Como usar o Sketchup: Primeiros Passos

Como usar o Sketchup? Aprenda nesse artigo os primeiros passos para usar o programa de forma correta e fácil. Confira.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Como usar o Sketchup: Guia passo a passo

Funções do mouse

Se você dominar os atalhos e o mouse no Sketchup, você terá muita praticidade nas execuções. Girando a bolinha do mouse para frente, daremos zoom, girando a bolinha para trás, reduziremos o zoom. Se clicar na bolinha e arrastar com o mouse, ele faz o orbit, ou seja, rotaciona o projeto 3D.

Ao apertar a tecla shift e clicar na bolinha do mouse, segurar o clique e arrastá-lo, teremos a função de pan, ou seja, arrastar o campo de visão do nosso projeto. Esses atalhos também estão na parte superior do programa.

Botão direito

Clicando com o botão direito em cima da face criada, teremos algumas opções, como mostra a imagem abaixo.

Como usar o Sketchup

Agora apertando em Ctrl A para selecionar tudo e apertando a tecla M, você conseguirá mover o objeto selecionado para onde quiser.

Como usar o Sketchup

Com o objeto selecionado e apertando a tecla Ctrl sem utilizar o mouse, você consegue criar uma cópia desse objeto.

Veja também:  Textos no Layout do Sketchup: Como configurar

Seleção

Como usar o Sketchup

A seleção na grande maioria dos programas de desenho funcionam de forma parecida. Se clicarmos da esquerda para a direita, será diferente do que se clicarmos da direita para a esquerda. Qual a diferença?

Se você clicar no botão esquerdo do mouse e arrastar o clique para selecionar algum objeto a esquerda, em qualquer objeto que você encostar, seja por completo, seja por inteiro, será selecionado, ou seja, com a seleção no sentido da esquerda, tudo o que você encostar será selecionado.

Já se você clicar no botão esquerdo do mouse e arrastar o clique para selecionar algum objeto a direita, somente serão selecionados os objetos que estiverem por inteiro dentro da caixa de seleção, ou seja, com a seleção no sentido da direita, somente objetos completos dentro da caixa que serão selecionados.

Seleção tradicional

Dentro do Sketchup, você também pode usar a seleção tradicional, para isso basta apenas clicar com o botão esquerdo no objeto desejado.

Copiar Objetos

Para copiar algum objeto no Sketchup, basta selecioná-lo, apertar a tecla ctrl, clicar na tela e dar a direção que quer criar a cópia, você pode também apertar as setas direcionais do teclado para copiar esse objeto no eixo, além de poder digitar a distância exata que deseja esse objeto.

Linha

Como usar o Sketchup

Para desenhar uma Linha no Sketchup, basta apertar a tecla L, esse é o atalho. Se quiser fazer essa linha reta em algum eixo, aperte as teclas direcionais do teclado para travar essa linha.

Veja também:  Tutorial Layout do Sketchup: Iniciando

Como usar o Sketchup

Se apertar a tecla esquerda do teclado, trava o desenho no eixo verde. Se apertar a tecla de cima do teclado, trava a linha no eixo azul e se apertar na tecla direta, irá travar no eixo vermelho.

Como usar o Sketchup

Unidades do Sketchup

Para alterar as unidades do seu projeto no Sketchup, vá até o menu janela, informações do modelo, dentro de unidade, selecione a unidade desejada.

Como usar o Sketchup

Copiar vários objetos em distâncias iguais

Vamos supor que você queira colocar 5 palmeiras a 2 metros de distância uma da outra, para fazer isso, basta selecionar uma palmeira, apertar a tecla M, apertar a tecla CTRL, dar a direção, digitar 2 metros, digitar *4, pronto, serão colocadas 4 palmeiras a 2 metros uma da outra, totalizando 5 palmeiras.

Como usar o Sketchup

Tem outra forma, só que ao invés de digitar *4, você digitar /4, o Sketchup vai colocar 4 objetos espaçados igualmente dentro do comprimento desejado.

Como usar o Sketchup

Conclusão

Aprender como usar o Sketchup é algo simples, esse foi o primeiro tutorial, confira os demais aqui no nosso blog. Deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder.

Você pode também conhecer todos os materiais sobre arquitetura, engenharia e design disponíveis no site. Abraços e até mais.