BIM Arquitetura: Por que é importante?

Neste tempo de transição tecnológica constante, o BIM arquitetura proporciona um ambiente menos complexo ao abordar exclusivamente a mudança do projeto de arquitetura. Tendo em vista a tecnologia BIM na construção civil, para ajustar a mudança integral nos fluxos de integração dos projetos.

Acreditamos que o BIM arquitetura seria crucial para nos mantermos relevantes no futuro, afinal quando o cliente quer, ele quer “agora”.

Para mantermos a qualidade de entrega final, necessitaríamos de um plano completo (fluxo de trabalho, templates, planos de execução, diretrizes de modelagem, etc), e na metodologia BIM proporciona isso e muito mais.

O que é BIM Arquitetura?

bim arquitetura o que é

FONTE: https://www.archdaily.com.br

Building Information Modeling, especificamente na sigla BIM, é uma metodologia que permite criar e fazer simulações digitais, manejando e manipulando coordenadamente toda a informação de um projeto de arquitetura.

Criando projetos sólidos e consistentes para uma leitura perfeita e certamente compreensível com o toque da tecnologia.

Sistema BIM para Arquitetura: como funciona?

sistema bim arquitetura como funciona

FONTE: http://maisengenharia.altoqi.com.br

Enquanto o sistema CAD permite desenhar em 2 ou 3 dimensões, sem distinguir seus elementos, este sistema de dados incorpora a 4 e a 5 dimensões, permitindo gerenciar a informação de forma inteligente ao longo do ciclo de vida de um projeto.

Sua funcionalidade continua nos surpreender, pois também automatiza processos de programação, projeto conceitual, detalhes, análises, documentação, fabricação, logística de construção, operação e manutenção, renovação e / ou demolição.

Por que a tecnologia BIM é importante para o arquiteto?

por que a tecnologia bim é importante para o arquiteto

Até aos anos noventa, os arquitetos elaboravam seus projetos com lápis e caneta. Agora isso mudou completamente. O computador é sempre usado nos escritórios de arquitetura e, com os softwares 3D, a criação de projetos tornou-se mais fácil e mais rápida.

E é claro que qualquer profissional quer inovar e acompanhar os avanços, e com o BIM os profissionais conseguem elaborar projetos em todo o seu ciclo de vida, desde o início, apurando sua viabilidade, até a sua manutenção, através da compatibilização de disciplinas na expressão gráfica, até o planejamento.

Também permite inclusive que os profissionais analisem e criem o orçamento e a execução da obra, tornando o processo para os serviços ainda mais completo.

Entretanto essa definição pode parecer um pouco teórica, mas é superimportante para o arquiteto, pois é fácil de compreendê-la. O BIM Arquitetura demanda aos projetistas, em vários segmentos, pensar em todas as etapas antes mesmo de iniciá-los no computador, apurando se são viáveis.

BIM Arquitetura e demais áreas de atuação

bim arquitetura e demais áreas de atuação

O método BIM se inicia dentro de um escritório de Arquitetura, contribui com todo o ciclo de vida até a demolição. Mas ele não se restringe somente na construção civil, ele participa também da arquitetura e design.

Por mais que se inicie com arquitetos e urbanistas, o modelo BIM Arquitetura recebe contribuições de todas as outras áreas, sendo usado no projeto, na execução e no gerenciamento do edifício.

Tecnologia BIM na construção civil

tecnologia bim arquitetura economia obras

O BIM Arquitetura especifica e uni as informações e os atributos dos projetos de uma construção de forma integrada e organizada. Permitindo criar, através de softwares, um modelo 3D detalhado da obra, minucioso e próximo do resultado final.

Com certeza uma obra totalmente conectada é um dos maiores benefícios da adoção do TI (Tecnologia da Informação) no setor da construção civil.

Assim toda obra ocorre de maneira integrada, permitindo a resolução de problemas de maneira ágil, otimizando o tempo de trabalho e em uma maior assertividade nas etapas.

Um dos maiores desafios da construção, a compatibilização de projetos, tornando mais fácil com o BIM, que reduz os erros corriqueiros. Ou seja, problemas que surgem quando unimos o projeto elétrico e o hidráulico, como tubulações e eletrodutos obtendo o mesmo espaço em alvenarias ou elementos estruturais, ou até esquadrias.

Possibilitando a identificação e resolução rapidamente ainda na fase da criação dos projetos (ao invés de durante a obra) com a tecnologia e a integração.

BIM Arquitetura e Design

bim arquitetura e design

O conceito BIM Arquitetura no design de interiores refere-se à capacidade de conexão entre todos os elementos dimensionais de um modelo, qualquer alteração, é automaticamente atualizado em todo o projeto. As informações são armazenadas em um único e coordenado banco de dados.

Veja também:  Projetos de casas: para que serve, como criar, programas e inspirações

Não se trabalha com linhas apenas, mas sim com objetos paramétricos. Todos os objetos desenhados possuem características (parâmetros) como espessura, material, altura, largura, fornecedor, entre outros. Sendo assim, qualquer parâmetro alterado em um objeto, resultará não apenas em uma alteração em uma vista ou no modelo 3D, mas sim em todo o objeto.

A compatibilização do projeto são ferramentas para verificar interferências, encontrar interseções entre elementos em um projeto. Essa ferramenta é importante na elaboração de um projeto em design de interiores.

Também com a ferramenta de criação de tabelas de quantitativos nos softwares BIM, pode-se gerar orçamentos estimados em um projeto, sabendo que com qualquer alteração no modelo construído a tabela será atualizada automaticamente.

Usando o método BIM Arquitetura e suas características, observa-se grande eficiência de sua utilização em Design de Interiores. Assim, pode-se dizer que o BIM deve ser usado no Design de Interiores tanto quanto é utilizado na Arquitetura.

Qual a diferença entre metodologia BIM e softwares como Revit e ArchiCAD?

metodologia bim revit archicad diferenças

FONTE: https://www.archdaily.com.br

A grande diferença entre a metodologia BIM Arquitetura e softwares é bem distintas, mas complementar, ou seja, ambos têm funções importantes e distintas, o BIM é um método que auxilia na coordenação do projeto, fazendo alterações e organizações automáticas diretas.

Os software, como exemplo REVIT e ArchiCAD, tem a autonomia de proporcionar desenhos e plantas de projetos incríveis, garantindo projetos arquitetônicos com uma representatividade própria.

Um complementa o outro, agindo na sua respectiva área, juntos garantindo um único objetivo, a satisfação do cliente.

Sistema BIM Arquitetura: Softwares

Existem muitos softwares que se encaixam no sistema BIM, e os melhores softwares de arquitetura são aqueles que o profissional domina, consegue os resultados desejados e que vai atender seus projetos.

Cada programa traz suas próprias especificações, que favorecem empresas e profissionais, e outras que atrasam ou prejudicam a produtividade e seus resultados.

No sistema BIM Arquitetura a escolha do melhor programa está alinhada com gosto pessoal, recursos e uma boa interface para trabalhar em ambiente prático e bem desenvolvido.

sistema bim arquitetura softwares

FONTE: https://www.archdaily.com.br

Revit

Sendo o sucessor BIM do software de desenvolvimento de projetos AutoCAD da Autodesk, também é o software BIM mais utilizado pelos profissionais que trabalham com esta metodologia colaborativa.

Uma vantagem do aprendizado do Revit é que ele tem total conectividade com todo o conjunto de produtos da Autodesk, incluindo Navisworks, Dynamo, BIM 360 e compatibilidade com versões anteriores do AutoCAD.

A vantagem do Revit também pode ser um motivo para não usá-lo. São tantos usuários que significa que a competição por posições de modelagem BIM é feroz.

Portanto é preciso se diferenciar de outros profissionais, para isso será interessante que você obtenha algo além do Revit, embora a realidade seja que ainda existem oportunidades interessantes dentro do Revit, continue buscando também outras oportunidades fora.

ArchiCAD

O programa ArchiCAD é a segunda solução de software BIM mais utilizada entre os profissionais do setor  AECO.

Ele também tem uma grande comunidade de apoio e, embora o tamanho do grupo de usuários seja menor, destacam sua interface intuitiva e a grande flexibilidade entre modelagem e detalhamento de um projeto.

A inovação tem sido o principal diferencial do ArchiCAD desde o início.

O ArchiCAD 21 oferece várias outras melhorias funcionais importantes nos campos de visualização, Open BIM, performance e produtividade.

Hoje disponível para Windows, o ArchiCAD foi iniciado na plataforma Mac, portanto há suporte nativo e não é necessário instalar o Windows se você já é um usuário Mac. Dito isso, trabalhar em um Mac ainda terá suas limitações.

Muitos programas populares de software, como o Dynamo, ainda não possuem compatibilidade nativa com este sistema. Há alternativas, como Rhino + Grasshopper, mas sua versão para Mac ainda está em andamento.

ALLPLAN

A Allplan abrange um pacote completo de soluções de software para um projeto BIM, desde arquitetura e engenharia até o gerenciamento de instalações, custos e outras soluções ao longo do ciclo de vida de um projeto de construção.

Proporcionando um nível incrível de serviços, mas será muito difícil encontrar suporte online adicional por meio de comunidades de redes sociais.

Tendo poucos usuários em comparação com o Revit e o ArchiCAD pode ser visto como uma vantagem, já que os usuários avançados da Allplan têm uma demanda muito maior de empresas que usam o software.

allplan bim arquitetura

AECOSIM Building Designer

Sempre se posicionando no mercado para facilitar o manuseio de dados de grandes projetos, a ponto de poder trabalhar em um modelo BIM Arquitetura com tantas informações que poderiam fazer com que outros software entrassem em colapso.

Conceituando o AECO (Arquitectura, Engenharia, Construção e Operações) incorporando o nome do software AECOsim, significa uma das suas principais vantagens.

Veja também:  7 áreas de atuação do arquiteto para você explorar!

Isto é, enquanto os outros programas orientados para a arquitetura, o AECOSIM baseia-se no ciclo de vida completo e oferece amplas possibilidades para engenheiros civis, já que o programa é mais orientado para seus fluxos de trabalho do que o Revit ou o ArchiCAD.

AECOSIM é utilizado em alguns dos maiores projetos do mundo, tanto em termos de tamanho como de orçamento.

14 motivos para usar BIM na Arquitetura: Quais as vantagens da metodologia?

bim na arquitetura vantagens metodologia

Existem alguns motivos para perfeitamente entender o porquê de usufruir desse valioso sistema, que tanto faz evoluções no mercado de arquitetura e design.

Não são somente motivos, são vantagens que estimulam grande aprendizado e manuseio do método, garantindo uma rica e infalível produção contribuindo para avanços em grandes seguimentos. Confira os motivos e vantagens:

  1. Melhor entendimento geral sobre as intenções do design;
  2. Menos mudanças durante a construção;
  3. Melhor qualidade geral do projeto;
  4. Redução dos conflitos durante a construção;
  5. Melhor controle/previsão de custo;
  6. Redução do número de pedidos de informação.
  7. Maior rapidez nos ciclos de aprovação do cliente;

Tecnologia BIM Arquitetura para economia em obras

tecnologia bim construção civil

Sem dúvida a tecnologia BIM Arquitetura pensa muito na economia em obras, pensando nisso ela gera também muitos motivos e vantagens para focalizar numa boa economia visando um ótimo empenho na obra.

Garantindo um desempenho exemplar nesse quesito e sem dúvidas o método eficaz e infalível faz com que não seja feito uma economia hostil, mas uma economia pensando em proteção para o cliente, obtendo certo zelo.

E as vantagens não param, nos programas que trabalham com BIM, o profissional tem acesso e controle sobre todas as etapas e informações de uma edificação, incluindo:

  1. Objetos que compõem a obra;
  2. Materiais que serão utilizados;
  3. Fornecedores;
  4. Detalhamento do projeto físico do objeto, em 2D e 3D simultaneamente;
  5. Restrições físicas ou de posição;
  6. Custo total.
  7. Economia gradativa

Contudo, a TECNOLOGIA BIM Arquitetura proporciona o profissional da construção civil todas às informações necessárias para a construção do edifício.

Isto é, geometria, relações espaciais, informações gráficas, entre outros. Tudo isso, criando um modelo virtual da construção desde os estudos de viabilidade até a demolição.

O futuro da tecnologia BIM Arquitetura

futuro tecnologia bim arquitetura

Visando sempre no futuro e operando em uma gestão de processos complementares e, por consequência, uma gestão das pessoas envolvidas de forma colaborativa e integrada a tecnologia BIM garante um futuro promissor.

A tecnologia permite a interdisciplinaridade entre os diferentes campos do saber envolvidos na concepção. As informações são inseridas, armazenado em um banco de dados que formará uma ideia, a mesma tecnologia acaba por interferir na dinâmica tradicional das fases do projeto.

O aumento do tempo gasto nas etapas preliminares, onde é a fase de experimentação e a qual se prolonga até a decisão por uma determinada solução.

Inversamente, o projeto executivo ganha agilidade e passa há consumir menos tempo, uma vez que os desenhos vão sendo detalhados e automaticamente compatibilizados nas etapas anteriores.

Interessante garantir que essa mudança seja feita, por isso a partir de 2021 o sistema da tecnologia BIM Arquitetura será obrigatório para participação de editais de obras públicas.

Evoluir é sempre uma questão de prioridade para profissionais da Arquitetura, pois é o que fazemos. O futuro!

Sistema BIM para projetos de Arquitetura e Urbanismo

sistema bim projetos arquitetura urbanismo

Arquitetura e Urbanismo é um dos mercados que mais evolui. É assim com o maquinário pesado usado na construção, com os materiais de obra e também com as ferramentas de projeto. Hoje, evoluir é necessário e está relacionado à tecnologia BIM.

Pois o sistema BIM Arquitetura aumenta a eficiência dos escritórios, aumentando a assertividade, e reduzindo o retrabalho, permitindo entregar mais coisas, melhorando o desempenho do escritório.

Valorizando o trabalho dos arquitetos, garantindo experiências e aprendizado para também uma economia sólida nas obras, contando que os passos sejam de extrema importância com decorrências sujeitas a grandes melhorias.

Sim! A concorrência do futuro será em BIM Arquitetura, esteja preparado para as mudanças futuras e continue recebendo a evolução de forma excepcional, pois a CAU/BR e a Graphisoft assinaram acordo de parceria que concede descontos especiais para aquisição da tecnologia BIM Arquitetura para pequenos escritórios.

Arquitetos e urbanistas registrados no CAU têm desconto de 35% na assinatura anual do programa ArchiCAD 20 Solo. Para profissionais com menos de cinco anos de formado, o desconto é ainda maior: 40%. E mais: junto com a assinatura, os profissionais ainda ganham um curso sobre utilização do BIM Arquitetura, com 70 aulas em vídeo e certificação oficial do fabricante.

O FUTURO DEPENDE DE NÓS, DA NOSSA CONSTRUÇÃO, ARQUITETOS E URBANISTAS.

3 Projetos com tecnologia BIM na Arquitetura

centro cultural juventude nanjing bim arquitetura

FONTE: https://www.archdaily.com.br

  • Centro cultural da juventude de Nanjing / Zaha Hadid Architects

Este projeto foi o primeiro edifício construído em duas direções simultâneas na China – começando no térreo e avançando ao mesmo tempo para cima e para baixo.

Veja também:  Wood frame, o que é? Vantagens, desvantagens e características

Inaugurado em tempo recorde, 34 meses de obra, os arquitetos da ZHA aplicaram todo seu conhecimento e experiência em tecnologia BIM e gestão de obras para reduzir ao máximo os trabalhos in-situ.

centro pesquisas criativas haler global bim

FONTE: https://www.archdaily.com.br

  • Centro de Pesquisas Criativas Haier Global / DC Alliance + Snøhetta

Todo o projeto é feito em BIM, o qual permite a correção dos desenhos de todas as disciplinas para aperfeiçoar a qualidade do espaço ao máximo e garantir que não haja retrabalho.

campus central inovação taiwan moea bim

FONTE: https://www.archdaily.com.br

  • Campus Central de Inovação de Taiwan MOEA / Bio-architecture Formosana + NOIZ ARCHITECTS

O ciclo de vida do edifício foi levado em conta para a fundação da gestão operativa, que é determinada em função da demanda, o desenho e as características de cada espaço desde o começo da fase de implantação.

O objetivo é reduzir em 10% a compensação total de carbono durante sua fase de construção. Além disso, adota o sistema BIM Arquitetura para a análise da eficiência da operação.

BIM Arquitetura para paisagismo

bim arquitetura paisagismo

A área de paisagismo encontra dificuldades na implantação do sistema BIM, pois os softwares Revit e ArchiCAD não tem ferramentas específicas para suprir as necessidades da área.

Tornando maior e mais complexo o desafio, pois é necessário o desenvolvimento de um plano de ação que aborda não só os processos relativos ao uso dos softwares, criando improvisação com materiais de famílias e templates para que haja uma abordagem.

Nessa maneira, disponibiliza-se a compatibilização de maneira efetiva, possibilitando o uso de vários materiais, desde vegetais, hidráulico e iluminação, com uma metodologia de uso que adapte de maneira inteligente as ferramentas oferecidas pelo mercado.

Há possíveis formas para usar o método Arquitetura BIM no paisagismo, basta ter convicção e disponibilidade para adaptar ambientes, materiais e outros.

Para os profissionais paisagistas é necessário maior empenho, por isso a dedicação pode contribuir para a multidisciplinaridade que o BIM carrega.

BIM Arquitetura para maquetes

bim arquitetura maquetes

As maquetes são superimportantes para alcançarmos certa viabilidade seja física ou eletrônica, costumo dizer que devemos começar pela maquete física ou até mesmo desenvolver desenhos a mão, faz ter segurança para poder usar a tecnologia.

Sentir-se capaz é poder usar o BIM como uma interface amigável e muitas vezes intuitiva com dois cliques erguemos paredes e definimos as esquadrias.

As maquetes eletrônicas no novo método BIM proporcionam o tipo de elemento por meio de um clique sobre o ícone. Em instantes se tem a maquete ou planta baixa, corte, fachada e perspectiva 3D.

Sem dúvidas a tecnologia é uma maravilha do mundo contemporâneo que facilita a nossa vida corrida de arquitetos, minimizando ou excluindo os erros nas obras, otimizando nosso trabalho, enfim, todas essas vantagens incríveis que bem sabemos.

Conclusão

Digo que o BIM Arquitetura se tornou parte fundamental para a constituição de grandes projetos, mas o profissional sempre terá seu espaço inicial, o ARQUITETO é o fundamento.

Serão criados grandes métodos, softwares ou diferentes partículas tecnológicas que te auxiliarão na sua vida profissional, possibilitando grandes avanços distintos de coisas que você pode fazer na mão.

O único objetivo do BIM é te auxiliar a construir um grande projeto que seja do inicio ao fim da vida, ele não pode tomar o lugar do seu conhecimento, ele tem que ser complemento.

bim arquitetura conclusão

Pois um dia pode ser que precise exemplificar ou expor as suas produções a mão e precisa está pronto para isso.

No mais, espero que esse artigo tenha ajudado e não deixe de acompanhar as nossas páginas nas redes sociais, lá nós compartilhamos várias dicas para ajudar você no seu aprendizado. Confira!

Temos também muitos cursos gratuitos disponíveis para você, na nossa plataforma.

Forte Abraço e até a próxima!