Arquiteto De Sucesso: Como crescer na Carreira

Ser um Arquiteto de Sucesso não é fácil, mas com o foco na carreira e no desenvolvimento profissional é possível alcançar o seu lugar ao sol. É claro que é um processo árduo de muita persistência e até mesmo de renúncias. Confira 14 dicas para alcançar sucesso na Arquitetura.

Mantenha-se atualizado

arquiteto de sucesso

Manter-se atualizado é a primeira opção para se tornar um arquiteto de sucesso, pois assim as novidades e a forma com que você as aborda podem te ajudar a alcançar reconhecimento na Arquitetura.

O mercado está em constante atualização, por isso é muito importante que você acompanhe essas mudanças para que permaneça no jogo. É uma questão de evoluir todos os dias.

Dito isto, procure acompanhar revistas especializadas, portais de arquitetura, conversar com seus colegas de profissão e sempre que possível vá a encontros e reuniões de profissionais da área.

Existem vários cursos e treinamentos na área também que poderão te ajudar a trilhar essa jornada.

Se estiver cursando a faculdade, procure estágios profissionais e dedique-se a eles, mas, se já é um profissional graduado, dê atenção às oportunidades, como cursos, parcerias e demais capacitações.

As experiências te ajudarão a entrar no mercado de trabalho. Por isso, lembre-se que o processo de crescimento pode ser árduo, mas no final vale a pena.

Procure por inspirar a sua carreira com arquitetos que já tiveram sucesso, estude mais sobre eles e procure entender como conseguiram construir uma carreira tão sólida.

Defina um objetivo

arquiteto de sucesso

Definir um objetivo é fundamental, fica mais fácil estabelecer estratégias para alcançá-los, pois você sabe aonde quer ir e vai buscar os meios para chegar lá.

Procure sempre ter os pés no chão e tome cuidado para não se frustrar, caso não atinja um ou mais de seus objetivos, lembre-se que falhar é comum em qualquer carreira.

Não desista com facilidade, eu falhei diversas vezes até conseguir ter a agenda sempre lotada, mas não desisti. É mais uma questão de persistir do que somente tentar, saiba que as falhas são os degraus mais especiais desse caminho.

Veja também:  Planta de situação: o que é e como fazer em 4 passos?

Construa um bom portfólio

arquiteto de sucesso

Normalmente, a primeira coisa que um potencial cliente quer ver é o que já foi produzido por você,  os seus projetos todos organizados é o seu cartão de permanência, então priorizar o portfólio é importante.

Tenha um bom portfólio para apresentar, com projetos de diferentes estilos e funcionalidades, seja um arquiteto de sucesso que disponibiliza seu portfólio de forma virtual ou impressa, o importante é ser visto e entendido.

De olho na tecnologia

arquiteto de sucesso

Os desenhos manuais tem seu valor, mas aprender a utilizar os novos softwares para Arquitetura vai te manter sempre um passo à frente da concorrência, porque hoje precisamos de praticidade e praticidade te economiza tempo.

Pesquisar, estudar, testar e implementar, são palavras chaves para colocar na sua rotina de trabalho, as tecnologias mais avançadas tem que fazer parte da sua vida.

Então, além de mostrar que está antenado, esses softwares facilitam muito o seu trabalho, pois trazem soluções rápidas e automáticas, basta um clique e você consegue finalizar projetos, renderizar e até mesmo visualizar numa visão ampla.

Um Arquiteto de Sucesso projeta em programas mais tradicionais, como AUTOCAD e REVIT. Também desenvolve em SKETCHUP, um software muito versátil que permite desde a criação de esboços até projetos 3D, junto com o LAYOUT DO SKETCHUP para projetos em 2D.

Porém existem diversos softwares que você pode utilizar para economizar seu tempo e seu dinheiro e continuar encantando seus clientes, é tudo uma questão de aprender a usar todos e observar as diferenças.

Conheça também os Renderizadores mais famosos da atualidade, VRAY e LUMION.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/melhor-programa-para-trabalhar-com-projetos/

Faça contatos

arquiteto de sucesso

Os contatos são a primeira porta para a fidelização do cliente, seja através de associações e entidades profissionais, ou mesmo nas universidades, escritórios parceiros e demais canais da comunidade arquitetônica, o contato é fundamental.

As redes de contatos e até mesmo as redes sociais são ótimas para você estabelecer parcerias ou ser indicado para um trabalho, porque nela você pode compartilhar a sua rotina empresarial.

Mostre seu diferencial

arquiteto de sucesso

Existem centenas de arquitetos disponíveis. Por que o cliente deve escolher você?

Destaque-se. Mostre seu valor e suas qualidades, mais do que ninguém, você é responsável por isso.

Porém o que você oferece para seu cliente, que só você faz?

Um arquiteto de sucesso, geralmente tem a capacidade de entregar projetos até antes do prazo, consegue melhorias para o mesmo, materiais e orçamentos detalhados. Seja você e melhore sempre.

Veja também:  Cálculo de Escada: Como fazer uma escada em 3 passos?

Tenha paciência e saiba explicar

arquiteto de sucesso

A paciência é uma virtude, por isso tem como tê-la, é certo que nem todos os clientes são fáceis de lidar, por isso, explique porque a solução que está apresentando é melhor que a ideia mirabolante do cliente, explique sua forma técnica de execução, mas que deixe o entender de forma simples, assim ele entenderá que fez a escolha certa.

Veja também: https://arquitetoleandroamaral.com/ideias-infinitas-de-conteudo-para-arquitetos/

Saiba a hora de “demitir” seu cliente

arquiteto de sucesso

O mercado é difícil, é tão verdade que nenhum profissional está negando projetos, mas às vezes é necessário deixar ir para coisas boas e novas chegarem.

Muitas vezes é melhor não aceitar um trabalho do que fazê-lo de uma maneira que lhe convence apenas para agradar o cliente.

Quando o contratante insiste em fazer tudo do jeito dele, por exemplo, é melhor sugerir que ele procure um profissional que aceite fazer dessa forma do que aceitar e não ficar satisfeito com o resultado.

Invista em projetos sustentáveis

arquiteto de sucesso

Porque investir em um projeto sustentável? Hoje a busca por soluções sustentáveis cresce exponencialmente. Um arquiteto de sucesso está sempre pensando no futuro, busque certificações e esteja pronto para apresentar ao seu cliente projetos eco-friendly.

Invista em presença digital

arquiteto de sucesso

Você precisa estar onde seu público está, afinal, quem não está na internet nos dias de hoje? Quem não se preocupa no marketing?

Tenha um bom site e construa sua presença nas redes sociais, focado naquilo que quer vender. Caso você não domine essa área, contrate um profissional para realizar tarefa e te ajudar a crescer na web, o importante é estar presente.

Tenha foco

arquiteto de sucesso

Você pode saber trabalhar em diversos nichos, mas se focar em uma área, fica mais fácil se especializar e ser reconhecido pelo trabalho nessa área.

É uma questão de descoberta e persistência, descubra o seu potencial e invista do melhor jeito possível, o importante é permanecer no foco, porque assim terá amadurecimento nas ideias e nas produções.

Crie seu escritório

arquiteto de sucesso

Montar o escritório é fundamental para você encontrar seus clientes, mesmo que ainda não consiga ter seu espaço dos sonhos, comece, apenas comece.

Ter a disponibilidade de poder receber o cliente em um lugar confortável é imprescindível, pois assim você constrói um porto seguro para ele te encontrar e poder compartilhar a imaginação e criatividade.

Esse lugar não será apenas um lugar de fechar projetos, não é uma questão apenas de burocracia, é a opção de refugio para ele construir junto com você a solidificação dos planos para o futuro.

Veja também:  Memorial Descritivo: O que é, para que serve e quais os 7 tipos?

Referencial sempre

arquiteto de sucesso

Desde criança buscamos um referencial, na arquitetura isso não é diferente e acaba se tornando uma cadeia hierárquica, não é questão de ser um maior que o outro, mas a questão é que você rotula um referencial e quando você menos espera alguém te tem como referência também.

Não crie expectativas, cultive o tempo

arquiteto de sucesso

Começar na profissão é um caminho que a cada dia o novo aparece e geralmente o novo trás medo ou frio na barriga, isso é prazeroso, mas junto com isso vêm as expectativas.

As expectativas não podem ser uma fonte de combustível, criar expectativas não é saudável, pois, muitas vezes não conseguimos realizar aquilo que idealizamos e acabamos nos frustando.

Então cultive seu tempo, na maneira que você entenda que o tempo é um passo de cada vez, não deposite sua confiança ou mesmo a imaginação na sua expectativa.

É claro que às vezes não conseguimos limitar nossos pensamentos e quando paramos e analisamos, já estamos com as expectativa a flor da pele, por isso mentalize suas metas com curto e longo prazo, divida as prioridades e não se cobre tanto.

Conclusão

Que essas ideias possam te ajudar a crescer e buscar sempre novidades, sendo destaque no meio da concorrência obtendo todos os dias muitos clientes.

Lembre-se que estamos em constante evolução, então conhecimento nunca é demais.

Conte para nós o que achou. Deixe seu comentário abaixo que teremos o prazer de compartilhar e trocar experiências. Acompanhe nossas plataformas digitais. Obrigado por chegar até aqui, abraço.