Tipos de Laje: Como escolher qual a melhor?

Quais são os tipos de laje existentes? Qual a melhor laje para usar na minha construção?

Você está tendo dificuldade para escolher o tipo da sua laje ou simplesmente não sabe qual é o modelo mais adequado para a sua obra? Eu preparei este artigo com o intuito de te ajudar com essas dúvidas.

O que é uma laje?

Laje é a estrutura de superfície plana que é projetada para sustentar um determinado peso, podendo dar suporte a contra pisos ou funcionar como teto, proporcionando um conforto térmico e segurança aos imóveis.

Grande parte das lajes são apoiadas em vigas, já as vigas se apoiam em pilares que por sua vez, distribuem o peso da edificação nas sapatas.

Geralmente, as lajes representam até 50% do consumo de concreto em um edifício comum. Ela pode interferir no acabamento final, por isso recomenda-se a participação conjunta do arquiteto na definição da estrutura.

No Brasil, há muitas casas com telhados que utilizam uma laje por baixo. Este teto superior tem a função de aumentar isolamento térmico e acústico e também servir de forro para os ambientes. Você pode ainda colocar o forro de gesso abaixo dessa laje, melhorando assim o aspecto estético do ambiente.

Quais são os tipos de laje?

Laje Maciça

A laje maciça é um dos tipos mais utilizados no Brasil, sendo moldada no próprio canteiro de obras. A laje maciça é um modelo bastante resistente à trincas e fissuras. Além da resistência, ela ainda garante facilidade na execução e o seu acabamento é liso no teto.

Geralmente utiliza-se um forro de madeira para moldá-la. Também é usado o concreto armado para dar resistência à tração e à compressão, isto é, o concreto é despejado nela, formando sua estrutura.

Se comparada a outros modelos de lajes, a laje maciça gera mais entulhos, também o volume de concreto usado é maior, o que a torna mais pesada e, consequentemente, exige mais dos elementos de apoio.

Laje Nervurada

A Laje Nervurada também é moldada no local da obra. Essa estrutura é feita com nervuras que são interligadas por uma capa ou mesa de compressão. Além disso, ela possui um conjunto de vigas.

A laje nervurada é muito recomendada para usar em locais sem pilares e vigas intermediárias, gerando maior flexibilidade e vãos livres aos ambientes.

Por fim, a concretagem é realizada sobre as formas que moldarão as nervuras. Na parte inferior, você pode optar por ter um forro para dar um aspecto de acabamento liso, mas deixar as curvas aparentes tem sido mais usado.

Laje Cogumelo

Esse tipo de laje possui um formato diferenciado das demais lajes por contar apenas com pilares e capitéis, ou seja, sem vigas.

Os capitéis podem ter diferentes modelos e formas, o que gera semelhança ao cogumelo.

Um grande vantagem da laje cogumelo é que devido a eliminação das vigas, o ambiente em que é inserido se torna mais ventilado e permite uma melhor iluminação. Porém, o trabalho exige maior execução dos elementos comparado ao sistema tradicional de vigas.

Laje Protendida

Para quem deseja ter vãos maiores e com menos vigas, além de uma laje com maior capacidade de carga, é melhor optar por uma tecnologia de lajes protendidas, perfeita para hospitais, prédios comerciais ou residenciais.

A laje protendida se constitui de cordoalhas e cabos junto ao concreto, o que acaba diminuindo a tensão total da estrutura. Sendo, portanto, mais resistente, precisando de menos pilares e vigas.

Laje Alveolar

O modelo de Laje Alveolar é mais comum de ser utilizado em grandes espaços, como depósitos e grandes centro comerciais, sendo menos comum em projetos residenciais.

A Laje Alveolar é outra laje pré-fabricada. Ela possui dutos ou alvéolos no interior das placas pré-moldadas usadas na sua produção.

Ela tem um cronograma de execução muito simples, melhorando a gestão de empreendimento da construção.

Laje Treliçada Pré-moldada

A Laje Treliçada é o tipo de laje mais popular e com o melhor custo-benefício para uma obra pequena, pois ela já vem pré-construída para a construção e é necessário apenas encaixá-la e finalizá-la.

A Laje Treliçada é um tipo de laje pré-moldada ou pré-fabricada composta por vigotas com armações treliçadas. Entre elas devem ser encaixadas as placas de isopor (EPS) ou as lajotas de cerâmica ou cimento. Ela surgiu na Europa com o propósito de ser uma opção mais barata que as lajes maciças.

Neste modelo de sustentação é feita uma estrutura com vigotas (pode ser pré-moldado) e armadura no formato de treliça são colocadas lado a lado. O espaço entre essa estrutura é preenchido com lajotas cerâmicas que são compradas prontas e posteriormente o vão recebe o concreto.

O modelo de preenchimento costuma ser mais indicado para construções de casas simples e com vãos pequenos. A maior vantagem desse modelo é preço baixo em relação a outros tipos. No entanto, a fragilidade das lajotas torna-se um ponto negativo, e pede cautela na hora de transportar para que não sejam quebradas.

A laje de Isopor também conhecida pelo nome de EPS, utiliza no lugar das lajotas (de cerâmica ou concreto) placas de isopor.

Também inclui uma estrutura feita com vigotas T ou treliçadas para criar o suporte para as placas de isopor a serem encaixadas e utiliza ferro (malha de ferro) em cima das placas de isopor que deve ser coberto por concreto.

Laje de Painéis Treliçados

Esse modelo de laje pré-moldada possui painéis treliçados, esses painéis possuem vigotas mais largas que os outros tipos. Dessa forma, os painéis feito em concreto encostam uns nos outros.

Em sua parte superior, localiza-se as vigotas treliçadas de metal que a torna mais resistente e o EPS (isopor) é usado como enchimento. Por último, o projeto é envolvido pelo concreto que, concluirá a obra.

As lajes treliçadas são resistentes, de fácil transporte, elas ainda utilizam em menor quantidade de madeira no escoramento. Porém, ela acaba se tornando na maioria dos casos mais cara que os outros modelos pré-fabricados.

Perguntas Frequentes

O que é uma laje de vigotas e vigas?

Uma laje de vigotas e vigas é uma estrutura composta por vigotas (pequenas vigas) e vigas principais, colocadas em intervalos regulares, que suportam o peso da laje e distribuem essa carga para os pilares ou paredes de suporte.

Qual é a diferença entre uma laje maciça e uma laje nervurada?

Uma laje maciça é uma laje sólida, sem quaisquer aberturas ou nervuras. Já uma laje nervurada é uma laje que possui nervuras, ou seja, vigas paralelas que aumentam a resistência da laje.

Como funciona uma laje aligeirada?

Uma laje aligeirada é uma laje que possui menos peso do que uma laje maciça convencional, devido ao uso de materiais leves ou o uso de aberturas ou nervuras. Isso permite que a laje suporte cargas semelhantes com menos peso, o que pode ser útil em construções de altura ou em áreas com solos fracos.

Qual é a diferença entre uma laje pré-fabricada e uma laje protendida?

Uma laje pré-fabricada é uma laje que é fabricada em uma fábrica e transportada para o local da construção para ser instalada. Já uma laje protendida é uma laje que é fabricada no local da construção, mas é reforçada com tendões de aço pré-tensado antes de ser colocada em posição.

O que é uma laje de concreto armado?

Uma laje de concreto armado é uma laje feita de concreto reforçado com barras de aço. Este tipo de laje é projetado para suportar cargas pesadas, como edifícios de vários andares.

Como é feita uma laje de madeira?

Uma laje de madeira é feita com ripas de madeira colocadas paralelamente, geralmente sobre vigas de madeira. As ripas são unidas por parafusos ou pregos e podem ser cobertas com painéis de madeira compensada ou OSB.

Qual é a vantagem de se utilizar lajes pré-fabricadas?

A vantagem de se utilizar lajes pré-fabricadas é que elas podem ser produzidas em uma fábrica com maior precisão e qualidade, e transportadas para o local da construção para serem instaladas rapidamente, o que pode aumentar a eficiência e reduzir os custos da construção.

Como é feita uma laje de tela soldada?

Uma laje de tela soldada é feita com uma malha de fios de aço soldados juntos para formar uma tela plana. Essa tela é então preenchida com concreto, formando uma laje sólida.

O que é uma laje protendida?

Uma laje protendida é uma laje que é fabricada no local da construção e é reforçada com tendões de aço pré-tensado antes de ser colocada em posição. Isso aumenta a resistência da laje e permite que ela suporte cargas maiores.

Como é feita uma laje de vigotas e vigas?

Uma laje de vigotas e vigas é feita com vigotas (pequenas vigas) e vigas principais colocadas em intervalos regulares, que suportam o peso da laje e distribuem essa carga para os pilares ou paredes de suporte. O concreto é colocado sobre as vigotas e vigas para formar a laje.

O que é uma laje de concreto leve?

Uma laje de concreto leve é uma laje feita de concreto com baixa densidade, geralmente utilizando agregados leves como cinzas volantes ou cimento expandido. Isso permite que a laje seja mais leve e resistente do que uma laje de concreto maciça comum.

Como é feita uma laje treliçada?

Uma laje treliçada é feita com vigas treliçadas, que consistem em vigas paralelas unidas por tirantes ou diagonais. O concreto é colocado sobre as vigas treliçadas para formar a laje.

Qual é o melhor tipo de laje?

O melhor tipo de laje irá variar por uma série de fatores. O método executivo, o custo, a carga que ela precisa suportar, o tamanho dos vãos, o orçamento do projeto. Tudo isso precisa ser levado em conta. Analise os modelos já apresentados nesse artigo e veja qual se adapta melhor à sua construção.

Qual é a laje mais leve?

A laje mais leve é a laje de Isopor, sendo mais leve do que as de concreto e as pré-fabricadas que utilizam lajotas, reduzindo o peso nas estruturas e fundações; bom isolamento térmico e acústico.

Qual o tipo de laje mais barato?

O tipo de laje mais barata é a Laje Treliçada, pois ela já vem pré-construída para a construção e é necessário apenas encaixá-la e finalizá-la.

Quantos dias posso tirar as escoras da laje?

Pode tirar as escoras da laje depois de 4 dias, mas a estrutura completa só poderá ser retirada após 28 dias desde a concretagem.

Como saber se a laje está cedendo?

Para saber se sua laje está cedendo basta procurar por

  • Rachaduras;
  • Mofo;
  • Paredes descascadas;
  • Descolamento do revestimento;
  • Falhas de concretagem.

É normal a laje tremer?

Só é normal a laje tremer se for uma vibração rápida e firme, mas se ela estiver tremendo muito pode ser que haja algum problema que deve ser resolvido urgentemente, pois corre o risco de desabamento.

Qual o peso suportado por uma laje?

O peso suportado por uma laje é medido por metro quadrado, segundo as normas o peso suportado deve ser de no mínimo 150 kg/m2.

Qual a espessura de uma laje de piso?

A espessura de uma laje de piso é de 7,0 cm.

Conclusão

Aprendemos sobre os tipos de lajes e como elas devem ser usadas. E agora, já sabe qual delas se enquadra melhor no seu projeto? Deixe nos comentários, se puder compartilhe também essa página, pois assim como você há muitas pessoas que devem ter essas dúvidas. Muito obrigado, abraços e até a próxima.