Projetos de Arquitetura: Como começar nesse Mercado?

Hoje nós vamos falar sobre o que preciso para começar a fazer projetos de Arquitetura, assista ao vídeo ou leia o nosso artigo abaixo.

Como começar com projetos de arquitetura?

Essa é uma dúvida muito frequente entre os jovens arquitetos de todo o mundo. Vou te ensinar o passo a passo de como começar.

O primeiro passo é você estar formado, pois pela lei brasileira você não pode fazer projetos algum sem antes ter concluído algum curso de arquitetura, engenharia , técnico de edificações ou eletrotécnico. Sem o diploma você não pode exercer essa função.

Mas isso não impede você de ir testando os seus conhecimentos e fazendo projetos fictícios para garantir a sua experiência com projetos arquitetônicos e ir melhorando antes de ter o seu diploma.

Projetos de Arquitetura: Como começar?

Mas tome cuidado, caso você seja pego fazendo projetos reais sem terminar a sua faculdade, pode te causar vários problemas.

O segundo passo é você ter habilidade para fazer aquilo que você quer fazer; vamos supor que você quer fazer decorações de quarto de bebê, mais pense bem, você tem habilidade para isso, se algum cliente te procurar você vai conseguir entregar um bom projeto?

Veja também:  Paisagismo na Arquitetura: Guia para Arquitetos

Porque eu estou te dizendo isso? Porque se você não tiver a habilidade e encarar essa situação, pode acontecer 2 coisas; pode acontecer de você se dedicar e aprender a fazer o quarto de bebê de maneira correta, ou você fazer ele todo errado e acabar manchando o seu nome.

Existem muitas pessoas que querem abraçar todos os projetos que vem na sua frente, e isso acaba prejudicando pois elas nunca vão conseguir de fato entregar o melhor projeto.

“Você pode ser bom em tudo, mas nunca vai ser o melhor em tudo”

No meu ponto de vista, é muito bom você ter habilidade para desenvolver certos projetos, se não sabe fazer, tente se especializar, procurar saber mais sobre eles.

Perguntas frequentes

Quando é necessário projeto estrutural?

O projeto estrutural é necessário quando for reformar ou construir as paredes de sustentação e estruturas de um local.

Qual é o melhor programa de cálculo estrutural?

O melhor programa de cálculo estrutural é o TQS, sendo considerado como o melhor disponível no mercado nacional, pois ele é mais completo, suas funcionalidades permitem ter uma experiência incrível nos cálculos, porém, mais complexo para utilizar, tendo também treinamento e incluso as normas brasileiras ABNT NBR 6118.

Qual é a melhor versão de AutoCAD?

A melhor versão de AutoCad é a última lançada, temos atualizações todos os anos deste software o que garante uma constante evolução.

Veja também:  Memorial Descritivo: O que é, para que serve e quais os 7 tipos?

Quais são as peças que compõem um projeto arquitetônico completo?

As peças que compõem um projeto arquitetônico são:

  • Estudo de viabilidade;
  • Estudo Preliminar;
  • Anteprojeto;
  • Projeto Legal;
  • Projeto Executivo;
  • Coordenação e compatibilização de projetos;
  • Acompanhamento de obra.

Qual programa usar para fazer projetos de arquitetura?

O melhor programa para fazer projetos de arquitetura o Sketchup, podendo ser utilizado em conjunto com Vray ou Lumion, este são considerados os melhores programas para desenhar casas em 3D.

Conclusão

Esse é o meu ponto de vista de como você deve começar os seus projetos de arquitetura e a sua vida dentro do mundo da arquitetura, se você gostou deixe o seu comentário abaixo e aproveite para dar uma olhada nos nossos materiais gratuitos. Abraços e até mais.