Estagiário de Arquitetura: dicas de como encontrar e ter sucesso

Vamos falar um pouco sobre o Estágio de Arquitetura e como obter sucesso nele. Você pode assistir ao vídeo acima ou ler abaixo. Só absorva o que falo aqui e implemente, ok? Eu vou te passar dicas com base no que já vi nesses anos de experiencia.

O que é Estágio?

O estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos.

Para os estudantes de arquitetura e urbanismo, em todas as universidades, os estágios são obrigatórios para a conclusão de curso e te dão uma melhor noção do funcionamento de um projeto, escritório, gestão de obra e de como lidar com os clientes.

O que um estagiário de arquitetura faz?

Estagiario arquitetura

O que um estagiário de arquitetura faz?

De acordo com a FENEA (Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), baseado em dados obtidos em um levantamento em 2014, as principais atividades exercidas por um estagiário de arquitetura, em escritórios, são:

  • Desenho em CAD (90%)
  • Detalhamentos arquitetônicos (72%)
  • Maquetes 3D (63%)
  • Participação nos projetos (53%)
  • Projetos de interiores (51%)
  • Outros (45%)
  • Levantamentos cadastrais (42%)
  • Atendimento ao cliente (39%)
  • Obra (29%)
  • Consultoria (16%)
  • Desenho em BIM (14%)
  • Georreferenciamento e cartografia (10%)
  • Maquetes físicas (6%)

Cada empresa trabalha de um jeito e tem necessidades específicas, então a função do estagiário de arquitetura pode variar de acordo com essas necessidades.

Onde um estudante de arquitetura pode estagiar

Estagiario de arquitetura

Onde um estudante de arquitetura pode estagiar

Como a ideia do estágio é de complementar o aprendizado do aluno, um estudante de arquitetura deve estagiar na área.

Por ser muito ampla, a arquitetura possibilita que seus alunos tenham diversas opções de estágio nas mais diversas áreas.

Existem diversos nichos para a arquitetura e escritórios que trabalham em coisas específicas, você pode procurar estagiar no seu nicho de interesse.

Além de escritórios de arquitetura e urbanismo, profissionais de engenharia e design também estão aptos a assinar estágio de estudantes de arquitetura.

Onde procurar estágio em arquitetura?

Estagiario arquitetura

Onde procurar estágio em arquitetura?

Na hora de procurar estágio é interessante saber muito bem o que quer. Você deve procurar estágio em uma área que você gosta, que deseja trabalhar e também que tenha algum conhecimento.

Se você não entende absolutamente nada a respeito de interiores nem sabe utilizar os programas necessários para a execução das atividades, vai ser muito difícil você conseguir um estágio nessa área.

Então, definir o que quer e encontrar uma área na qual se encaixa é o primeiro passo antes de começar a enviar currículos.

A melhor forma de procurar estágio é ir de porta em porta nos escritórios da sua cidade, conhecer a empresa e mostrar o seu trabalho e suas habilidades. Mas Leandro, eu não tenho trabalhos. Então eu diria para desenvolver alguns por conta, veja aulas no Youtube, procure por cursos online e crie um portfólio inicial, para então procurar estágio. Vai ser muito mais fácil arrumar do que aquele seu amigo que chega de mãos vazias.

Você pode também, colocar seu currículo na internet e procurar as vagas disponíveis para arquitetura nas plataformas de classificação de empregos. Os sites mais conhecidos são:

Catho
Estagiario arquitetura

Catho é um site brasileiro de classificados de empregos. Sua sede fica localizada em Barueri, no estado de São Paulo.

Com o objetivo principal de facilitar contratações, o site funciona como um canal entre os candidatos que buscam novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos.

Vagas

Estagiario arquitetura
É uma empresa que existe desde 1999. A Vagas define estratégias para proporcionar as melhores escolhas para empresas e profissionais.

Os produtos e serviços que eles desenvolvem transformam o ato de recrutar pessoas e encontrar um emprego em ações acessíveis, feitos de maneira ágil e assertiva.

Infojobs

Estagiario arquitetura

InfoJobs é uma plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos que oferece ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam o aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis.

Beoog
Estagiario arquitetura

A Beoog é uma plataforma de empregos, estágios e aprimoramento profissional exclusiva aos profissionais de arquitetura. Feita por arquitetos que atuam há anos e entendem das relações entre profissionais, escritórios e empresas.

Com o seu portfólio online, todos os seus trabalhos ficam disponíveis para visualização. Além disso, suas habilidades, conhecimentos e experiências são exibidos para as empresas no momento em que elas decidem procurar um profissional.

Quando estagiar?

Estagiario de arquitetura

Quando estagiar?

Afinal, qual o melhor momento para começar a procurar um estágio de arquitetura?

Dados do ministério da educação mostram uma grande concorrência devido à relação candidato/vaga. Ou seja, a existência de poucos vagas, combinada com a falta de qualificação dos estudantes, dificulta essa inserção no mercado de trabalho.

O curso de arquitetura tem estágio obrigatório e normalmente acontece nos últimos anos de faculdade. Independente disso, o melhor momento para começar a procurar um estágio é agora.

O estágio é muitas vezes a porta de entrada para o mercado de trabalho, e também para a contratação profissional, pois um estagiário de arquitetura pode ser efetivado.

Quanto mais preparado para o trabalho maiores as chances de se destacar dentro da empresa.

Esteja sempre atento às exigências do mercado para que você possa se preparar e estar melhor qualificado para a vaga.

Saiba também o ramo no qual prefere atuar e procure empresas, escritórios de arquitetura e construtoras que tenham a mesma linha de pensamento.

Conhecimentos em BIM e Revit, por exemplo, tem sido muito solicitados. Para entrar nas melhores empresas é necessário demonstrar conhecimento acima do que é encontrado no mercado. Capacite-se!

Regras e legislação para o estágio de arquitetura

Estagiario arquitetura

Regras e legislação para o estágio de arquitetura

A busca por um estágio pode gerar diversas dúvidas, desde as regras a respeito do estágio e da legislação aos direitos e deveres do estagiário de arquitetura. O estágio é uma troca entre o estudante e a empresa, pois ele tem o objetivo de complementar o aprendizado do aluno na prática profissional.

Os contratos de estágio (termo de compromisso) são regulamentados pela lei nº 11.788 de 25/09/2008. O estágio pode ser obrigatório ou não, dependendo do projeto pedagógico de cada faculdade.

Segundo o Conselheiro Francisco (Fonte: CAU/MT), os escritórios ou empresas de arquitetura e urbanismo que ofertam uma vaga de estágio, devem ter consciência de que tem condições de contribuir com a formação daquele futuro profissional, ao demonstrar e orientar todo o processo de trabalho da empresa.

A organização, ao investir seu tempo e recursos na capacitação de um estagiário, amplia sua rede de contatos assim como avalia a possibilidade de uma futura contratação caso o estudante se mostre determinado e capaz de desenvolver suas atividades.

As empresas não devem enxergar o estagiário como mão de obra barata, e precisam cumprir a Lei que rege a atividade, caso contrário estarão sujeitos às penalidades previstas.

No estágio não é criado nenhum vínculo empregatício. O contrato deve ser firmado pela instituição de ensino do estagiário ou pelo CIEE. Todos os termos acordados devem constar no contrato de estágio junto com as atividades que serão desenvolvidas pelo estagiário de arquitetura.

Você pode ver mais sobre definição, classificação e relações de estágio, tanto da instituição quanto do estagiário pela LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008.

Como aproveitar melhor e estágio de arquitetura e ter sucesso?

Estagiario arquitetura

Como aproveitar melhor e estágio de arquitetura e ter sucesso?

Preparamos para você 7 dicas para ter sucesso no estágio de arquitetura. Acompanhe:

1. Seja pontual

Estagiario arquitetura

Pontualidade é essencial para o estagiário de arquitetura

A falta de pontualidade pode criar um ciclo de improdutividade e desorganização. Para evitar criar uma imagem negativa é importante compreender que chegar sempre atrasado não prejudica apenas a si, mas todos que dependem do seu trabalho.

Se a pontualidade não é seu forte, você pode seguir essas 10 dicas que preparamos para te ajudar a se tornar mais pontual:

  1. Administre o seu tempo;
  2. Se antecipe para não ter atrasos;
  3. Seja comprometido com você mesmo;
  4. Adquira novos hábitos;
  5. Torne a organização um hábito;
  6. Planeje suas atividades diárias;
  7. Tenha uma rotina diária;
  8. Priorize as atividades do dia;
  9. Limite o tempo de cada tarefa;
  10. Corra da procrastinação.

2. Tenha uma postura profissional

Existem diversos ambientes diferentes de trabalho. Ambientes super descontraído vem se tornando cada dia mais comuns, mas ainda assim, atenção às regras.

Por isso, esteja sempre atento ao seu ambiente de trabalho e ao comportamento da pessoas.

Se você pretende fazer carreira na empresa, a atenção deve ser redobrada. Preste atenção na sua comunicação, tanto escrita quanto falada, na postura dos colegas, nos trabalhos em equipe e na eficiência.

3. Esclareça todas as dúvidas

Estagiario arquitetura

Intere-se do negócio. Por exemplo: Se você trabalha em um escritório especializado em arquitetura residencial, esteja por dentro da demanda do mercado, captação de clientes, custos, etc…

Para exercer sua função com excelência, você precisa saber o que está fazendo, então é extremamente importante buscar o máximo de informações possíveis.

Não tenha vergonha de perguntar, tire todas as suas dúvidas e evite erros desnecessários, vários problemas podem ser evitados dessa forma.

4. Pense além e faça a mais

Estagiario arquitetura

Seja proativo. Mais do que tomar iniciativa é preciso reconhecer que somos responsáveis pelas nossas escolhas e que temos liberdade de escolher com base em princípios e valores em vez de humores ou condições.

As pessoas proativas são agentes de mudança e não apresentam comportamento reativo ou se fazem de vítima quando algo não sai como planejado.

5. Invista em curso de aprimoramento

Estagiario arquitetura

Cursos para estagiário de arquitetura

Agora que você já sabe o que um estagiário de arquitetura faz, onde, quando estagiar e já sabe a importância do estágio para seu sucesso profissional é hora de aprofundar seus conhecimentos e colocar tudo isso em ação.

Nada melhor do que praticar para desenvolver um conhecimento e baseado nisso, nós preparamos os melhores e mais completos cursos existentes hoje no mercado para alavancar sua vida acadêmica e profissional.

Curso de SketchUp

Com o nosso curso de Sketchup você economiza seu tempo. Especialize-se com o Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado mesmo que você não tenha noção sobre modelagem, e seja destaque entre os profissionais da sua área.

O SketchUp funciona de forma bem mais intuitiva do que os outros softwares presentes no mercado hoje. É um software bem claro e simplificado, com ferramentas bem definidas e desenvolvidas. Possibilita a fácil elaboração de diferentes formas e volumes.

Além do projeto arquitetônico, o programa também permite a modelagem de topografias mais complexas. A implantação por sua vez pode ser repensada e alterada de forma prática. Conheça.

Curso de AutoCad

O Autocad te permite fazer tanto desenhos 2D quanto 3D. Comumente usado para desenhos técnicos, é possível fazer modelagem 3D e ainda facilita a comunicação entre profissionais trabalhando no mesmo projeto.

No nosso curso de Autocad você tem exercícios práticos de desenho técnico arquitetônico completo (planta baixa, cortes, elevações, situação, locação e cobertura) de uma casa popular com 70m² e de uma residência com 400m², desde o primeiro traço até a impressão. Conheça.

Curso Revit

O Revit faz parte de uma tecnologia que está em ascendência, o BIM (Building Information Modeling), em português Modelagem de Informações de Construção. Este é um programa que teve suas funções desenvolvidas pensando nos profissionais de arquitetura. Nele também é possível compartilhar o acesso, assim qualquer colaborador pode entrar e editar o modelo.

Neste curso de Revit você aprende por meio de exercícios práticos de desenho arquitetônico completo (topografia básica, plantas humanizadas, plantas e cortes para projetos legais, plantas e cortes perspectivados, plantas de coordenadas e fachadas diversas) de uma casa de 2 pavimentos com 220m² e de uma casa térrea com 100m², desde o primeiro traço até a impressão.

O melhor de tudo é que nossos cursos são totalmente online, então você faz seus horários. Adquirindo o curso você passa a ter acesso vitalício ao conteúdo, ou seja, qualquer dúvida futura poderá ser sanada facilmente pois você terá acesso livre a todo o conteúdo. Conheça.

Curso de Lumion

O Lumion te permite renderizar e animar seus projetos 3D em segundos. Comumente usado para elaboração de maquetes eletrônicas e passeios virtuais, é possível configurar toda a maquete eletrônica para renderização em poucos passos.

No nosso curso de Lumion você tem exercícios práticos de renderização e animação que te auxiliarão a fazer projetos incríveis em menos de 7 dias. Conheça.

Curso de Vray

O Vray te permite renderizar seus projetos 3D. Muito usado para elaboração de maquetes eletrônicas.

No nosso curso de Vray você tem exercícios práticos de renderização que te auxiliarão a fazer projetos incríveis em menos de 7 dias. Conheça.

6. Aprenda a lidar com pessoas

Estagiario arquitetura

Em qualquer trabalho que você decidir fazer e em qualquer empresa vão existir conflitos. Alguns dias serão muito mais difíceis que outros.

É importante saber mediar esses conflitos e situações de crise. Você deve saber se expressar da forma correta e na hora certa.

Alguns pontos que podem ajudar bastante em momentos de conflito são:

  1. Conheça seus limites;
  2. Não reaja a provocações;
  3. Preserve sua intimidade;
  4. Pratique empatia;
  5. Evite expectativas;
  6. Pratique o autoconhecimento;
  7. Tenha uma boa comunicação;
  8. Não aponte erros.

7. Exerça sua criatividade

Estagiario arquitetura

O estagiário de arquitetura criativo tem mais facilidade

Boas idéias ganham posição de destaque. A criatividade é um processo de criação diária e um exercício ao alcance de todos, quanto mais exercitamos, mais ela pode ser desenvolvida.

Algumas coisas que podemos fazer para desenvolver mais a criatividade são:

1. Mente Limpa: As ideias surgem de forma mais livre e espontânea quando a mente está descansada. Estar com a mente limpa nos permite analisar alternativas e novas perspectivas;
2. Fuja da rotina: Muitas vezes nós fazemos nossas tarefas no “piloto automático”. Para estimular o cérebro é importante quebrar essa rotina fazendo um caminho diferente até o trabalho, almoçar em algum restaurante novo, ou simplesmente inserir uma atividade que você não faz sempre;
3. Conheça novas pessoas: É muito importante estar em contato com pessoas que compartilham dos seus interesses e também com aquelas que pensam diferente de você. Muitas vezes, através de uma conversa informal pode surgir uma boa ideia, novos projetos e até uma parceria.

Você está preparado para o estágio em arquitetura?

Estagiario arquitetura

Você está preparado para o estágio em arquitetura?

Não saia despreparado procurando por um estágio. Dependendo de onde você for estagiar, o escritório ou o profissional encarregado pela orientação poderá cumprir com muito ou pouco conhecimento acerca da arquitetura.

É importante buscar ter um conhecimento prévio mesmo que básico, a respeito da função que você pretende exercer. Claro que você não precisa saber tudo, você está no estágio para aprender.

Você deve, inclusive, aprender o máximo que puder, tire máximo proveito dessa oportunidade e procure absorver todo conhecimento que os profissionais do escritório tem para passar.

Muitas vezes acabamos caindo na rotina, principalmente se sua função é mais monótona, provavelmente você fará muitas coisas no automático. Aprenda sempre algo novo e não deixe sua mente entrar nesse lugar acomodado.

Dicas para quem quer ser um estagiário de arquitetura

Estagiario arquitetura

Dicas para quem quer ser um estagiário de arquitetura

Um currículo e portfólio bem feitos, vai além de um design diferenciado e uma boa colocação de palavras. Se ele não tiver conteúdo, de nada lhe serve.

É extremamente importante ter experiências válidas. Quem se candidata a vagas de estágio normalmente não possui experiências profissionais, a maioria dos candidatos está iniciando sua carreira profissional.

Ainda sim, mesmo sem experiências naquela área específica, existem diversas coisas que você pode fazer que vão agregar bastante ao seu currículo. Veja abaixo 3 dicas para elevar a qualidade do seu currículo mesmo sem experiência:

Participe de concursos

Se você é um estudante de arquitetura a procura do seu primeiro estágio, muito provavelmente você não teve contato profissional com a área. Não tem nenhum emprego anterior que comprove suas capacidades na área.

Para fazer esse papel, um aliado muito importante pode ser o concurso. Anualmente diversos concursos são feitos pelo país, neles estudantes de arquitetura dos mais diferentes estados têm a chance de mostrar seu trabalho e concorrer a prêmios e reconhecimentos pelos mesmos.

Imagine a diferença que ser premiado em algum concurso pode fazer em sua carreira. Mesmo nunca tendo experiência profissional, você pode ter suas habilidades reconhecidas.

Aprimore o inglês

Hoje em dia, ter domínio de uma segunda língua já quase não é diferencial, é pré-requisito. O inglês, sendo uma das línguas mais faladas e aceitas no mundo, é básico e pode se tornar o seu diferencial, pois nem todos os seus concorrentes terão essa ferramenta. Busque estudar outras línguas que possam auxiliar o seu trabalho e se torne destaque.

Faça cursos extracurriculares

Atividades extracurriculares são aquelas atividades e cursos que você pode fazer no contra turno do período da faculdade. Os exemplos mais comuns de atividades extracurriculares são cursos de capacitação na área da arquitetura, engenharia e design.

Essas atividades vão complementar seu currículo e trazer um diferencial em relação aos outros candidatos que vão concorrer a mesma vaga que você.

Conclusão

Estagiario arquitetura

Estagiário de Arquitetura: Atualize-se sempre

Se conheça e conheça bem a área na qual deseja atuar. É importante se atualizar constantemente e cada vez mais agregar ao currículo e expandir suas habilidades. Esteja sempre atento e aberto a receber os feedbacks necessários para seu aprimoramento profissional.

Existem obstáculos sim e a inserção no mercado de trabalho não é tão fácil, mas o seu sucesso profissional vai depender de como você encara isso. O importante é não desanimar.

Não esqueça que a arquitetura é muito ampla e existem inúmeros campos de trabalho e atuação. Devemos saber nos reinventar a cada dia, aprender mais e tentar novos horizontes. Explore várias áreas e opções.

É isso, espero que tenha gostado do artigo. Conte para mim nos comentários alguma experiência que você já teve para tentar conseguir um estágio. Um abraço.