TCC de Arquitetura: Opções de tema

Você já sabe qual o tema para o seu TCC de Arquitetura? Sente que isso é uma dificuldade? Sim? Com certeza, essas são perguntas que às vezes tiram o sono, pois, o TCC é uma das etapas finais de tudo aquilo que você passou na sua grade acadêmica.

A escolha do TCC de Arquitetura, simplesmente é resolver um projeto de modo satisfatório, compreende-se que é a passagem da academia para a vida profissional, deve levantar questões e incitar a discussão acerca do tema proposto.

Você pode estar sentindo exatamente uma mistura de ansiedade e insegurança, os pensamentos cheios de dúvidas. Mas, nesse artigo separamos algumas respostas para suas dúvidas. Confira!

Como escolher o tema do seu TCC de arquitetura?

tcc de arquitetura 01

Fonte: https://marcelosbarra.com/

A pergunta tão importante, como escolher o tema do seu TCC? Afinal, parece que nenhum tema é bom o suficiente, ou que ao escolher um tema, você está perdendo outro que poderia ser melhor.

Existe um tema perfeito? As instruções têm se tornado algo insuficiente e banal, as dicas são apenas algo que se limita no que a pessoa já viu ou algo que ela domina, é necessário algo mais prazeroso, que instiga a ir em busca do novo.

Geralmente as 4 dicas / instruções são:

  1. “O tema do TCC deve ser algo que você goste”;
  2. “O tema do TCC deve ser algo que tenha relevância social”;
  3. “O tema do TCC deve ser algo da área que você deseja apenas”;
  4. “O tema do TCC deve ser apenas para sua aprovação”.

Essas instruções não estão erradas, mas somente elas sem mais acompanhamento e leitura, limita os planos de uma boa criação. Então não se limite, busque sempre mais.

Para fazer a escolha do seu TCC, você precisa pensar em algo muito além das instruções, algo que te fará:

  • aprender;
  • sair da zona de conforto;
  • trazer soluções;
  • selecionar propostas que te levam a um percurso, não somente para a sua carreira, mas para sua vida.
Veja também:  Como fazer um projeto de Arquitetura criativo e funcional? 2 Dicas

Veja também: Estagiário de Arquitetura: o que faz, como conseguir e obter sucesso

Opções de tema para TCC de arquitetura

tcc de arquitetura 02

As opções de tema para TCC de arquitetura são muitas, porém, existem algumas que são muito escolhidas, pois trazem a pressão da carreira junto com a vida profissional, e com ela vem uma desafiadora lição do que escrever e apresentar no grande dia.

Por isso, saber qual área que você pretende seguir é importante, não como obrigatoriedade, mas como complemento para garantir uma ponte para o futuro.

Separamos uma lista com 2 possíveis temas para você:

1. TCC de Bioarquitetura

O TCC de Bioarquitetura é um dos temas tão tendenciosos e importantes nesse período em que vivemos, pois, acarreta uma série de descobertas, tanto para você quanto para os seus colegas, possibilita você olhar para uma arquitetura mais biodegradável.

É de acordo com o tema que você vai expor sobre a importância da Bioarquitetura, contando todos os atributos que ela proporciona, como materiais naturais e o aproveitamento do clima de sua região.

Veja também: Arquitetura Sustentável: Como aplicar e 6 vantagens da Arquitetura Verde

2. TCC de Arquitetura e Urbanismo

tcc de arquitetura 03

Fonte: https://i.ytimg.com/

O TCC de Arquitetura e Urbanismo é o queridinho, digamos que convencional, mas não menos importante, a cada dia a Arquitetura e Urbanismo tem sido mais do que um curso ou profissão, tem sido um estilo de vida para muitas pessoas.

E como um estilo de vida é possível conseguir expor tantas ramificações dessa área, sem sair do foco e sair totalmente do convencional.

Contudo precisa de muita paixão por essa área e em especifico pelo que ela faz, pois a apresentação de qualquer tema precisa proporcionar uma inspiração, não que faça o outro mudar de opinião, mas que o faça entender o que sentiu e descobriu com esse trabalho.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/como-ser-um-arquiteto-de-sucesso/

Como fazer TCC de arquitetura? 6 dicas!

tcc de arquitetura 04

Começar um TCC de arquitetura é um passo difícil, porque tem que formular tudo, e é um dos momentos mais difíceis da vida universitária. Entretanto, ser desafiado é um caminho prazeroso e contribui para uma experiência totalmente fantástica.

Veja também:  Elétrica Residencial: Como fazer instalação? [Guia Completo]

Por isso, considere as dicas a seguir:

1. Escolher o tema do seu TCC de Arquitetura

Na escolha do seu tema, pense em você, nos seus conhecimentos, na possibilidade de transformação que pode conquistar e principalmente, veja se você gosta do tema que escolheu.

Não deixe que pensamentos ou palavras tirem de foco aquilo que idealizou, porque, você tem que não somente gostar do tema, mas saber todos os detalhes do mesmo.

Veja também: Áreas de atuação do Arquiteto: Confira estas 14 

2. Manter a organização

tcc de arquitetura 05

A organização é algo imprescindível para a construção do seu TCC, pois ela vai te fazer enxergar todas as ideias de forma panorâmica e correta.

Por isso muitos indicam que a primeira organização deve ser divida em:

  • Primeiro semestre: parte de pesquisa (escrita) + anteprojeto + primeira banca
  • Segundo semestre: complemento de parte da pesquisa anterior + projeto + segunda banca + maquete + banca final

Mas claro que você pode guiar-se na sua própria organização, só não pode ficar sem ela, faça seus prazos e sua planilha de leitura.

3. Orientação

Escolher um professor orientador é uma tarefa também primordial, escolha alguém que realmente tem o interesse em te ajudar e no seu tema.

Tome cuidado com as dicas, pois, elas devem ser somente possibilidades e não obrigatoriedade, lembrando que todas as escolhas são suas, ele está apenas a te orientar quais caminhos deve escolher, mas a decisão total é sua.

4. Referências e normas da ABNT

Seu TCC de arquitetura precisa estar de acordo total com a norma da ABNT, por isso, busque toda e qualquer informação relacionada ao seu tema, de forma que seja precisa, porque ela não pode ter erros e dúvidas.

As normas foram criadas para serem seguidas, independente do tema, separe um tempo para aprendê-las.

Veja também: 4 arquitetos brasileiros com os quais podemos nos inspirar

5. Tecnologia e livros

tcc de arquitetura 06

Procure sugar todo tipo de informação, sejam de livros ou da internet, tudo é válido para construir um bom TCC.

Claro que na internet você pode encontrar muitas referências rápidas, porém, os livros geralmente conseguem ser bem expressivos, totalmente profundos e com muitos detalhes.

Veja também: Revista de arquitetura: 14 melhores revistas para arquitetos

Veja também:  Arquiteto recém-formado e agora qual caminho seguir?

6. Dedique-se! Treine sua apresentação

tcc de arquitetura 07

Treine bem sua apresentação, todos os passos, mesmo que você tenha uma oratória boa, todo o treinamento é válido para conquistar a nota 10 e também mostrar confiança em tudo o que disser.

Veja também: Como vender Projeto de Arquitetura: 1 Técnica Poderosa

O que é TFG de Arquitetura? Qual a diferença entre TFG e TCC?

TCC é Trabalho de Conclusão de Curso, TFG é Trabalho Final de Graduação, essas são as siglas que tiram o sono dos alunos antes mesmo deles ingressarem na faculdade. As duas significam praticamente a mesma coisa: conclusão de curso. Portanto, não há diferenças entre as mesmas.

Veja também: Como ganhar Dinheiro com Arquitetura: 9 Dicas

Conclusão

tcc de arquitetura 09

Fez sentindo esse artigo para você? Espero que sim.
Que essas ideias possam te ajudar nesse fator importantíssimo, que é um divisor de águas para quem quer galgar lugares altos. Lembre-se, o seu TCC de arquitetura precisa ser somente seu, para depois você compartilhar com os demais.

Continue lendo bastante, pois quando chegar a hora de decidir o tema e as demais etapas, você saberá qual escolher.

Conte para nós o que achou. Deixe seu comentário abaixo que teremos o prazer de compartilhar e trocar experiências.

Abraço e até mais.

Quer aprender mais?
Aprenda a desenhar, fazer modelagem 2D / 3D e a renderizar projetos de arquitetura.

Faça o Curso de AutoCAD e Sketchup on+line