Estudante de Arquitetura: 9 Tópicos sobre o Dia a dia

Pensando em fazer faculdade de arquitetura? Então esse texto é para você.

Optar por uma graduação em arquitetura não é uma das escolhas mais fáceis que tomamos na vida, e sempre temos aquele frio na barriga e anseio em saber sobre como vai ser a nossa vida de estudante de arquitetura.

Sendo completamente honesto, é caótico e ao mesmo tempo extremamente gratificante, pelo menos foi tudo o que eu vivenciei. Mas calma que eu vou me explicar melhor.

Perfil do estudante de arquitetura

como-é-a-vida-do-estudante-de-arquitetura

A arquitetura é uma área muito ampla com diversas especializações diferentes, então diversas pessoas de perfis diferentes podem se encaixar em alguma área da arquitetura.

Mesmo com as diferenças, existem características que são inerentes de todos os profissionais de arquitetura. São elas: criatividade, sensibilidade e interesse, além de aptidão para trabalhar com números, meticulosidade, capacidade de observação e análise.

Outro fator indispensável é facilidade de trabalhar em equipe.

Quanto gasta um estudante de arquitetura

Estudante de arquitetura

Tudo começa pela universidade escolhida, algumas são pagas, outras são gratuitas. É possível encontrar mensalidades de 600 R$ até mais de 4.000 R$.

Tirando o valor da mensalidade, caso escolha uma particular, ainda temos os valores dos materiais, que não são muito baratos.

Cada faculdade tem uma grade curricular diferente, sendo assim, as matérias podem variar um pouco e a ordem delas também. Algumas universidades são a matéria de topografia no primeiro ano da faculdade, já outras, só no terceiro.

Mas o que isso quer dizer? Cada matéria exige um material diferente,  e com o tempo eles devem ser repostos, mas não há necessidade de comprar tudo de uma só vez. Uma dica para diminuir os gastos é comprar só o necessário para aquele momento.

Alguns materiais como papéis especiais, vem em blocos com muitas folhas. Você pode comprar um bloco em conjunto e dividir essas folhas.

Mesmo com todos esses fatores, é certeza que uma hora ou outra, independente de faculdade, serão necessários materiais básicos de desenho.

Você pode ver quais são os materiais básicos de desenho em Croqui na arquitetura: para que serve, como fazer e dicas.

O que faz um estudante de arquitetura?

Estudante de arquitetura

O estudante de arquitetura, no geral tem interesse por desenho, arte e história. Existem ainda os interessados em matemática e física. No geral, o estudante de arquitetura deve gostar de projetar, pois é isso que ele vai fazer.

Pensar, solucionar problemas, projetar casas, edifícios, paisagens e meios são as principais funções do estudante de arquitetura.

Maquetes são frequentes no curso, então ter habilidades manuais pode facilitar sua vida. Isopor, madeira, papel, metal, cerâmica e concreto, são alguns dos materiais que o estudante de arquitetura deve aprender a usar e aplicar em seus trabalhos.

É muito mais que matemática e desenhos …

Estudante de arquitetura

Muitas pessoas acham que a arquitetura tem muito de matemática e desenho, e que para conseguirmos levar a faculdade “de boas” temos que dominar essas duas matérias desde o início, mas não são apenas estas disciplinas que devemos dominar.

Existem muitas outras disciplinas em matérias envolvidas, por exemplo, apesar de o curso ser muito mão na massa, atualmente nos cursos de arquitetura os projetos criados em softwares de computador estão a cada dia mais em alta.

O uso de programas para criação de projetos 3D é comum por simular a realidade com perfeição, e para preparar o estudante de arquitetura para a realidade da vida de um profissional da área, onde um projeto em Sketchup por exemplo, já é item obrigatório e esperado pelos clientes.

O curso de arquitetura tem 4 anos de duração (em média), a rotina exige muito da gente e acabamos tendo que lidar com diferentes matérias ao mesmo tempo, como história da arquitetura, planejamento urbano, gestão de projetos e outras coisas a mais.

O que se estuda na arquitetura?

Estudante de arquitetura

A grade de arquitetura varia de universidade para universidade, mas no geral, a grade curricular da faculdade de Arquitetura é formada por disciplinas que ajudarão o aluno a desenvolver as habilidades necessárias para sua profissão.

Existem matérias relacionadas a arte, matérias mais técnicas, relacionadas a construção e planejamento urbano. Algumas matérias comuns são:

  1. Desenho;
  2. História da arte;
  3. Tecnologia da construção;
  4. Projetos arquitetônicos;
  5. Estruturas;
  6. Instalações;
  7. Conforto ambiental;
  8. Paisagismo.

Conheça em detalhes o que é estudado na faculdade de Arquitetura e quais as principais disciplinas do curso, entrando em contato diretamente com a universidade na qual deseja ingressar. Algumas têm uma abordagem mais artística e outras uma abordagem mais técnica.

Quais as habilidades que o estudante de arquitetura desenvolve nesse percurso?

Estudante de arquitetura

Bom, a habilidade em desenho pode ser adquirida com esforço e treinamento durante o curso e até em trabalhos extra classe são parte do processo que o estudante de arquitetura irá passar.

Por isso, você sempre terá trabalhos de projeção e construção de maquetes de conjuntos arquitetônicos. O objetivo é desenvolver a motricidade, o raciocínio crítico e ambientar o estudante no campo da construção civil.

Durante o período da faculdade desenvolvemos o nosso pensamento crítico sobre a área, ou seja, nós nos atentamos aos detalhes da arquitetura e do urbanismo de onde passamos.

Começando aos poucos a avaliar prédios e projetos para adquirimos a tendência de imaginar como faríamos aquilo diferente e melhor. É só um pitaco claro, mas é essencial na busca de referências que são fundamentais durante o curso, e depois dele.

O que preciso ter para ter sucesso na minha vida acadêmica de Arquitetura?

Ser um estudante de arquitetura não é tarefa para qualquer um, esteja preparado para muita ação, nós aprendemos muito na prática, testando e avaliando.

São através dos testes e das nossas avaliações também, que descobrimos onde nos adaptamos melhor, em que área de atuação nós temos mais afinidade e qual será a nossa escolha no futuro.

Veja bem existem diferentes áreas que o estudante de arquitetura é preparado para atura aqui vão umas delas:

  • Edificações;
  • Urbanismo;
  • Construção;
  • Cenografia;
  • Luminotécnica;
  • Conservação de patrimônio histórico;
  • Consultoria;
  • Decoração;
  • Paisagismo.

Estas e algumas noutras são todas opções de campos de atuação de um arquiteto, e a identificação com uma (ou várias) áreas acontece durante o curso.

Tudo isso pode até parecer bem cansativo, e é, mas é gratificante quando tudo o que você criou seja palpável, uma maquete ou um prédio, seja o que for, dão a sensação de realização e trabalho bem feito. E compensam e muito as cópias, trabalhos e o estudo para as provas que você vai ter que superar.

Esteja ciente que ser um estudante de arquitetura é uma preparação para realizar o sonho de alguém com maestria. E que quando chegar a hora, você vai assinar o projeto e a conquista do sonho de alguém, e isso não tem quem pague!

Sabe quais áreas você pode seguir na área de arquitetura? Dá uma conferida no vídeo abaixo, e veja alguns caminhos “diferentes” que o estudante de arquitetura pode seguir.

Estágio em Arquitetura?

Para os estudantes de arquitetura e urbanismo, em todas as universidades, os estágios são obrigatórios para a conclusão de curso e te dão uma melhor noção do funcionamento de um projeto e de como lidar com os clientes.

Mas qual o melhor momento para começar a procurar um estágio?

Dados do Ministério da Educação mostram uma grande concorrência devido à relação candidato/vaga. Ou seja, a existência de poucos vagas, combinada com a falta de qualificação dos estudantes, dificulta essa isenção no mercado de trabalho.

O curso de Arquitetura tem estágio obrigatório que normalmente acontece nos últimos anos de faculdade. Fora isso, o melhor momento para começar a procurar um estágio é quando você estiver bem qualificado.

O estágio é muitas vezes a porta de entrada para o mercado de trabalho e também para a contratação profissional, pois um estagiário pode ser efetivado. Quanto mais preparado para o trabalho maiores as chances de se destacar dentro da empresa.

Esteja sempre atento às exigências do mercado para que você possa se preparar e estar melhor qualificado para a vaga. Saiba também o ramo no qual prefere atuar e procure empresas, escritórios de arquitetura e construtoras que tenham a mesma linha de pensamento.

Conhecimentos em BIM e Revit, por exemplo, tem sido muito solicitados. Para entrar nas melhores empresas é necessário demonstrar conhecimento acima do que é encontrado no mercado. Capacite-se!

Bônus: Como ganhar dinheiro sendo estudante de arquitetura

O curso de arquitetura é um dos cursos que mais exige tempo dos estudantes. Normalmente o estudante de arquitetura não consegue trabalhar fora em um emprego comum com carga horária de 8 horas diárias ou mais.

Por isso, é importante saber formas de ganhar dinheiro para complementar a renda, já que durante a faculdade temos muitas despesas como plotagens, impressões, encadernações, materiais e cursos extracurriculares.

As 5 formas mais comuns de ganhar dinheiro sendo estudante de arquitetura são:

  1. Estágio – Um estágio remunerado é uma das mais vantajosas formas de trabalho para o estudante. Normalmente se trabalha de 4 à 6 horas por dia, e ainda adquirimos experiência e conhecimento na nossa área.
  2. Monitoria  – Assim como estagiar, a monitoria trás vários benefícios como: melhoria no currículo, crescimento acadêmico e aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos.
  3. Freelance – Você pode trabalhar em algo que tem domínio. Por um valor pré-determinado, você pode desenvolver alguns trabalhos pontuais de arquitetura e design e ainda vender renderizações, maquetes e artes no geral.
  4. Crie cursos – Se você domina um assunto, você pode dar curso sobre aquilo para colegas e outros estudantes. Seja uma matéria ou os softwares mais usados na profissão.
  5. Vender comidas – Sabemos que isso não tem a ver com sua área de estudos, mas lembre-se, todo aluno tem fome. Se você tem habilidades culinárias, essa é uma ótima solução para fazer um dinheiro extra. Muitos alunos recorrem a venda de doces, salgados e outros, e tem um negócio bem sucedido.

Preparamos também esse vídeo que pode te auxilar a ganhar dinheiro com Arquitetura de 2 formas, assista:

Conclusão

A vida do estudante de arquitetura não é fácil, como várias outras faculdades, exige esforço e um pouco de sacrifício. Se você é apaixonado por arquitetura, valerá a pena.

Este é um curso único que, além de todo o conhecimento que te oferece sobre esta área específica, te ensina sobre a vida, sobre pessoas, interações e relacionamentos de forma única.

De acordo com Bjarke Ingels:

“A arquitetura é a arte e a ciência de garantir que nossas cidades e edifícios se encaixem na maneira como queremos viver nossas vidas: o processo de manifestar nossa sociedade em nosso mundo físico.”

O arquiteto define comportamentos, rotinas e formas de viver. Norman Foster definiu arquitetura da seguinte forma:

“A arquitetura é uma expressão de valores – a forma como construímos é um reflexo do modo como vivemos.”

Se você é apaixonado por isso, por poder melhorar condições ambientais, sociais e às vezes até política, por meio do design, este curso é para você.

E então, pretende fazer Arquitetura ou mudou de ideia? Comente abaixo.