18 Dicas de Decoração de Interiores: Aproveite melhor o Espaço

Você está em busca de dicas de decoração de interiores? A maioria das pessoas acredita que criar um projeto de interiores é algo simples, mas não é.

É necessário ter conhecimento sobre estilos, materiais, composições, iluminação, é preciso senso estético, empatia e capacidade para entender bem as necessidades do seu cliente e adaptar o projeto de tal forma que este atenda as necessidades do seu cliente.

Se manter atualizado, por dentro das tendências é mais que essencial, mas algumas dicas podem ajudar muito na construção de um projeto de decoração.

Ideias Práticas e Baratas Para Melhorar Os Espaços

Dicas de Decoração de Interiores: Ideias Práticas e Baratas Para Melhorar Os Espaços

A decoração é uma arte essencial em todos os ambientes de uma casa ou apartamento, isso é porque ela deixa os cômodos mais espaçosos, organizados, além de fazer com que eles pareçam maiores do que realmente são.

Um ambiente bem organizado além de deixar a família confortável ajuda na limpeza e organização, e quem não se sente melhor em um ambiente bem organizado, não é?

Separamos uma lista que vai fazer a diferença nos seus projetos de decoração, além de te dar uma boa dose de inspiração.

Pense no cliente

O segredo do sucesso de todo o profissional é atender bem aos clientes. Mas é você, como a pessoa encarregada e com experiência, que precisa muitas vezes direcionar seu cliente a fazer a melhor escolha, e por isso você precisa entendê-lo bem. O especialista neste tipo de projeto é você.

Dicas de Decoração de Interiores: Pense no cliente

Por exemplo, o seu cliente pode achar que carpete na casa toda é lindo, mas você precisa fazê-lo entender que colocar só na suíte casal é uma boa ideia, já que ele tem dois pets dentro de casa e um filho com rinite alérgica.

São detalhes como esse que vão deixar o seu cliente satisfeito com o resultado final do seu projeto de decoração e vai fazer com que você consiga fidelizar e ganhar indicações do seu cliente.

Conhecer seus clientes é um dos primeiros passos para a decoração, precisa sentar com eles e ouvi-los, de forma que eles sejam compreendidos.

Veja também:  Projeto de piscina: tipos, revestimentos e como fazer [7 DICAS]

É vantajoso saber e ter noção sobre os estilos de cada morador, não somente de um, mas de todos, assim é possível criar algo especifico mais uniforme.

Tangibilize o seu processo e mantenha-o em foco

A maioria dos seus clientes ao imaginar um projeto, instintivamente pode acabar tendo uma visão errada do uso dos materiais, nem sempre a aplicação pode ser feita, a maioria das vezes é preciso adaptar aos projetos e ambientes materiais o uso de tecidos e acabamentos mais resistentes e duráveis.

Dicas de Decoração de Interiores: Tangibilize o seu processo e mantenha-o em foco

Convencer o cliente de que aquilo que ele imaginou não é uma boa ideia é uma tarefa bastante árdua, mas se você tiver uma grande gama de referências, pode entregar ao seu cliente projetos até melhores do que ele imaginou, só adaptando e substituindo materiais.

Para conseguir visualizar melhor o ambiente e para que você consiga fazer com que o seu cliente abra a mente à uma nova solução para a decoração, você deve trabalhar com maquetes eletrônicas.

Com as maquetes eletrônicas você pode “antecipar” o resultado final do projeto para o cliente e durante a construção da sua maquete e execução da obra, você vai conseguir manter em mente o ambiente de uma forma muito mais fácil e prática.

Além de falar sobre os elementos que você pensa em incluir na decoração, também é importante mostrá-los visualmente para o cliente.

Tenha o seguinte em mente, quanto mais capaz de visualizar as suas ideias, maiores serão as chances do seu cliente ficar encantado com o resultado final.

Cuidado com o orçamento

Antes de começar qualquer projeto estabeleça um orçamento, um limite de gastos com o seu cliente, para que a partir daí você possa oferecer a melhor solução com o melhor custo benefício para ele.

Dicas de Decoração de Interiores: Cuidado com o orçamento

Tome cuidado para não frustrar seu cliente usando materiais fora do orçamento, mantenha se atualizado com os valores de tudo.

Seja prático e criativo, mescle materiais mais luxuosos com materiais mais simples, um bom projeto em Sketchup pode acabar com as alterações diretamente na obra, já que ele é fiel à realidade, e você pode incluir elementos e materiais extremamente próximos aos naturais e físicos.

A regra do menos é mais

Essa é uma regra um tanto necessária, porque trás uma singularidade, ajuda na circulação de pessoas no ambiente e diminui a poluição visual.

Dicas de Decoração de Interiores: A regra do menos é mais

Limitar o espaço for limitado, no entanto, precisa de uma medida suficiente, para que seja aproveitado de forma boa e generosa.

Paleta de cores

Sua paleta de cores precisa estar de acordo com a decoração, o lugar tem que ter harmonia e sutileza.

Dicas de Decoração de Interiores: Paleta de cores

Painéis em salas pequenas ou grande

Painéis com nicho resolvem o problema de armazenamento e dão um charme a mais a qualquer espaço, pois trazem consigo uma questão mais compacta.

Veja também:  Fluxograma na Arquitetura: O que é?

Sem falar que é muito barato e é a tendência do momento, são painéis feitos com materiais reaproveitados, mais comuns e fáceis de encontrar.

Dicas de Decoração de Interiores: Painéis em salas pequenas ou grandes

Reciclar o mobiliário

Importante conversar com o seu cliente e descobrir se ele já tem alguns móveis, não há necessidade de se desfazer deles, talvez eles já tenham certo significado para a família.

Dicas de Decoração de Interiores: Reciclar o mobiliário

Um criado mudo, por exemplo, pode ser reformado com uma simples lixa e uma pintura, e o sofá, basta trocar o tecido.

Papéis de Paredes

O papel de parede é um charme, às vezes o deixamos de lado por não caber no orçamento.

Dicas de Decoração de Interiores: Papéis de paredes

Com o papel de parede é possível ter leveza e sofisticação ao mesmo tempo e encaixar com os  itens como cabeceiras ou texturas, que demandariam muito tempo e mão de obra, porém o custo acaba aumentando.

Determine o que será o ambiente

Às vezes separamos uma área para ser sala, mas temos vários tipos de sala, sala de jantar, sala do café, sala de jogos, de cinema, sala de visitas, enfim, o importante é avaliar como e para que a sala será usada.

Quarto Montessoriano para Crianças

Esse quarto é a nova tendência. E quer saber? Ele é uma das opções mais viáveis para compactar espaços e criar ambientes mais independentes e imaginários.

Sem falar da economia e da praticidade para os decoradores, pois utilizam seus mecanismos criativos, é muito eficaz para os pais e filhos, já que é de fácil manutenção.

Aplicados aos projetos de decoração dos quartos da criança, o método estimula a criatividade e independência, além de ser extremamente criativo e sensorial para os pequenos.

Hortas e Floreiras

Todos sabem que o verde estimula a leveza e tranquilidade, o clima da natureza proporciona isso.

Dicas de Decoração de Interiores: Hortas e floreiras

Colocar hortas e floreiras no projeto deixa-o mais vivo. Você gostaria de ter uma horta de temperos em casa? Ou um jardim com muitas flores?

A iluminação

A iluminação é algo decisivo na hora de decorar. Luminárias e pendentes deixam o ambiente mais sofisticado.

Dicas de Decoração de Interiores: A iluminação

Os aparelhos eletrônicos

Os aparelhos eletrônicos devem ser pensados antes mesmos das instalações elétricas, pois assim garante que todas as vias elétricas estejam embutidas e escondidas, se essa for a intenção do projeto.

Dicas de Decoração de Interiores: Os aparelhos eletrônicos

O interessante que alguns dos aparelhos podem ser acomodados em um aparador, por exemplo, tudo para ter sintonia.

Inspire-se em outros projetos

É de suma importância entender que as referências são o grande passo para a transformação, por isso busque olhar projetos prontos ou em andamento, assim conseguimos aprender com os erros e também caracterizar os acertos.

Dicas de Decoração de Interiores: Inspire-se em outros projetos

Medidas certas

Para uma boa decoração do seu espaço, precisa ter noção de medidas precisas. Por isso, meça o cômodo inteiro, incluindo todos os móveis e objetos que pretende colocar lá.

Veja também:  Diferença entre Arquiteto e Designer: Entenda melhor

E o mais importante anote de forma um tanto expressiva e detalhista, para você não trocar medidas e nem haver confusões.

Os softwares de design de interiores são eficazes, por isso utilize o de sua preferência para planejar melhor seu trabalho e evitar erros.

Integre todos os ambientes

Procure sempre deixar tudo interligado, para fazer tudo participação um do outro. Temos muitos exemplos, como as famosas cozinhas americanas e as varandas, quartos montessorianos, salas conjugadas, e dentre outros, dependendo das especificações da planta.

3D para a parede

A tendência do momento, e uma das dicas de decoração mais atuais é a utilização de revestimentos 3D em alguma parede do cômodo.

Dicas de Decoração de Interiores: 3D para a parede

Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível produzir peças de revestimentos em cerâmica ou porcelanato com texturas tridimensionais, hoje essas texturas tão sendo igualadas com os papeis de parede, mas elas permanecem sendo as queridinhas.

A sua principal característica é que ela oferece maior textura, elegância e personalidade para o ambiente, o 3D trás também singularidade ao local.

Hoje é muito usado em banheiros, cozinhas ou varandas, porém, agora fica excepcional na sala, especialmente se aplicado em uma única parede, criando contraste com as outras.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/como-trabalhar-com-decoracao-de-interiores/

Conclusão

Um pouquinho de criatividade pode ajudar o bolso e o seu projeto. Agora é só por a mão na massa, apresentar as ideias para o seu cliente e mandar a ver na implementação.

Espero que essas dicas de decoração de Interiores possam ter te ajudado. Deixe seu comentário, teremos o prazer de responder. Abraços.