Como ser um arquiteto de sucesso?

Bom, não é uma tarefa fácil. Mas com foco na carreira, e no desenvolvimento profissional é possível alcançar o seu lugar ao sol!

Neste artigo eu abordo 14 dicas conceitos que me ajudaram e que poderão ajudar você a trilhar o caminho do sucesso. Vamos lá!

 

1. Mantenha-se atualizado

A primeira coisa para se ter em mente, se quiser se tornar um arquiteto de sucesso. É que o mercado está em constante atualização! Por isso, é muito importante que você acompanhe essas mudanças para que permaneça no jogo!

Dito isto, procure acompanhar revistas especializadas, portais de arquitetura, conversar com seus colegas de profissão e sempre que possível vá a encontros e reuniões de profissionais da área.

Existem vários cursos e treinamentos na área também que poderão te ajudar a trilhar essa jornada!

 

2. Defina um objetivo (ou mais de um!)

O que você quer alcançar? Ser contratado por um grande escritório? Abrir seu escritório? Ser reconhecido pelos principais profissionais?

O que é ser um arquiteto de sucesso para você?

Com objetivos claros, fica mais fácil estabelecer estratégias para alcançá-los. Procure sempre ter os pés no chão e tome cuidado para não se frustrar, caso não atinja um ou mais de seus objetivos. Lembre-se que falhar é comum em qualquer carreira.

Não desista com facilidade, eu falhei diversas vezes até conseguir ter luma agenda, sempre lotada, mas não desisti! 

 

3. Construa um bom portfólio

Normalmente, a primeira coisa que um potencial cliente quer ver é o que já foi produzido.

Tenha um bom portfólio para apresentar, com projetos de diferentes estilos e funcionalidades. Um arquiteto de sucesso disponibiliza seu portfólio de forma virtual ou impressa.

Saiba como seu cliente prefere visualizar e entregue no formato ideal para ele!

Quer saber como montar um bom portfólio de arquitetura? Clique aqui!

 

4. Adquira cada vez mais experiência, é tudo uma questão de crescimento!

Se estiver cursando a faculdade, procure estágios profissionais e dedique-se a eles.

Se já é um profissional graduado, dê atenção às oportunidades, como cursos, parcerias e demais capacitações.

São elas que vão lançar-lo no mercado de trabalho, e garantir que seja um profissional que já larga na frente ganhando posições no mercado de trabalho.

Lembre que o processo de crescimento pode ser árduo, mas no final vale a pena!

Procure por inspirar a sua carreira com arquitetos que já tiveram sucesso, estude mais sobre eles e procure entender como conseguiram construir uma carreira tão sólida.

 

5. De olho na tecnologia

Os desenhos manuais tem seu valor, mas aprender a utilizar os novos softwares vai te manter sempre um passo à frente da concorrência.

Pesquise, estude, teste e implemente na sua rotina de trabalho as tecnologias mais avançadas. Além de lhe mostrar que está antenado, esses softwares facilitam muito o seu trabalho.

Arquitetos de sucesso sabem projetam em programas mais tradicionais, como AutoCAD, mas também desenvolvem em Sketchup, um software muito versátil, que permite desde a criação de esboços, até projetos 3D.

Existem divérsos softwares que você pode utilizar para economizar seu tempo e seu dinheiro, e continuar encantando seus clientes. Eu, particularmente, recomendo o Sketchup!

6. Faça contatos

Seja através de associações e entidades profissionais, ou mesmo nas universidades, escritórios parceiros e demais canais da comunidade arquitetônica.

Essas redes são ótimas para você estabelecer parcerias ou ser indicado para um trabalho.

A forma mais rápida de vender seus serviços é através da sua rede de contatos e você deve construir as sua!

 

7. Mostre seu diferencial

Existem centenas de arquitetos disponíveis. Por que o cliente deve escolher você?

Destaque-se! O que você oferece para seu cliente, que só você faz? Um arquiteto de sucesso, geralmente, tem a capacidade de entregar projetos.

 

8. Coloque-se no lugar do cliente

Seu cliente tem uma expectativa. Criar o projeto visualizando com os olhos do seu cliente irá fazer com que, ao concluir o trabalho, ele sinta que o projeto se encaixa perfeitamente às necessidades apresentadas e você irá conquistá-lo facilmente.

 

9. Apresente opções

Nem sempre o que você entende como solução ideal corresponde às expectativas do seu cliente. Oferecer alternativas ao projeto original mostra que você é flexível e sabe trabalhar criando e adaptando seus projetos.

 

10. Tenha paciência e saiba explicar

Nem todos os clientes são fáceis de lidar, mas todo mundo que contrata um arquiteto é porque busca um projeto profissional. Por isso, explique porque a solução que está apresentando é melhor que a ideia mirabolante do cliente.

 

11. Saiba a hora de “demitir” seu cliente

Tudo bem que o mercado é difícil e que nenhum profissional está negando projetos, mas muitas vezes é melhor não aceitar um trabalho do que fazê-lo de uma maneira que lhe convence apenas para agradar o cliente. Quando o contratante insiste em fazer tudo do jeito dele, por exemplo, é melhor sugerir que ele procure um profissional que aceite fazer dessa forma do que aceitar e não ficar satisfeito com o resultado.

 

12. Invista em projetos sustentáveis

A busca por soluções sustentáveis cresce exponencialmente. Um arquiteto de sucesso está sempre pensando no futuro. Busque certificações e esteja pronto para apresentar ao seu cliente projetos eco-friendly.

 

13. Invista em presença digital

Você precisa estar onde seu público está. E, afinal, quem não está na internet nos dias de hoje?

Tenha um bom site e construa sua presença nas redes sociais. Caso você não domine essa área, contrate um profissional para realizar tarefa e te ajudar a crescer na web.

 

14. Tenha foco

Você pode saber trabalhar em diversos nichos, mas se focar em uma área, fica mais fácil se especializar e ser reconhecido pelo trabalho nessa área.

 

Para mais dicas sobre o Tema assista ao vídeo abaixo:

Cursos Completos: https://arquitetoleandroamaral.com/cursos
Materiais Gratuitos: https://arquitetoleandroamaral.com/materiais-gratuitos
Instagram: https://arquitetoleandroamaral.com/instagram
Facebook: https://arquitetoleandroamaral.com/facebook
Youtube: https://arquitetoleandroamaral.com/youtube
E-mail: [email protected]