Como ler Projeto Estrutural: Tudo o que você precisa saber

Como ler projeto estrutural, esse é o tema desse artigo. Confira como aprender a ler projetos de construção civil, as informações mais importantes que você precisa se atentar como quantidade, nome, espaçamento, comprimento e bitola da farragem de cada elemento estrutural.

Você tem duas opções, assistir ao vídeo tutorial e/ou seguir o tutorial em texto abaixo.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

O que é um projeto estrutural?

O projeto estrutural é o detalhamento completo de toda a estrutura da edificação em questão. É o projeto estrutural que vai determinar a quantidade de pilares, vigas, fundações, lajes e escadas, bem como a espessura, quantidade, comprimento e espaçamento das ferragens que vão compor os elementos estruturais.

Como ler Projeto Estrutural Residencial?

Ler um projeto estrutural é uma tarefa simples, principalmente se você fizer por partes, por exemplo, ler só o esquema da sapata, fundação, viga baldrame, pilar, etc. Sempre separe os tópicos. Para te auxiliar nessa tarefa, nós dividimos um projeto completo em tópicos, confira:

Planta de gabarito e locação:

Como ler planta de gabarito e locação?

Como ler planta de gabarito e locação?

É através dessa planta de locação que se consegue locar a construção no terreno, sabendo as posições corretas de pilares e mostrando detalhes coerentes, como eixos, o eixo é o ponto zero e geralmente começa da esquerda para direita de cima para baixo.

Planta de Eixos

Planta de Eixos

O eixo se considera o ponto zero, nesse caso é divisa, ou seja, é a divisa da construção, se não fosse divisa precisaria informar a partir da onde que seria esse pilar, a posição no terreno.

Como ler projeto estrutural?

Como ler projeto estrutural?

Observando que o primeiro pilar está a 7,5cm do canto, o segundo está a 222,5cm do canto, portanto, essas informações são necessárias para que o pedreiro saiba posicionar os pilares na posição exata.

como ler projeto estrutural

É muito importante locar a obra através dos eixos, assim, caso a medida de um pilar saia diferente, a locação da obra não se alterará.

Essa é a planta de locação, é muito importante para o posicionamento de forma ordenada sem alterações de espaços no terreno.

Planta estrutural de fundação:

A fundação é a estrutura responsável por transmitir ao solo as cargas provenientes da edificação. Mostraremos dois tipos, a de canto e aqui fica no meio, cada uma tem suas particularidades.

Fundação de canto:

A fundação de canto é tipo a sapata pé de pato, ou seja, a S1: SAPATA1 corresponde o P1: PILAR1 sabemos que é exatamente a planta dessa fundação.

COMO LER PLANTA DE FUNDAÇÃO?

COMO LER PLANTA DE FUNDAÇÃO?

Para cavar essa fundação, basta encontrar o eixo e cavar a sapata na profundidade que foi especificada em projeto. Por exempo, foi cavado a sapata de 85cm e 100cm de largura, com 100cm de profundidade, assim entende-se todas as profundidas das sapatas.

Como ver a profundidade da sapata?

Como ver a profundidade da sapata?

Usamos a VAR de 100+/-30. A quantidade da concretagem estará especificada no projeto, nesse projeto é de 30 cm.

Veja também:  Primeira Reunião com Cliente de Arquitetura: O que fazer

Fundação de meio:

Para cavar essa fundação, basta encontrar o eixo e cavar a sapata na profundidade que foi especificada em projeto. Por exempo, foi cavado a sapata de 95cm e 115cm de largura, com 100cm de profundidade, assim entende-se todas as profundidas das sapatas.

como ler projeto estrutural

Como ler armadura de fundação?

Para ler armadura de fundação (sapata), é necessário se familiarizar com alguns termos, como por exemplo quantidade, nome, espaçamento, comprimento e bitola da farragem.

As ferragens da fundação pode ser representadas assim:

COMO LER ARMADURA DE FUNDAÇÃO?

COMO LER ARMADURA DE FUNDAÇÃO?

Para executar a ferragem dessa fundação, precisaremos de 8 ferros de 10 mm, na medida exata de 122 cm, os 8 ferros posicionados a cada 13 cm. Serão colocados dividindo os 122 cm: 79 cm de comprimento, dobrando 24 cm de cada lado para cima.

como ler projeto estrutural

Na lateral, precisaremos de 7 ferros de 10 mm, na medida exata de 137 cm, os 7 ferros posicionados a cada 13 cm. Serão colocados dividindo os 137 cm: 94 cm de comprimento, dobrando 24 cm de cada lado para cima.

Finalizando a parte da armadura da sapata com a grade, lembrando que para fazer amarrar essa ferragem, geralmente usamos o arame recozido.

Para executar a ferragem dessa outra fundação, precisaremos de 10 ferros de 10 mm, na medida exata de 132 cm, os 10 ferros posicionados a cada 12 cm. Serão colocados dividindo os 132 cm: 89 cm de comprimento, dobrando 24 cm de cada lado para cima.

como ler projeto estrutural

Na lateral, precisaremos de 12 ferros de 8 mm, na medida exata de 153 cm, os 12 ferros posicionados a cada 8 cm. Serão colocados dividindo os 153 cm: 109 cm de comprimento, dobrando 24 cm de cada lado para cima.

Como ler armadura estrutural de pilar de arranque?

Para ler armadura de pilar de arranque, é necessário se familiarizar com alguns termos, como por exemplo quantidade, nome, espaçamento, comprimento e bitola da farragem. O pilar da fundação é o que sai da fundação até o nível do solo.

COMO LER ARMADURA ESTRUTURAL DE PILAR DE ARRANQUE?

COMO LER ARMADURA ESTRUTURAL DE PILAR DE ARRANQUE?

Nesse exemplo, usaremos 6 ferros de 10 mm, com comprimento variável  VAR, pois depende da profundidade da fundação. Por exemplo, se for 100 cm de fundação, soma-se de 79 cm + 100 cm + 38 cm, totalizando o valor estimado para o pedreiro.

Porque tem a divisão dessa perna de 79 cm? Porque essa perna encaixa-se em cima da fundação, permitindo o pilar travar na fundação.

como ler projeto estrutural

Nesse outro exemplo, serão necessários 4 ferros de 10 mm, com comprimento variável  VAR, pois depende da profundidade da fundação. Por exemplo, se a fundação for de 100 cm, soma-se de 89 cm + 100 cm + 38 cm, totalizando o valor estimado para o pedreiro.

Para que servem os estribos?

Os estribos servem para absorver esforços cortantes em peças de concreto armado. Sua função é não permitir o pilar ou viga abrir com o peso do concreto.

PARA QUE SERVEM OS ESTRIBOS?

PARA QUE SERVEM OS ESTRIBOS?

Qual é o espaçamento entre estribos?

Essa informação está presente no projeto estrutural, nesse exemplo, usaremos 9 estribos a cada 12 cm no perímetro do pilar. O ferro será o 4.2 mm, com o comprimento de 77 cm, com a divisão de duas dobras de 24cm de comprimento por duas dobras de 9 cm de largura.

Veja também:  Gestão de obras: o que é, como gerenciar e dicas de ouro

como ler projeto estrutural

Já nesse outro exemplo, usaremos a mesma quantidade de estribos do exemplo anterior.

Como ler projeto estrutural de formas?

A sua funcionalidade é indicar quais as espessuras de cada viga e pilar. Ela serve para localizar-se na planta e conta com detalhes importantes para o pedreiro. Um dos detalhes mais importantes que é exibido na planta de formas é o indicativo dos pilares:

COMO LER PLANTA ESTRUTURAL DE FORMAS?

COMO LER PLANTA ESTRUTURAL DE FORMAS?

Nesse exemplo vemos através da simbologia gráfica o:

  • Pilar que morre (nesse nível);
  • Pilar que passa (para o outro nível);
  • Pilar que nasce (nesse nível);
  • Pilar com mudança de seção (nesse nível).
PILAR QUE NASCE, PASSA E MORRE

PILAR QUE NASCE, PASSA E MORRE

Por exemplo, esse P6 morre, significa que ele morre na altura dos 630cm a partir do nível 0. O P21 nasce no nível 630cm, ou seja, é um novo pilar.

Como ler projeto estrutural de vigas?

Geralmente, em um projeto estrutural que atenda a norma, teremos as vigas de respaldo e platibanda, e dependendo do caso, vigas intermediárias.

Por exemplo, a viga VB5 é de 15x30cm, ela é uma que vai do P8, passa pelo P9 e chega até a VB13.

COMO LER PLANTA ESTRUTURAL DE VIGAS?

COMO LER PLANTA ESTRUTURAL DE VIGAS?

Entre o P8 e o P9 teremos 22 estribos a cada 15 cm, do P9 a VB13 teremos 11 estribos a cada 15 cm. Nesa viga VB5, serão necessários 33 estribos com bitola de 4.2mm e comprimento de 77 cm.

Temos também o comprimento das ferragens, ou seja, sendo dois em cima e dois embaixo:

como ler projeto estrutural

Na parte de cima será cortado 519cm, dobrando 24cm para baixo, totalizando 541cm.

como ler projeto estrutural

Na parte de baixo serão cortado 519cm de ferro, dobrando 10cm para cima, totalizando 527cm.

Nesse outro exemplo abaixo, a viga vai do P10 ao P3, passando pelo P6. Ela tem 12x25cm. Do P10 ao P6 teremos 22 estribos a cada 18 cm, do P6 ao P3 teremos mais 15 estribos a cada c/18 cm. Temos também uma armadura de pele ou costela que fica junto ao P6, nada mais é que um ferro de 10 mm, com comprimento de 210 cm. Ou seja, pegaremos do eixo do P6, 1 m para direita.

como ler projeto estrutural

Como ler projeto estrutural de laje?

Para ler a planta estrutural da laje, é necessário se familiarizar com alguns termos, como por exemplo quantidade, nome, espaçamento, comprimento e bitola da farragem.

COMO LER PLANTA ESTRUTURAL DE LAJE?

Conforme o exemplo acima, a L6 é o lance 6, significa a laje 6, os posicionamentos da vigotas é no sentido do eixo X, utilizaremos a laje pré-moldada com isopor. A L7 conta com as vigotas no sentido do eixo Y. É interessante o sentido das vigotas sempre ser no sentido do menor vão.

Como ler projeto estrutural de pilar?

Para ler a planta estrutural de pilar, é necessário se familiarizar com alguns termos, como por exemplo quantidade, nome, espaçamento, comprimento e bitola da farragem.

COMO LER PLANTA ESTRUTURAL DE PILAR?

COMO LER PLANTA ESTRUTURAL DE PILAR?

Essa parte da leitura do projeto é importante, esse pilar compreende entre o nível 30 ao 330cm mais um transpasse de 38cm no nível acima, para engastamento da continuação desse pilar. Esse pilar em questão é de 30cm de largura por 12cm de espessura.

Veja também:  Briefing de Arquitetura: Como fazer em 6 Passos + 1 Presente

como ler projeto estrutural

Teremos 25 estribos com ferragem de 4.2mm com o comprimento de 75cm espaçados a cada 12cm no perímetro do pilar, será dividido em duas dobras de 8cm e 24cm. Também é necessário as vezes um gancho para o pilar não quebrar ou curvar.

Como ler projeto estrutural?

Como ler projeto estrutural?

Como ler projeto estrutural de escada?

Para ler a planta estrutural de escada, é necessário se familiarizar com alguns termos, como por exemplo quantidade, nome, espaçamento, comprimento e bitola da farragem.

COMO LER PLANTA ESTRUTURAL DE ESCADA?

COMO LER PLANTA ESTRUTURAL DE ESCADA?

Para fazer esse modelo de escada, serão necessários 22 barras de ferro com o comprimento de 586cm, na bitola de 6.3mm espaçados a cada 5cm.

Dúvidas comuns

O que é armadura positiva, negativa e de pele?

Você já deve ter ouvido falar de:

  • Armadura Positiva: Fica na parte de baixo do elemento estrutural, ajuda o elemento a não curvar e consequentemente vir a quebrar por conta dessa curva.
  • Armadura Negativa: Fica na parte de cima do elemento estrutural, ajuda o elemento a não curvar e consequentemente vir a quebrar por conta dessa curva.
  • Armadura Pele: Sua funcionalidade é não permitir quebrar, torcer a viga ou o pilar, fica posicionada no meio do elemento estrutural.
O que é armadura positiva, negativa e de pele?

O que é armadura positiva, negativa e de pele?

Nomenclatura no Projeto Estrutural:

Sempre que ver essa nomenclatura no projeto estrutural, saiba que:

  1. O c/ corresponde A CADA, ou seja c/5 (a cada 5cm);
  2. O C = corresponde ao comprimento da peça, ou seja C = 527 (essa peça tem 527 centímetros).

Como é feito o projeto estrutural?

Muitos projetistas fazem o projeto estrutural de forma manual, onde calcula elemento por elemento, qual será a ferragem necessária, qual a quantidade de ferragem necessária, espessura, largura e altura necessárias, porém é um trabalho muito demorado.

Hoje temos diversos programas que podem auxiliar nessa tarefa, dentre eles estão o Eberick e o TQS. São programas parametrizados que auxiliam na elaboração dos projetos, cálculos estruturais e lista de materiais.

Para elaborar o projeto estrutural é necessário ter em mãos o projeto arquitetônico, dessa forma saberemos onde teremos as vigas, onde poderemos locar os pilares, cálculo da fundação, lajes e escadas (quando houver), etc.

O que significa N em um projeto estrutural?

O termo N em um projeto estrutural significa o nome desse ferro no projeto estrutural, por exemplo: 7 N14, significa que teremos 7 barras de ferro n14, essa nomenclatura facilita para o mestre de obras executar a obra.

Como calcular lista de materiais para projeto estrutural?

Você pode calcular na mão, mas isso demanda muito tempo e também incorre em imprecisões no levantamento exato de materiais para a execução do projeto estrutural. Para evitar esse problema, sempre aconselhamos a elaborar esse projeto estrutural em algum programa parametrizado, o programa se encarrega de gerar a lista exata de materiais:

Como calcular lista de materiais para projeto estrutural?

Como calcular lista de materiais para projeto estrutural?

Conclusão

É fundamental saber como ler projeto estrutural corretamente, isso evita erros na hora da construção. Alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo, que teremos o prazer de responder.

Abraços e até a próxima.