados: Veja 10

Com o passar dos anos a arquitetura evoluiu, fruto do trabalho de arquitetos que servem de inspiração para o futuro da arquitetura residencial, comercial e pública brasileira. No artigo de hoje vamos falar de 10 arquitetos brasileiros que servem de inspiração.

Paulo Mendes da Rocha

Arquitetos brasileiros

FONTE: https://s3.amazonaws.com/

Nascido em 25 de outubro de 1928, em Vitória, Paulo Archias Mendes filho de um engenheiro (um professor de “Naval e Recursos Hídricos” na POLI, em São Paulo, formado arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1954, a partir de 1960 iniciou carreira acadêmica na FAU, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde foi professor hoje vive um momento de realização internacional.

Segundo ele a arquitetura precisa ser “oportuna”, já assinou projetos de grandes edifícios entre eles o Museu da Lingua Portuguesa mas sempre preferiu projetar para as cidades, na visão dele, para quem mora nela.

Paulo recebeu o “ Nobel da Arquitetura” o Prêmio Pritzker, em 2006, que não foi o único, mas é considerado por muitos o mais importante, esta honraria é atribuída anualmente a um arquiteto em atividade que melhor cumpra os princípios de Vitrúvio (grande precursor da arquitetura): solidez, beleza e funcionalidade.  É uma honra ter este nome nesta lista de arquitetos brasileiros para nos inspirar na nossa profissão.

Oscar Niemeyer

Arquitetos brasileiros

FONTE: https://static.moneyreport.com.br/

Este é o mais celebre entre os arquitetos brasileiros e em algum momento da vida todos arquitetos ou não já escutaram o nome de Oscar Niemeyer, referência da arquitetura brasileira e mundial, assinou muitos projetos no Brasil a fora.

Apaixonado pela vida, Oscar Niemeyer viveu por 104 anos, e temos a honra de ver seus projetos espalhados pelo Brasil, Oscar dizia que “a vida é mais importante do que a arquitetura” e seguiu isso até o fim dos seus dias.

As curvas sensuais dos seus projetos são emblemáticas e dão vida, forma e se juntam a paisagem de onde foram construídos.

Nascido em 15 de dezembro de 1907, levou uma vida despreocupada até se casar, aos 21 anos, com Anita Baldo a única esposa que teve. Trabalhou na tipografia do pai, o que o estimulou a se matricular na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1929, e se formou em 1934.

Muita gente não sabe, mas em 1954 Oscar Niemeyer fez parte de um grupo de 15 arquitetos renomados mundialmente que fez parte da reconstrução de Berlim no pós guerra.

Veja também:  Projeto executivo na arquitetura: o que é, o que deve conter e como criar

Brunete Fraccaroli

Arquitetos brasileiros

FONTE: https://abrilcasaclaudia.files.wordpress.com/

Conhecida internacionalmente como a “arquiteta colorida” Brunette Fracarolli com seu estilo eclético é referência a muitos anos quando se trata de arquitetura de interiores.

Seus projetos cheios de elegância e criatividade conquistam espaços mundo a fora.  Prova disso são os diversos prêmios que ganhou e a cadeira cativa na Associação Brasileira de Designers de Interiores – ABD, onde buscou a regulamentação e o maior reconhecimento da profissão de arquitetura de interiores.

Seus projetos únicos e criativos são acompanhados de perto por ela, que usa e abusa de móveis versáteis e que leva a personalidade de cada cliente em cada obra, sem deixar seu lado irreverente de lado. É uma excelente arquiteta e merece ser vista na lista privilegiada dos melhores arquitetos brasileiros da atualidade.

Thiago Bernardes

Arquitetos brasileiros

FONTE: https://www.bernardesarq.com.br/

Filho e neto de arquitetos brasileiros renomados, seu avô foi Sergio Bernardes, um dos mestres da Arquitetura Moderna Brasileira fez história nas décadas de 50 e 60. Thiago respirou a arquitetura desde o nascimento, e a vinte anos vem buscando imprimir seu próprio estilo e definir seu próprio lugar na cena da arquitetura brasileira.

Thiago é um exemplo de arquiteto de sucesso a ser seguido no mercado, vem sendo reverenciado por um estilo único e busca integrar a arquitetura com a paisagem e os elementos naturais presentes em cada espaço, ele assina projetos que vão muito além da arquitetura, como ele mesmo diz sobre a Casa Delta no Guarujá e a Capela de JOÁ no Rio De janeiro, “ Vai além da arquitetura, está inserido num contexto de um novo pensamento para a cidade”.

Lina Bo Bardi

FONTE : https://images.adsttc.com/

FONTE : https://images.adsttc.com/

A italiana escolheu o Brasil para ser sua terra e, se tornou conhecida pelo estilo moderno, o cuidado com o entorno e com aqueles que iriam interagir com suas obras, não somente ter uma boa obra, mas uma interação com um todo.

A sua criação MASP, por exemplo, em um documentário sobre arquitetura, Lina Bo Bardi, afirma “não procurei a beleza, e sim a liberdade. Os intelectuais não gostaram, mas o povo gostou”.

A mesma compreendeu a cultura do país por um olhar antropológico e decidiu ser brasileira, também sendo uma profissional multifacetada: trabalhou como cenógrafa, ilustradora, escritora, designer e artista visual, dentre outros projetos.

Suportou e ultrapassou as barreiras, sofrendo muito preconceito, porque a arquitetura era preenchida mais pelos homens, mas Bo Bardi foi pioneira em sua área e abriu caminhos para a participação feminina até na política.

Assim foi evoluindo, nas artes plásticas e em meios intelectuais, o que nos motivou a coloca-la na lista de arquitetos famosos brasileiros.

Veja também:  Arquiteto De Sucesso: 14 Dicas para se tornar um

Isay Weinfeld

Arquitetos brasileiros

FONTE: https://imagens-revista-pro.vivadecora.com.br

A favor do modernismo, mas sem radicalismo, é conhecido mundialmente, tem também suas características que estão sempre presentes: boas proporções, linhas retas e detalhamento.

João Filgueiras Lima

Arquitetos brasileiros

FONTE: https://revistatrip.uol.com.br/

O arquiteto, João Filgueiras Lima conhecido também como Lelé, um grande arquiteto brasileiro, famoso principalmente por seus projetos hospitalares, com um cuidado na construção de um lugar que deve ser um refugio.

Lelé colaborou para o projeto de Brasília ao lado de Niemeyer, trabalharam lado a lado, construindo e equipando de forma planejada a cidade.

Contudo, ele se encontrou na área de concreto armado, chegando a ter sua própria indústria de pré-fabricados, mostrando sua eficiência e seu interesse pelo empreendedorismo.

A participação nas redes de hospitais Sarah Kubitschek foi essencial para que ele desenhasse vários complexos hospitalares espalhados pelo Brasil, como uma porta de entrada para outros projetos.

Com a produção própria das peças pré-fabricadas, podia abusar da criatividade e da liberdade na hora de projetar, esse era o seu diferencial, pois constituía o seu nome de forma incisiva.

Lelé faleceu em 2014, deixando o seu legado em cada canto do Brasil, para contar sua história de superação e de muita criatividade, assim o mesmo entrou para a lista dos maiores arquitetos brasileiros.

Rosa Kliass

FONTE: https://vejasp.abril.com.br/

FONTE: https://vejasp.abril.com.br/

Um dos grandes nomes do paisagismo brasileiro, ao lado de Burle Marx, trazendo com todos os seus trabalhos a melhor forma de implantar um projeto ecológico de paisagismo.

Se apaixonando perdidamente pela área, no último ano da faculdade e desde então, não largou mais, foi à primeira arquiteta paisagista mulher no país, construindo um marco de empoderamento feminino.

Além disso, a mesma quem mais contribuiu para mostrar a importância do arquiteto paisagista, com vários prêmios e com uma imensa contribuição para o paisagismo brasileiro, a sua carreira está conectada ao planejamento urbano e à valorização dos elementos locais.

Também, ela sempre teve um posicionamento sobre os desafios que as mulheres encontram durante suas carreiras, mostrando a capacidade da mulher ter seu espaço no mercado e também construir grandes projetos.

Com muita força, vemos que o seu legado é traçado com muita transparência e conquistado com muita perseverança.

Severiano Mário Porto

Arquitetos brasileiros

FONTE: https://www.cauam.gov.br/

Severiano Mário Vieira de Magalhães Porto é um mineiro conhecido como arquiteto da floresta, pois sua paixão sempre foi unir de forma agradável a natureza com a arquitetura, afinal tinha um contato bem expressivo com a natureza.

Suas muitas técnicas com os ribeirinhos são de inovações modernas, desenvolvendo um modelo de arquitetura amazônica e sustentável.

Os seus projetos incluem materiais sustentáveis, com melhor desempenho térmico, elementos vazados, com muita luminosidade e resistentes a água, assim trazem um aspecto natural da área amazônica.

Veja também:  Escala Arquitetura: como calcular escala de desenho técnico?

Na carreira, recebeu vários prêmios e reconhecimento internacional, assim garantindo seu lugar na lista dos grandes arquitetos brasileiros.

Márcio Kogan

Arquitetos brasileiros

FONTE : https://gamarevista.com.br/

Márcio Kogan é um arquiteto paulista cujo sobrenome já tem história, o seu pai foi um conhecido engenheiro em São Paulo que projetou vários edifícios famosos, Aron Kogan pai de Márcio, atuou no Brasil principalmente nas décadas de 1950 e 1960.

O mesmo contribuiu muito para grandes construções, nos deixando em 1961.

A maioria dos projetos de Márcio Kogan inclui residências unifamiliares, afinal tinha um exemplo bem próximo de muitas construções.

Obtendo vários prêmios nacionais e internacionais e é um dos principais nomes da arquitetura contemporânea brasileira.

Uma curiosidade é que ele, no início da carreira, também tinha um grande interesse por longas-metragens, mas não seguiu carreira.

O que fez com que estes Arquitetos Brasileiros tivessem sucesso?

Bom, pelo que se pôde observar, um traço em comum dos dez nomes que citamos está a originalidade e a incessante busca pelo próprio estilo.

Esses arquitetos são fonte de inspiração e se tornaram referência no mercado, porque imprimem o próprio estilo em tudo o que fazem e seus clientes são um reflexo da sua personalidade, se identificam com os projetos criados por eles.

Conclusão

Quando separamos esses arquitetos brasileiros, pensamos em estingarmos você, buscar uma referência, um ponto de partida. É claro que quando começamos nossa carreira queremos construir nossa marca, deixar nossa assinatura e construir um legado de muita satisfação, mas isso só é possível com uma busca incessante e com fundamentos.

Então, busque também seu espaço e crie possibilidades no mercado, se estiver alguma dúvida, escreva para nós, teremos o prazer em responder, também conheça nossa plataforma de ensino e nossas redes sociais.

Obrigado por chegar até aqui, abraços.