Cores do Projeto: Como escolher a melhor na Arquitetura

Escolher as cores do projeto pode ser uma tarefa fácil ou difícil, depende de cada situação. Muitas vezes quando nós vamos criar algum projeto seja de interiores ou externos, como projetos de fachadas, a gente se depara com o problema de cores, como escolher as cores do projeto e como fazer com que elas fiquem em harmonia. É sobre isso que vamos falar aqui.

Se você prefere um tutorial mais guiado e com imagens, você pode assistir ao vídeo acima, ou se preferir, você pode seguir os passos abaixo.

Como Escolher As Cores Do Projeto – Psicologia das Cores

Eu quero te mostrar a importância de fazer as coisas sempre com uma razão, usar sempre com uma base técnica, não escolher apenas ao acaso. Se você for analisar os filmes em Hollywood, as séries, as produções, a fotografia, tudo tem um porquê.

As cores principalmente, tem significados diferentes e proporcionam sensações diferentes, por exemplo:

Amarelo: Simboliza loucura, doença, insegurança, obsessão

IMG-1-Psicologia-das-coresFonte: Zupi

Verde: Simboliza natureza, imaturidade, escuridão, perigo

IMG-2-PSICOLOGIA-DAS-CORES Fonte: Zupi

Veja também:  Desenho Urbano: o que é? Exemplos e 4 tipos de desenho urbano

Azul: Simboliza frio, a isolação, melancolia, passividade, calma

IMG-3-PSICOLOGIA-DAS-CORES Fonte: Zupi

Então todas as cores são usadas com um objetivo específico: “Psicologia das cores” e se você analisar, verá que realmente faz sentido. Observe a imagem abaixo:

IMG-4-PSICOLOGIA-DAS-CORES

Essa renderização do nosso curso de Vray tem o porquê das almofadas serem amarelas e essa almofada do meio e o puff serem azuis, têm um porquê deste mobiliário ser amarelo, não é ao acaso, cada detalhe foi planejado.

É desse ponto que a gente deve partir sempre na hora de fazer o nosso projeto de interiores ou na hora de fazer a pintura da nossa fachada por exemplo, não podemos fazer uma mistura qualquer de cores e achar que vai ficar legal.

Muitas vezes o cliente pede cores específicas, por exemplo: uma sala com tons de azul. Mas colocar só o tom de azul vai ficar aquele ambiente meio apagado, sem graça. Então, nós precisamos de alguma cor pra poder complementar o azul.

Como combinar cores na Arquitetura

Eu já tive essa dificuldade, qual cor que combina bem com azul nesta situação? Uma dica legal é usar a ferramenta “Color Adobe”. Ele funciona como um disco de cores.

IMG-5-PSICOLOGIA-DAS-CORES

Neste disco de cores, você define a sua cor principal, neste caso escolhemos o azul, e ele nos mostra outros tons de azul que combinam com aquele.

IMG-6-PSICOLOGIA-DAS-CORES

Existem harmonias diferentes de cor, se selecionarmos, ao invés de análogo, o sistema “complementar”, ele nos mostra as cores que, apesar de diferentes, complementam a sua cor principal.

Veja também:  Arquitetura Sustentável: Como aplicar e 6 vantagens da Arquitetura Verde

Você pode observar que para a cor azul, ele sugeriu alguns tons de amarelo como complementar, e foi exatamente isso que usamos para montar esse ambiente:

IMG-7-PSICOLOGIA-DAS-CORES
São muitas harmonias e opções de combinações diferentes, é importante testar cada uma no ambiente que queremos aplicar, para conferir se todas essas cores combinam com o conceito que queremos dar ao projeto.

Pelo menos agora, estamos usando uma base técnica para poder definir as coisas no nosso ambiente.

Como escolher as cores do projeto – Aplicando as cores no projeto

IMG-8-PSICOLOGIA-DAS-CORES

Se você quiser usar esse verde, por exemplo, basta observar abaixo da cor, ali você encontra o RGB dela. Então você vai no Sketchup, abre o seu projeto e seleciona a superfície que quer pintar.
Essa parede por exemplo, aplique qualquer cor nela. Clique no botão “editar” e aqui nós temos o RGB da cor.

IMG-9-PSICOLOGIA-DAS-CORES

Agora, devemos colocar os mesmos valores que nós vemos abaixo da cor. Neste caso, RGB 103 204 26. Pronto.

Como escolher as cores do projeto – Referências

Outra dica que eu tenho pra você também é o Design Seeds. Esse site é especialista, no meu ponto de vista, em pegar fotografias e tirar a escala de cores delas. Por exemplo, digamos que você gostou dessa imagem e da paleta de cores dela e quer usar alguma dessas cores no seu projeto.

img-10-PSICOLOGIA-DAS-CORES Fonte: Design seed

Você quer usar a cor mas não sabe qual o RGB dela. Abra o photoshop e crie uma nova folha, coloque a imagem com a cor no photoshop e clique no botão de cor. Automaticamente ele muda o mouse pro conta gotas. Agora você seleciona a cor desejada com o conta gotas e ele já te mostra qual o RGB da cor.

Veja também:  Projeto executivo na arquitetura: o que é, o que deve conter e como criar

img-11-PSICOLOGIA-DAS-CORES

A ideia é que todas as cores de uma mesma paleta possam ser usadas juntas de forma a harmonizar o ambiente. Dessa forma a gente vai facilitar demais a sua vida na hora de definir suas cores. Com toda certeza seus clientes vão passar a admirar você ainda mais.

Bom, é isso, espero que tenha gostado das dicas.