Lumion ou Vray: Quais as diferenças? 14 Pontos para Analisar
Qual é o melhor renderizador, Lumion ou Vray? Quais as diferenças entre eles? Quando eu devo utilizá-los? Eu separei aqui 14 pontos para te ajudar na hora de escolher o seu renderizador.
Você pode optar por ver o vídeo ou seguir lendo o artigo a baixo.
1. Lumion ou Vray: Objetivo
Uma das coisas que eu sempre falo é o Objetivo: Para que você está usando esse programa?
Vamos supor; Eu sou um arquiteto e não trabalho como artista 3D e em empresas de artistas 3D, também não faço grandes empreendimentos. Só atuo em projetos aqui na minha cidade e na minha região. Então qual devo usar?
O Lumion para mim ganha nesse ponto, porque ele vai renderizar os seus projetos em até 30 segundos, já o Vray não, ele vai demorar em media 1 hora. Então se você é apenas um arquiteto, o Lumion compensa muito mais, vamos dar um exemplo:
O seu Zé quer construir uma casa, mas pense bem, será que o seu Zé vai querer pagar 800 reais em uma imagem de renderização? Muito difícil, ele vai querer pagar no máximo de 100 a 200 reais, as vezes ele não vai nem querer pagar e dependendo você vai ter que dar essas imagens de graça.
Agora eu te pergunto, você vai querer perder 1 hora renderizando uma imagem no Vray ou 30 segundos no Lumion? O tempo que você vai perder no Vray, você poderia ir atrás de mais clientes.
Agora se você é um artista 3D e o seu cliente te cobra para usar o Vray, você vai precisar cobrar mais caro na renderização pois ela exige muito mais tempo.
2. Lumion ou Vray: Computador
Nesse ponto o Vray ganha por rodar em um computador mais fraco, as se você tiver um computador mais potente você pode optar pelo Lumion. Nesse artigo você encontra as configurações para rodar o Lumion e o Vray.
3. Lumion ou Vray: Qualidade
O Vray de maneira global ganha na qualidade do Lumion por ter ele ter um pouco de controle a mais sobre a imagem, só que ai entra uma situação; Se você quer mais qualidade você vai demorar mais tempo na hora de renderizar, consequentemente você vai precisar cobrar mais caro. Mas comparando a qualidade do Lumion para mim está impecável.
Lumion:
Vray:
Podemos concluir então que os dois programas ganham quando falamos de qualidade.
4. Lumion ou Vray: Preço
Eu gastei em 2018 cerca de 14 mil reais para comprar o Lumion 8, já o Vray foi 3 mil reais, então podemos ver que o Vray é muito mais barato, então se você não quiser gastar muito em um programa, eu te recomendo o Vray.
5. Lumion ou Vray: Mais fácil de aprender
O Lumion ganha por ter menos controles do que no Vray, assim conseguimos excelentes renderizações sem precisar mexer em muitos botões, facilitando assim o seu aprendizado.
6. Lumion ou Vray: Biblioteca
Aqui o Lumion ganha por ter uma grande biblioteca com itens já configurados, sem precisar fazer nada, e todos com uma excelente qualidade.
7. Lumion ou Vray: Tempo de renderização
O Lumion ganha por poder fazer renderizações em até 30 segundos, já o Vray pode demorar de 30 minutos e até 3 horas, depende de como configurar o seu projeto.
8. Lumion ou Vray: Tempo de testes
O Lumion também ganha por conseguir fazer testes bem mais rápidos, caso você queira mudar a cor de alguma coisa, vai precisar gastar alguns minutos no Vray renderizando tudo de novo, no Lumion é diferente, se você quiser alterar algo, ele vai demorar em media 30 segundos.
9. Lumion ou Vray: Animação
Quem ganha é o Lumion, pois o Vray não pode fazer animações. Veja alguns exemplos de animações no Lumion.
10. Lumion ou Vray: Integração
Os dois ganham nesse ponto, pois o Vray funciona dentro do Sketchup, já o Lumion, se você utilizar o Plugin do Lumion LiveSync, o que você alterar no Sketchup também vai ser alterado no Lumion em tempo real.
11. Texturas
O Lumion ganha por ter todas as texturas de altíssima qualidade já prontas e configuradas, permitindo também que você adicione e configure as suas próprias. Agora se você quiser ter mais controle sobre as suas texturas ai quem ganha é o Vray.
12. Lumion ou Vray: Luzes (HDRI)
Nesse ponto os dois ganham, porém no Vray você precisa baixar os HDRI, já no Lumion a partir da versão 9, você já tem os mapas de HDRI diretamente no programa, é só escolher e usar.
13. Custo das atualizações
Quem ganha é o Vray, mas ai é que entra outro ponto; Caso você queira usar a versão mais nova do Vray, você vai precisar também atualizar o Sketchup, e caso você tenha o Lumion na versão 8 para cima você não vai precisar atualizar o Sketchup.
14. Lumion ou Vray: Funciona em programas mais antigos
Caso você tenha uma versão mais antiga do Sketchup, você pode usar no Lumion, já no Vray você precisa atualizar frequentemente o seu Sketchup.
Curso Online de Vray
Aprenda renderizar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.
Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.
Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-vray/
Curso Online de Lumion
Aprenda renderizar e animar Projetos Extraordinários de Arquitetura, do início ao fim, de modo rápido e fácil, alcance reconhecimento e seja bem pago por isso.
Aprenda em até 7 dias, economize tempo e dinheiro, capacite-se para o mercado de trabalho com nosso Método exclusivo passo a passo do básico ao avançado, mesmo que você nunca tenha renderizado um projeto na sua vida.
Conheça: https://arquitetoleandroamaral.com/curso-de-lumion/
Conclusão
Então analisando esses 14 critérios, para mim o vencedor é o Lumion.
Deixe o seu comentário abaixo e aproveite para conhecer todos os outros materiais sobre arquitetura, engenharia e design disponíveis no site. Abraços e até a próxima.
Sou Leandro Amaral, técnico eletrotécnico desde 2011, professor de cursos online desde 2013 e arquiteto desde 2016. Assim como apresentar projetos de qualidade mudou a minha vida, acredito realmente que pode mudar outras e desse modo quero compartilhar isso com o maior número de pessoas possível. Ensino meus alunos a despertarem seu potencial máximo na arte chamada Arquitetura. Junte-se a nós. CAU (Registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo): A117921-7.
0 Comentários
Deixe um comentário