Plantas de Casas: Qual o melhor programa para desenhar Casas em 3D

Desenhar casas em 3D é algo que você já faz ou gostaria de aprender? Hoje eu quero abordar um tema um pouco polêmico: Qual seria o melhor programa pra desenhar casas em 3d, para fazer sua Maquete Eletrônica?

Desenhar Casas em 3D: Quais os melhores para Plantas de Casas

As pessoas acabam entrando em discussão porque , o programa “A” é melhor, ou o programa “B” é melhor e eu costumo dizer que o melhor é aquele que você domina. Se você domina o Paint, se você acha que o ele é melhor para fazer suas maquetes eletrônicas, continue com o Paint.

Eu não vou falar pra você sair do Paint sendo que é uma ferramenta que você domina. Aqui, eu vou falar da minha experiência, da forma com que a gente ganha dinheiro aqui dentro do escritório.

DESENHAR CASAS 3D

Então vamos lá, eu pessoalmente, gosto do Sketchup. Algumas pessoas acham que o Sketchup é muito modesto, que ele não faz muita coisa. Mas na verdade, dá pra fazer muita coisa dentro do Sketchup. Com os plugins, a tecnologia interna do programa aumentou demais e, hoje, dentro do escritório, a gente faz tudo por ele.

No meu período de faculdade eu estudei Revit, Archicad, entre outros. Então eu comecei a pensar, quem já mexeu com Revit sabe a dificuldade que é, mas se você acha que é o ideal para você, continue com ele, mas pra mim, por exemplo, não dá certo. Mas caso você quiser utilizar o Revit para elaborar os seus projetos, os seus desenhos de casas, conheça esse curso completo de Revit.

Veja também:  Lumion ou Vray: Qual o melhor renderizador? 14 Itens

DESENHAR CASAS 3D

Já o Sketchup é muito fácil, muito simples de manipular, então eu crio a planta da minha casa ou ambiente no AutoCAD, faço a divisão do ambiente da casa do meu cliente ou do comércio dele, enfim, faço todo o layout dentro do Autocad e ali mesmo eu tiro todas as sujeiras como cotas e outros elementos que não vou utilizar e exporto o projeto para fazer o 3D no Sketchup.

No Sketchup, eu faço o volume, que é muito simples, puxar a parede, empurrar, levantar. Nesse estudo de volumetria que eu vejo, esta porta não está legal, essa parede aqui não está boa. E então, eu volto no Autocad mexo no layout, atualizado conforme o Sketchup e aí se eu precisar, se achar necessário, volto essa planta baixa novamente lá pro Sketchup.

Se o cliente modificou algo, pediu para mudar a cor de qualquer coisa, é muito simples, só com um balde de tinta a gente faz tudo. Como eu disse, quando a gente se forma, não tem tempo para ficar fazendo diversos cortes, plantas de situação, planta de cobertura, etc.

DESENHAR CASAS 3D

Pelo menos aqui na minha região a mão de obra para esse serviço é barata, então não tem
necessidade de eu investir tempo num programa complexo, um programa que é muito difícil para você fazer qualquer alteração, sendo que a mão de obra para finalizar o projeto é uma mão de obra barata.

Veja também:  Computador para Maquete Eletrônica: Qual o melhor?

Então você pode contratar um desenhista só pra finalizar os cortes que a gente gera. Basta exportar o corte do Sketchup para o Autocad, você joga o layer que você quer, as cotas e outros elementos que forem necessários.

Sketchup, Vray e Lumion: Os melhores programas para desenhar casas em 3D

Olha o resultado de imagens que a gente consegue através do curso de AutoCAD e Sketchup combinado com o curso de V-Ray:

curso-de-vray-para-sketchup-leandro-amaral-4

Curso de Vray

curso-de-vray-para-sketchup-leandro-amaral

Curso de Vray

Agora olha o resultado de imagens que a gente consegue através do curso de AutoCAD e Sketchup combinado com o curso de Lumion:

Lumion 10

Curso de Lumion

desenhar casas em 3D

Curso de Lumion

O resultado é fantástico, os clientes ficam fascinados.

Existe também o 3DMax, mas se o Revit já é complexo, o 3DMax, no meu ponto de vista é muito mais complexo ainda. Eu não uso ele, já usei, eu até tenho umas imagens feitas no 3DMax. Só que o Sketchup evoluiu tanto, ele que no início foi criado para crianças, ficou tão famoso, e desenvolveu tantas coisas para ele com a tecnologia, que está mais fácil a gente colocar coisas melhores dentro do Sketchup.

Então o 3DMax, principalmente na parte de mudanças de projeto, de alteração do projeto é muito mais complexo. Para mim, pro escritório de arquitetura e baseado no fato de que 90% dos projetos que a gente vê por aí são feitos pelo Sketchup. Não tem melhor software. Juntamente com o V-Ray ou o Lumion, que serve para transformar a modelagem da maquete em fotos fotos realistas.

Veja também:  Fotografia na Maquete Eletrônica: 10 Dicas sobre Composição

Se alguém me perguntar qual é o melhor, para desenhar casas em 3D, no meu ponto de vista é o Sketchup + V-Ray Lumion ou pela praticidade, pela velocidade.

Se você domina outros programas, continue neles. Alguns alunos meus que utilizavam outros programas, abandonaram completamente outros programas depois dos nossos Cursos.

Enfim, é isso, passei o meu ponto de vista sobre o assunto, espero que esse artigo possa ter te ajudado a escolher o programa que você vai usar.

Conte para nós o que você acha. Você utiliza já o Sketchup? Vray? Lumion? Ainda não conhece os programas? Você tem alguma dúvida? Só deixar seu comentário abaixo.

Um abraço e até mais.