Arquitetura modular: Tudo o que você precisa saber

Você já conhece a Arquitetura Modular? Esta arquitetura que é feita com módulos fabricados em fábricas e agrupados no terreno, formando a construção final, tem sido muito utilizada em cidades da Europa e nos últimos anos chegou ao Brasil, para ajudar na concepção de projetos em menor tempo e com menos custos, para se aprofundar sobre este tipo de construção confira os próximos tópicos.

Arquitetura modular o que é

Arquitetura modular: O que é?

A arquitetura modular, é uma construção formada por módulos, os ambientes de uma casa ou edificação são feitos separadamente, enviados por caminhão, navio ou qualquer outro tipo de transporte de grande carga e são agrupados no terreno final, montando o imóvel desejado.

A arquitetura modular já é muito presente em países como o Japão, Estados Unidos, Austrália e na Europa, aos poucos vem ganhando fama e notoriedade no Brasil, por sua flexibilidade em trabalho, podemos ver construções feitas com containers cada vez mais presente no nosso dia a dia.

Um dos cuidados que devem ser tomados ao utilizar a arquitetura modular, é qual será o tamanho deste módulos, pois devemos nos lembrar que eles ainda serão transportados e em países como o Brasil, este transporte é feito através de caminhões, o que pode acabar nos limitando quando o assunto é tamanho. Verifique quais os materiais que serão utilizados e o tamanho final desta arquitetura modular, para se precaver de problemas com o transporte.

Arquitetura modular: Características

A arquitetura modular vem se destacando por conta de algumas características, que são:

Veja também:  Como vender Projeto de Arquitetura: 1 Técnica Poderosa

Projetos com menos material e equipe

Uma das características que fazem muitos profissionais procurarem a arquitetura modular é que com ela é possível fazer projetos com menos material, uma equipe menor e isto tudo gerando menos resíduo que uma construção arquitetônica comum.

Tecnologias disponíveis

As tecnologias disponíveis e mais utilizadas são as BIM e lean manufacturing, estas tecnologias utilizam o conceito industrial que tem o objetivo de fazer o máximo com o mínimo disponível.

Personalização

É possível personalizar os módulos de qualquer maneira, as únicas possíveis barreiras são o orçamento, área de construção e meios transporte.

Materiais

Os materiais mais utilizados em um projeto de arquitetura modular são: aço, madeira, steel frame, containers com estruturas de aço e vidros que finalizam o módulo.

Arquitetura modular o que é

Arquitetura modular: Quais as vantagens?

Redução nos custos

Os módulos de uma arquitetura modular, são feitos dentro de galpões de empresas especializadas, isto garante que muitos materiais sejam reaproveitados, diminuindo o descarte de entulhos, outro fator importante, é o tempo, por serem fabricados de forma padronizada e personalizada, a fabricação destes módulos pode ser acompanhada de uma forma mais fácil, garantindo a redução de tempo, com eventuais problemas de obra.

Rapidez na construção

Como dito anteriormente, este tipo de construção reduz muito o tempo de obra, isto porque estes módulos já chegam prontos no terreno, o que resta a fazer é monta-los, caso o imóvel seja muito grande, grande parte de seus ambientes podem ser fabricados e montados simultaneamente.

Combinações de materiais

Um dos atrativos deste tipo de arquitetura, é sua possibilidade e facilidade de combinações de materiais e revestimentos, como exemplo, podemos ver módulos feitos com containers de aço, revestidos por placas de madeira em seu interior e exterior.

Isolamento e captação de energia

Os módulos da arquitetura modular são mais fáceis de colocar em prática projetos com conforto térmico e acústico, uma boa parte desta construção é feita com alimentação via energia solar.

Mobilidade da obra

Por serem separados em módulos, este tipo de construção permite que você a monte em qualquer lugar do mundo, faça alterações ou acrescente módulos no futuro.

Sustentabilidade

Por se utilizar menos materiais e eles serem feitos sob uma supervisão especializada, os projetos modulares acabam se tornando sustentáveis.

Veja também:  Taxa de Ocupação: o que é, como calcular e normas

Mais segurança

A montagem desses módulos é toda calculada e reproduzida em softwares que simulam o momento de montagem real, trazendo mais segurança para toda equipe de profissionais.

Arquitetura modular: Possíveis aplicações

Pequenas construções

Pequenos projetos como locais utilizados para acompanhamento de obra, ponto de venda de imóveis e eventos, são montados rapidamente com a arquitetura modular.

Experiências

Com a arquitetura dividida em módulos, é possível experimentar novos formatos e combinações, a imaginação em conjunto com a tecnologia podem realizar inúmeras composições e o único limite será o tamanho do terreno.

Projetos habitacionais

Na necessidade de construção de conjuntos habitacionais, a arquitetura modular pode ser utilizada, pois além de entregas em prazos super curtos ela oferece segurança e personalização de acordo com cada região,

Escolas

As escolas estão entre os projetos mais beneficiados com a arquitetura modular, isso porque com estes projetos é possível levar centros de ensino a locais distantes da zona urbana, em comunidades e em lugares sem nenhuma estrutura.

Obras públicas

Por ser considerado um projeto barato, a arquitetura em módulos é utilizada em projetos públicos, como hospitais de campanha, quiosques em parques e orlas, banheiros e muitos outros tipos de construções.

Arquitetura modular quais as vantagens

Arquitetura modular: Contexto social

A arquitetura modular é uma grande aliada quando o assunto é contexto social, isso porque, com ela é possível levar moradia ou qualquer outro tipo de construção para locais afastados das zonas urbanas, por ser mais barata e utilizar menos mão de obra, este tipo de projeto acaba sendo muito mais viável quando é preciso construir em grande escala.

Com construções presentes em campos de refugiados ao redor do mundo, a arquitetura modular é talvez a forma mais econômica e prática de se construir rapidamente e com um orçamento menor, se o projeto for bem feito, estas famílias necessitadas terão uma residência que irá suprir todas as suas necessidades em questões de moradia.

Perguntas frequentes

Como surgiu a arquitetura modular?

A arquitetura modular surgiu na Europa, através da necessidade de fazer modificações em projetos sem custos de demolição, barulho ou entulhos, como é comum em projetos de alvenaria.

Como são as casas modulares?

As casas modulares são casas comuns, mas que são feitas dentro de uma fábrica especializada e transportada dividida em partes, para que no terreno final seja montada.

Veja também:  Escala Arquitetura: como calcular escala de desenho técnico?

Qual a durabilidade de uma casa modular?

A durabilidade de uma casa modular pré-fabricada é de até 60 anos.

Quanto custa para construir uma casa modular?

Para construir uma casa modular custa a partir de R$2.160 o metro quadrado, sendo feita em 10 dias.

O que são as famílias de blocos?

As famílias de blocos são a aglomeração de componentes de alvenaria que interagem modularmente entre si e com outros elementos da construção.

Qual é o traço do Graute?

O traço do Graute sugerido pelo SINAPI é de 1:0,04:1,6:1,9 (cimento:cal:areia:pedrisco).

O que é unidade modular?

Unidade modular é quando projetamos nos baseando no comprimento e espessura dos blocos.

O que é tecnologia modular?

A tecnologia modular é uma técnica que permite fazer uma construção formada por módulos, onde os ambientes de uma casa ou edificação são feitos separadamente, enviados por caminhão, navio ou qualquer outro tipo de transporte de grande carga e são agrupados no terreno final, montando o imóvel desejado.