Pensando em abrir um escritório de arquitetura?

O sonho de vários profissionais da área de arquitetura, no Brasil, é o de abrir a sua própria empresa, um escritório de arquitetura.

Com foco em ajudá-lo nessa árdua tarefa, seguem abaixo alguns passos para facilitar e agilizar o processo.

Antes de mais nada, esteja ciente que este pode ser um processo desasfiador e que pode levar algum tempo para que o seu escritório de arquitetura esteja funcionando a pleno.

Isso acontece porque o processo é um pouco burocrático e leva pelo menos 50 dias e  pode vir a custar cerca de dois salários mínimos.

 

Procure orientação profissional…

Antes de tudo, eu indico que a melhor alternativa é a de contratar um advogado e um contador, que podem ser parceiros da sua empresa e negócio de arquitetura e te orientar em todos os processos burocráticos que você possa vir a enfrentar como empresário do ramo.

O advogado pode lhe auxiliar na elaboração do contrato social e nos contratos comerciais que  irá estabelecer com seus clientes após abrir o seu escritório de arquitetura.

Este profissional também pode auxiliar em uma etapa muito importante da arquitetura, que é o registro da sua marca e – se for o caso – do seu logotipo. É importante formalizar esses registros e evitar que no futuro alguém registre um nome ou logotipo igual ou semelhante ao seu, o que obrigará a alterar o nome do sua empresa e escritório de arquitetura.

Já o contador é essencial, pois ele auxilia no planejamento financeiro e tributário, visto que a legislação tributária em nosso país é bastante complexa.

O contador também irá lhe auxiliar a definir qual o regime tributário mais adequado ao o seu caso: microempresa ou simples nacional. Definido esse passo, é necessário realizar os registros legais.

 

Mas quais são os Aspectos legais?

Para abrir seu escritório de arquitetura é necessário realizar os devidos registros. São eles:

– Registro do nome e marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual)

– Registro legal na Junta Comercial.  realizar essa etapa é necessário levar seu contrato social ou documento equivalente (a depender do tipo de empresa que optou), cópia autenticada do RG e CPF de todos os sócios da empresa (caso seja uma sociedade), requerimento fornecido pela Junta Comercial, ficha de cadastro Nacional modelo 1 e 2 (fornecidos pela Junta Comercial), pagamento de taxas através de DARF.

– Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), emitido pela Receita Federal.

– Cadastro da Empresa na Previdência Social. Mesmo que não tenha sócios ou funcionários, sua empresa deve estar cadastrada na Previdência Social e pagar os devidos tributos.

– Registro no CAU/BR ou CREA. O registro no CAU é feito online através do preenchimento da Solicitação de Registro de Empresa. Já o registro no CREA varia de Estado a Estado.

– Emissão de notas fiscais e autenticação de livros fiscais. A solicitação deve ser feita na Prefeitura ou na Receita Federal.

– Caso seu escritório de arquitetura tenha uma sede física, vai precisar, ainda, do alvará de funcionamento, emitido pela Prefeitura Municipal.

 

Tenha um plano de negócios!

Até parece clichê falar por aqui sobre plano de negócios. Mas elaborar um plano para seu escritório de arquitetura vai ajudar muito nesse processo e no crescimento da sua empresa.

Isso porque um bom plano de negócio inclui todos os aspectos legais, financeiros e mercadológicos que devera levar em conta ao estruturar seu negócio. Além disso, caso esteja cogitando solicitar um empréstimo bancário, um plano de negócio bem estruturado irá mostrar a viabilidade do seu empreendimento, aumentando consideravelmente suas chances de obter o empréstimo para investir no seu escritório.

 

Planeje seu orçamento e garanta os meses iniciais.

É recomendável ter um capital e manter a empresa por, pelo menos, seis meses. Isso porque há muito custo inicial na abertura de qualquer negócio. Além disso, todo início costuma ser difícil, é o período em que está se estruturando no mercado e ainda não possui clientes fixos.

Lembre-se, ainda, que alguns investimentos iniciais são fundamentais, como o local que vai trabalhar (mesmo que seja na sua casa, é preciso estruturar o ambiente como trabalhar com conforto e, se for o caso, receber seus clientes), um computador de alta performance e os softwares necessários ao trabalho (caso ainda não tenha um), alguns materiais da sua empresa e  escritório, telefone corporativo e algum investimento em marketing (afinal, você precisa ser visto para ser lembrado).

 

Tenha um portfólio.

Você precisa ter  material para apresentar ao seu cliente quando realizar a primeira reunião. Não há necessidade de ser algo super elaborado, mas deve ser um material que demonstre seu estilo, personalidade e habilidades profissionais. Faça uma versão impressão e disponibilize uma versão digital em seu site, blog ou rede social.

Pode parecer complicado, mas seguindo os passos acima e com o auxílio dos profissionais certos, abrir a sua empresa será uma realização pessoal e profissional sem dores de cabeça.

O negócio Escritório de Arquitetura está baseado na prestação de serviços diretamente às pessoas físicas, empresas ou governo, que buscam os serviços de arquiteto para suas demandas de projeto e obra civil.

Leia, também, o meu artigo sobre como montar um portfólio!

 

Se especialize e ganhe autoridade!

É muito importante que você seja um especialista dentro da área para poder oferecer um serviço que seja exclusivo para seu cliente.

Por isso, procure dominar as ferramentas que fazem com que seu trabalho saia melhor e temos milhares delas disponíveis, se especialize em pelo menos uma. Neste vídeo aqui eu falo sobre qual é o melhor programa para desenhar em 3D, por exemplo.

A autoridade sempre vem da sua capacidade para conseguir demonstrar que você é um especialista em determinada área do seu trabalho. Como exemplo, na arquitetura, você pode ser um especilista em fazer  maquetes eletrônicas e se tornar uma autoridade nesse nicho.

Bom, por hoje é só!

 

Cursos Completos: https://arquitetoleandroamaral.com/cursos
Materiais Gratuitos: https://arquitetoleandroamaral.com/materiais-gratuitos
Instagram: https://arquitetoleandroamaral.com/instagram
Facebook: https://arquitetoleandroamaral.com/facebook
Youtube: https://arquitetoleandroamaral.com/youtube
E-mail: [email protected]