Vray ou Enscape: Quais as diferenças? 14 Pontos para Analisar

Qual é o melhor renderizador, Vray ou Enscape? Quais as diferenças entre eles? Quando eu devo utilizá-los? Eu separei aqui 14 pontos para te ajudar na hora de escolher o seu renderizador.

1. Vray ou Enscape: Objetivo

Uma das coisas que eu sempre falo é o Objetivo: Para que você está usando esse programa?

Vamos supor; Eu sou um arquiteto e não trabalho como artista 3D e em empresas de artistas 3D, também não faço grandes empreendimentos. Só atuo em projetos aqui na minha cidade e na minha região. Então qual devo usar?

O Enscape para mim ganha nesse ponto, porque ele vai renderizar os seus projetos em até 30 segundos, já o Vray não, ele vai demorar em media 1 hora. Então se você é apenas um arquiteto, o Enscape compensa muito mais, vamos dar um exemplo:

O seu Zé quer construir uma casa, mas pense bem, será que o seu Zé vai querer pagar 800 reais em uma imagem de renderização? Muito difícil, ele vai querer pagar no máximo de 100 a 200 reais, as vezes ele não vai nem querer pagar e dependendo você vai ter que dar essas imagens de graça.

Veja também:  Chaos Cosmos: A biblioteca de blocos do Vray

Agora eu te pergunto, você vai querer perder 1 hora renderizando uma imagem no Vray ou 30 segundos no Enscape? O tempo que você vai perder no Vray, você poderia ir atrás de mais clientes.

Agora se você é um artista 3D e o seu cliente te cobra para usar o Vray, você vai precisar cobrar mais caro na renderização pois ela exige muito mais tempo.

2. Computador

Nesse ponto o Enscape ganha por rodar em um computador mais fraco, mas se você tiver um computador mais potente você pode optar pelo Vray. Nesse artigo você encontra as configurações para rodar o Vray e o Enscape.

3. Qualidade

O Vray de maneira global ganha na qualidade do Enscape por ter ele ter um pouco de controle a mais sobre a imagem, só que ai entra uma situação; Se você quer mais qualidade você vai demorar mais tempo na hora de renderizar, consequentemente você vai precisar cobrar mais caro.

Vray:

Enscape:

Podemos concluir então que os dois programas ganham quando falamos de qualidade.

4. Preço

Eu gastei cerca de 3 mil reais para comprar o Vray, já o Enscape foi 365 reais no plano mensal, então podemos ver que o preço dos dois é praticamente o mesmo.

5. Mais fácil de aprender

O Enscape é muito mais fácil de aprender do que o Vray, por ter menos controles, apertamos menos botões para ter uma renderização realista, isso facilita o processo de aprendizagem.

6. Biblioteca

Aqui o Enscape ganha por ter uma grande biblioteca com itens já configurados, sem precisar fazer nada, e todos com uma excelente qualidade.

Veja também:  Como configurar a Câmera no Vray: 1 Dica poderosa

7. Tempo de renderização

O Enscape ganha por poder fazer renderizações em até 30 segundos, já o Vray pode demorar de 10 minutos até 3 horas, depende de como configurar o seu projeto.

8. Tempo de testes

O Enscape também ganha por conseguir fazer testes bem mais rápidos, caso você queira mudar a cor de alguma coisa, vai precisar gastar alguns minutos no Vray renderizando tudo de novo, no Enscape é diferente, se você quiser alterar algo, ele vai demorar em media 2 segundos.

9. Animação

Quem ganha é o Enscape, pois o Vray não pode fazer animações. Veja alguns exemplos de animações no Enscape.

10. Integração

Os dois ganham nesse ponto, pois o Enscape e o Vray funcionam dentro do Sketchup.

11. Texturas

O Enscape ganha por ter todas as texturas de altíssima qualidade já prontas e configuradas, permitindo também que você adicione e configure as suas próprias. Agora se você quiser ter mais controle sobre as suas texturas ai quem ganha é o Vray.

12. Luzes (HDRI)

Nesse ponto os dois ganham.

13. Custo das atualizações

É praticamente o mesmo preço para atualizar os dois programas.

14. Funciona em programas mais antigos

Para rodar as versões mais novas do Vray ou Enscape, você precisa manter seu Sketchup atualizado.

Curso Online de Enscape

Aprenda renderizar e animar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Veja também:  Download Vray: Como Baixar e Instalar

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-enscape/

Curso Online de Vray

Aprenda renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-vray/

Conclusão

Então analisando esses 14 critérios, para mim o vencedor é o Enscape. Você pode encontrar o preço dele aqui.

Deixe o seu comentário abaixo e aproveite para conhecer todos os outros materiais sobre arquitetura, engenharia e design disponíveis no site. Abraços e até a próxima.