Tipos de Interruptores: Quais são? Como funcionam?

Os interruptores estão presentes no nosso cotidiano, embora seja um dispositivo bastante simples, ele exerce uma importância fundamental, pois permite um controle mais adequado da iluminação nos ambientes. Confira agora os tipos de interruptores.

Como funcionam os Interruptores?

Os Interruptores têm a função de ligar ou desligar circuitos elétricos. Sendo usados nas entradas de rede, em todos locais que são necessários a ligação ou o desligamento da energia elétrica. A distribuição dos fios até esses pontos requer estudo minucioso das necessidades do circuito para evitar que no futuro fiquem sobrecarregados.

O seu funcionamento é bastante simples, funciona abrindo ou fechando circuitos elétricos, pelo qual se interrompe (de forma reversível) a passagem de um sinal em um circuito elétrico ou eletrônico. Por isso, geralmente os interruptores que utilizamos para ligar e desligar lâmpadas possuem duas posições: circuito aberto e circuito fechado. Na posição aberta, a energia circula e é distribuída; e na posição fechada, este processo é interrompido.

Interruptores: Como funcionam?

Tipos de interruptores

É importante seguir as recomendações dos especialistas que estão trabalhando na sua instalação elétrica, mas é bem válido que você tenha esse conhecimento para saber opinar durante a instalação e também tenha mais segurança no momento da compra desses materiais. Veja agora os tipos de interruptores:

Interruptor simples

O modelo mais comum é o interruptor simples. Com apenas uma tecla, ele possui uma ligação interna mais simplificada e comanda uma única lâmpada ou conjunto de lâmpadas. O condutor fase está ligado ao interruptor e os condutores neutro e de retorno do interruptor são ligados à lâmpada.

Veja também:  Como Ler e Interpretar um Projeto Elétrico: Aprenda

São indicados para ambientes pequenos e que sejam instalados ao lado da porta, facilitando o acionamento das lâmpadas.

Interruptores: Tipos

Interruptor duplo ou triplo

Esse tipo de interruptor permitem que as lâmpadas sejam acionadas separadamente. Sendo assim, cada tecla do interruptor, seja ele duplo ou triplo, é responsável por acender ou apagar uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas diferentes. Isso sem interferir no funcionando da outra lâmpada ou conjunto. É possível ligar uma sem ligar a outra, ou acionar as duas teclas e iluminar o ambiente por completo.

São indicados para ambientes médios, que podem possuir só uma porta de entrada, mas que possuem pontos diferentes de iluminação.

Interruptores: Tipos

Interruptor paralelo

O interruptor paralelo possui uma instalação mais complexa. A sua funcionalidade é acionar a iluminação em pontos distintos. Nesse sistema você consegue acender a luz quando entra no quarto e apagá-la quando já estiver na cama, pois terão dois pontos instalados que comandam a mesma lâmpada ou conjunto de lâmpadas. Aqui o conector de retorno fica entre um interruptor e outro, ao invés de ser conectado entre a lâmpada e o interruptor.

O interruptor paralelo é geralmente utilizado em ambientes maiores ou onde seja necessário ter a funcionalidade de acender e apagar a iluminação em pontos distintos, como quartos, corredores, depósitos e ambientes com duas portas de entrada.

Interruptor intermediário

O interruptor intermediário suporta mais acionamentos que o paralelo, podendo ser utilizado em circuitos com três ou mais pontos diferentes. Ele deve ser utilizado em conjunto com os interruptores paralelos, assim eles conseguem intermediar a conexão principal.

O uso do interruptor intermediário é recomendado para ambientes grandes, como depósitos, ginásios e grandes lojas, que precisam de mais pontos para acender ou apagar as luzes.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/tipos-de-disjuntores/

Dimmer

O dimmer é o modelo mais moderno, pois com ele é possível controlar a intensidade da iluminação no ambiente. Ele pode controlar lâmpadas incandescentes, halógenas, dicróicas e LED.

É utilizado em quartos e salas, com o objetivo de diminuir a intensidade da iluminação e deixar esses ambientes mais aconchegantes. Além disso, o dimmer pode contribuir para a economia de energia. Antes de fazer essa escolha, confirme com os responsáveis do seu projeto se a instalação é compatível com esse tipo de material.

Interruptores: Tipos

Instalação do Interruptor

Ao escolher o modelo ideal entre os tipos de interruptores, chegou a hora de aprender como instalar interruptor e deixar a sua obra completa. Para isso, será preciso separar os materiais de acordo com a versão do dispositivo que será usada.

Veja também:  Projeto Elétrico Residencial simples ou completo: Como fazer?

Kit de Interruptor Completo

Procure um modelo que consiga se encaixar perfeitamente na caixa. Nas lojas especializadas, há opções em 4x2cm ou 4x4cm. Tire todas as medidas corretamente para evitar o prejuízo de materiais.

Kit de Tomada Completo

Siga o mesmo padrão a cima, para as tomadas que podem ser encontradas em modelos de 4x2cm ou 4x4cm. Compre aquela que apresente o mesmo tamanho do interruptor.

Depois, escolha o modelo que melhor se encaixa na rotina dos moradores. As opções de 20 amperes, por exemplo, são indicadas para aparelhos que tenham resistência ou aqueçam, como aquecedores, secadores de cabelo ou torneiras elétricas. Existem também, as de 10 amperes, que servem para as demais utilidades; e as específicas, recomendadas aos ambientes úmidos.

Fios

Para os fios, o caminho ideal é eleger cabos de cores diferentes para facilitar a identificação da instalação ao fazer reparos ou manutenções. As medidas sugeridas são:

  • Para interruptores: 1,5mm;
  • Para tomadas de 10 amperes: 2,5mm;
  • Para tomadas de 20 amperes: 4mm;

Mas é claro, certifique-se com o profissional responsável se a fiação indicada assim vai atender sem perigos para a instalação.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/fios-de-energia/

Curso Online de Projeto Completo

Aprenda desenhar Projetos Elétricos Completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil e alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto elétrico na sua vidas.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-projeto-eletrico/

Perguntas frequentes

O que é um interruptor no celular?

Um interruptor no celular é uma forma de apagar e ascender as luzes de casa sem ter que se levantar para apertar o interruptor, um bom aliado para momentos onde você não deseja se levantar para apagar ou acender a luz.

Quantas lâmpadas posso ligar em um interruptor?

Você pode ligar quantas lâmpadas quiser em um interruptor, desde que não ultrapasse o limite de 10A, que é a quantidade que um interruptor suporta.

Veja também:  Tipos de Lâmpadas: Conheça as 6 mais comuns

Qual a fonte de energia do circuito simples?

A fonte de energia do circuito simples são pilhas, baterias ou tomadas.

O que é circuito eletrônico?

O circuito eletrônico é uma forma de ligar os pontos elétricos, como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fonte de corrente e interruptores, assim todos utilizam o mesmo caminho para a corrente elétrica.

O que é interruptor e tomada?

O interruptor é o botão onde clicamos para acender uma lâmpada e a tomada é o bocal onde podemos conectar nossos aparelhos para serem ligados.

Como escolher interruptor?

Para escolher um interruptor veja quantas lâmpadas serão utilizadas no mesmo interruptor, assim você se prepara para não sobrecarregar a fiação elétrica.

O que é uma tomada 2P T?

Uma tomada 2P T é uma tomada com três pinos chatos, que possuem dois pontos nos lados e um central, os laterais são os transmissores de energia enquanto o central é o terra.

Qual é o fio neutro da tomada?

O fio neutro da tomada é o da esquerda, o fio terra se localiza no ponto central e o fase á direita.

Conclusão

Nesse artigo mostramos tudo sobre os tipos de interruptores, o que eles são, como funcionam e sobre a sua instalação. Deixe seu comentário abaixo, sobre o que achou do artigo. Abraços.