Cálculo Estrutural: Como calcular estrutura metálica e concreto?

Neste artigo vamos falar sobre Cálculo Estrutural. Como fazer e desenvolver os melhores projetos estruturais, vamos juntos descobrir muitas formas detalhadas e também o melhor software para ampliar suas possibilidades.

O que é Cálculo Estrutural?

Cálculo estrutural consiste em estabelecer a dimensão e a capacidade de sustentar com eficácia os elementos de uma estrutura.

É utilizado para examinar minuciosamente o comportamento de estruturas subordinadas à vários esforços, posto em inúmeras direções, com o intuito de averiguar a resistência dos elementos estruturais sob combinações de carregamentos extremos, além de prever as deformações das mesmas, também sob acordo normais de carregamento durante sua utilização.

Como ler um Projeto Estrutural?

Eu gravei um vídeo explicando sobre como ler um projeto estrutural, tudo o que você precisa saber para ler o projeto, espessura das vigas, pilares, fundações, laje e escada. Assista ao vídeo:

Para que serve o cálculo de estrutura?

É responsável pela segurança de edificação, através dele se faz o dimensionamento da estrutura que a sustenta (vigas, lajes e pilares), é este que evita desmoronamento, trincas, queda de revestimentos e afundamento de piso.

Seja um Calculista estrutural

Dia 4 de maio comemora-se o dia do Calculista estrutural. O calculista avalia as ações que poderão agir e efetuar cálculos que determinam os esforços suportados em cada peça da estrutura à base de concreto.

O profissional pode atuar em um amplo leque de atividades. Muitas especialidades que abrangem: concreto, metais e madeiras.

Curso de cálculo estrutural online grátis

curso cálculo estrutural online grátis

O curso de Cálculo estrutural é muito importante para você profissional que deseja ingressar com rigor uma jornada de oportunidades e facilita o entendimento dos cálculos propostos dentro do projeto.

Com isso, você pode oferecer seus conhecimentos à ser utilizado como um instrumento cujo objetivo é trazer mais segurança na condução da obra, economia no orçamento e na própria resistência e durabilidade do empreendimento.

Veja também:  Revista de arquitetura: 14 melhores revistas para arquitetos

Pós-Graduação em Cálculo estrutural

Já pensou em fazer uma pós-graduação em cálculo estrutural? Neste cenário de oscilações, ter uma pós-graduação no currículo pode te ajudar a encontrar possibilidades melhores de emprego. Hoje as instituições fazem o possível para segurar os profissionais mais qualificados.

Além disso, a pós-graduação propõe um aprofundamento e a atualização dos conhecimentos na área de estruturas, preparando-o à ter uma capacitação científica e técnica fundamentais para o desempenho da profissão.

Qual é o melhor software para cálculo estrutural?

A escolha de um software de cálculo estrutural é um dos primeiros passos para quem deseja trabalhar com projeto de estruturas. Ele garante produtividade no trabalho e facilita muitas rotinas que um calculista de estruturas faz no seu dia a dia.

Cypecad

cypecad software para cálculo estrutural

Nas suas funcionalidades permite calcular concepções estruturais praticamente ilimitadas, seu acesso é menos complexo, tendo também um amplo treinamento e incluso as normas brasileiras da ABNT NBR 6118.

TQS

tqs programa para cálculo estrutural

É considerado como o melhor disponível no mercado nacional, pois ele é mais completo, suas funcionalidades permitem ter uma experiência incrível nos cálculos, porém, mais complexo para utilizar, tendo também treinamento e incluso as normas brasileiras ABNT NBR 6118.

Eberick

Eberick software para cálculo estrutural

Possui recursos ágeis de modelagem, realiza a análise da estrutura, o dimensionamento das peças estruturais, a compatibilização com as demais disciplinas de projeto e a geração das pranchas finais contendo detalhamentos das armaduras, planta de formas e demais desenhos do projeto.

Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado

Lajes

lajes cálculo estrutural

Laje são estruturas que realizam a interface entre pavimentos de uma edificação (vigas e pilares), podendo dar suporte à contra pisos ou funcionar como teto.

Tipos de lajes

Os principais tipos de lajes utilizados são:

  1. Laje maciça
  2. Laje cogumelo
  3. Laje nervurada
  4. Laje treliçada
  5. Laje alveolar

Vigas

vigas cálculo estrutural

Uma viga é um elemento estrutural submetidos a cargas transversais.

A viga é usada para difundir os esforços verticais recebidos da estrutura para o pilar ou para passar uma carga estrutural concentrada, caso sirva de apoio a um pilar. Pode ser composto por madeira, ferro e concreto.

Tipos de Vigas

As edificações basicamente apresentam três tipos de vigas, que diferem na forma como são ligados aos seus apoios. Portanto, classificam-se em:

  1. Viga em balanço;
  2. Viga biapoiada;
  3. Viga continua.

Pilares

pilares cálculo estrutural

Pilares são elementos estruturais lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes.

Sua função principal é receber as ações atuantes nos diversos níveis e conduzi-las até as fundações.

Veja também:  Kerkythea: como renderizar e como instalar no Sketchup 8?

Tipos de Pilares

Os tipos de pilares metálicos são bem diversificados, porém os formatos mais comuns entre os pilares de aço são os de:

  1. Perfil H,
  2. Perfil caixão (quadrado ou retangular)
  3. e o Tubular.

Qual o vão máximo entre pilares de concreto?

Para não sobrecarregar a estrutura sem necessidade, o vão ideal é de até 6 metros. O vão máximo recomendado é de 12 metros.

Acima disso, passa a ser uma estrutura muito pouco econômica e existem outras soluções melhores. Em contrapartida, o vão mínimo recomendado é de 3 metros.

Andaimes Tubulares

andaimes tubulares cálculo estrutural

Andaimes tubulares são estruturas metálicas, montadas em pares formando torres de elevação.

De acordo com a norma NR18 (norma regulamentadora que estabelece diretrizes que devem ser seguidas em várias áreas), dependendo da altura que será montada pode ser em rodas ou em bases apoiadas.

Cálculo de estrutura metálica

cálculo de estrutura metálica

Os cálculos de estruturas metálicas podem ser extensos. Hoje nós temos a disposição calculadoras e muitos softwares gratuitos.

Que as estruturas metálicas trazem muitos benefícios, isso todo mundo já sabe, afinal, além de serem mais rápidas para instalar, as estruturas permitem mais agilidade na obra, geram menos interferências em seu entorno e o mais importante, dão mais economia se comparada com as construções em alvenaria.

Contudo, para que a colocação das peças de metais seja concluída com sucesso, o responsável pelo projeto deverá calcular precisamente o quanto de material será empregado, e avaliar as dimensões corretas do local. Então existe uma necessidade de saber como calcular a estrutura metálica.

Com apenas um software, o responsável pela obra poderá visualizar todo o projeto já levantado.

Os programas realizam cálculos estruturais do local que passará pela obra e o respectivo pré-dimensionamento dos perfis metálicos que o projeto exige.

Como fazer cálculo estrutural passo a passo?

  1. Cria-se um novo modelo;
  2. Define-se as secções materiais e ações bem como a combinação de ações;
  3. Conclui geometricamente a estrutura, definindo-se os elementos de barra com as respectivas secções associadas e criando as restrições necessárias;
  4. Aplica-se as ações nas barras e nos nós;
  5. Calcula-se a estrutura;
  6. Visualiza-se e analisa-se os resultados.

Como fazer Cálculo estrutural de uma residência?

cálculo estrutural para residência

É necessário saber como calcular a estrutura de uma casa através de cálculos específicos e criteriosos, o engenheiro responsável definirá quais as dimensões e também qual o tipo de estrutura é a mais adequada para o seu projeto.

O cálculo estrutural é feito a partir de definições do projeto de arquitetura, por questões práticas, o arquiteto propõe uma estrutura e só depois de concluídos e aprovados pelo cliente é que o projeto ou cálculo estrutural será elaborado de fato, sempre com a coordenação do arquiteto.

Veja também:  Quais os tipos de projeto de arquitetura que existem? Veja 7

Cálculo estrutural para piscina suspensa: Como fazer?

cálculo estrutural para piscina suspensa como calcular

Definitivamente, a piscina suspensa é uma das maiores belezas dos projetos arquitetônicos, também conhecidas como piscinas infinitas ou flutuantes.

Muito além do convencional, esses tipos chamam a atenção pois seus modelos são incríveis, muito comuns em hotéis, prédios e outras estruturas. Para fazer um projeto de uma piscina suspensa precisa de muita análise antes da construção.

É necessário averiguar diversos fatores para não ter nenhum problema e o melhor, garantir a segurança. O tempo de construção, na média, é de 2 meses.

Cálculo de estrutura metálica para telhado: como fazer?

cálculo de estrutura metálica para telhado

Os telhados metálicos são práticos de executar, leves e versáteis. Cobrindo áreas pequenas ou grandes.

Para fazer o cálculo estrutural de telhado é necessário seguir alguns passos, tais como:

  1. Marcação do telhado
  2. Suportes para terças e calhas
  3. Montagem das calhas
  4. Engradamento do telhado
  5. Distribuição das telhas

Quanto custa um projeto de cálculo estrutural?

O ideal para fazer um orçamento preciso é ter os projetos de arquitetura em mãos e visitar o terreno onde será feita a construção, pois não é somente a área do empreendimento que influencia no valor. A complexidade da arquitetura, tipo e disposição do solo são outros fatores que irão influenciar.

O preço do cálculo estrutural varia de acordo com cada profissional e de cada projeto a ser executado.

Conclusão

O cálculo e projeto estrutural de uma construção tem suas particularidades e efetuações que realmente são superimportantes.

Cada estrutura seja em qual for a base, de concreto armado ou metálica tem um processo que leva um desempenho ao final de cada ação por meio de fixação permeada de cálculos distintos e exatos.

Espero que esse artigo tenha tirado suas dúvidas.

Se ainda tiver alguma dúvida, é só deixar seu comentário abaixo e nós te ajudaremos.