Sabe o que é SketchUp?

Se você está iniciando sua carreira como arquiteto, engenheiro civil ou designer de produtos ou interiores é importante saber que há vários softwares no mercado que podem construir uma maquete virtual, e um dos principais nomes da atualidade é o Sketchup.

O que é Sketchup e para que serve?

Se você nunca ouviu falar, o SketchUp é um software próprio para criação e desenvolvimento de modelos 3D. Ele auxilia a apresentação comercial e torna o projeto mais real.

Foi desenvolvido originalmente pela At Last Software, uma empresa estadunidense com sede em Boulder, Colorado, no ano de 2000. Pela facilidade de manuseio a Google se interessou e comprou o programa, após várias versões, em 2012 uma empresa chamada Trimble comprou o programa e vem dando todo o suporte e desenvolvendo melhorias desde então.

Existem algumas versões diferentes do SketchUp, cada uma voltada à um público. Versões gratuitas, tanto para download quanto online estão disponíveis com recursos básicos.

Eles disponibilizam também versões gratuitas básicas para estudantes e professores de ensino fundamental e médio.

Versões com preço especial para estudantes e professores de ensino superior que saem por cerca de U$ 55 .

Para fins profissionais existem 3: SketchUp Shop, SketchUp Pro e SketchUp Studio. A versão Shop é a única que não pode ser usada off-line. Elas variam de U$ 119,00 à U$ 1.199,00 por ano.

A diferença entre as versões está na possibilidade de desenvolver projetos mais complexos, um dos recursos mais interessantes na versão Pro é “criar folhas de projetos” nessa opção o usuário consegue criar um esboço detalhado em 2D por exemplo, além disso é possível compactar o arquivo em AutoCad e Adobe Illustrator, coisa que a versão free não oferece.

A versão free também não deixa a desejar, você pode criar diversos planos em 3D, o programa é um dos mais completos do mercado e você pode moldar seu projeto em detalhes, adicionando móveis, peças de decoração, texturas e tudo o que precisar para que o projeto final tenha um excelente resultado e seja fiel a realidade.

O programa saiu a frente e já está pensando na BIM, que significa Modelagem de Informação da Construção, que é o futuro do setor e será uma regra em todos os projetos daqui a alguns anos.

Como funciona o SketchUp?

Como funciona o SketchUp?

Como funciona o SketchUp?

O SketchUp funciona de forma bem mais intuitiva do que os outros softwares presentes no mercado hoje. É um software bem claro e simplificado, com ferramentas bem definidas e desenvolvidas. Possibilita a fácil elaboração de diferentes formas e volumes.

Com a criação do seu modelo arquitetônico através do SketchUp podemos aumentar a percepção espacial dos objetos e ambientes.

Além do projeto arquitetônico, o programa também permite a modelagem de topografias mais complexas. A implantação por sua vez pode ser repensada e alterada de forma prática.

Por possuir uma biblioteca ampla e grande possibilidade de variações é fácil a aplicação de matérias e objetos nas cenas. O SketchUp tem um leque infinito de aplicações.

O SketchUp também tem a função de cálculos de área que auxilia no orçamento de pintura e revestimentos. O programa possui uma barra de ferramentas porém também é possível executar alguns comandos através de atalhos no teclado, os comados principais são:

Veja também:  Como baixar e Instalar o Sketchup 2018 - Versão de Teste

Q – Girar
E – Apagar
R – Retângulo
T – Régua
O – Orbit
P – Push/Tração
L – Linha
Z – Zoom
C – Círculo
B – Balde de tinta
M – Mover

Um dos diferenciais do Sketch é a geolocalização. Esta função permite o posicionamento do projeto exatamente no lugar que será construído no mapa, através da latitude e longitude.

A partir daí é possível fazer estudos de insolação e ventos com resultados mais precisos.

Como o SketchUp pode te beneficiar em sua carreira

 SketchUp programa

Como o SketchUp pode te beneficiar em sua carreira

As funcionalidades são simples e não requer um curso extenso, fazendo um curso nas horas vagas você já consegue criar diversos planos em 3D com excelentes resultados, ou seja, com dedicação em pouco tempo você pode criar apresentações profissionais.

Muitas empresas e profissionais já não abrem mão desta ferramenta, não só pela facilidade de uso mas também pela grande quantidade de recursos e itens de detalhamento que ela disponibiliza que facilita na hora de compor uma ideia.

O programa foi desenvolvido para dar vida a projetos que antes levavam muito tempo para serem desenvolvidos e exigiam muitos dos profissionais como por exemplo a necessidade de ter habilidade quase impecável em desenhos à mão.

Com o auxílio desta ferramenta você otimiza seu tempo e monta apresentações cativantes que dão força e presença aos seus projetos e consequentemente à sua carreira.

Usar o Sketchup não é nenhum bicho de sete cabeças, mas tenha em mente que quanto mais você souber e quanto mais treinar, melhor seus projetos serão e mais profissional o seu trabalho parecerá.

Quais as vantagens do Sketchup em relação a outros softwares?

vantagens do Sketchup

Quais as vantagens do Sketchup em relação a outros softwares?

Em meio a tantos softwares de qualidade voltados para modelagem 3D, por que escolher o SketchUp? Nós te ajudamos com essa dúvida e mostramos as maiores vantagens e desvantagens do SketchUp.

Uma das maiores vantagens do SketchUp é o fato de que o trabalho final pode ser visualizado no espaço sem precisar renderizar e é muito fácil anexar e editar texturas e tem uma ótima adaptação ao objeto.

Se você é da área da construção (arquitetura e engenharia) este programa será um ótimo parceiro pois foi desenvolvido pensando exatamente nesse público e suas necessidades.

Ele é compatível com os sistemas operacionais mais usados hoje (Windows e Mac) e uma vantagem é ele possuir uma versão gratuita e versões especificas voltadas à estudantes, professores e profissionais da área.

Ele permite a instalação de diversos plug-ins que só agregam cada vez mais coisas ao programas, portanto é possível adapta-lo às necessidades do seu projeto.

E as desvantagens do Sketchup?

Ao mesmo tempo que alguns consideram os plug-ins uma vantagem, outros consideram desvantagem. De uma forma ou de outra você vai acabar precisando deles pois no sketch, em seu formato cru pode faltar alguns recursos mais específicos.

Se você aprender a lidar com os plug-ins sua experiência no SketchUp tem tudo para ser um sucesso pois muitos dos problemas do programa podem ser resolvidos com eles. Sem contar que os desenvolvedores estão sempre trabalhando para melhorar o sistema a cada nova versão.

Veja também:  Sketchup travando ou pesado? Otimize a Placa de Vídeo Nvidia

Como usar SketchUp: dicas práticas

Como usar SketchUp

Como usar SketchUp: dicas práticas

Apesar de ser um programa relativamente fácil de aprender a usar, o sketch tem uma infinidade de funções e ferramentas então é necessário estar sempre se atualizando e estudando o programa para domina-lo cada dia mais.

Agora, já possuindo um conhecimento básico é possível projetar e por isso separamos algumas dicas que são essenciais para desenvolver um modelo sem maiores problemas.

1. Organize seu modelo.

Conforme for desenvolvendo seu modelo é muito importante mantê-lo em ordem para evitar problemas em edições futuras. Para isso existem as ferramentas grupos e componentes que te permitem isolar e editar diferentes partes dos modelos e objetos sem interferir nos elementos ao redor.

2. Utilize a biblioteca.

O SketchUp disponibiliza uma biblioteca muito ampla e ela é chamada de “Warehouse”. Adicionar mobiliário e objetos aos seus modelos é de extrema importância pois eles ajudam a dar um senso de escala e vida ao projeto.

3. Geolocalização.

Desde que passou pelo Google, o programa ficou mais integrado com o sistema de satélite, então é possível importar imagens de satélite e topografia para melhor localizar o projeto no local da construção.

4. Edite materiais e texturas.

Aqui fica um dos fortes do SketchUp, ele nos possibilita editar as texturas dos materiais, basta importar uma textura para a paleta de matérias e clicar em “editing tools” e modifica-las até que se adaptem as necessidades do projeto.

5. Crie animações.

Para criar animações é muito simples: crie diversas cenas e depois edite a transição entre elas. Cenas em sequencias dão a impressão de estar passeando pelo lugar.

Dicas de plugins para Sketchup

Dicas de plugins para Sketchup

Dicas de plugins para Sketchup

Os plug-ins são ferramentas para facilitar modelar algo que sem eles, até são possíveis mas dariam muito trabalho.

Alguns plug-ins ajudam na agilidade do fluxo de trabalho. Por isso é importante encher sua barra de ferramentas com os plug-ins que lhe serão mais necessários.

Normalmente criadas por desenvolvedores independentes por isso precisam ser instaladas no software original. Um dos plug-ins mais conhecidos para sketchup é o V-Ray que é um render usado para deixar as imagens mais realistas.
Existe uma extensa lista de plug-ins e aqui te apresentamos alguns deles:

  • Follow-me – Usado para fazer esferas e eixos ornamentados.
  • Angular Dimension – Permite calcular e desenhar na superfície de um volume.
  • Chain Along Path – Com ele você pode criar uma turbina helicoidal selecionando uma curva e uma forma predefinida. Muito útil para costuras, vedações, molas, tensores e cabos.
  • LSS Matrix – Aqui você pode criar uma sequência de componentes apenas atualizando o bloco inicial.
  • Components – Este plugin permite replicar um componente em uma superfície.
  • Camer Tools – A ferramenta oferece uma série de câmeras novas para a animação dos seus projetos.
  • Round Corner – Idêntico ao comando Fillet do software CAD. Ele arredonda as bordas dos objetos.
  • Unwrap and flatten faces – Esta extensão te permite decompor as formas de um modelo 3D e planifica-las.
  • Floor Generator – Ele permite a criação instantânea de pisos, decks, tijolinhos e muito mais.
  • Solar North – Com uma facilidade imensa ele te permite trocar o posicionamento do sol no SketchUp.
Veja também:  Como baixar e instalar o Sketchup 2019 - Versão de Teste

O que é renderizar no Sketchup?

renderizar Sketchup

O que é renderizar no Sketchup?

Um modelo pronto no SketchUp é de simples e sem muitos detalhes de realismo. Para atingir aquele feito realista é preciso renderizar a imagem. O render vai conseguir adicionar detalhes de sombra e profundidade, reflexo, iluminação e muito mais.

O segredo para uma renderização de qualidade no Sketchup é instalar um bom plugin. Como já falamos anteriormente existem muitas opção de plugin de renderização para sketch, mas o mais conhecido é o V-Ray.

Então para renderizar no SketchUp é necessário instalar o aplicativo de extensão e começar com a aplicação dos materiais. Depois é só ajustar a iluminação e clicar para renderizar.

Configurar o V-Ray é mais fácil do que parece, são dois principais fatores para ficar atento. O primeiro é o tamanho e o segundo é qualidade. O tamanho da sua imagem é definido pela quantidade de pixels que ela possui.

Para a apresentação de um projeto ao cliente, aconselhamos a sempre levar uma imagem HD, para isso sua imagem precisa ter pelo menos 1920 x 1080 px. O mesmo para a definição da qualidade, preze apresentar ao cliente sempre na maior qualidade de imagem possível.

Cursos de SketchUp

Agora que você já sabe o que é SketchUp, pra que ele serve, e até já recebeu dicas dos comandos mais básicos, é hora de colocar em ação!

A prática nos leva a perfeição e não tem nada melhor do que aprender desde o começo da forma correta e nós temos o método perfeito para você!

Com uma metodologia exclusiva, no nosso curso de SketchUp e AutoCad você pode aprender desde técnicas de modelagem 3D e texturização à animações e renders realistas!

Quer saber mais sobre nossos cursos? Clique aqui

E aí, pronto para encarar?

► QUER APRENDER MAIS?
► ACESSE:
➜ Cursos Completos: https://arquitetoleandroamaral.com/
➜ Instagram: https://arquitetoleandroamaral.com/instagram
➜ Facebook: https://arquitetoleandroamaral.com/facebook
➜ Youtube: https://arquitetoleandroamaral.com/youtube
➜ E-mail: [email protected]

Baixe gratuitamente os nossos materiais gratuitos:

BANNER-MATERIAIS-GRATUITOS

Você quer aprender a instalar o Sketchup gratuitamente? Acesse:

Como baixar e instalar o Sketchup 2019 – Versão de Teste