Empreendedorismo Na Arquitetura: 5 Dicas que vão te ajudar

Quando falamos em empreendedorismo na Arquitetura, muitos ficam na dúvida como usar esse termo a seu favor, por isso, separamos algumas dicas e exemplos de como prosseguir e conquistar o sucesso na Arquitetura.

Empreendedorismo na Arquitetura: O que fazer?

Escolher uma faculdade é difícil. O investimento alto, a dedicação extrema para conseguir o tão sonhado diploma, todo o estudo, tempo e materiais gastos ao longo de um curso que requer tanto de nós é o caminho que perseguimos para conseguir realizar um sonho, o de ter uma carreira de sucesso.

empreendedorismo na arquitetura

Para isso, é muito importante a prática do empreendedorismo na arquitetura. Ela que vai nos ajudar a conquistar o nosso próprio espaço.

Nós sabemos que uma carreira sólida não é fácil de conseguir muito menos de manter, tendo isso em mente é importante considerar as nossas opções, planejar o futuro e trabalhar com afinco e dedicação para que ele chegue logo e nos dê a tão sonhada realização e o reconhecimento que aspiramos conseguir.

Como ganhar dinheiro com e na construção civil?

Talvez você pense, “eu sei administrar uma obra, meus projetos.” Sim, você pode ser um grande administrador, só que será que estás usando todos os mecanismos para ter resultados concretos?

empreendedorismo na arquitetura

Não é só ganhar dinheiro, é necessário saber dirigir cada passo seguindo um controle financeiro da obra, separando todos os dados, com classificação, fluxos de entrada e saída, assim cada setor ou área terá o dinheiro destinado corretamente.

Quando se tem certa noção, as falhas e os retrabalhos são cortados, pois assim será criado um controle de gerenciamento de riscos e possíveis erros, juntamente com isso, o uso da tecnologia, gerando muita produtividade e acelerando os processos longos.

Você é a média das 5 pessoas das quais você convive

Você já ouviu essa frase? Sim? Essa frase é bem comum, pois realmente trás uma verdade, quando convivemos muito, acabamos pegando hábitos das pessoas próximas.

empreendedorismo na arquitetura

Somos a média das cinco pessoas que nos rodeiam. Então, é importante procurar pessoas que nos ajudem a conquistar certo espaço e que nos faça crescer e evoluir.

Se for para ser influenciado, que as influências possam ser boas, que nos fazem buscar caminhos enriquecedores.

Meu mentor

Quando comecei minha carreira, tudo era novo, então minha prioridade sempre foi buscar alguém com um referencial na minha vida. Esse alguém seria de certa forma como um mentor, busquei e encontrei, no inicio fiz a proposta de trabalhara para ele de graça, somente para ganhar experiência, passado um tempo fui contratado pelo mesmo.

Com ele pude aprender muitas coisas da arquitetura, como, projetos de arquitetura e maquetes eletrônicas. Foi nesse desafio que eu comecei a olhar tudo com mais criatividade, tendo percepção sobre projetos novos, obras possíveis.

Com o tempo recebi a proposta para trabalhar em outro lugar, ganhando duas vezes mais onde eu estava, porém eu teria que trabalhar em uma área que eu não gostava, fazendo projetos elétricos.

Era uma oportunidade fantástica, porém era preciso saber pesar. Sem dúvida o dinheiro me ajudaria muito, mas aquela oportunidade me faria regredir e estagnar em algo que não era aquilo que eu sonhava.

Veja também:  Áreas de atuação do Arquiteto: Confira estas 14 

Não aceitei, e essa foi uma boa decisão, porque hoje eu vejo o fruto dessa escolha, às vezes precisamos priorizar os nossos sonhos e planos, pois é assim que visamos o futuro, porque o presente é apenas um passo ao destino final.

Analise bem as proposta e oportunidades que aparecerão na sua vida.

5 Dicas de Empreendedorismo na Arquitetura

O começo de uma carreira, ainda mais para quem sonha em empreender na arquitetura, requer muita dedicação e muita luta, precisamos encontrar o nosso próprio caminho, mas qual a melhor forma de conseguir isso?

Sendo assim separamos algumas dicas que estarão te auxiliando a prosseguir e ter um caminho de sucesso. Confira.

Tenha em mente o seu destino

Sonhar não custa nada e nos impulsiona, se você optar pelo caminho do empreendedorismo na arquitetura, ter seu próprio escritório, ser contratado por uma grande empresa ou conseguir empregar o seu próprio estilo, é importantíssimo que você tenha coragem e se imagine onde quer chegar.

empreendedorismo na arquitetura

As curvas existem em todos os caminhos, mas saber aonde você quer chegar é o que realmente vai levar você até lá.

Encontre seu próprio estilo

Todo o arquiteto estuda e tem suas próprias referências, ter um estilo próprio é um fator determinante para quem almeja o caminho do empreendedorismo na arquitetura.

Tenha coragem e determinação, se você gosta do estilo contemporâneo e quer ser reconhecido por isso, mantenha ele como seu foco de estudo e divulgação principal.

É um prazer enorme fazer o que se gosta, e as profissões criativas nos dão a liberdade de expor isso e mostrar ao mundo o que realmente gostamos e somos bons.

A ficção é importante

Sabe aquela ideia que não conseguimos implementar mas que não saí da nossa cabeça? Não a coloque na gaveta.

empreendedorismo na arquitetura

Crie seus próprios projetos, mesmo que não venham a ser vendidos imediatamente, mesmo que não seja pedido por ninguém, muito do você gosta de fazer é maturado em testes, desenhe seus projetos, crie maquetes em 3D como se o projeto fosse mesmo real, além de você se encontrar e se divertir, é um excelente material de divulgação no futuro.

Mantenha se informado

Abrir o próprio escritório de arquitetura pode não ser simples, mas também não existe motivos para que isso não aconteça, não fique refém das opiniões alheias, pesquise muito, estude sobre marketing, isso vai ajudar você a captar clientes e divulgar o seu nome.

empreendedorismo na arquitetura

Aprenda e conheça sobre softwares de Maquetes 3D como Sketchup. Com este conhecimento, além de te poupar muito dinheiro no início, já que se você mesmo fizer suas maquetes não precisa contratar um profissional.

O uso desse tipo de programa mostra profissionalismo e dedicação, além de facilitar o contato do cliente e a comunicação dele com o projeto, fica muito mais fácil de entender o que você quer passar.

Saiba se comunicar

Nunca se esqueça de se comunicar com seus clientes numa linguagem que eles entendam.

empreendedorismo na arquitetura

É importante que você tenha sempre em mente que nós trabalhamos para pessoas, as vezes nós esquecemos  que nos dedicar a uma conversa, nem que seja fora do fora do foco principal, pode ser fator principal no reconhecimento que queremos passar a ter, os grandes profissionais escutam seus clientes na mesma proporção que se dedicam a um projeto, o segredo do sucesso em empreender na arquitetura é entender que você está realizando o sonho de alguém, enquanto realizam-nos o nosso.

2 Maneiras para empreender na Arquitetura sem Dinheiro

Antigamente eu tinha mentalidade que pra gente empreender qualquer negócio, seja na arquitetura, na engenharia ou qualquer outro setor, seria necessário muito dinheiro.

Eu vou te mostrar duas maneiras de iniciar seu negócio com pouco dinheiro ou totalmente sem dinheiro.

Veja também:  Planta de arquitetura: para que serve, tipos e como fazer

Empreender Na Arquitetura através de Parceiros

Recentemente eu estava assistindo Pequenas Empresas, Grandes Negócios e fiquei impressionado com a sabedoria de dois rapazes, dois empresários que começaram a fazer passeios românticos de helicóptero em São Paulo.

Por se tratar de um negócio com helicópteros, imediatamente imaginamos que foi necessário muito investimento, mas na verdade não. Sabe com quantos reais que eles começaram o negócio deles? R$1350.

Como que é possível iniciar um negócio de helicóptero com apenas R$1350? Pois foi exatamente isso que eles fizeram. Eles montaram o plano de negócios e tudo aquilo que eles não eram bons ou que não tinham, terceirizaram.

Inclusive eu falo isso em outro vídeo, se tem algo em que você não é bom, ou simplesmente não gosta de fazer, terceirize.

Eles iniciaram o negócio deles, um negócio milionário com apenas mil trezentos e cinquenta reais, então essa é uma maneira de você começar a empreender com um pouco ou sem nenhum dinheiro.

Outro exemplo clássico disso foi Steve Jobs, se você for analisar a história dele, lá no início, ele não tinha dinheiro. Muitas vezes ele teve que juntar as moedinhas para poder almoçar. Para poder crescer o seu negócio ele chamou pessoas que tinham dinheiro para investir.

Algumas pessoas tem muito dinheiro, e não sabem onde colocar. Se você conseguir vender sua ideia para essas pessoas, mostrar para elas que você é capaz, com certeza você vai arrumar um investidor.

Por exemplo, eu quero montar uma construtora, eu tenho a ideia, tenho diploma, mas eu não tenho dinheiro pra começar, e, além disso, eu não entendo de empresas, você pode fazer igual o Steve Jobs, procure investidores.

Empreender Na Arquitetura através da Internet

A segunda maneira de você começar o seu negócio com pouco, ou sem nenhum dinheiro, é começar com as ferramentas gratuitas.

empreendedorismo na arquitetura

Hoje, com o avanço da internet, existem infinitas opções para começarmos o nosso trabalho e empreender na Arquitetura. Vamos supor que você seja formado em arquitetura, já tem algum portfólio bacana e tem algumas fotos boas.

De início, você pode simplesmente entrar nos grupos do Facebook da sua cidade e começar a postar lá os seus projetos, deixar lá o seu contato, deixar uma forma das pessoas te encontrarem.

Se você tem um site, deixe o seu site e melhor ainda, se você tiver alguma coisa que você possa dar para essas pessoas em troca do contato delas melhor ainda.

Por exemplo, você pode postar nesses grupos, um livro de “cinco dicas para não errar na pintura da sua casa”, as pessoas interessadas em pintura ou em reforma vão te procurar, elas vão querer esse livro digital e para isso você pega os contatos da pessoa.

Então, se você está sem dinheiro ou tem pouco dinheiro, comece de forma gratuita. Outro exemplo que pode ser usado é o Instagram. O Instagram é uma super mídia social que você pode começar a ganhar seguidores que podem ser convertidos em clientes.

Ainda na área de mídias sociais, outra maneira é o Youtube. Grave vídeo e dê dicas, transforme seu conhecimento em conteúdo. Se você já executa projetos, quando for visitar a obra, filme um pouco do seu dia a dia lá e comece a postar no Youtube. Acesse nosso Canal do Youtube e veja do que estamos falando.

Vantagens do Empreendedorismo na Arquitetura

São muitas vantagens no empreendedorismo na Arquitetura, essas vantagens nos fazem enxergar em curto e longo prazo, claro que para isso é preciso não ter medo de barreiras, pois o foco é ultrapassa-las todos os dias. Com isso, o empreendedorismo na arquitetura trás muitas vantagens, tais como:

Nós não temos chefe

Somos o nosso próprio chefe, isso é uma vantagem? Com certeza. Se você souber guiar esses passos, a liberdade para possuir o negócio da melhor forma é alcançável.

Veja também:  ArchiCAD: O que é? Para que serve? Como funciona? Vale a pena?

empreendedorismo na arquitetura

É claro que é um caminho com muita determinação e também muita cobrança, pois assim poderá separar metas, concluir no prazo e ter um contato com o cliente de forma promissora, onde a realização do projeto é baseada num posicionamento.

Horários

Você pode ter flexibilidades nos horários, ou seja, a partir dessa decisão de ser um empreendedor, o passo de partida é cordialmente dirigido por você. As cargas horarias é apenas um detalhe, porque assim você pode dividir seu tempo da melhor forma.

É fundamental também esse dialogo com o cliente, pois ele precisa saber dos seus horários e se encaixar na sua estrutura de atendimento.

Os horários não podem ser bagunçados, eles podem ser flexíveis, porém, não desorganizados.

Serviços Oferecidos

Quando somos empreendedores, temos a opção de escolher quais os serviços que vamos oferecer, isso é uma vantagem grandiosa, porque assim a divisão na demanda ocorre perfeitamente.

Os serviços devem estar expostos de forma que os clientes saibam qual você oferece e quais não oferecem, porque assim evita perca de tempo e também agiliza nos processos seguintes.

Seu espaço

Ser um empreendedor é ter seu espaço, assim você pode receber seus clientes no seu escritório, ter mais privacidade. O seu espaço também pode ter a sua cara, o seu toque, assim mostra sua identidade e cria certa admiração aos olhos de quem vê.

Desafios de empreender na arquitetura

Você gosta de desafios? Para empreender é preciso estar nessa berlinda, assim como tem muitas vantagens, existem uns percalços difíceis para ultrapassar.

empreendedorismo na arquitetura

Geralmente, conquistamos experiências através dos nossos estágios ainda na faculdade, porém, aprendemos realmente no bruto e no final isso é satisfatório. Por isso, aproveite e agarre as experiências, no final alcançará grandes conquistas.

Como abrir um escritório?

É fundamental ter uma organização total, para montar um escritório de arquitetura. No entanto, para isso, comece com uma lista organizada dos passos importante para a constituição de um escritório de arquitetura, isto é:

empreendedorismo na arquitetura

  • Trâmite para abrir empresa;
  • Ter uma carteira de clientes;
  • Contratação de colaboradores;
  • Localização do escritório;
  • Montar e decorar o escritório;
  • Referências;
  • Redes sociais, sites e atendimento online;
  • Lidar com as burocracias.

Conclusão

O sucesso do seu negócio é proporcional ao quanto que você acredita nele.

As pessoas certas vão aparecer na sua vida, basta você estar preparado e vender a sua ideia, vender os seus serviços, vender você, fazer as pessoas acreditarem em você. Tenha uma visão ampla, conquiste o seu cliente e faça-o entender que é possível realizar o sonho dele.

Espero que essas dicas tenham te ajudado. Conte para nós suas experiências. Você está começando na área? Você tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo. Um abraço, até mais.