Hachura no AutoCAD: Como colocar?

Hachura no AutoCAD, você sabe como configurar? Com elas você valoriza muito mais os seus projetos e as sua apresentações. Aprenda como configurar da forma correta.

Hachura no AutoCAD: O que é e como configurar?

A hachura no AutoCAD preenche uma área delimitada ou objetos selecionados com uma hachura-padrão, preenchimento sólido ou preenchimento de Gradiente.

Se a faixa de opções estiver ativa, a guia contextual Criação de hachura é exibida. Se a faixa de opções estiver desativada, a caixa de diálogo Hachura e Gradiente é exibida. Se você preferir utilizar a caixa de diálogo Hachura e Gradiente, defina a variável de sistema HPDLGMODE como 1.

Se você inserir -HACHURA no prompt do comando, serão exibidas opções.

Nota:

  • Para evitar problemas de memória e desempenho, o número máximo de linhas de hachura criadas em uma única operação de hachura é limitado. No entanto, é possível alterar o número máximo de linhas de hachura com a variável de sistema HPMAXLINES.
  • Para manter o desempenho para hachuras com linhas de hachura não contínuas, escolha uma hachura predefinida padrão em vez de carregar e definir um tipo de linha não contínua. A partir dos produtos baseados no AutoCAD 2015, a variável de sistema HPLINETYPE suprime a exibição de tipos de linhas não contínuas em hachuras por padrão.
  • Para controlar se o snap ao objeto ignora objetos de hachura, adicione ou subtraia 1 da variável de sistema OSOPTIONS.
Veja também:  Cadnorma: O que faz e Download

Você pode escolher entre diversos métodos para especificar os limites de uma hachura.

  • Especifique um ponto em uma área que está envolto por objetos.
  • Selecionar objetos que envolvem uma área.
  • Especifique os pontos de limite usando a opção de desenho -HACHURA.
  • Arrastar um padrão de hachura em uma área envolta de uma paleta de ferramentas ou do DesignCenter.

Os prompts a seguir são exibidos:

Selecionar ponto interno

Determina um limite dos objetos existentes que formam uma área fechada ao redor de um ponto específico.

Selecionar objetos

Determina um limite de objetos selecionados que forma uma área fechada.

Remover limites

(Disponível somente ao adicionar hachuras na caixa de diálogo Hachura e gradiente)

Remove os padrões de hachura adicionados durante o comando HACHURA ativo no momento. Clique no padrão que você deseja remover.

Adicionar limites

(Disponível somente ao adicionar hachuras na caixa de diálogo Hachura e gradiente)

Alterna do modo Remover limites, para que você possa adicionar padrões de hachura novamente.

Desfazer

Remove o último padrão de hachura inserido com o comando HACHURA ativo.

Configurações

Abre a caixa de diálogo Hachura e Gradiente, onde é possível alterar as configurações.

Como fazer hachura no Layout do Sketchup

Caso você utilize o Layout do Sketchup para fazer os detalhamentos de seus projetos e quer aprender como inserir as hachuras, nós podemos te ajudar, além do tutorial de hachuras para AutoCAD nós também temos o tutorial com vídeo e descrição de como configurar hachuras no Layout do Sketchup, veja e faça projetos mais profissionais .

Veja também:  AutoCAD: O que é, o que faz e para que serve?

Curso Online de AutoCAD e Sketchup

Aprenda a desenhar projetos Arquitetônicos completos, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha desenhado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-autocad-e-sketchup/

Conclusão

A hachura no AutoCAD melhora a apresentação do seu projeto, pois às vezes o seu cliente quer algo mais explicativo ou demonstrativo, dessa forma melhoramos a apresentação dos meus projetos. Deixe seu comentário abaixo se tiver alguma dúvida, teremos o prazer de responder, você pode também conhecer todos os materiais sobre arquitetura disponíveis no site.

Abraços e até a próxima.