Luzes no Enscape: Não dependa de luz natural

Nesta aula gratuita, eu quero te ensinar como criar luzes no Enscape, tornando o seu projeto muito mais iluminado e sem depender de luz natural. O Enscape pode ser o seu aliado em projetos luminotécnicos. Confira.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Luzes no Enscape: Luz Esférica

Para iniciar o comando de luzes no Enscape, basta selecionar a ferramenta Objetos do Enscape.

Luzes no Enscape: Luz Esférica

Caso você deseje adicionar uma Luz esférica em seu projeto, selecione a opção Esférica e dentro do Sketchup selecione o lugar que irá receber a luz.

Luzes no Enscape: Luz Esférica

Podemos alterar a Intensidade Luminosa, tornando-a mais forte ou mais fraca e também o seu nível de dissipação em Raio da Fonte de Luz.

Luzes no Enscape: Luz Esférica

Para mudar a cor desta luz, selecione a cor desejada em materiais e pinte o objeto esférico com o balde de tinta.

Luzes no Enscape: Luz Esférica

Luzes no Enscape: Luz Spot

As luzes Spot imitam as arandelas, para utiliza-la é só selecionar o ícone de Spot, recomendo que para criar objetos de luz spot você utilize algo que esteja na vertical, podendo ser até as paredes do ambiente, pois assim você terá o facho de luz direcionado corretamente.

Veja também:  Maquete interativa no Enscape: O futuro chegou

Luzes no Enscape: Luz Spot

Após a criação é só movê-la para o local a ser iluminado e fazer cópias se necessário.

Luzes no Enscape: Luz Spot

Com o spot selecionado é só configurar a Intensidade Luminosa e alterar a cor.

O Enscape nos dá a possibilidade de inserir um perfil IES, que são os fachos definidos pelas marcas existentes de iluminação, assim teremos uma iluminação muito mais realista. Para utilizar este recurso, clique em Carregar perfil IES e selecione a IES desejada em sua pasta correspondente. Feito isso é só aproveitar o formato do facho perfeitamente definido de acordo com sua escolha.

Luzes no Enscape: Luz Linear

A luz linear serve para representar a fita de LED, basta selecioná-lo e e clicar duas vezes no local que irá receber a iluminação. Configure sua Intensidade Luminosa e o seu comprimento.

Luzes no Enscape: Luz Retangular

Selecione a ferramenta Retangular, como a inserção dos spots é aconselhável que você utilize de referência algo que esteja na vertical, podendo ser até as paredes do ambiente, pois assim você terá a luz direcionada corretamente.

Mova para o local desejado, ajuste sua potência, largura e comprimento.

Luzes no Enscape: Luz Disco

Caso você tenha em seu projeto uma plafon redonda ou deseje fazer uma fita de LED atrás de um espelho redondo, basta selecionar a opção disco, utilize as paredes como referência para direcionar corretamente a luz.

Mova para o local desejado, configure a Potência luminosa e o Raio da fonte de luz.

Veja também:  Enscape 3D: O renderizador em tempo real

Curso Online de Enscape

Aprenda a renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.

Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.

Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-enscape/

Conclusão

Acabamos de ver como iluminar os nossos ambientes dentro do Enscape, o que pode ser feito com cada ferramenta e algumas novidades, nos próximos tutoriais iremos aprender mais afundo sobre cada uma dessas opções, agora é só por em pratica tudo o que aprendeu e começar a renderizar.

Esse foi o nosso tutorial, esperamos que possa ter te ajudado, deixe seu comentário abaixo, teremos o prazer de responder, você também pode conhecer todos os materiais sobre arquitetura, engenharia e design disponíveis no site.

Abraços e até mais.