Melhores plantas para Decorar seu Jardim: Conheça 45

Plantas para decorar o seu jardim com certeza trarão um novo visual ao seu ambiente, deixando ele mais calmo e harmonioso, seja ele interno ou externo. No entanto, a escolha das plantas para cada local é extrema importância e deve ser pensado com cautela.

Cada planta tem uma necessidade específica, e é muito importante respeitar a preferência delas para garantir sua sobrevivência. Para ter um espaço funcional e belo, é importante levar em consideração as características das vegetações escolhidas, como necessidade de manutenção, resistência ao sol, à chuva, porte e tipo de cultivo.

Plantas : Conheça 45

Como escolher as plantas para o jardim

Quando for escolher as plantas ideais para o seu jardim, leve em consideração três fatores:

Iluminação

A luminosidade é a primeira coisa que interfere diretamente na sobrevivência das plantas. Verifique se a sua área que pretende transformar em jardim recebe luz solar e durante quanto tempo por dia.

Temos algumas espécies que precisam de sol pleno para se desenvolverem, enquanto outras apreciam sombra e umidade. Por essa razão não dá para plantar no mesmo espaço uma planta de sol e outra de sombra, uma delas morrerá.

Caso seu jardim seja uma área mista entre sol e sombra, as possibilidades de espécies que podem ser plantadas aumenta. Portanto, antes de tudo, verifique esse quesito.

Clima

Analise se as plantas ficarão expostas na chuva, ao vento e ao frio. Alguns jardins possuem cobertura, geralmente pergolados, que protegem as espécies da chuva e do vento, por exemplo.

Mas caso seu jardim for totalmente aberto, algumas espécies podem não se adaptar, já que em determinadas épocas do ano o frio e o vento são mais intensos. Sem contar que água em excesso pode ser muito prejudicial para algumas plantas.

Manutenção

Não vai adiantar nada escolher as plantas mais adequadas e plantá-las no melhor lugar possível se elas não receberem o cuidado necessário. Muitas pessoas não dispõem do tempo que gostariam para cuidar das plantinhas, caso você seja uma delas, opte por espécies que necessitem de menos cuidados.

Veja agora 18 espécies de plantas de sombra

Zamioculca

Plantas : 18 espécies de plantas de sombra

É de origem da Tanzânia e de Zanzibar, a zamioculca é super-resistente quanto à falta de luz e água. Pode regá-la de uma a duas vezes na semana, deixando o solo ligeiramente úmido. Muito utilizada para decoração de áreas internas, essa planta é conhecida por crenças populares como tendo poderes de bons presságios ligados ao sucesso financeiro.

Mini-cacto

Plantas : 18 espécies de plantas de sombra

Os mini-cactos são bem populares e podem ser facilmente encontrados em supermercados. Os mini-cactos não devem ser expostos à luz direta do sol e se adaptam bem melhor em ambientes internos bem iluminados. Regue aproximadamente uma vez por semana, apenas quando a terra estiver seca.

Orquídea

Plantas : 18 espécies de plantas de sombra

A orquídea é uma planta bem atrativa, para cuidá-la você vai precisar colocá-la em um local onde possa ser banhada pelo sol no horário da manhã (até as 9 horas). Regue-a de uma a três vezes na semana, dependendo da quantidade de iluminação que ela estiver recebendo, e mantenha a terra úmida.

Echeveria

Plantas : 18 espécies de plantas de sombra

A echeveria é muito popular, e muito usada para fazer belos arranjos em vasos com cactos. Regue sua echeveria uma vez por semana e dê preferência por deixá-la à sombra na maior parte do dia, com sol apenas pela manhã e no final da tarde.

Areca

Plantas : 18 espécies de plantas de sombra

A Areca é uma das palmeiras mais versáteis e populares, ficam bem em jardins, vasos em ambientes internos ou até mesmo em cercas-vivas. Ela pode ficar exposta diretamente ao sol, mas suas folhas ficam nitidamente mais vistosas quando cultivada à meia sombra. Regue-a regularmente e não a deixe no ar condicionado.

Jiboia

A jibóia é de origem das Ilhas Salomão, na Oceania, e é uma das poucas trepadeiras para se ter em ambientes internos. A jiboia cresce apoiada a substratos como xaxins ou até mesmo em outras plantas. Possui folhas coloridas, no entanto, se for cultivada somente na sombra, suas folhas serão verdes e pequenas. Regue com frequência para manter o solo úmido.

Veja também:  Wood frame, o que é? Vantagens, desvantagens e características

Antúrio

Plantas : 18 espécies de plantas de sombra

O antúrio é de origem da Colômbia, é uma planta tradicional no paisagismo por conta de sua beleza e por ser de fácil cultivo e manutenção. Ele pode ficar à meia sombra, sem receber a luz solar direta, regue-a frequentemente, sem deixar o solo encharcado.

Aglaonema

Plantas : 18 espécies de plantas de sombra

A aglaonema é de origem da Ásia, Filipinas e Oceania, além de linda, é perfeita para as áreas internas da casa, pois ela precisa ficar somente na sombra. Plante-a em solo bem drenado e regue apenas quando a terra parecer realmente seca. Use essa planta em casa, pois ela filtra toxinas presentes no ar.

Lírio-da-paz

Plantas : 18 espécies de plantas de sombra

O lírio-da-paz tem sua origem na América Central, combina beleza com os cuidados mais simples. Mantenha a terra úmida e deixe-o em local iluminado, mas sem luz direta do sol. Deve-se evitar o uso de prato com água sob o vaso. Regue-a de 3 a 4 vezes na semana. Sua vantagem é remover formaldeído e monóxido de carbono do ar.

Violeta

Plantas : 18 espécies de plantas de sombra

A violeta é uma das mais famosas plantas decorativas, ficam ótimas em qualquer cantinho da casa. Regue-a de uma a duas vezes por semana, sem molhar as folhas e flores, apenas a terra, e mantenha-as somente na luz indireta.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/paisagismo-na-arquitetura/

Cróton

Plantas : 18 espécies de plantas de sombra

A cróton é conhecida pelas suas folhas grandes e coloridas, mesclando tons de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja. Você pode colocá-la próximo de uma janela para receber um pouco de luz durante o dia, ou em algum ambiente com luz indireta, ela cresce linda de ambas as formas.

Cheflera

A cheflera é de sombra e muito prática para cuidar. Você pode plantá-la em vasos ou no jardim. Na primavera, florescem florzinhas amarelas, ficando ainda mais bonita.

Samambaia

Plantas : 18 espécies de plantas de sombra

A samambaia é uma das plantas meia sombra mais usadas na decoração de casa. Por conta de suas folhas longas e pendentes, bem volumosas, você pode colocá-las no alto, em vasos suspensos. Não as coloque em lugares que batem muito vento, isso acaba queimando as folhas mais jovens.

Árvore-da-felicidade

A árvore-da-felicidade possui folhas pequenas e delicadas. Para mantê-las com o lindo tom de verde-escuro, é preciso usar tutores de madeira e mantê-la num ambiente com luz difusa, sem ar-condicionado, longe da fumaça de cigarros e vento em excesso. Há quem acredite que ganhar uma dessas plantas traz harmonia e sorte para a casa.

Peperômia

Plantas : 18 espécies de plantas de sombra

A Peperômia é uma das plantas que gostam de sombra e umidade. Ela possui um aspecto delicado, em formato de coração. Uma boa opção para um jardim vertical ou vasos suspensos.

Ciclanto

O ciclanto é uma das plantas de sombra que possuem folhas grandes e exuberantes. O ciclanto também gosta de sombra e umidade, então deixe o solo sempre úmido para que a planta permaneça bonita.

Camedorea-elegante

A camedorea-elegante é uma palmeira charmosa para decorar ambientes internos. Evite deixar essas plantas de sombra próxima de ambientes com luz direta, como a janela, pois o sol queima suas folhas longas e brilhantes.

Além disso, também é importante deixá-la longe de ambientes com ar condicionado e muito vento. Sempre que você notar que as folhas das plantas de sombra estão muito secas ou amareladas, aumente a quantidade de água, pois ela precisa de umidade.

Costela de Adão

A costela de adão é muito usada para decoração de casa. Suas folhas são grandes e chamativas. Você precisa regá-las regularmente, para deixar o solo sempre úmido. Como essa é uma das plantas de sombra que tomam espaço, coloque-a num canto de casa espaçoso, que permita que as folhas cresçam sem limites.

Plantas : 18 espécies de plantas de sombra

Como fazer a manutenção de plantas de sombra?

O primeiro passo para cuidar das plantas de sombra é deixá-las longe da luz direta com o sol. Deixe-as em ambientes que recebam iluminação indireta, elas desenvolvem muito mais. Caso você tenha plantas de meia sombra, coloque-as em ambientes que recebam apenas a luz da manhã ou do final de tarde. Algo bem suave e que não atrapalhe o desenvolvimento delas.

Contudo, o excesso de água é algo que atrapalha as plantas de sombra para vaso. As plantas de sombra geralmente possuem um armazenamento próprio para água, e não é necessário regá-la várias vezes na semana.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/bioarquitetura/

Veja agora espécies 25 de plantas de sol

Agave

A agave é de origem das Antilhas e do México, suas folhas são longas com pequenos espinhos nas margens, termina com ponta aguçada. Pode chegar a 2m de altura. Seu cultivo deve ser evitado em áreas de muita circulação, devido ao risco de ferimentos.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Agave dragão

A agave dragão tem folhas largas, cerosas, suculentas e espessas que formam uma roseta densa. Pode atingir vários metros de diâmetro. Ela não é resistente a temperaturas baixas de inverno.

Veja também:  Baixar ABNT NBR 9050 Atualizada – 2020 Gratuita

Árvore do viajante

A árvore do viajante tem uma folhagem ornamental, com folhas coriáceas, firmes e dispostas em leque. É resistente a diferentes tipos de temperatura, inclusive calor extremo e geada, atinge de 4 a 8 metros. O nome popular faz referencia à agua retida no interior da bainha das folhas, utilizada por viajantes.

Espada larga

A espada larga pode atingir de 30 a 60 cm de altura, apresentando folhas grandes, suculentas, rígidas e resistentes. Geralmente é cultivada em grupos para formação decorativa. Também apresenta característica invasora e deve ser controlada por meio de arranque anual dos excedentes.

Espadinha

A espadinha pode atingir de 40 a 70 cm de altura, a espadinha possui folhas que crescem em tufos e apresentam manchas brancas acinzentadas. A espécie é pouco conhecida no Brasil e geralmente cultivada em grupos. É apropriada para composição de jardins de pedra, pois resiste bem à seca.

Babosa

A babosa é uma planta suculenta de caule curto, tem folhas em rosetas com forma de lança e espinhos maciços nas bordas. De cor verde azulada apresenta flores amarelas, brancas, vermelhas ou laranjadas. Pode atingir entre 60 e 90 cm de altura, possuindo uma aplicação medicinal, com propriedades cicatrizantes. É resistente a invernos rigorosos e tolerante a solos de baixa fertilidade, adequada a plantio em jardins de pedra.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Bananeira ornamental ou Bananeira de jardim

A bananeira pode medir 2 a 3 metros de altura, apresenta folhagem e flores ornamentais. Deve ser cultivada em solo fértil. É sensível a geadas e à ação do vento.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Bulbine

A bulbine é uma planta suculenta de folhas cilíndricas, carnosas, alcançam de 20 a 30 cm. Possui pequenas flores amarelas ou laranjadas que se apresentam ao longo de quase todo o ano. Se adapta bem ao cultivo em canteiros ou vasos. Apesar de sua aparência delicada, a bulbine é tolerante ao frio e exige pouca água.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Buxinho

O buxinho é um arbusto de crescimento lento com excelente potencial para topiaria. Atinge no máximo 5 m de altura, mas pode ser mantido em alturas muito menores. Aceita o cultivo em vasos por longos períodos se podado com frequência.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Cactos

Os cactos tem 1.400 espécies nativas das Américas, em grande variedade de formas e tamanhos. São plantas adaptadas a ambientes extremamente quentes ou áridos, são espinhosas e possuem grande capacidade de armazenar água. Ideais para áreas externas, gostam de muitas horas de luminosidade direta e pouca água.

Coco babão

O coco babão é uma palmeira dos cerrados brasileiros, atinge até 4m de altura. Dá frutos amarelos ovalados, com polpa adocicada e comestível. Cultivada em jardins como planta ornamental, é adaptada a solos pobres e não tolera geadas.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Cica

A cica é um arbusto que tem um crescimento muito lento, atinge cerca de 2 a 3 metros, com coroa de folhas levemente recurvadas. O tronco pode ramificar-se nas plantas muito velhas conferindo porte arbóreo com mais de 4m. Plantada no chão, ocupa grandes espaços em jardins, as mudas jovens são ótimas para vasos.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Dasilírio

O dasilírio é um arbusto que possui uma folhagem espinescente, de 1 a 2 metros de altura, com um folhagem que atinge 90cm de comprimento e tem espinhos nas pontas. É recomendável plantar essa espécie em locais de pouca circulação. Quando jovem, aceita plantio em vasos. É tolerante a baixas temperaturas e muito resistente à altas, exige pouca rega.

Dracena Dragão

A dracena dragão tem crescimento muito lento. Este arbusto grande e ornamental, quando velho torna-se uma árvore frondosa. Suas folhas são de cor verde azulada e atingem quase 1 metro de comprimento. Geralmente é cultivada como planta isolada. É sensível às geadas fortes quando jovem.

Dracena de Madagascar

A dracena de madagascar é um arbusto muito ramificado, atinge de 2 a 4m de altura. No cume de seus galhos apresenta uma roseta de folhas lineares e alongadas, verde escuro com uma faixa vermelha nas bordas. Existe ainda a variação de tonalidade, cuja as bordas da folha apresentam listras creme e rosa claro, conhecida como dracena arco-íris.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Os ramos da dracena podem ser facilmente encurvados e retorcidos, o que confere à planta grande efeito decorativo. Adapta-se bem ao cultivo em vasos, e também ao plantio em conjuntos. Não tolera baixas temperaturas.

Palmeira de Madagascar

A palmeira de Madagascar é um arbusto muito suculento com tronco de base espessa e espinhos rosados, podendo atingir de 3 a 6 metros de altura. Suas folhas são aglomeradas no topo. Adapta-se bem ao cultivo em vasos e jardins, isolada ou em grupos. Requer solo de boa drenagem, que não acumule água.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Palmeira do mediterrâneo

A palmeira do mediterrâneo é uma palmeira com um crescimento lento, apresentando um tronco simples ou múltiplo, atinge de 2 a 4 metros de altura. Possui folhas finas, dispostas em leque e com muitos espinhos. É a única palmeira nativa da Europa. Cultivada em jardim como planta isolada ou em grupos. Tolerante a solos pobres e geadas.

Veja também:  Pós-graduação em Arquitetura: Veja 8

Pata de elefante

A pata de elefante possui tronco dilatado na base, isso é a razão do nome popular dessa planta ornamental que apresenta folhagem fina e pendente. Em sua fase jovem é bem adaptada ao plantio em vasos, na fase adulta deve ser transferida para o chão onde ocupará uma área espaçosa. Atinge de 3 a 5 metros de altura.

É resistente a baixas temperaturas. O solo precisa ser drenável para evitar o apodrecimento das raízes.

Piteira

A piteira tem numerosas folhas em roseta, podendo atingir de 1 a 2 metros de altura. Se adapta muito bem ao cultivo isolado ou em grupos. Não é resistente ao frio.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/projeto-de-paisagismo/

Tamareira anã

A tamareira anã é uma palmeira ereta que pode atingir de 2 a 3 metros de altura. Aceita cultivo em vasos e também em jardins, isolada ou em conjunto. É muito resistente a geadas.

Evonimo

O evonimo é um Arbusto de folhagem ornamental que atinge de 2 a 3 metros de altura. Adequado para trabalhos topiários e formação de cerca viva. É resistente ao frio e bem adaptado à região sul do Brasil.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Hera

A hera se adapta muito bem a pleno sol ou à meia sombra e aguenta os climas mais variados. Ela pode ser usada como forração, trepadeira ou pendente.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Jade

A jade é um arbusto ornamental de folhas suculentas que atinge de 1 a 2 metros de altura. Bem resistente à exposição da luz direta do sol.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Murta

A murta é um arbusto ornamental, sua folhagem é verde brilhante, na primavera apresenta flores brancas, delicadas e perfumadas. Adapta-se bem à topiaria e ao desenvolvimento de cerca-viva. Adequada ao clima ameno do sul.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Rosa do deserto

A Rosa do Deserto é uma planta domesticada muito apreciada por cultivadores do mundo todo. A planta precisa de polinização manual para sua reprodução ou então deve-se adotar o método de propagação por mudas. Se adapta facilmente ao clima seco e quente, consegue viver tranquilamente em lugares ensolarados.

Plantas : 18 espécies de plantas de sol

Melhores plantas para o sol e para a sombra

Espada-de-São-Jorge

A espada-de-são-jorge pode atingir de 70 a 90 cm de altura, apresenta folhas espessas e resistentes, pode ser cultivada em vasos ou em grupos. A planta apresenta característica invasora e por isso costuma exceder os limites do canteiro. Deve ser controlada por meio de arranque anual dos excedentes. Pode ser usada tanto na sombra como no sol.

Iuca

A Iuca tem folhas longas que atingem de 4 a 6 metros, são rígidas e pontiagudas. Utilizada em plantios isolados ou em conjunto. É tolerante a solos semiáridos e sensível a geadas. As regas devem ser espaçadas, deixando o solo seco na maior parte do tempo.

Perguntas frequentes

Quais as flores que florescem o ano todo?

As flores que florescem o ano todo são:

  • Maria sem vergonha;
  • Begônia;
  • Bela Manhã;
  • Lavanda.

Quais as flores que duram mais tempo?

As flores que duram mais tempo são:

  • Cravo;
  • Lisianto;
  • Antúrio;
  • Copo de leite.

Qual a flor mais fácil de cuidar?

A flor mais fácil de cuidar é a violeta, além de ser uma bela flor, tem um ótimo custo aquisitivo e pode ser encontrada em quase todos os lugares.

Quais as flores mais fáceis de cultivar em vasos?

As flores mais fáceis de cultivar em vasos são:

  • Crisântemo;
  • Violeta;
  • Onze-horas;
  • Violeta.

Quanto tempo duram as flores?

As flores duram de 4 a 7 dias dependendo da espécie.

O que plantar em pequenas hortas?

Para plantar em pequenas hortas eu recomendo:

  • Cebolinha;
  • Alecrim;
  • Hortelã;
  • Salsinha.

O que dá mais dinheiro para plantar?

O que dá mais dinheiro para plantar é:

  • Café;
  • Milho;
  • Algodão;
  • Soja.

Quanto tempo duram as plantas?

As plantas duram muitos anos, geralmente morrem por conta de algum fator externo que as deixou fraca, mas temos plantas que vivem cerca de 30 anos e outras que vivem mais de 3000 anos.

Conclusão

Nesse artigo vós apresentamos uma variedade de espécies de plantas para decorar o seu jardim. Deixe seu comentário abaixo sobre o que achou do artigo.