Como criar o Portfólio de Arquitetura que atrai Clientes?

Portfólio de Arquitetura, o que é? Como elaborar? Como e quando usar? Aprenda agora como criar o melhor portfólio para apresentar os seus serviços e projetos de Arquitetura, e com isso ganhar mais dinheiro com esse recurso extremamente importante. As dicas que vou apresentar aqui valem para arquitetos recém-formados quanto os mais antigos. Vou ajudar a responder os seguintes questionamentos:

Leandro, como montar o melhor portfólio de Arquitetura?
Leandro, faço um portfólio físico ou digital para apresentar projetos?
Leandro, qual o melhor site para Portfólio?

Você tem ou já teve essas dúvidas? Muitos profissionais de arquitetura perdem ótimas oportunidades de emprego por não possuir um portfólio ou pelo design do seu portfólio não ser bom. Eu vou te dar algumas dicas para ajudar nessa etapa da construção do seu portfólio, isso consequentemente vai te ajudar na captação de clientes ou se for o seu caso, em conseguir um estágio.

Eu atuo com projetos desde 2009 e sei como te ajudar. Você pode assistir ao vídeo acima ou ler abaixo. Só absorva o que falo aqui e implemente, ok? Eu vou te passar dicas com base no que já vi nesses anos de experiencia.

O tema de hoje é: Como criar o Portfólio que atrai Clientes de Arquitetura

Seja muito bem vindo, seja muito bem vinda ao programa – Viver de Arquitetura. Nós discutiremos as estratégias na sua jornada para você ter o seu escritório de sucesso aumentando o seu reconhecimento e faturamento com a Arquitetura, Engenharia e Design. Eu sou Leandro Amaral, arquiteto especialista em captação de clientes pela internet com projetos realizados em 6 estados e 9 cidades diferentes.

O ponto é, já aconteceu de você se candidatar a alguma vaga de emprego ou estágio e eles pedirem seu portfólio? Se você tinha um portfólio pronto, bastou entregá-lo ou enviá-lo, mas se você não tinha nenhum, bateu um desespero não é mesmo?

Agora outra situação, te ligaram pedindo um orçamento e seu portfólio, um site, algo que pudessem ver a qualidade do seu trabalho. Se você já tem o portfólio pronto foi fácil, foi só mandá-lo, mas e para você que não criou seu portfólio ainda? Como contornou a situação? Uma opção é usar os modelos de portfólio do Adobe Spark.

portfolio de arquitetura

O que é Portfólio de Arquitetura?

Um portfólio é uma coleção dos melhores trabalhos de um profissional, empresa ou de um estudante. É um ótimo instrumento de avaliação por qualquer pessoa que esteja interessada no seu trabalho. Existem diferentes tipos e formatos de portfólios. Cada área na Arquitetura vai exigir um portfólio diferente.

curso-de-vray-para-sketchup-leandro-amaral

Portfólio de Arquitetura serve como Currículo?

Aqui entra um ponto para quem ainda está na faculdade, portfólio não é a mesma coisa que currículo.

Basicamente, currículo é a teoria e portfólio é a prática. Normalmente os dois caminham juntos pois se complementam, então sempre que possível, apresente seu portfólio e com toda certeza você estará em destaque. Em uma entrevista de emprego, com certeza privilegiarão aquele com um portfólio melhor.

Mas Leandro, como eu vou aprender a criar um portfólio com bons projetos sendo que ainda não sei criar bons projetos? Peça ajuda aos professores, procure por aulas no Youtube, procure por cursos avançados. Só monte um excelente portfólio.

O Currículo de Arquitetura

Voltando sobre o currículo, ele é puramente textual. Nele você deve colocar suas informações pessoais,sua área de atuação, formação, qualificação, suas experiências profissionais, cursos complementares, cursos de idiomas e outros. Através do currículo a empresa fica sabendo quem é você e por onde passou.

O Portfólio de Arquitetura

Como é fácil mentir em um currículo (o que eu não recomendo), é muito fácil colocar lá que fez diversos cursos e que tem habilidades com vários programas se não precisa provar na prática essas habilidades antes da contratação. É aqui que entra o portfólio.

Ele é a prova que você realmente consegue, que dá conta. Ele é o seu atestado para seus clientes, potencial chefe que você tem as habilidade que diz ter. Logo, você é contratado pelo que demonstra fazer do que pelo que diz que sabe fazer.

Tipos de Portfólio de Arquitetura

Existem alguns tipos de portfólio que merecem a nossa atenção:

Lumion 10

Portfólio Acadêmico

Se você ainda for estudante, você pode montar um portfólio acadêmico, nele você coloca todos os títulos educacionais, desde cursos de curta, até média e longa duração. Pode incluir textos, artigos, trabalhos profissionais, enfim, toda a sua história acadêmica. Ele pode te ajudar em contratação de estágios, mas sempre recomendo também colocar projetos caso você os tiver.

Portfólio para Empresa

Agora se você já se formou, você pode criar o portfólio para empresa que será usado na a apresentação da sua empresa para clientes em potencial. Errar no portfólio da sua empresa não é opção, pois com um erro nessa apresentação dificilmente o negócio vai adiante.

A primeira impressão é a que fica, o seu portfólio é a primeira impressão dos trabalhos da sua empresa que o cliente terá. Alguns pontos que não podem faltar no seu portfólio empresarial são:

  1. Produtos e serviços oferecidos, coloque fotos dos seus projetos fictícios ou construções já realizadas;
  2. Lista com os principais clientes da empresa;
  3. Mostre sua equipe (caso tiver uma) com um breve currículo, isso agrega na hora da contratação pelo cliente, dizer que conta com um engenheiro X, um profissional Y ajuda o cliente enxergar valor na equipe e que ele estará em boas mãos.;
  4. Agora se você trabalha com renderização, maquete e design, imagens falam mais do que muitos textos. Para quem trabalha com fotografia isso é mais importante ainda. Suas fotos vão mostrar do que você é capaz. Com o seu portfólio você tem a oportunidade de mostrar a qualidade do seu trabalho de fotografia ainda é uma ótima oportunidade de mostrar seu estilo e bom gosto através do design do seu portfólio.

Formatos de Portfólio de Arquitetura

O ponto é que a forma como você expõe suas habilidades tem um papel essencial na venda do seu projeto. A competitividade profissional está cada vez maior e temos vários profissionais de qualidade no mercado. São vários mesmo, tem muita gente saindo com muita bagagem da faculdade, fora os veteranos que já entendem um pouco mais do mercado.

Nosso mercado é muito exigente, até mesmo em projetos mais simples, os clientes estão querendo qualidade e eu sei que montar um portfólio às vezes pode ser um desafio. Para quem está começando a carreira pode ser ainda mais difícil por não possuir projetos executados.

Mas não deixe isso ser um impeditivo para você, faça projetos fictícios, pelo menos uns 10 na área que você tem interesse em se firmar, por exemplo: Arquiteta especialista em projetos de quartos de bebê. A reunião com o cliente é como uma entrevista de emprego, portanto, conquistar o cliente é essencial.

Os portfólios podem ser apresentados em dois formatos: Portfólio Físico e Portfólio Online. Apesar de formatos diferentes, eles podem ser complementares.

Portfólio de Arquitetura Físico

O portfólio físico nada mais é do que a impressão dos projetos. É claro que, conforme novos projetos forem surgindo, ou os antigos passarem ou precisar de atualização, novas impressões vão precisar ser feitas.

portfolio de arquitetura

Normalmente os portfólios impressos são mantidos em tamanho A4 ou A3. Você ainda pode variar a forma de apresentação, para impressionar seu cliente visualmente. Pode ser encadernado ou colocado em uma pasta para facilitar a visualização.

Ter sempre em mãos a versão impressa dos seus melhores trabalhos para apresentar aos seus clientes pode ser um diferencial, mas para mim, não. Hoje a gente vive na tecnologia, por isso recomendo o portfólio digital.

Portfólio de Arquitetura Digital: Online

O uso do portfólio online tem crescido e tomado conta do ramo. A facilidade de alteração, de envio e por não precisar pagar para plotar toda vez, fez com que ele fosse facilmente aceito entre os profissionais e empresas do meio da construção. Sem falar nos meios de comunicação como Whatsapp, é só enviar as imagens para o cliente, enviar o seu site, enfim, está muito mais fácil. Você pode montar seu portfólio em um arquivo PDF ou montar um online. O pdf é muito usado e facilita bastante o envio entre profissionais.

portfolio de arquitetura

Sites para Criação de Portfólio de Arquitetura

Existem diversas opções de plataformas gratuitas, a sua criatividade toma forma em plataformas que possuem uma infinidade de ferramentas para dar asas a imaginação. Eu separei aqui as 5 melhores plataformas para portfólio online de arquitetura, talvez possa te ajudar já que são tantas opções no mercado, você pode criar seu portfolio lá e mandar o link para o seu cliente:, o primeiro é:

  1. Behance:- é uma rede de sites e serviços especializada na autopromoção, incluindo consultoria e sites de portfólio online. É de propriedade da Adobe;
  2. DeviantArt: é uma empresa virtual estadunidense, formando uma rede social que permite aos artistas iniciantes ou mesmo consagrados exporem seus trabalhos artísticos, promovê-los, compartilhá-los, bem como interagir com seus pares ou interessados, através do envio das imagens digitalizadas;
  3. WordPress: ele um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet, executado em um servidor interpretador, voltado principalmente para a criação de páginas eletrônicas e blogs online;
  4. Cargo: cria ferramentas para a construção de sites; portfólios, arquivos, projetos, lojas, blogs etc;
  5. Wix: é uma plataforma online de criação e edição de sites, que permite aos usuários criar sites em HTML5 e sites Mobile. Ele oferece aos usuários da web a possibilidade de criar um site profissional, independentemente de conhecimento prévio em programação ou design.

Como Fazer Um Portfólio de Arquitetura?

Ótimo Leandro, já entendi o motivo de eu precisar usar um portfólio, já sei onde posso montar um, sei que é tranquilo de fazer, mas como fazer um portfólio? O que levar em consideração?

Defina um objetivo

Existem diversas categorias de portfólio e por isso eles podem ter objetivos diferentes. Por isso é importante ter suas metas bem traçadas para evitar um portfólio com excesso de informações ou coisas desnecessárias.

Seu potencial cliente que quer construir uma casa de 150 metros precisa saber que você usou o Lumion para renderizar? Não. é disso que eu me refiro, não coloque informações desnecessárias. Agora se você busca emprego, é valido mostrar qual programa utilizou para fazer essa renderização, como o Vray.

Avalie seu objetivo, os trabalhos que você quer e precisa mostrar e a imagem que você deseja passar. Definir esses pontos é o que vai fazer que seu portfólio consiga um nível de excelência impossível de ser ignorado.

Foque nos Principais trabalhos de Arquitetura

Nem todos os seus trabalhos precisam estar no seu portfólio. Nem de longe todos os meus trabalhos estão no meu portfólio, primeiro porque uso o Wordpress para gerenciar o meu site, e quanto mais imagens no servidor, mais pesado fica o site, e quanto mais pesado o site, mais problemas eu tenho com o site.

portfolio de arquitetura

No caso de um portfólio de arquitetura, por exemplo, apresente apenas os seus melhores projetos. O seu portfólio é uma com uma televisão onde você exibe apenas o que você faz de melhor.

Se você não possui nenhum trabalho ainda e não quiser criar os 10 projetos que te disse, você pode montar um portfólio com os projetos de arquitetura que foram desenvolvidos durante a faculdade. Agora sim você não tem mais desculpas para criar o seu portfólio.

Design De Portfólio: Contraste

Coloque apenas imagens de alta qualidade e cuide para que o balanceamento das imagens seja adequado. Esses detalhes tornam a experiência de ver seu portfólio muito mais agradável. Por isso sempre uso o Photoshop na pós produção das minhas imagens, isso faz com que elas se tornem melhores de serem vistas. Mais impactantes. Crie um padrão de fonte e de cores para mantê-lo coerente caso você for acrescentar texto nele.

Bônus: Softwares para desenvolvimento de projetos

Para um portfólio excepcional, você vai precisar de projetos de qualidade para compor seu portfólio. Para isso é extremamente dominar algum programa de desenvolvimento de projetos. Os mais comuns são:

Autocad

O Autocad é um dos mais bem aceitos e mais usados entre os profissionais da construção. Ele tem o objetivo de auxiliar os profissionais  da área na elaboração de projetos mais técnicos com planta baixa, elevações, cortes e projetos complementares como elétrica e hidráulica.

No nosso curso de Autocad você aprende a desenhar projetos arquitetônicos do início ao fim de um modo extremamente rápido e fácil em 7 dias. Você quer alcançar o reconhecimento pelo seu trabalho e ser bem pago por isso? Conheça.

Lumion

O Lumion é um programa de renderização no qual, em segundos, é possível visualizar modelos CAD em vídeos ou imagens com ambientações realistas e impressionantes representações artísticas.

Com o nosso curso de Lumion você aprender definitivamente a renderizar e animar projetos extraordinários de um modo extremamente rápido e fácil. Conheça.

V-ray

O V-ray é um software de renderização que transforma seu modelo 3D, vindo do Sketchup ou do Revit, em uma foto realista. A cada dia surgem novas soluções didáticas para apresentarmos nossas idéias aos clientes e o V-ray é mais uma delas, projetada especialmente para surprir as necessidades de projeto de designers, arquitetos e artistas.

O domínio do V-ray vai depender de muita prática, estudo e testes. Conforme você for conhecendo os recursos que ele oferece, tudo vai ficando mais fácil. Para te ajudar nessa jornada nós preparamos para você um dos cursos mais completos do mercado, para que você aprenda DEFINITIVAMENTE  como realizar maquetes realistas e criar projetos extraordinário. Conheça o nosso curso de Vray. Conheça.

Sketchup

O Sketchup é muito fácil e muito simples de manipular, com os plugins, a tecnologia interna do programa aumentou demais e, hoje ele é um dos melhores e mais aceitos programas de modelagem do mercado. Esse programa é bastante intuitivo então mesmo que você tenha um conhecimento básico é possível já desenvolver um projeto arquitetônico nele.

Nada melhor do que praticar para desenvolver um conhecimento, baseado nisso nós preparamos para você o melhor e mais completo curso de Sketchup existentes no mercado para alavancar sua vida acadêmica e carreira. Conheça.

Revit

O usuário consegue criar um modelo digital da sua edificação de forma bem precisa utilizando o Revit. Neste software BIM, ao mesmo tempo em que o projeto 2D é desenhado o programa desenvolve automaticamente o modelo 3D junto com a lista de materiais que serão usados na construção desse projeto, ou seja, ele é um programa 3 em 1, o que otimiza o tempo de trabalho. Conheça o curso de Revit.

Conclusão

Criar um excelente Portfólio vai te trazer inúmeros benefícios, mais chances no mercado de trabalho, mais chances com os potenciais clientes, vale a pena investir um tempo na criação dele.

Bom, é isso. O que você achou desse material? Eu quero saber sua opinião, é muito importante para mim.

Espero que tenha você tenha gostado e que essas dicas possam ter te ajudado!

Um abraço, a gente se vê no próximo material. Até mais.