Quais são os tipos de projeto em arquitetura?

Assim como na maioria das profissões, na arquitetura os profissionais também podem optar por trabalhar em diferentes áreas ou com a produção de diferentes tipos de projeto de arquitetura.  O arquiteto pode optar por se focar e se especializar em apenas um tipo de projeto ou desenvolver diversos tipos, sendo um profissional capaz de atender clientes em diversas demandas das mais distintas possíveis.

Conheça alguns tipos de projetos arquitetônicos:

 

Projeto residencial particular

Esse tipo de projeto é aquele em que o arquiteto é contratado por um cliente para construir ou reformar um único imóvel ou ambiente. Esse é um dos tipos de projeto de arquitetura mais comuns, em que o cliente apresenta suas necessidades e seus desejos e, de posse dessas informações, o arquiteto projeta uma ou mais possibilidades.

O arquiteto pode, ainda, acompanhar todas as etapas da obra e até auxiliar na contratação dos profissionais que irão executar a obra. Esse acompanhamento é um serviço complementar e nem todos os arquitetos realizam esse serviço.

 

Modificações residenciais

Outro tipo de projeto muito comum é a reforma ou remodelação da parte interna de residências. Pode ser desde uma simples alteração na decoração interior, bem como a mudança em divisórias internas dos ambientes ou a alteração total do imóvel.

 

Projeto multifamiliar

Como o nome já sugere, é um projeto pensado para várias famílias. É nesse conceito que se encaixam os projetos de prédios, condomínios e complexos residenciais. Sua elaboração é mais complexa que o projeto único, pois há mais fatores a serem adequados, como quantidade de pisos, vagas de estacionamento, taxa de ruídos, além, é claro, das adequações de acordo com o plano diretor do local.

 

Projetos estatais

Geralmente contratados por licitação, esses tipo de Tipos de projeto de arquitetura costumam ter regras e especificações estabelecidas antes mesmo da assinatura do contrato. Abrange diversos tipos de projetos, podendo ser a construção de um prédio, a reforma de um local, a arborização de uma área, dentre diversas outras possibilidades. O contratante, nesse caso, é a cidade, município, Estado ou Federação.

 

Varejo comercial

Complexos como shoppings centers, centros comerciais e outros empreendimentos semelhantes. Os projetos de varejo comercial devem levar em conta as necessidades como estacionamento, áreas para o armazenamento de mercadorias, circulação, entre outros.

Podem ser projetos únicos ou múltiplos, como no caso de redes de shopping que mantém a mesma estrutura básica dos empreendimentos.

 

Projetos comerciais

Diversos tipos de projetos se enquadram nesse estilo. Desde projetos de prédios de escritórios, hotéis, galerias, entre outros. Aqui é importante que o arquiteto atente-se sempre aos detalhes necessários para cada diferente tipo de projeto.

Alguns necessitam estacionamento, outros salas que podem ser integradas com a subtração de uma parede, quantidade de elevadores no prédio, condições de acessibilidades, como rampa para cadeirantes e banheiro de uso comum, por exemplo.

Profissionais que atuam nessa área também devem dominar a decoração de interiores, pois muitos desses projetos incluem esse serviço em seu escopo, como recepções de hotel, salas de espera e outras áreas comuns das construções.

 

Outros projetos

Há ainda diversos outros tipos de projetos, como construções para a educação, para a saúde, fábricas, áreas externas, entre outros. Cada tipo de projeto tem seus aspectos particulares que devem ser observados.

A faculdade de arquitetura costuma abordar todos – ou pelo menos a maioria – dos tipos de projetos e as etapas que cada projeto possui, a fim de apresentar ao futuro profissional as possibilidades de trabalho futuro.

 

Cursos Completos: https://arquitetoleandroamaral.com/cursos
Materiais Gratuitos: https://arquitetoleandroamaral.com/materiais-gratuitos
Instagram: https://arquitetoleandroamaral.com/instagram
Facebook: https://arquitetoleandroamaral.com/facebook
Youtube: https://arquitetoleandroamaral.com/youtube
E-mail: [email protected]