Entenda o que é AutoCAD, o software mais usado pelos profissionais das áreas de construção e design de todo o mundo, que auxilia na criação de diversos projetos das mais variadas vertentes.

O que é AutoCAD e pra que serve?

autocad

O que é AutoCAD e pra que serve?

AutoCAD é um software de classificação CAD – computer aided design ou projeto assistido por computador – desenvolvido pela Autodesk, Inc. desde 1982.

Inicialmente a companhia não tinha como principal objetivo tornar o AutoCad conhecido mas auxiliar os profissionais a ter um melhor aproveitamento, fosse de tempo ou recursos de modelagem.

Mesmo com uma primeira aplicação bem mediana, devido aos processadores da época que eram bastante limitados, a plataforma se popularizou, tornando-se conhecida e utilizada mundialmente.

A partir daí a Autodesk, com a evolução dos processadores e da tecnologia da informação, passa a desenvolver melhorias em seu sistema, códigos provenientes de outras empresas e desenvolvedores nos quais a Autodesk investiu.

Comprando tecnologias de empresas competidoras, desde meados de 1990, a Autodesk foi capaz de desenvolver um produto para todas as soluções da indústria e hoje as mais diversas áreas de atuação podem contar com o AutoCad para o desenvolvimentos de seus desenhos 2D,3D e projetos.

Quais são as vantagens do AutoCAD?

O programa hoje conta com recursos específicos do setor, e bibliotecas para arquitetura, mecânica, elétrica e muitas outras áreas.

O programa possui funções de desenho 2D, modelagem 3D e é mais comumente usado para o desenvolvimento de desenhos técnicos.

Já em seu formato de programação original ele traz uma estrutura bastante completa para seus usuários mas ainda é possível personaliza-lo.

Como o AutoCad utiliza uma programação consolidada em Linguagem interpretada (AutoLISP) é possível personalizar comandos e rotinas e automatizar as ações que lhe são mais viáveis e comuns, além de interpretar sequências de comandos gravados em arquivo de texto de extensão (.scr ).

Afinal, por que usar o AutoCAD?

Umas das maiores vantagens de se usar um programa universal como o AutoCad é a compatibilidade dele com praticamente todos os outros softwares mais usados no mercado, ou seja, tanto a importação quanto a exportação de arquivos no programa é praticamente garantida sem maiores dificuldades, sua plataforma de edição permite a transformação de aplicativos das mais diversas áreas sejam elas engenharia, arquitetura, design, topografia entre muitas outras.

Com ferramentas gráficas de ponta, o programa permite desenhar, dimensionar, modelar e remodelar, quantas vezes forem necessárias, desde de projetos mais simples à desenhos geométricos de alta complexidade. Sua alta qualidade gráfica proporciona a apresentação de desenhos eficientes e realistas.

Áreas de atuação e uso do AutoCAD em diversas profissões

autocad

Áreas de atuação e uso do AutoCAD em diversas profissões

Basicamente qualquer área que precise de um modelo virtual pode vir a usar o AutoCad, nele é possível fazer o desenho técnico ou modelagem não só de uma peça pequena como também de uma máquina inteira.

As áreas da construção civil são as mais conhecidas por usar o programa, porém ele pode ser empregado nas mais diversas profissões.

Algumas profissões que usam o programa são: Arquitetos e Urbanistas, engenheiros civil, engenheiros mecânicos, engenheiros sanitaristas, engenheiros ambientais, designers de moda, designers gráficos, designers de interiores, designers de produto, desenhistas industriais, topógrafos, geólogos, paisagistas, cenógrafos e muitos outros.

O AutoCad pode ser aplicado diversas formas diferentes, tudo depende das necessidades da área, nas profissões em que o sistema é mais comumente usado ele é utilizado das seguintes formas:

  • Arquitetura e Urbanismo – O arquiteto geralmente é quem elabora o projeto. Alguns profissionais optam por desenvolver o projeto de arquitetura à mão e depois passar para o AutoCad, enquanto outros profissionais preferem projetar do zero diretamente no programa. A partir disso é possível fazer alterações na estrutura e layout de forma rápida e eficiente.
  • Engenharia – No AutoCad, o engenheiro analisa, estuda e executa um projeto. Podendo também desenhar, o engenheiro muitas vezes não chega a elaborar o desenho, mas precisa ter o conhecimento para ler e entender o projeto e conseguir executa-lo com precisão e fazer alterações quando necessário.
  • Desenho Industrial – O desenhista industrial ou mecânico é um dos profissionais que utiliza o AutoCad tanto para desenhos 2D quanto para modelagem 3D. Trabalhando com projetos um tanto quanto minuciosos, a composição com muitas partes pequenas e detalhadas é possível com o programa da Autodesk.

Qual a importância do AutoCAD para o arquiteto?

O uso do computador é relativamente recente principalmente para auxiliar profissionalmente, ou seja, até pouco tempo atrás os projetos eram desenvolvidos inteiramente à mão sem nenhum auxilio altamente tecnológico no que diz respeito à elaboração e desenho de projetos.

Com o surgimento do Autocad, cada dia mais os profissionais de arquitetura foram deixando de lado às longas horas requeridas no desenvolvimento de um projeto à mão pela agilidade e precisão do Autocad.

A globalização e o desenvolvimento da tecnologia e informação fizeram com que a agilidade se tornasse um dos fatores mais requeridos e isso alavancou o programa, tornando-o essencial e indispensável aos arquitetos.

Sendo hoje um dos principais softwares para desenho, o software possibilita aos profissionais da área da construção o detalhamento técnico amplo e uma pré-visualização estética precisa.

A importância do AutoCad na construção é grande, com ele são desenvolvidas plantas baixas, cortes, elevações, perspectivas e qualquer outra representação necessária para uma melhor compreensão do projeto.

É essencial que o profissional de arquitetura saiba não só falar a linguagem técnica e fazer um detalhamento técnico mas falar a linguagem do cliente e conseguir traduzir um projeto para o entendimento de todos. O AutoCad nos possibilita representações de entendimento fácil e a modelagem 3D para uma pré-visualização realista.

AutoCAD para estudantes

O software se tornou tão importante que há anos ele se faz presente na formação de profissionais das mais diversas áreas.

Hoje a maioria das universidades já traz na grade curricular o curso de AutoCad, porém ele infelizmente ainda é aplicado de forma básica.

Sendo um dos softwares mais completos para desenho, o AutoCad atende à todos os públicos. Com conhecimentos básicos já é possível a criação de projetos menos elaborados, mas ele é um sistema com infinitas possibilidades, que traz muitos recursos para seus usuários, e por isso deve ser usado em sua totalidade.

Para isso os estudantes devem procurar adquirir conhecimento através de cursos fora da própria instituição.

Sabendo da importância do software para o sucesso acadêmico e profissional, o programa se compromissou a disponibilizar aos estudantes o acesso à ferramentas 3D e outros recursos de seu sistema de forma gratuita.

Visando educar e inspirar as novas geração de projetistas, engenheiros, e desenvolvedores a empresa disponibiliza, diretamente do seu site oficial, o download gratuito do AutoCad, Revit, Fusion 360, 3DS Max, Inventor Professional e Maya.

Com uma licença que dura 3 anos, especial para estudantes, baixar o AutoCad Estudante gratuito disponibilizado pela Autodesk é muito fácil, basta entrar no site e fazer seu cadastro, colocando suas informações básicas e as informações da sua instituição de ensino.

Lembrando que por ser uma vantagem concedida à estudantes, é importante estar matriculado em alguma instituição de ensino superior.

Conhecimentos em AutoCAD: quais são os comando do AutoCAD?

autocad conhecimento

Quais são os comando do AutoCAD?

A interface do software nada mais é do que uma gigante prancheta de desenho cheia de ferramentas. Além da barra de ferramentas que ativa as funções com um clique, o sistema também funciona por comandos feitos pela teclado, ou seja, para desenhar uma linha eu posso tanto ir até a barra de ferramentas e selecionar o comando “linha” quanto digitar “L”, ambos ativam a função. Existem diversos ícones na sua interface para auxiliar a visualização e definir algumas configurações.

O AutoCad te possibilita desenhar tanto linhas retas quanto curvas, além de disponibilizar comandos para formas específicas. As principais ferramentas de desenho são:

Line ( L )  – É um segmento de reta básico, o tamanho pode ser definido tanto arrastando o mouse quanto digitando o comprimento desejado. Mesmo desenhando linhas em sequência, elas finalizam como objetos independentes.

Polyline ( PL ) – Diferentemente do comando “L”, a “PL” cria uma sequência de retas ou curvas que finalizam em unidade, formando um só objeto.

Circle ( C ) – Este comando cria um círculo, isso pode ser feito através de um raio de medida definida pelo usuário ou até mesmo através de pontos pré- estabelecidos.

Arco ( A ) – A partir da definição de um começo, centro e fim, este comando cria um arco.

Rectangle ( REC ) – A criação do retângulo é feita por este comando usando uma polylinha, através da definição de dois pontos. Por usar uma polylinha, o retângulo, apesar de ser formado por 4 linhas, é finalizado pelo software como um só objeto.

Polygon ( POL ) – Este comando cria um polígono a partir da escolha da quantidade de lados e da definição da distância entre o centro e um vértice.

Hatch ( HA ) – É o comando usado para colocar hachuras em objetos. O usuário define cor, textura, distribuição e aplica no objeto, que deve estar fechado para que a hachura seja aplicada.

Ellipse ( EL ) – Este comando permite aos usuários, criar elipses e  arcos elípticos a partir da escolha do centro e dos eixos.

Além dos comandos básicos de linhas e curvas, existem vários comandos no programa como:

Burst – usado quando for preciso explodir algum bloco ou objeto.

Chpace – usado para  mover objetos do layout para o model e vice-versa.

Join – comando que une elementos e forma um só objeto.

Oops – Esse comando irá restaurar o último conjunto de objetos apagados sem desfazer qualquer edição que você pode ter feito desde o último comando ERASE.

Overkill – ele exclui qualquer objeto duplicado ou linhas sobrepostas.

List – Mostra informações da base de dados do desenho para os objetos selecionados. Inclusive a área do terreno caso seja um bloco fechado.

O AutoCad é um programa cheio de curiosidades e funções para ajudar seus usuários. Quer aprender mais sobre este software? clique aqui

Curso de AutoCAD

autocad dicas

Agora que você já sabe o que é AutoCad e a sua a função, a importância dele para seu sucesso profissional, como baixa-lo de forma gratuita, e até já aprendeu os comandos básicos é hora de aprofundar seus conhecimentos e colocar tudo isso em ação!

Nada melhor do que praticar para desenvolver um conhecimento e baseado nisso, nós preparamos uns dos melhores cursos de AutoCad existentes hoje no mercado para alavancar sua vida acadêmica e profissional.

Os programas de desenho e modelagem costumam ser complementares, ou seja, um programa complementa e aperfeiçoa algo elaborado em outro, como por exemplo a dupla: AutoCad+ SketchUp, onde o AutoCad entra com a função do desenvolvimento do desenho técnico e o SketchUp com a função da modelagem 3D.

Com este método você aprenderá de forma definitiva como desenhar projetos arquitetônicos do início ao fim, de forma rápida, fácil e eficiente em 7 dias.

Desde que quem nunca teve contato com desenhos arquitetônicos ao profissional que procura aperfeiçoar os conhecimentos, o curso alcança a todos pela sua linguagem de fácil entendimento.

O melhor de tudo é que o curso é totalmente online, então você faz seus horários. Adquirindo o curso você passa a ter acesso vitalício ao conteúdo, ou seja, qualquer dúvida futura poderá ser sanada facilmente pois você terá acesso livre a todo o conteúdo. O curso também inclui apostila de estudos e certificado.

Mas afinal, O QUE SE APRENDE NO CURSO DE AUTOCAD ONLINE? O curso de AutoCad por Leandro Amaral você aprende através de exercícios práticos a elaborar planta baixa, cortes, elevações, situação, locação e cobertura desde o primeiro traço até a impressão.

Quer saber mais sobre nosso Cursos? Clique aqui

O que há de novo no AutoCAD 2020

Desde sua primeira versão o AutoCAD evoluiu muito e com atualizações anuais o programa tem sido otimizado proporcionando para os profissionais da área um conjunto cada vez maior de funções em um menor espaço de tempo.

A atualização de 2020 vem com uma extensa lista de melhorias e promete fidelizar com seu novo software uma programação de alta performance.

A primeira diferença que se nota é na cor do tema de fundo que foi escurecida e com isso trouxe melhorias no contraste entre os layers.

Os profissionais das mais diversas áreas costumam utilizar a ferramenta por longas horas e agora, com a otimização das cores de base o peso sobre a visão é amenizado possibilitando uma maior resistência à essas longas jornadas de projeto.

Outra novidade que chegou para ficar foram os formatos WEB e MOBILE APP. Agora, além de salvar seus projeto DWG, DWT, DWS ou DXF é possível salvar também em formatos específicos para dispositivos móveis.

Mantendo as funções dos formatos que já estamos acostumados, podemos carregar o projeto nas palmas das mãos de forma digital, seja pelo smartphone ou tablet, e fazer alterações já em campo ou até mesmo no caminho.

O AutoCad WEB, ou AutoCad online, é um formato do software disponibilizado para o uso direto na internet, agora é possível abrir seus projeto online, caso seja necessário abrir o projeto em um lugar onde, por exemplo, não tenha o AutoCad instalado.

Na versão AutoCAD 2020 o sistema fecha uma parceria com as famosas Nuvens de armazenamento, sendo elas: OneDrive, Box e DropBox, tornando possível carregar os arquivos CAD diretamente para a nuvem. Qualificando-o como um sistema de engenharia e arquitetura altamente confiável.

Valorizando o tempo dos profissionais, os desenvolvedores pensaram o sistema de forma que ele trabalhasse mais rápido e agora o tempo para a instalação diminuiu, fora isso, o tempo que os projetos costumavam demorar para salvar foi diminuído em 1 segundo, isso significa que em um ano, o usuários do AutoCAD podem salvar o equivalente a 80 anos coletivamente, tudo isso apenas com o aumento da velocidade em um segundo inteiro.

Ainda pensando na otimização do tempo, a ferramenta de medida rápida foi repaginada baseada no feedback dos próprios usuários.

Sobre o Arquiteto Leandro Amaral

Leandro Amaral é arquiteto formado pela Universidade São Lucas desde 2016, professor de cursos online desde 2013 e técnico eletrotécnico desde 2011.

Começou na área dos projetos como desenhista em 2009 mesmo sem muito conhecimento sobre os programas. Muitos diziam que ele não “Levava jeito”, mas sua paixão pela arquitetura não o deixou desistir.

Com muita persistência, trabalho duro e fé no sonho que tinha, ele se desenvolveu na área, adquiriu experiência nos mais de 57.217,16m² de projetos, dos quais ajudou a desenhar e hoje ensina mais de 8 mil alunos e 7 países.

“Assim como apresentar projetos de qualidade mudou a minha vida, acredito realmente que pode mudar outras. O sucesso só depende de nós e o que nos movem são os sonhos.”

– LEANDRO AMARAL, Arquiteto.

Conclusão: importância da atualização

O mundo está em constante evolução, e um profissional, para estar bem capacitado precisa seguir o ritmo de evolução da tecnologia. Todos os dias surgem novidades e as empresas procuram profissionais atualizados e experientes.

O software desempenha uma função que está ligada antes de tudo com a tecnologia e busca se aperfeiçoar anualmente, com novas versões e correções, o que não funcionou bem será substituído e ai que entra a importância da atualização profissional.

Entender os softwares, saber executa-los e entender suas versões mais recentes alavanca um profissional e o coloca em posição de destaque.

Entendeu a importância do AutoCad para os profissionais da arquitetura e demais? Com a sua criatividade e conhecimento e com o nosso método, você se destacará na sua área.

Pronto para elevar seu conhecimento nos softwares mais requisitados do mercado? Clique aqui e se inscreva

Se ainda tem alguma dúvida sobre o AutoCad ou outros softwares? Deixe aqui seu comentário!Maravilha, boas vindas a mais uma aula aqui do nosso blog.
Hoje nós vamos falar sobre o que é, o que faz e para que serve o AutoCAD, assista ao vídeo.

► QUER APRENDER MAIS?
► ACESSE:
➜ Cursos Completos: https://arquitetoleandroamaral.com/
➜ Instagram: https://arquitetoleandroamaral.com/instagram
➜ Facebook: https://arquitetoleandroamaral.com/facebook
➜ Youtube: https://arquitetoleandroamaral.com/youtube
➜ E-mail: [email protected]

Baixe gratuitamente os nossos materiais gratuitos:

BANNER-MATERIAIS-GRATUITOS

Você quer aprender a instalar o AutoCAD gratuitamente? Acesse:

Como baixar e Instalar AutoCAD de Estudante Gratuito