Materiais PBR no Enscape: Como criar materiais realistas

Você sabe como criar materiais PBR no Enscape? Já chegou em um ponto que as texturas da internet não lhe agradam mais? Aprenda agora como criar o seu próprio material e como isso pode te ajudar a ter um render muito mais realista.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Materiais no Enscape: Como criar

Antes de começarmos a manipular as texturas pelo Enscape, você precisa aplicar uma cor no bloco que deseja configurar, para fazer isto, é só selecionar qualquer cor na bandeja de materiais localizada no canto direito do Sketchup e utilizar o balde de tinta para pintar o respectivo bloco.

Caso a sua bandeja de materiais não esteja aparecendo, selecione o menu Janela, Bandeja padrão e ative a opção Materiais.

Para abrir o editor de materiais basta selecionar a ferramenta Editor de materiais do Enscape.

Materiais no Enscape: Albedo

Albedo é o que irá determinar a cor ou textura do seu objeto. Podemos alterar a cor pelo Enscape e também pelo Sketchup.

Para adicionar textura pelo Sketchup é só apertar na pasta ao lado de textura, localizada em Editar e selecionar o arquivo desejado.

Materiais no Enscape: Mapa de altura

A ferramenta Mapa de altura permite simular o relevo na textura de uma superfície, gerando sombras. Para ele funcionar precisamos adicionar uma imagem de textura. Podemos utilizar a mesma textura presente no Albedo, é só selecionar Usar Albedo, que já criará o mapa de altura para sua textura

Veja também:  Menus do Enscape: Tudo o que você precisa saber

Materiais no Enscape: Reflexões

Em reflexões podemos adicionar uma cor/textura para simular a reflexão do material escolhido. Sendo possível utilizar o Albedo para fazer todo o trabalho. Em rugosidade temos o controle do reflexo, metálico para tornar o material metalizado e especular para definir a área de reflexão do material.

Materiais no Enscape: Tipos

Genérico

Material de uso geral, quase todos os materiais que você for criar ou editar, será um material genérico, materiais mais específicos terão um tipo somente para ele. As opções de manipulação vistas anteriormente foram feitas em cima de um material genérico.

Tapete

Fibras de tapete com a cor da superfície. Funciona da mesma forma que o tipo grama, sendo possível ajustar a altura e sua variação. Adicione uma textura de tecido ao Albedo para ter uma grama mais realista.

Verniz transparente

Esta opção adiciona uma camada de revestimento superior transparente brilhante ao material, que pode ser usada para simular a pintura de um carro.

Folhagem

Simula materiais como folhas e cortinas, onde a luz passará pelo material.

Grama

Folhas de grama na cor da superfície, a grama sempre será criada na superfície superior da textura, sendo possível ajustar a altura e sua variação.

Adicione uma textura de grama ao Albedo para ter uma grama mais realista.

Com luminosidade própria

O material emitirá luz, se tornando emissivo, podemos utilizar este tipo para fazer uma televisão ligada, vela ou fogo aceso, o que preferir. Podendo ser ajustado a intensidade em Luminância e tanto a cor do material como da luz que ele emitirá na opção Cor.

Materiais no Enscape: Como configurar

Água

Superfície de água transparente. Aqui podemos mexer no vento para animações, a escala, recomendo que você aplique o material na piscina para ver qual valor que ficará bom. Intensidade cáustica se trata do brilho que atravessará a água

Veja também:  Animação no Enscape: Como renderizar

Materiais no Enscape: Como configurar

Materiais no Enscape: Biblioteca

Se você não quiser criar os seus próprios materiais é só utilizar a biblioteca de materiais do Enscape, ele possui vários materiais prontos para serem renderizados, selecione-a na parte superior de seu projeto e aguarde abrir.

Materiais no Enscape: Como configurar

Selecione o material desejado, clique em importar seleção e repare que ele já estará no campo materiais do Sketchup, então é só utilizar o balde de tinta para pintar o objeto.

Materiais no Enscape: Como configurar

Depois de utilizar o balde de tinta e pintar o objeto desejado, veja como a textura veio perfeita para o uso, sem problema nenhum.

Materiais no Enscape: PBR

PBR é uma sigla para Physically-Based Rendering, ou seja, renderização fisicamente baseada. Utilizando esse material é possível cobrir grandes áreas com um mesmo revestimento, graças a uma técnica chamada tiling que posiciona uma imagem ao lado a outra sem nenhuma borda aparente.

Para criar materiais PBR, basta buscar por pbr material no navegador de sua preferência e escolher um site que tenha os PBR materials disponíveis para download.

Materiais no Enscape: PBR

Escolha o material de acordo com sua necessidade.

Materiais no Enscape: PBR

Faça o download dos arquivos pequenos com menos qualidade, não adianta você baixar uma imagem 16k se seu projeto ficar pesado.

Materiais no Enscape: PBR

Quando baixamos o material PBR, ele vem com várias texturas, o arquivo Color será o Albedo.

Então podemos adicioná-la ao nosso projeto pelo Enscape ou pelo campo materiais do Sketchup.

Materiais no Enscape: PBR

No mapa de altura adicione o arquivo Displacement e ajuste a intensidade.

Materiais no Enscape: PBR

Caso deseje deformar a geometria da textura basta alterar o tipo de mapa para Mapa de Deslocamento.

Caso prefira podemos mudar o tipo de mapa de altura para Mapa normal e adicionar o arquivo Normal.

Em reflexões basta adicionar o arquivo com o mapa Roughness.

Curso Online de Enscape

Aprenda a renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Veja também:  Download Enscape: Como baixar, instalar e ativar

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-enscape/

Conclusão

Acabamos de ver algumas formas de Como Criar Materiais mais realistas no Enscape e o que pode ser feito com algumas ferramentas que deixam o nosso render com mais aspecto e detalhes do mundo real, nos próximos tutoriais iremos aprender mais afundo sobre cada uma dessas opções, agora é só por em pratica tudo o que aprendeu e começar a renderizar.

Esse foi o nosso tutorial, esperamos que possa ter te ajudado, deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder, você também pode conhecer todos os materiais sobre arquitetura, engenharia e design disponíveis no site.

Abraços e até mais.