Aplicativos para arquitetos: Quais usar?

Conteúdo do artigo:

Você já conhece os Aplicativos para Arquitetos? Nos dias de hoje, vivemos com pressa e às vezes não temos tempo de ligar o computador para checar algum detalhe ou informação de um determinado projeto, para isso existem alguns aplicativos que nos auxiliam a economizar tempo, transformando nossos celulares que estão sempre conosco, em uma ferramenta de trabalho.

Aplicativos para arquitetos

Aplicativos para arquitetos: Quais usar?

Aplicativos para arquitetos: Inspiração

Pinterest – iOS e Android

O Pinterest é um dos aplicativos mais acessados para se buscar referências, sendo também possível a realização de um tipo de Moodboard, para fazer essa criação basta adicionar as imagens desejadas ao seu painel público/secreto e escolher as cores e tipografia.

Aplicativos para Arquitetos: Visualização de projeto

AutoCAD 360 – iOS e Android

O aplicativo oficial do AutoCAD permite que você gerencie seus arquivos, faça edições com uma infinidade de ferramentas e utilize para visualize o seu projeto em 2D ou 3D.

iRHINO 3D – iOS

O aplicativo iRHINO 3D é um ótimo aplicativo para apresentação de projetos com a extensão 3DM.

Graphitsoft Bimx – iOS

Se você utiliza modelos BIM, irá adorar este aplicativo, ele simplesmente descreve o projeto em BIM no seu celular, sendo possível que toda a equipe de projeto e construção o utilize e saiba o andamento do projeto.

Visuartech – iOS e Android

O Visuartech é um aplicativo que permite apresentações de realidade aumentada, deixando sua apresentação mais criativa e atraente.

Aplicativos para Arquitetos: 3D

Photosynth – iOS

O Photosynth reúne determinadas imagens e as transforma em uma panorama de 360° em alta resolução.

Autodesk Formit – iOS e Android

O Autodesk Formit te permite editar e criar arquivos com modelo Revit.

MagicPlan – iOS e Android

O MagicPlan cria plantas automáticas, utilizando somente a câmera do celular, basta apontar o celular, esperar e pronto, sua planta estará pronta, agora é só compartilhar em formato PNG, PDF ou DXF.

Veja também:  Como ganhar Dinheiro Rápido com Arquitetura: [2 FORMAS]

Homestyler Interior Design – iOS e Android

Se você gostaria de adicionar mobiliários ou decoração às suas fotos para ver como ficaria, o Homestyler Interior Design veio para suprir esta necessidade.

RoomScan Pro – iOS

O RoomScan Pro funciona como uma trena, mas seria uma trena muito mais avançada, pois além de medir os espaços ele cria uma planta em minutos, tudo isso utilizando sensores de seu smartphone.

Aplicativos para Arquitetos: Visualização de projeto

Aplicativos para Arquitetos: Visualização de projeto

Aplicativos para Arquitetos: Desenho e sketch

Adobe Illustrator Draw – iOS e Android

Se você já é usuário dos produtos Adobe, irá querer ter o Adobe Illustrator Draw, este aplicativo te permite fazer esboços rapidamente, utilizando camadas e também é possível integrar com o Photoshop ou Illustrator do computador.

Adobe Ideas – iOS

Diferente do Adobe Illustrator Draw, o Adobe Ideas também é um ótimo aliado para momentos de esboçar ideias, mas não possui tantas opções de exportação.

Autodesk Sketchbook – iOS e Android

O Autodesk Sketchbook é considerado por muitos como um dos melhores aplicativos para se fazer croquis, utilizado bastante em Ipads e tablets, ele conta com a opção de escanear ou tirar fotos para fazer parte de seu desenho.

Paper by 53 – iOS

Considerado o aplicativo do ano da Apple em em 2012, o Paper by 53 é um aplicativo simples de ser utilizado, mas que pode obter resultados grandiosos quando o assunto é desenho.

Morpholio Trace – iOS

O aplicativo Morpholio Trace permite a criação de desenhos arquitetônicos, também sendo possível utilizar imagens para que o usuário faça desenhos por cima, funcionando como uma espécie de treino.

PadCAD – iOS

Utilizado para criação de projetos pequenos, o PadCAD permite exportar seus arquivos para programas da Autodesk.

Concepts – iOS

Concepts é um aplicativo não só utilizado por arquitetos, como por designers e ilustradores, seu objetivo é de fazer com que seus usuários exercitem sua criatividade, utilizando ferramentas precisas para desenho.

Shapr3D – iOS

No início de um projeto, quando estamos trabalhando a fase conceitual, gostamos de fazer rabiscos para termos ideias e o Shapr3D é um aplicativo que te permite alternar de projetos bidimensionais para tridimensionais, auxiliando na tomada de decisões.

Aplicativos para Arquitetos: Desenho e sketch

Aplicativos para Arquitetos: Desenho e sketch

Aplicativos para Arquitetos: Ajuda na hora do projeto

Photo Measures – iOS e Android

Esqueça as anotações de medidas em blocos de papel, o Photo Measures te permite anotar as medidas de um espaço em cima da fotografia do ambiente, facilitando a compreensão no momento de projeção.

Clinometer – Android

O Clinometer mede a o ângulo de inclinação de superfícies, funcionando como um nível de bolha.

Cálculo de materiais Gypsum Drywall – Android

Se você for utilizar Drywall em seu próximo projeto, eu recomendo que você utilize o Cálculo de materiais Gypsum Drywall, pois ele calcula qual a quantidade de material necessário para montar uma parede, forro ou revestimento em Drywall.

Architect´s Formulator – iOS

Você se lembra de todas as fórmulas matemáticas necessárias em um projeto arquitetônico? O Architect´s Formulator armazena mais de 400 fórmulas matemáticas, para você utilizar quando necessário.

myPANTONE – Android

myPANTONE é um grande aliado na escolha de cores para um projeto, nele você tem acesso a toda a biblioteca de cores Pantone, podendo também criar a sua própria paleta de cores.

Coral Visualizer – Android

Com o aplicativo Coral Visualizer é possível você simular suas próximas cores dentro do seu celular, visualizando pela câmera as paredes já pintadas, como um truque de mágica. Basta conhecer os catálogos de cores, criar combinações, que a realidade aumentada fará todo o trabalho, podendo desenvolver a psicologia das cores.

Veja também:  Briefing de Arquitetura: Como fazer em 6 Passos + 1 Presente

Concept Idea Calculator – iOS

É comum na fase inicial de um projeto, nós testarmos a viabilidade da estrutura de um projeto, o Concept Idea Calculator te ajuda exatamente neste quesito.

Aplicativos para Arquitetos

Aplicativos para Arquitetos: Organização

Countdown – iOS e Android

O Countdown funciona como uma agenda virtual, onde você pode agendar reuniões, compromissos e organizar seus prazos, conforme vai chegando perto da data limite de seus prazos, o número de notificações aumentam, para que você não se esqueça do compromisso.

Trello – iOS e Android

Talvez o aplicativo de organização mais utilizado, o Trello é um organizador de tarefas e projetos, sendo muito utilizado na gestão de equipes, porque ele te permite controlar todas as fases de um projeto, monitorar o progresso, adicionar listas de tarefas e muito mais.

Agendor – iOS e Android

Muito utilizado na área comercial, o Agendor é um aplicativo que te permite aumentar o número de clientes, pois ele armazena as informações de seus clientes, desenvolve a comunicação entre a equipe de vendas, possibilita mais controle sobre ações comerciais e no final te fornece um relatório detalhado sobre o desempenho de vendas.

Aplicativos para Arquitetos: Para ocasiões específicas

MobiArq Protagonista – iOS e Android

Se você encontrou alguma irregularidade na obra, o MobiArq Protagonista te permite fazer denúncias diretamente ao CAU, através do envio de imagens e relatos.

Sun Seeker – iOS e Android

O Sun Seeker é um aplicativo onde te fornece informações referentes a posição do sol, te permitindo analisar como a luz atinge o espaço ou terreno que será trabalhado, com essas informações você poderá trabalhar questões de conforto térmico em seu projeto.

ArchiSnapper – iOS e Android

Caso você não goste de fazer anotações em suas visitas de obra, o ArchiSnapper te permite tirar fotos e fazer anotações em cima dessas imagens.

DroneDeploy – iOS e Android

Você gostaria de ter uma imagem do seu terreno feita a partir de um drone? O DroneDeploy faz imagens automáticas a partir do trajeto do voo de drones, sendo útil no mapeamento da região.

Reforma simples – iOS e Android

O Reforma Simples é um aplicativo que reúne dados oferecidos pelo SINAPI, onde você pode calcular os custos de uma reforma, desde os materiais, mão de obra e encargos complementares.

Aplicativos para Arquitetos: Para ocasiões específicas

Aplicativos para Arquitetos: Para ocasiões específicas

Perguntas frequentes

O que é maquete eletrônica?

A maquete eletrônica nada mais é do que uma imagem 2D ou 3D usada para simular ambientes de um projeto.

A intenção é justamente simular ambientes, que seriam inviáveis de se reproduzir devido ao alto investimento financeiro requerido, de forma tão realista que quase não se note a diferença.

A maquete é importante para que seja possível estudar bem o modelo e visualizá-lo previamente antes de se iniciar a execução, isso auxilia muito na hora de apresentar o projeto ao cliente, ele tem a possibilidade de avaliar a construção antes mesmo de ela sair do papel.

Qual o melhor programa para arquitetos?

Os melhores programas para arquitetos são:

Alguns dos mais utilizados hoje em dia são:

  1. SkecthUp – Este é um dos softwares CAD que possui versão gratuita. É uma excelente ferramenta de desenho e modelagem. No SketchUp é possível criar pequenas animações.
  2. Autocad –  O Autocad te permite fazer tanto desenhos 2D quanto 3D. Comumente usado para desenhos técnicos, é possível fazer modelagem 3D e ainda facilita a comunicação entre profissionais trabalhando no mesmo projeto.
  3. 3DS Max – Também desenvolvido pela Autodesk, ele é bem parecido com o Autocad e é principalmente usado na indústria de vídeo game. Possui gráficos excelentes e por isso é muito usado pelos profissionais de arquitetura e design para pré- visualização.
  4. Revit – O Revit faz parte de uma tecnologia que está em ascendência, o BIM (Building Information Modeling), em português Modelagem de Informações de Construção. Este é um programa que teve suas funções desenvolvidas pensando nos profissionais de arquitetura. Nele também é possível compartilhar o acesso, assim qualquer colaborador pode entrar e editar o modelo.
  5. Blender – Também conhecido como Blender3D ele é um programa de código aberto usado para modelagem, animação, texturização, composição, renderização e edição de vídeos. Ele está disponível para diversos sistemas operacionais.
Veja também:  Gestão de obras: o que é, como gerenciar e dicas de ouro

Qual é o melhor programa para renderizar imagens?

O melhor programa para renderizar imagens, irá depender da sua necessidade, pois o Vray de maneira global ganha na qualidade do Lumion por ele ter um pouco de controle a mais sobre a imagem, só que aí entra uma situação; Se você quer mais qualidade você vai demorar mais tempo na hora de renderizar, consequentemente você vai precisar cobrar mais caro. Mas comparando a qualidade do Lumion para mim está impecável.

O que é renderização de imagens?

Renderização de imagens é transformar o seu projeto 3D modelado no Sketchup, Revit, Archicad ou qualquer outro programa e renderiza em uma foto realista.

Qual o render mais fácil para SketchUp?

O Lumion é o render mais fácil para Sketchup, pois ele possui materiais já configurados, já no Vray você vai precisar alterar várias coisas para configurar o material da maneira que você deseja.

Como elaborar um projeto de arquitetura?

Para elaborar um projeto de arquitetura, faça um bom planejamento do projeto! Abaixo seguem algumas dicas para te ajudar com isso!

1. Conheça o terreno;

2. Levantamento das necessidades da construção;

3. Pré-projeto;

4. Croqui;

5. Planta, corte ou 3d;

6. Maquetes;

7. Faça cálculos;

8. Aprovação da prefeitura;

Por que os arquitetos saíram do CREA?

Os arquitetos saíram do CREA, para formar o CAU, um conselho específico para arquitetos.

Qual a diferença entre o Crea e o CAU?

A diferença entre o Crea e o CAU, é que o CREA é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, enquanto o CAU é o Conselho de Arquitetura e Urbanismo.