Como montar um projeto de paisagismo incrível em 4 passos?

Criar um projeto de paisagismo requer que você entenda e tenha uma visão ampla do projeto, só quem é paisagista ou se interessa pela área conhece bem os desafios da profissão. Há quem diga que não passa de apenas escolher plantas e vasos, mas é claro que vai muito além.

São necessários muitos anos de estudo, pesquisa e acompanhamento de novidades e tendências para conseguir inspirações diferentes para criar uma área para relaxar, caminhos, fontes, entre outros.

Neste grupo de apaixonados pela área, existem ainda pessoas que têm dúvida sobre qual é o passo-a-passo para criar um projeto de paisagismo.

Você se inclui? Não se preocupe, neste artigo, vamos detalhar e tirar suas dúvidas de como fazer um projeto de paisagismo, como definir um orçamento e muito mais.

O que é projeto de paisagismo?

projeto de paisagismo o que é

O projeto de paisagismo é a área relacionada diretamente com a arquitetura e o urbanismo e tem como objetivo organizar a paisagem.

Um projeto de paisagismo tem a finalidade de representar o tratamento paisagístico de um espaço tal como foi imaginado pelo cliente. O projetista deve dar instruções para implantar e manter esse local, fazendo a gestão e a preservação de espaços livres, sendo eles públicos ou privados, urbanos e não urbanos.

Nessa criação estão envolvidos princípios artísticos como harmonia, unidade, equilíbrio, além de todo o conhecimento sobre plantas ornamentais.

Veja também: Descubra as 7 principais áreas de atuação do arquiteto

Como elaborar um projeto de paisagismo incrível?

como criar projeto de paisagismo

Um bom paisagismo só melhora com o passar dos anos. Por isso, no processo tem que ter compromisso com o resultado.

Para elaborar um projeto de paisagismo, primeiro é preciso iniciar um ESTUDO PRELIMINAR, conhecendo bem o ambiente para poder ter uma visão ímpar sobre como este será desenvolvido.

Nesta etapa deverão ser verificados vários aspectos do local:

  • documentação fotográfica;
  • localização;
  • clima;
  • solo;
  • vegetação existente;
  • objetivo do projeto;
  • necessidades dos usuários;
  • dimensões da área;
  • características das construções;
  • características do entorno;
  • microclima;
  • disponibilidade de água;
  • limite de gastos.

Para criar um projeto de paisagismo incrível, precisa-se ter um fator único: um olhar que possa ver a mudança de forma agradável passando uma perspectiva certa do percurso que será feito.

Projeto paisagismo ou jardinagem? Quais as principais diferenças?

projeto de paisagismo ou jardinagem diferenças

Será que há diferenças entre paisagismo e jardinagem?

Os especialistas entendem e compreendem essa confusão, já que uma área está diretamente ligada à outra. Portanto de modo resumido, o paisagismo tem a função de elaborar e planejar projetos verdes, enquanto a jardinagem executa e dá vida ao que está no papel.

Um paisagista tem a sensibilidade de perceber as necessidades de seus clientes e sabe combinar os elementos com maestria. A criatividade é indispensável para esse profissional, afinal um trabalho paisagístico não deixa de ser um trabalho artístico e autoral.

De modo que qualquer profissional apaixonado por sua área, como o pintor que usa tintas para se expressar, o paisagista faz da natureza sua obra prima, sua fonte de inspiração e criação.

Por fim é importante que o paisagista goste e tenha familiaridade no trato com a terra e as plantas.

Como fazer um projeto de paisagismo em 4 passos?

passo a passo projeto de paisagismo

1 – Análise das necessidades do cliente

Esse primeiro passo consiste em entender quais são as necessidades do cliente.

É a hora que a confusão entre paisagismo e jardinagem vai aparecer, o profissional precisa ter paciência para explicar o que o cliente pode esperar do projeto de paisagismo e como ele deve contribuir nesse processo.

A dica é pedir referências do que o cliente gosta e ir explicando com esses exemplos tudo o que pode ser feito ou não.

Veja também:  4 arquitetos brasileiros com os quais podemos nos inspirar

Veja também: Revista de Arquitetura: As 14 melhores revistas para arquitetos

2 – Levantamento do local

No segundo passo, depois de conhecer o cliente é hora de fazer uma análise do local.

Existem muitos fatores, a começar pela quantidade de massas, presença de volumes, que podem ser naturais, como árvores ou rios, ou edificados, como casas, edifícios, muros, etc.

Nesse momento, o paisagista começa a analisar quais desses elementos poderão ser mantidos no projeto de paisagismo e quais deverão ser retirados.

De acordo com a quantidade de massas e o tamanho delas, o local pode ter mais ou menos sombras, além disso, identificar a posição da sombra e do sol ajuda na hora de definir onde serão incluídos os móveis, espaços de lazer e piscinas.

Por isso, todo projeto de paisagismo deve ter a indicação do norte, para que seja possível ver onde está o sol nascente e o sol poente.

Exemplo: caso o terreno tenha muitas edificações ou muros, é necessário escolher plantas que não necessitem de muita luz solar.

3 – Anteprojeto

anteprojeto projeto de paisagismo

No anteprojeto, o paisagista vai reunir todas as informações levantadas até aqui e começar a criação.

É nesse terceiro passo que você vai usar toda a sua criatividade e conhecimento para propor as melhores soluções. Explore as possibilidades de cores, formas, volumes e composições das vegetações, sempre respeitando o gosto do cliente.

Existe um leque de coisas para escolher para a inclusão de mobiliário ou outros elementos como:

  • fontes;
  • pérgolas;
  • redários;
  • cascatas.

Vale destacar que algumas vegetações incluídas no projeto de paisagismo vão crescer ao longo do tempo e ocupar mais espaço no local.

Veja também: Conheça as 7 Etapas de um Projeto Arquitetônico

4 – Projeto Executivo

Nessa etapa, o paisagista aprofunda o projeto de paisagismo definindo aspectos mais técnicos.

Aspectos estes como:

  • a cova para cada vegetação;
  • a quantidade de adubo;
  • os cuidados com o solo;
  • entre outros.

É no quarto passo que entra o trabalho de outros profissionais, como Light Designer. É ele o responsável pelo projeto luminotécnico do local.

Após a finalização do projeto executivo, é hora de começar as intervenções no ambiente, iniciando um longo trabalho.

Veja também: Projeto executivo na arquitetura: o que é, o que deve conter e como criar?

Pesquisa

pesquisa projeto de paisagismo

Assim como em outras áreas, há muitas dúvidas em um projeto paisagístico.

Muitos clientes não sabem especificar como desejam que fique sua residência e por insegurança de acharem que não vão gostar do resultado final, acabam não saindo do comum, quando se trata do modelo da sua casa. O que acarreta em uma dificuldade, na hora do paisagista tentar fazer com que o cliente inove.

Mas não é em tudo, pois sobre o que é paisagismo, há opiniões variadas que as pessoas formam sobre assuntos, antes mesmo de saber realmente o que significa, muitas pessoas não pesquisam e acham que é algo relacionado a plantas ou árvores, algumas sabem que um projeto paisagístico pode interferir na vida dos usuários e até mesmo em ambientes públicos.

Representação

Na representação, primeiro, você precisa dominar o assunto, e nada mais do que você para fazer, pois, você é o idealizador do projeto.

Organizar as ideias para saber exposição em uma representação, mostrando os benefícios daquele paisagismo tanto para área residencial quanto para grandes edifícios.

Muito importante é ter firmeza, não é bom ter dúvida sobre nada do projeto, você precisa conhecer seu projeto por inteiro.

Bom também é saber conduzir a explicação de forma que evitem as frases técnicas para não haver dúvidas, traga confiança para o seu cliente.

Conceito

coneito projeto de paisagismo

É bom fazer um estudo sobre o projeto de paisagismo, buscar as referências e saber como se originou a ideia de criar grandes espaços com a ajuda da natureza.

No Brasil não existem muitos exemplos específicos do paisagismo, devido essa certa confusão com a jardinagem, observamos muitos espaços públicos vastos e ruas sem total ligamento com o que deveria ser estruturalmente conectado.

Para criar e ter um projeto de paisagismo são necessárias referências e exemplos, pesquise muito e o faça suas ideias fluírem com muita eficácia.

Softwares

programas projeto de paisagismo arquitetura

Uma apresentação do local de como será feito ou de como ficará é necessário. Ter um espaço para as tecnologias é, sem dúvidas, uma parte superimportante para que o cliente consiga visualizar o seu futuro de forma real.

Tudo deve ser reunido em plantas baixas feitas em softwares de paisagismo ou programas de arquitetura, como o Autocad, Revit, Sketchup, Layout, Archicad, Lumion e Vray.

Veja também:  Escala Arquitetura: como calcular escala de desenho técnico?

Aproveite desse mecanismo e faça uma boa representação do espaço dos sonhos de seus clientes.

Veja também: Qual é o melhor programa para trabalhar com projetos?

Como cobrar por um projeto de paisagismo?

como cobrar projeto paisagismo orçamento

Ao pensar sobre um projeto de paisagismo, sempre surge aquela dúvida: afinal, como cobrar?

O mais comum é que se cobre por m² pelo projeto de paisagismo, mas essa pode ser uma verdadeira cilada. É um assunto muito polêmico e cada profissional tem sua própria forma de trabalho.

Imagine a situação: o cliente quer um jardim de inverno. Mesmo que o espaço seja reduzido, ele pode envolver uma série de intervenções como uma fonte, um painel verde, um espelho d’água, entre outros.

Ou seja, se cobrar por m², você pode cobrar pouco por um trabalho que vai exigir muito, nesse contexto, a melhor forma de cobrança é por horas trabalhadas. Esse método funciona bem porque está ligado à complexidade do serviço, o que determina um valor justo para você e o cliente.

5 exemplos de projeto de paisagismo para se inspirar!

Ideias inspiradoras para o projeto de paisagismo para a sua residência. Vale fazer um projeto de plantas baixas para ter uma leve noção de como ficará e, principalmente, do que você realmente precisa no quintal ou na frente da sua casa.

Afinal, bons projetos, além de bonitos, são funcionais e práticos. No entanto, não pode descuidar da manutenção.

Veja e inspire-se!

Iluminação no projeto de paisagismo

Iluminação no projeto de paisagismo

Ao pensar em um espaço que te aproxime da natureza e te faça sentir perto dela, sem dúvida é um espaço que você quer estar, seja de dia ou à noite, é preciso pensar em detalhes, a iluminação é importante.

Ou seja, a iluminação é fundamental, assim você terá um espaço espetacular ao anoitecer.

Veja também: Projeto Elétrico Residencial simples ou completo: como fazer?

Diferentes espécies de plantas

diferentes espécies de planta projeto paisagismo

A confiança em um bom profissional é a de surpreender com as ideias. A única obrigação do cliente é com a manutenção. Um jardim bem cuidado é sempre um espaço para relaxar.

Nos projetos, a presença de diferentes espécies pequenas de plantas e arbustos nas laterais traz um visual mais organizado e agradável ao pequeno quintal com gramado e caminho de pedra.

Caminho de Pedras

caminho de pedras projeto paisagismo

Há variedades de formas para criar um caminho na decoração do jardim. Desde pequenas pedrinhas brancas a grandes rochas, a opção por trazer este complemento ao projeto de paisagismo, além de por ser econômico, traz um visual excelente com o caminho de pedra.

A delicadeza está presente nos pequenos detalhes do caminho de madeira que dá acesso para um espaço único.

Uma área para relaxar

área para relaxar projeto paisagismo

As árvores dão um ar de espaço natural e mais volumoso, além de contar com sombras.

Contudo, o cuidado mais importante está na limpeza frequente das folhas que caem no chão.

Neste projeto, a escolha de um espaço para sentar ou até mesmo deitar é uma boa pedida, para que o cliente tenha um certo contato com a natureza com todo o conforto. O seu projeto de paisagismo pode contar com tudo o que possa desejar ou sonhar.

Jardim Vertical

jardim vertical projeto paisagismo

Se o problema for espaço para criar um jardim, então, tire proveito do muro ou da parede: uma ideia simples e eficiente para levar a natureza para dentro da sua casa. O projeto de paisagismo pode ser realizado em qualquer ambiente.

Pode até usar as trepadeiras como um lindo cenário verde, assim traz um charme e sofisticação.

Projeto Paisagismo Residencial

projeto paisagismo residencial

O grande perigo de um projetista de paisagismo é no projeto residencial, pois, abrange sempre a confusão do paisagismo com a jardinagem.

E então a minuciosa participação do projetista com detalhes criativos é indispensável para criar ambientes saudáveis e naturais, trazendo tudo isso para dentro de casa.

É uma pegada tanto urbana, mas com uma mistura harmoniosa de cores e elementos distintos para uma residência.

Projeto Paisagismo em Edifícios

Paisagismos em Edifícios Privados

projeto paisagismo edifícios privados

Claro que os grandes donos de edifícios comerciais e até mesmo donos de lojas ou espaços de diversão seja bar, restaurantes ou shoppings, querem propor uma recepção como forma de convite para entrar no estabelecendo.

Nas corporações e instituições também, fazem uma organização dividindo por espaços, blocos e até pavimentos.

Veja também:  Como fazer um projeto de Arquitetura criativo e funcional?

Tudo isso incluindo o paisagismo de forma profissional, equipando e habilitando cada espaço de acordo com fatores específicos.

Paisagismos em Edifícios Públicos

projeto paisagismo edifícios comerciais

O paisagismo de edifícios públicos é acompanhado de grandes monumentos de nossas cidades, pois, trazem um sentido de patrimônio público, por isso, precisa-se de elementos que não necessitam de tantas manutenções.

O sentido de patrimônio público traz a exatidão sobre cuidados que se deve ter ao passar por ambientes desse porte, e é fundamental olhar para eles de forma importante, pois quebram uma estrutura de espaço não preservado.

Projeto Paisagismo em Espaços Públicos

Projeto Paisagismo: Praça e Parque

projeto paisagismo em praças e parques

Nas Praças e nos Parques são feitas as atividades lúdicas, recreativas, de lazer e convivência, associados o ambiente de acessibilidade pública e livre de edificações. São capazes de regenerar aspectos físicos e socioeconômicos de áreas degradadas, configurando espaços ideais para os pedestres.

Portanto não é por isso que dispensam os projetos, muito pelo contrário. O planejamento vai da acessibilidade à iluminação e segurança, uma solução completa que requer compreensão da dinâmica e dos aspectos culturais do local.

Cada praça corresponde ao aspecto do seu nome, seja ele descritivo ou homenagem a alguém da cidade, mas é necessário ter o paisagismo para quebrar o lado urbano.

projeto paisagismo parque praça

Nos parques sejam eles de diversão ou ecológicos e até mesmo o zoológico precisa de um planejamento organizado de cada parte específica para trazer a natureza de forma agradável.

Projeto Paisagismo de Rua

projeto paisagismo praça parque

Existem projetos pequenos destinados a melhorias nas ruas, padronizando ou colorindo as calçadas, os canteiros e as rotatórias das ruas, sempre pensando em quebrar essa tensão de correria e exaustão de uma cidade.

Por isso que as grandes ruas precisam desses projetos para alegrar a cidade, trazendo harmonia desde o meio fio até os cantos da rua.

Projeto Paisagismo Jardim Vertical

projeto paisagismo para jardins verticais

Muito usado em projetos de residências, como aproveitamento de espaços, ou muros.

Não significa que não estejam presentes nos grandes edifícios, pelo contrário, é comum ter, pelo fato de ser organizar tudo em um espaço pequeno.

O jardim vertical pode encontrar-se nas trepadeiras de muros de grandes casas ou corredores formando cascatas de ramos, trazendo verde para os ambientes.

Projeto Luminotécnico Paisagismo

projeto paisagismo luminotécnico

A iluminação da paisagem é superimportante, pois sem ela, os jardins residenciais ou até os grandes edifícios perdem seu valor ou se escondem ao escuro.

Um grande projeto de paisagismo precisa de um projeto luminotécnico para realçar e ter um sucesso único e espetáculo.

Combinando com luzes no verde ou até mesmo nas grandes copas das árvores, valorizando cada espaço digno de uma boa apreciação.

Conclusão

Cada projeto de paisagismo, seja qual for a área ou espaço, precisa de um planejamento, para que seja de acordo com cada determinante. Por isso seja urbano ou rural o projeto de paisagismo tem que ser valorizado.

Seja ele na forma de um cantinho para relaxar ou um espaço para apreciar e sempre poder voltar e ter boas recordações.

Espero que esse artigo tenha tirado suas dúvidas e ajudado a escolher a especialidade em projetos de paisagismo.

Também esperamos que você tenha gostado das dicas. Se ainda tiver alguma dúvida, é só deixar seu comentário abaixo e nós te ajudamos.

Se você quiser aprender mais sobre como deixar seus projetos bons, a desenhar projetos, fazer a modelagem 3D e renderizar, temos cursos desenvolvidos com muitas técnicas no nosso site, como; AUTOCAD, SKETCHUP, REVIT, LUMION e VRAY.

Conheça nossas redes sociais. Abraço e até a próxima.