Diferença entre Arquiteto e Designer: Conheça agora

Diferença entre Arquiteto e Designer, você sabe quais são? Qual área escolher? O que cada um estuda? Essa e outras dúvidas serão esclarecidas nesse artigo, mostraremos detalhes e vantagens de cada área. Confira.

Segue o tutorial em vídeo aula:

Segue o tutorial em texto:

Diferença entre Arquiteto e Designer: O que cada um estuda?

diferença entre arquiteto e designer

O que estuda o Arquiteto e Urbanista?

O curso de ARQUITETURA E URBANISMO se concentra no estudo dos ambientes internos e externos da obra, técnicas construtivas e também o urbanismo, seja de uma cidade, bairro ou rua, tudo pensando no conforto, estética e funcionalidade.

O curso foca tanto nas CIÊNCIAS HUMANAS quanto nas EXATAS, aprende desde psicologia das cores à resistência dos materiais.

O Arquiteto e Urbanista também consegue determinar quais materiais serão usados na execução da obra, área de ventilação, circulação natural, vento, iluminação, solo, relevo, vegetação, topografia e dentre outras coisas.

Se você gosta de “criar ambientes”, “construir ambientes”, esse é o curso ideal para você.

Veja também:  Arquitetura Cenográfica: O que é e 5 Áreas de Atuação

diferença entre arquiteto e designer

O que estuda o Designer de Interiores?

O curso de DESIGN DE INTERIORES foca mais no ambiente, estética, conforto e funcionalidade, trazendo conceitos do luxo ao rústico para a obra. O curso foca bastante na ergonomia, acabamento, revestimento, cores e mobiliários que vão compor os ambientes.

Se você gosta mais de “decorar ambientes”, esse é o curso ideal para você.

diferença entre arquiteto e designer

Onde o Arquiteto e o Designer atuam?

Arquitetos podem atuar na área de design de interiores, visto que na universidade existem matérias (nem que sejam básicas) dos conceitos de design dos ambientes, já o design de interiores fica restrito a área de design, ele não pode derrubar paredes, construir paredes, ou seja, não pode mexer nos elementos estruturais, também não pode fazer planejamentos urbanos.

Na arquitetura você poderá projetar casas, apartamentos, hotéis, aeroportos, prédios residenciais, prédios comerciais, shoppings, museus, teatros e dentre outros, até cidades, bairros e condomínios.

Já os designer de interiores atua na organização de salas comerciais, salas, quartos e cozinhas , salão de festas, levando em conta todos os aspectos de uma boa organização e ornamentação.

Quanto tempo dura a faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração média entre 4 a 5 anos, seja integral ou não, isso depende da grade de cada universidade.

Quanto tempo dura o curso de Design de Interiores?

O curso de Design de Interiores é oferecido de modo tecnólogo, com duração aproximada de 2 a 3 anos.

Como é o Mercado de Trabalho do Arquiteto e do Designer?

No Brasil, a maioria dos arquitetos e designers são autônomos, trabalham para si, nos seus escritórios ou nas suas casas em home office.

Para exercer o ofício de Arquiteto e Urbanista, precisa-se de certificado de graduação reconhecido pelo MEC e o registro no CAU (conselho de arquitetura e urbanismo).

Veja também:  18 Dicas de Decoração de Interiores: Aproveite melhor o Espaço

Já para exercer o ofício de Designer de Interiores, até o momento que escrevemos esse artigo, não é necessário nada, ou seja, qualquer um pode ser um designer de interiores, é claro, respeitando a sua área de atuação. Esse profissionais encontram emprego sólidos nas construtoras, incorporadoras, imobiliárias, lojas de materiais de construção, fabricantes de móveis, lojas especializadas em iluminação e indústrias.

Perguntas frequentes

O que faz um profissional de design de moda?

Um profissional de moda faz a criação e administração de projetos e produtos dentro da área da moda, utilizando desenhos para representar a parte têxtil e outros segmentos.

O que é um projeto de arquitetura de interiores?

Um projeto de arquitetura de interiores é um conjunto de estudos, como a ergonomia, conforto térmico e acústico, luminotécnica, e distribuição de mobiliário, sempre pensando na estética e funcionalidade do ambiente, com o objetivo de atender as necessidades do cliente.

O que é layout em design de interiores?

O layout em design de interiores é como uma planta baixa, porém mais humanizada, demonstrando a distribuição de mobiliário, visando a melhor funcionalidade possível do espaço.

O que um designer de interiores não pode fazer?

O designer de interiores não pode mexer com questões de estrutura, como demolição e construção, para poder incluir isso em seu projeto o designer deverá fazer parceria com um arquiteto.

Qual o registro do design de interiores?

O registro do design de interiores é de designer de interiores, já podendo ser registrado em carteira com esta profissão desde 2016.

O que significa ABD?

ABD significa Associação Brasileira de Designer de Interiores.

Como está o mercado de trabalho para design de interiores?

O mercado de trabalho para design de interiores nunca esteve melhor como no ano de 2021, desde o início da pandemia do corona vírus muitas pessoas descobriram coisas que não gostam em sua casa e decidiram contratar um designer de interiores para fazer um projeto e conseguir atender as suas necessidades.

Veja também:  Como Escolher as Cores do Projeto? [2 DICAS ESSENCIAIS]

Qual área de arquitetura ganha mais?

A área da arquitetura que ganha mais atualmente é a da educação através de cursos, sendo possível escalar o seu negócio, caso não deseja ser um professor, as áreas que estão pagando melhor são as de arquitetura comercial e da construção civil.

Conclusão

Lembrando que nas duas áreas sua imaginação e criatividade precisam andar juntas para ter conformidade no seu trabalho. Deixe seu comentário abaixo caso tiver alguma dúvida, você pode também conhecer todos os materiais sobre arquitetura engenharia e designs disponíveis no site. Abraços e até a próxima.