Como iniciar no Mercado de Projetos Elétricos?
Aprenda agora como você pode iniciar nesse mercado de Projetos Elétricos, se você pode desenhar e assinar e como convencer o cliente a fechar com você.
Para iniciar no ramo de projetos elétricos, é necessário ter conhecimento técnico em instalação elétrica, conhecimento das normas e regulamentações locais, ferramentas e equipamentos específicos para projetos elétricos, habilidades de comunicação e gerenciamento de projetos, e uma licença ou registro para trabalhar com projetos elétricos (arquiteto ou engenheiro).
Quem pode Desenhar e Assinar Projetos Elétricos?
Primeiramente, antes de saber como iniciar no mercado de projetos elétricos, você precisa saber quem pode fazer, assinar, se responsabilizar por esses projetos elétricos, confira:
- Arquitetos (conforme Resolução 21 do CAU) (veja decisão da justiça);
- Engenheiros Civis;
- Engenheiros Eletricistas;
- Técnicos em Eletrotécnica.
Quem pode Desenhar Projetos Elétricos
Suponhamos que você não seja formado em nenhuma área ainda, porém trabalha sob a supervisão de algum profissional formado mencionado acima, será que você pode desenhar esses projetos para esse profissional assinar?
A resposta é SIM, desde que tenha a supervisão dessa pessoa formada, o mesmo acontece para projetos arquitetônicos, onde o funcionário / estagiário desenha esses projetos e passa para o profissional formado assinar.
Por que entrar nesse Mercado de Projetos Elétricos?
O mercado de projetos elétricos é ótimo se você deseja:
- Atuar em uma área de trabalho com menos concorrência;
- Atuar em uma área de trabalho que dá lucro;
- Oferecer novos serviços para seus clientes;
- Tem órgãos que exigem o projeto elétrico, o cliente é obrigado a fazer.
Existem muitas pessoas que não perceberam ainda que podem aumentar o seu faturamento fazendo projetos elétricos. Se você conseguir pegar 1 projeto elétrico por mês, dependendo de quanto cobrar, você poderá aumentar a sua renda anual no mínimo em 24 mil reais.
Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/eletrica-residencial/
Para melhorar ainda mais, existem órgãos que obrigam o cliente a apresentarem o projeto elétrico para aprovarem a licença de obras e / ou fazer a ligação da energia elétrica no lote.
Quando a prefeitura exigir: Existem prefeituras que pedem projetos elétricos completos ou apenas com pontos, você deve conferir isso diretamente com a sua prefeitura, é só ligar na secretaria de obras da sua cidade e perguntar quais são as exigências.
Quando a concessionária de energia exigir: Dependendo da região, a concessionária pode pedir tanto o projeto elétrico completo, ou apenas os pontos, você deve ligar lá para confirmar.
Você pode vender o projeto arquitetônico, execução, projeto elétrico, tudo em um pacote só, aumentando assim o seu faturamento.
Pode ser também que ou a prefeitura ou a concessionaria exigem a RRT ou ART do profissional responsável pelo projeto elétrico.
Como vender Projetos Elétricos?
Você querendo aumentar o seu faturamento, aumentar o leque de serviços prestados e fazer projetos elétricos, agora você precisará vender esses projetos, e, alguns argumentos utilizados com o cliente para facilitar no fechamento desse serviço são:
Evitar custos desnecessários: Comprar a fiação e disjuntores de forma errada vai te fazer gastar dinheiro sem necessidade e / ou queimar aparelhos por falta do dimensionamento correto:
Facilidade na execução: Evitar o quebra-quebra nas paredes por falta de circuitos dimensionados corretamente, tomadas, interruptores, etc.
Edificação pegar fogo: É muito comum em locais sem o projeto elétrico ocorrer o curto-circuito e queima de aparelhos elétricos por falta do dimensionamento correto.
A prefeitura e / ou concessionária de energia exigem o projeto elétrico (quando for verdade): Para aprovar o seu projeto você precisará do projeto elétrico feito.
Perguntas frequentes
Como é feito o planejamento de um projeto elétrico?
O planejamento de um projeto elétrico inclui a avaliação das necessidades elétricas, a elaboração de um projeto elétrico, a escolha dos materiais e equipamentos necessários e a elaboração de um cronograma de execução.
Quais são os passos para iniciar um projeto elétrico?
Os passos para iniciar um projeto elétrico incluem: levantamento de informações, elaboração de projeto básico, elaboração de projeto executivo, obtenção de aprovações e licenças, aquisição de materiais e equipamentos, execução e fiscalização do projeto, e testes e inspeções finais.
Como é feita a comunicação com os clientes em um projeto elétrico?
A comunicação com os clientes em um projeto elétrico é feita através de reuniões, relatórios e documentação detalhada, para garantir que as necessidades do cliente estejam sendo atendidas e que haja transparência no processo de projeto.
Como é feito o gerenciamento de projetos elétricos?
O gerenciamento de projetos elétricos é feito através do uso de ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos, como o uso de um cronograma de projeto, definição de responsabilidades, controle de orçamento, monitoramento e gerenciamento de riscos, e garantir que o projeto esteja em conformidade com as normas e regulamentações locais.
Como é feita a escolha dos materiais e equipamentos em um projeto elétrico?
A escolha dos materiais e equipamentos em um projeto elétrico é feita levando em conta as necessidades específicas do projeto, as normas e regulamentações locais, e as especificações técnicas dos materiais e equipamentos.
Quais são os principais desafios enfrentados em projetos elétricos?
Os principais desafios enfrentados em projetos elétricos incluem garantir a conformidade com as normas e regulamentações locais, gerenciar orçamentos e prazos, garantir a segurança dos envolvidos, e garantir que o projeto atenda às necessidades do cliente.
Como é feita a obtenção de aprovações e licenças para projetos elétricos?
A obtenção de aprovações e licenças para projetos elétricos é feita através de documentação e processos específicos, como submissão de projetos e planos para órgãos reguladores e órgãos de fiscalização.
Quais são os cuidados que devem ser tomados ao iniciar um projeto elétrico?
Os cuidados que devem ser tomados incluem seguir as normas e regulamentações locais, garantir a segurança das pessoas envolvidas no projeto, gerenciar orçamentos e prazos de forma eficiente, e garantir que o projeto atenda às necessidades do cliente.
Como é feita a fiscalização de projetos elétricos?
A fiscalização de projetos elétricos é feita através de inspeções regulares e verificação de conformidade com as normas e regulamentações locais.
Como é feita a busca por novas oportunidades de negócios no segmento de projetos elétricos?
A busca por novas oportunidades de negócios no segmento de projetos elétricos pode ser feita através de pesquisas de mercado, network, participação em feiras e eventos, e manter contato com potenciais clientes e parceiros de negócios.
Quem pode fazer projeto elétrico?
Quem pode fazer projeto elétrico são técnicos, engenheiros e arquitetos registrados no CREA e/ou CAU.
Quanto é o salário de um projetista de circuitos elétricos?
O salário de um projetista de circuitos elétricos é bastante variável, começando com R$2,755 mensais, chegando a R$11.503/mês.
Quem pode fazer projeto fotovoltaico?
O projeto fotovoltaico só pode ser feito por engenheiros elétricos, pois somente ele possui as atribuições necessárias para projetar e executar este projeto.
Quem pode assinar laudo elétrico?
Quem pode assinar laudo elétrico é um engenheiro eletricista ou técnico em eletrotécnica registrado no CREA.
O que é uma RT?
Uma RT ou reserva técnica é uma comissão dada por lojistas de lojas de revestimentos aos profissionais que indicam ou levam seus clientes até a loja.
O que é ART na construção civil?
Uma ART na construção civil é a Anotação de Responsabilidade Técnica, que define quem são os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de atividade técnica, estes profissionais devem ser cadastrados no CREA.
O que um técnico em eletrotécnica pode assinar?
Um técnico em eletrotécnica pode assinar projetos de baixa tensão com até no máximo 800KVA.
O que um tecnólogo pode assinar?
O que um tecnólogo pode assinar é absolutamente nada, pois ele não possui responsabilidade técnica para isso. Tecnólogos não podem assinar projetos. mas possuem responsabilidades em um.
Curso Online de Projeto Elétrico
Aprenda desenhar Projetos Elétricos Completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.
Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto elétrico na sua vida.
Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-projeto-eletrico/
Conclusão
Aprendemos sobre como iniciar nesse mercado de projetos elétricos. Deixe o seu comentário com a sua opinião. Abraços.
Sou Leandro Amaral, técnico eletrotécnico desde 2011, professor de cursos online desde 2013 e arquiteto desde 2016. Assim como apresentar projetos de qualidade mudou a minha vida, acredito realmente que pode mudar outras e desse modo quero compartilhar isso com o maior número de pessoas possível. Ensino meus alunos a despertarem seu potencial máximo na arte chamada Arquitetura. Junte-se a nós. CAU (Registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo): A117921-7.
2 Comentários
Bom dia, Mario, muito bom, na página inicial do nosso site você encontrará mais informações.
Boa Tarde! me chamo! Mario Alves gostaria muito de fazer o curso de projeto elétrico EP01
sou de Desenhista de SPDA e estou Querendo me aprofundar mais nessa área.
Deixe um comentário