Ganhar Dinheiro na Arquitetura com mais facilidade

Você acha que está cada vez mais difícil ganhar dinheiro com Arquitetura? Fechar bons projetos, por mais que você tenha técnica, network e até conceda descontos? Ainda assim não consegue lucrar como gostaria? Você está passando por isso? Se sim, você está no lugar certo, eu vou te auxiliar a transpor essa barreira.

O tema de hoje é: Formas para Lucrar com serviços e projetos de Arquitetura

Seja muito bem vindo, seja muito bem vinda ao programa – Viver de Arquitetura. Nós discutiremos as estratégias na sua jornada para você ter o seu escritório de sucesso aumentando o seu reconhecimento e faturamento com a Arquitetura, Engenharia e Design. Eu sou Leandro Amaral, arquiteto especialista em captação de clientes pela internet com projetos realizados em 6 estados e 9 cidades diferentes.

Tem muitas dicas do início ao fim desse conteúdo, você pode assistir ao vídeo acima ou ler o conteúdo abaixo. Sua carreira pode ser fortemente impactada com os conteúdos que disponibilizo aqui. Só absorva o que falo aqui e implemente, ok? Eu vou te passar dicas com base no que já vi nesses anos de experiência. A gente sai perdido da faculdade, sem base alguma e por eu atuar com projetos desde 2009, sei como te ajudar.

Como ganhar dinheiro com Arquitetura na Atualidade

O que mantém um escritório de arquitetura funcionando é o lucro. Não importa se ele fatura R$10.000,00 por mês, o que importa é quanto que sobra desse dinheiro. Esse é o primeiro ponto.

Segundo ponto: sem Marketing ninguém consegue vender nada, a menos que você seja o único profissional da sua cidade, o que acho impossível.

Nesses tempos onde todo mundo está pendurado no celular. Quais ações de marketing você tem feito para alcançar reconhecimento? Você tem sido visto por seus clientes? Você está onde ele está?

Talvez você até se pergunte:

Leandro, porque eu devo me preocupar com marketing para o meu escritório de Arquitetura?

Aqui vão vários motivos:

  1. Você facilita a sua captação de clientes;
  2. Você reduz a sua dependência de indicações por parte dos clientes, principalmente aquelas indicações de péssima qualidade, de clientes que só vem por preço;
  3. No nosso setor, devemos utilizar e testar todas as estratégias de Marketing disponíveis no mercado, isso vai nos auxiliar a ganharmos visibilidade no mercado, autoridade, atrair e fidelizar clientes;
  4. O melhor meio e mais barato de testarmos qualquer estratégia de marketing é no mundo digital. Ali a gente consegue segmentar nossa mensagem para pessoas que possuem uma probabilidade maior de fechar um serviço conosco, seja um projeto ou execução de obra;

Ou seja, se você ainda não está presente na Internet, está perdendo dinheiro.

Não existe receita mágica, não existe atalho, não é fácil, mas é o que temos para hoje nesse mundo conectado. quer você queira, quer não, seu cliente está no mundo digital e seu concorrente também.

ganhar dinheiro com Arquitetura

Redes Sociais ajudam a ganhar dinheiro com Arquitetura

Se você ainda está na faculdade, melhor para você, tem mais tempo para testar novas ideias e validá-las sem necessariamente perder tanto tempo e ou dinheiro. Se você acabou de se formar, também dá tempo, se já tem um portfólio, até mesmo fictício, melhor ainda, vai chegar com tudo no seu mercado se usar as estratégias certas de marketing para captação de clientes.

Depender de indicações na Arquitetura é bom para o meu marketing?

Não queira só depender de indicações, um dia essa fonte pode secar ou se tornar numa fonte de água amarga, ou seja ruins clientes, projetos ruins que só te trarão dor de cabeça. Claro, você não precisa negar essas indicações, só pego forte na tecla de não ser dependente delas, não dependa do mercado da sua cidade, busque outras cidades de forma online se a sua não ter tanto mercado para você.

Outro ponto, para ter indicações, você precisa ter pessoas que confiam no seu trabalho, um parente pode te indicar sem problemas e também clientes podem indicar, agora, se você nunca fez nenhum projeto, como vai receber indicações de clientes que ainda nem existem? Complexo não é mesmo?

Veja também:  O que é a Ergonomia na Arquitetura? Para que serve? Quais os tipos?

Por isso é tão importante não ficar esperando o próximo potencial cliente aparecer através de indicações, o importante é você esfregar a sua mensagem, o seu produto, o seu potencial na cara de todos os potenciais clientes disponíveis na sua cidade, no seu bairro, na sua rua.

Mas se as suas indicações forem boas, é claro que deve aproveitá-las o máximo possível. Uma boa indicação vale ouro e nós temos mais propensão em comprar coisas quando alguém de confiança indica, olha o exemplo dos influenciadores. essa estratégia pode te ajudar em momentos complicados da carreira. Eles podem te ajudar a ganhar dinheiro com Arquitetura, veja quem são as pessoas mais influentes da sua cidade e tente uma parceria.

Se oferecer descontos fazer parte da sua estratégia, o cliente que fechar um serviço por meio da indicação de um cliente anterior poderá ter descontos e ainda disponibilizar um desconto para a pessoa que esse novo cliente te indicar. Isso pode te ajudar.

Ter parcerias ajuda no meu marketing na Arquitetura?

A construção de qualquer ambiente envolve muitos profissionais, o arquiteto, engenheiro, designer, fornecedor da pedra, ferro, pedreiros, mestre de obras, serventes, gesseiro, eletricista, topógrafo além de outros não mencionados aqui.

ganhar dinheiro com Arquitetura

Parcerias ajudam a ganhar dinheiro com Arquitetura

Anote essa frase:

Quanto mais amigos e parceiros você tiver, mais conhecido você fica, mais eles falarão de você para os outros e se você for um excelente profissional, melhor ainda, você terá mais chances de fechar mais serviços.

Eu mesmo, sou arquiteto e terceirizei os projetos complementares da execução da minha casa além de terceirizar também a responsabilidade técnica pela execução por conta do número de viagens que estou fazendo. Muitos profissionais me procuram também para fechar serviços, é assim que funciona, você indica alguém, alguém indica você. Aqui entra a reciprocidade, um termo da persuasão.

Não queira se fechar no seu mundo, e pior, não queira fazer todos os projetos, é bem provável que você não dê conta ou não faça com tanta qualidade quanto alguém especializado na área que só faz esse trabalho.

Marketing offline ou digital para Arquitetura?

Não é OU, é E. Se quer ganhar dinheiro com Arquitetura, use os dois. O mundo offline é diferente do digital em vários aspectos mas o marketing em qualquer lugar funciona, desde que você mostre para a pessoa certa, na hora certa. Eu prefiro o digital.

Você, quando decidiu comprar um celular, pesquisou informações de modelos, cores, preços onde? Você primeiramente foi numa loja física ou deu uma olhadinha rápida na internet? Eu pesquisei na internet e faço isso para tudo o que vou comprar e serviços que vou fechar.

Agora imagine, o seu cliente, você acha que ele faria o mesmo? Um exemplo: O casal acabou de se casar, vão financiar uma casa e já começaram a sonhar com o modelo da construção. Você acha que esse casal buscou por projetos de casas no Google? Você acha que ele pesquisou por fachadas de casas no Google Imagens? Com toda a certeza que sim. A internet já faz parte da nossa vida e hoje não conseguiríamos sobreviver sem ela. Por isso eu prefiro o marketing digital para Arquitetos.

ganhar dinheiro com Arquitetura

Marketing ajuda a ganhar dinheiro com Arquitetura

Seu cliente procura primeiro lá na Internet. Agora vem outro exemplo: Você para no semáforo e uma moça te entrega um panfleto de FAÇO PROJETOS, você não está procurando por projetos mas acaba pegando esse panfleto. Você joga fora ou guarda o panfleto? Creio que jogará fora, certo?

Será que quantos carros no semáforo serão precisos para que alguém escolha não jogar o panfleto fora? O problema é que muitos arquitetos estão tentando ganhar dinheiro com arquitetura dessa forma.

Agora, se no seu condomínio está tendo uma reunião para tratar da reforma dos prédios, óbvio que se você fizer seu marketing lá, presencialmente, fará mais sentido. Por isso que eu disse no início, todos os tipos de marketing funcionam desde que mostre para a pessoa certa na hora certa. Poderia dar N exemplos aqui mas vamos ficar só nesses por enquanto.

Resumindo, é muito mais fácil atingir o público certo quando você mostra a sua mensagem para pessoas que estão procurando pelo seu serviço, o melhor lugar de escalar isso é na internet. Logo eu focaria nela.

Com o marketing digital você paga bem mais barato para impactar mais pessoas, é só apurar o preço de uma propaganda na TV, panfleto x publicidade em redes sociais, o CPM (custo por mil impressões) é muito mais barato no digital, além de termos mais formas de mensurar, quantas pessoas foram impactadas, quantas responderam, enfim, eu gosto.

Veja também:  Mezanino: o que é, para que serve, tipos e softwares

Marketing de Conteúdo para Arquitetos – Alcançando o Sucesso

Nos tempos que estamos vivendo, onde todo mundo está na Internet, onde mais de 3.5 bilhões de pesquisas são feitas no Google diariamente, você aparece para seu potencial cliente? Antigamente bastava só fazer um outdoor, propaganda na revista ou televisão e os clientes apareceriam. Os tempos mudaram. Agora temos mais recursos para impactar potenciais clientes.

Conteúdo é a única propaganda que o cliente pede mais, anota isso:

Quanto mais você educa o seu cliente, mais ele quer de você.

Imagine a seguinte situação: Seu potencial cliente acabou de se casar e está planejando financiar uma casa, mas, quais são os meios possíveis de se obter esse financiamento? Qual banco possui as taxas mais baratas? A taxa de juros varia com o padrão da construção?

ganhar dinheiro com Arquitetura

Conteúdo ajuda a ganhar dinheiro com Arquitetura

Eduque o seu potencial cliente. Ele vai pesquisar no Google ou em perfis de arquitetura da cidade dele. Se o seu site, blog ou perfil aparecer para seu potencial cliente, dando orientação, tirando dúvida, mostrando um portfólio feito por você, você terá muito mais chance de ser contratado por esse potencial cliente.

Nós seres humanos temos muitos problemas e pagamos para que as pessoas resolvam esses problemas. Quanto mais você ajudar o seu potencial cliente, mais ele te conhecerá, mais ele verá a sua capacidade e mais você se tornará reconhecido.

O que eu estou fazendo aqui é te ajudar, se você está vendo essa matéria até aqui, você está engajado comigo, se no futuro eu te oferecer algo para você comprar, as chances de receber um sim seu será maior do que para uma pessoa que não me conhece ainda.

Você está investindo seu tempo em ajudar o seu cliente? Em tornar a vida dele mais fácil e melhor? Você está os ajudando a resolver seus problemas?

O que é Marketing de Conteúdo na Arquitetura?

Esse é um tema novo, tem pouco tempo que começou a ser implementado pelas pessoas e principalmente pelas empresas. Basicamente é engajar com sua audiência e potenciais clientes através da criação de conteúdos que resolvam problemas.

Ao ajudarmos as pessoas, mostramos para elas o nosso valor e as chances são que elas se lembrem disso quando precisarem de serviços que podemos ajudá-las. Hoje, ninguém mais é obrigado a assistir a programação da TV e poucos ainda fazem isso. Hoje temos o controle nas mãos, escolhemos o que consumir de conteúdo, a hora que quisermos, sempre que quisermos.

ganhar dinheiro com Arquitetura

Celular ajuda a ganhar dinheiro com Arquitetura

Hoje temos a chance de criarmos conteúdos que o nosso público alvo deseja consumir. Quando falamos de conteúdos para construção civil, se você é da arquitetura, você pode fazer abordagens que auxiliem seu público alvo a resolver um problema, por exemplo: Infiltração, como resolver. Você pode também inspirar a elaboração de um projeto, por exemplo: Postar fotos dos seus projetos e perguntar se o seu cliente também deseja um projeto assim.
Esse é o caminho mais fácil para se tornar referência na sua região.

Mas Leandro, eu já posto conteúdo mas parece que ninguém vê.

Calma, isso é normal, os algorítimos, robôs das redes sociais querem fazer com que a plataforma lucre através de anúncios, logo vai diminuir cada vez mais o alcance das publicações gratuitas, mas imagine o seguinte, se tá ruim pra você, está ruim para todo mundo.

Como vencer isso? Postando em várias plataformas, postando várias vezes por dia, investindo um valor em cada publicação. É o caminho mais rápido caso não quiser depender dos algorítimos das redes sociais.

Mas Leandro, eu não sei o que postar. O que fazer?

Pergunte para seu potencial cliente. Ligue para aquele tio que construiu a casa e pergunte quais foram as maiores dificuldades que ele passou para construir, fale com seu vizinho que acabou de reformar, pergunte o que deu errado, faz sentido?

Poste um conteúdo sobre isso em seu blog, grave um vídeo para o seu canal no Youtube, poste em seu Instagram e comece a ser visto por seus potenciais clientes. Você precisa somente começar.

Ter um portfólio ajuda no meu Marketing de Arquitetura?

Se você não tem um portfólio, dificilmente conseguirá fechar serviços com seus potenciais clientes, dificilmente vai conseguir ganhar dinheiro com Arquitetura. Dizer que pode ajudar o cliente é uma coisa, mostrar que realmente é capaz é outra coisa.

ganhar dinheiro com Arquitetura

Portfólio ajuda a ganhar dinheiro com Arquitetura

Você confiaria 200 mil reais na mão de um profissional que não te mostrasse que realmente é capaz de resolver o seu problema? Não? Assim é seu cliente na hora de construir a casa dele.

Veja também:  Arquiteto recém-formado e agora qual caminho seguir?

Se você não tiver clientes ainda, monte um portfólio fictício com foco na área que deseja atuar. O portfólio é a principal maneira de apresentar o seu trabalho e de como você é capaz de realizar os serviços na construção civil. Ele pode ser tanto físico quanto digital. Jogue esse portfólio em todos os lugares possíveis, grupos no Facebook, Instagram, grupos no Whatsapp, isso ajudará na sua visibilidade e consequentemente na atração de novos clientes e você começará a ganhar dinheiro com Arquitetura.

Outro lugar para divulgar seu portfólio é em eventos da área da Construção civil. Em locais assim você conseguirá fechar parcerias com profissionais e fornecedores além de atualizar os seus conhecimentos na área. Distribua cartões de visita (esse é um caso de marketing offline). Tente conversar com a organização do evento para você palestrar, dar alguma monitoria, enfim, tudo isso pode ajudar no seu marketing.

Marketing digital na prática para Arquitetos

Leandro, entendi até aqui o que fazer, mas como dar o primeiro passo em meio a tantas redes sociais?

Priorize imagens e redes sociais que trabalhem com imagens e também vídeos, isso ajuda muito ao seu potencial cliente entender melhor do seu trabalho. Tire excelentes fotografias dos seus projetos já executados ou faça excelentes renderizações do seu projeto. Isso vai trazer mais apelo visual par seu potencial cliente.

Se você for utilizar o Instagram e o Facebook, você pode postar o seguinte:

  1. Pequenos vídeos mostrando o seu dia a dia e como está resolvendo os problemas dos seus clientes;
  2. Mostre você renderizando um projeto;
  3. Mostre você indo até a obra;
  4. Mostre você projetando;
  5. Use e abuse dos stories;
  6. Poste as melhores fotos no feed.

Se tiver uma grana disponível, invista um pouco para patrocinar essa foto.

ganhar dinheiro com Arquitetura

Site ajuda a ganhar dinheiro com Arquitetura

Se você for utilizar o Youtube, filme com o celular mesmo, sem tanta preocupação, você pode postar o seguinte:

  1.  Mostre o dia a dia de obra;
  2. Compra de materiais;
  3. Como resolveu um problema que tinha na obra;
  4. Como encaixou o ambiente no quarto.

Enfim, ideias é o que não falta. Entregue muito mais do que é esperado. Essa estratégia de marketing ajuda muito no pós venda. Quantas vezes você ganhou algo que não esperava? Qual foi a sensação? Boa não é mesmo?
O cliente ama ganhar coisas.

O que você pode dar para o seu cliente que não te gerará custo mas que vai deixá-lo muito feliz? Dê. Não me refiro a você ter que desembolsar algo, realizar serviços a mais ou reduzir o seu lucro.

Quanto te custa criar um PDF com as melhores marcas de tintas e cores para pintar a residência, ambiente por ambiente e entregar para o seu cliente essa versão digital? Isso não vai te custar quase nada e você pode entregar para todos os clientes, isso vai ajudar na percepção de valor dele sobre você. Acredite isso aumenta muito o seu reconhecimento.

Como começar a planejar as ações de marketing?

Agora que você já sabe quais são as principais ações de marketing a serem adotadas para atrair e reter cada vez mais clientes de arquitetura, chegou a hora de se planejar e principalmente, agir. Conhecimento sem ação é inútil. Se você tiver os objetivos já definidos você conseguirá planejar melhor as suas ações para atingir esses objetivos.

Conclusão

Ganhar dinheiro com Arquitetura nesses tempos modernos pode ser mais fácil se você usar das melhores técnicas para atrair, engajar e converter esse cliente. Eu sei que é um processo que exige bastante atenção aos detalhes, oratória, mas vale a pena. As grandes empresas usam isso, as grandes marcas usam isso. Você só tem a ganhar.

E então, o que você achou deste conteúdo? Eu quero saber de você. Espero que tenha você tenha gostado e que essas dicas possam ter te ajudado!

Um abraço, a gente se vê no próximo conteúdo. Até mais.