As 14 melhores revistas de arquitetura do Brasil e do Mundo

A revista de arquitetura é uma grande fonte de inspiração para criar projetos arquitetônicos e de design de interiores de forma criativa e inovadora.

Conheça as 14 melhores revistas de arquitetura para os profissionais da área (arquitetos e designers), com inspirações para sair da caixinha na hora de criar projetos, e, ao mesmo tempo, seguir as tendências de todo o mundo, conhecendo o que há de novo em sua área de atuação.

Revista de Arquitetura: por que é importante ler?

revista de arquitetura 01

Numa revista de projetos de arquitetura você pode encontrar:

  • ideias para organização de ambientes;
  • novos materiais;
  • técnicas construtivas;
  • cores e combinações;
  • nomes de profissionais;
  • escritórios que estão se destacando;
  • dicas em geral;
  • tendências;
  • curiosidades.

Manter-se informado sobre as últimas notícias sobre o mundo da arquitetura e decoração é algo superimportante, além de ser uma fonte de inspiração para construir projetos arquitetônicos ainda mais incríveis.

Hoje, já com avanços tecnológicos, temos revistas de arquitetura online. Porém, as mídias impressas também fazem muito sucesso, nos mostrando seus leques tendenciosos.

É necessário estar atualizado sobre as novidades em decoração e projetos, seguindo as tendências que estão fazendo sucesso e conhecendo o que há de novo em sua área de atuação, seja na arquitetura, urbanismo ou design.

14 Melhores Revistas de Arquitetura que você precisa ler

revista de arquitetura 02

É possível encontrarmos grandes revistas, cada uma com suas particularidades, assuntos interessantes e importantes em cada área. Separamos uma lista que não segue uma ordem de preferência, porque isso depende do gosto e do estilo de cada designer e arquiteto.

Essas revistas anunciam a moda, lançamentos e os melhores projetos de arquitetura, divulgando também essas informações para o público leigo.

Confira a lista de revistas que falam com propriedade sobre design de interiores, arquitetura e urbanismo, entre outros.

1º AR (Architecture Review)

revista de arquitetura 03

Fonte: www.archdaily.com.br

A revista de arquitetura AR (The Architecture Review) é muito tradicional e sua criação ocorreu em 1896 no Reino Unido.

Comemorando o 124° aniversário da revista, mostra que o legado desta foi e é algo singular, que vem há mais de um século, sendo uma das revistas de arquitetura mais respeitadas, com expectativas únicas, que é aguardada e lida com prazer, segundo os seus leitores.

Seus conteúdos são ricos nas inúmeras belezas arquitetônicas (como piscinas infinitas ou flutuantes) de diferentes partes do mundo, mostrando algo vantajoso e de primeira mão.

Além disso, sempre traz novidades e avanços tecnológicos da área.

2º Casa Vogue

revista de arquitetura 04

Fonte: casavogue.globo.com

Produzida pela editora Globo, é uma revista de arquitetura, decoração, arte e design.

Promove uma leitura com muita imaginação e traz estilo elegante e clássico. As matérias da publicação mostram ambientes amplos e decorados de diversas maneiras, fugindo do lugar comum.

Inovação que precisamos para uma revista impressa e digital para tirar e inspirar grandes projetos futuros ou dar continuidade em projetos parados.

Veja também: Galeria dos alunos que estão se destacando no mercado

3º Dwell

revista de arquitetura 05

Fonte: www.dwell.com

Uma revista de arquitetura americana que apresenta curiosidades, tendências e novidades nas áreas de decoração e arquitetura, mostrando materiais, móveis luxuosos e rústicos e variedades de elementos para uma bela execução de um exemplar.

Com um tom leve, seu conteúdo é perfeito para quem quer unir informação em um momento para relaxar e ter sensações de futuros ambientes agradáveis.

4º Elle Decor

revista de arquitetura 06

Fonte: www.elledecor.com

A Elle Decor é uma revista focada no ramo da decoração, apresentando sofisticação e elegância num conjunto que abrange qualquer público, nos mostrando que é possível decorar e transformar ambientes.

Seja seu estilo clássico ou contemporâneo, ou uma mistura dos dois, você encontrará inspirações que surpreendem profissionais e clientes, e também as últimas informações de produtos e ferramentas para ajudá-lo a decorar e renovar os ambientes com estilo.

Veja também:  Por que usar o Sketchup na Engenharia Civil?

Veja também: Arquitetura contemporânea: o que é, características e obras

5º Architectural Record

revista de arquitetura 07

Fonte: www.architecturalrecord.com

Criada nos Estados Unidos, apresentando uma bagagem de circulação com mais de 25 anos, é uma revista de arquitetura com muita tradição e super-recomendada.

Ela traz tendências da área, novidades sobre construção e também sobre tecnologia, ativando um modo que vai muito além de assuntos únicos, ela traz uma possibilidade de leques distintos.

Além disso, seu conteúdo engloba dicas para os negócios e carreira no ramo, visando qualidade e economia.

Veja também: Curso Online Grátis de Gerenciamento de Obras na Construção Civil

6º Casa & Decoração

revista de arquitetura 08

Fonte: revistaonline.com.br

Revista de arquitetura da editora On Line, a Casa & Decoração vem com um tom divertido, contemporâneo e matérias diversificadas. Digamos que uma ramificação em alta é o lado cômico, onde trazer uma informação com humor é um aprendizado de forma suave.

Com ótimos escritores, mostra sempre ideias para projetos arquitetônicos modernos e atualizados.

Veja também: Obras arquitetônicas contemporâneas

7º Icon

revista de arquitetura 09

Fonte: www.iconeye.com

A revista de arquitetura Icon apresenta conteúdos de design, cultura, arquitetura e arte, unindo todos esses conceitos de uma maneira harmoniosa.

Parece um pacote completo, contendo assuntos valiosos para belas construções e monumentos, mas são fatores que instigam a conhecer novos projetos para possíveis áreas de atuação, seja design de interiores ou exteriores.

Ela é uma grande referência ao trazer novidades sobre a área. Traz também entrevistas com designers e arquitetos famosos, canalizando exemplos simples ou trabalhosos, mas sempre com o intuito de tirar dúvidas.

Veja também: 4 arquitetos brasileiros para se inspirar

8º Detail

revista de arquitetura 10

Fonte: www.detail-online.com

Sendo uma revista centrada, a Detail é uma revista de arquitetura alemã que, a cada edição, elege um tema central do universo da arquitetura e discorre sobre ele nas várias sessões da publicação.

A sessão principal é a “Documentation”, contendo análises completas e profundas de projetos selecionados, transformando um documentário em novos projetos, gerando um ciclo de produções fantásticas.

Contendo também uma sessão de entrevistas com grandes arquitetos e profissionais da área, na qual é possível ver e se inspirar nas opiniões, das ideias e das impressões de cada um sobre o mercado da arquitetura.

A revista ainda conta com sessões de tecnologia e produtos.

Veja também: Melhor programa para desenhar casas em 3D

9º Bamboo

revista de arquitetura 11

Fonte: bamboo.net.br

A Bamboo é uma revista de arquitetura brasileira e mensal, com diagramação inusitada e conteúdo variado, quando afirmo inusitado é inusitado mesmo, a publicação costuma reunir notícias sobre design, arquitetura, arte, interiores, cultura e lifestyle.

Mostrando variedades de leques em cada ramificação, também está entre as revistas brasileiras, com curadoria mais apurada de notícias e informações sobre o mundo da arquitetura, do design e das artes.

Além da versão impressa, a Bamboo também produz conteúdo diferente em suas redes sociais.

10º Arquitetura & Construção

revista de arquitetura 12

Fonte: arquiteturaeconstrucao.abril.com.br

A Arquitetura & Construção é uma publicação da Editora Abril, lançada pela primeira vez em 1987, em 2020 completa-se 33 anos dessa lacuna.

Com a maior parte do conteúdo voltado puramente para o universo da arquitetura, a revista é uma das mais populares e de maior importância no Brasil.

Vale a pena consultar todo o leque de publicações da Editora Abril voltadas para a indústria criativa, ela é recheada de profissionais capazes de criar conteúdos de extrema qualidade.

11º Revista de Arquitetura & Decoração

revista de arquitetura 13

Fonte: www.revistahabitare.com.br

Essas revistas, sem dúvida enchem a mente de pensamentos grandiosos, pois, cada imagem de espaços incríveis têm textos inspiradores que fazem com que nossa imaginação execute projetos maravilhosos.

Mas não basta ter somente imaginação, nas revistas de arquitetura e decoração, obtemos junções de cores, combinações de móveis, estruturas com equipamentos de inovação possibilitando grandes e luxuosos projetos de residência e também de empresas.

Seja qual for o espaço, o importante é entender e criar ambientes únicos.

Veja também: Projeto Elétrico Residencial simples ou completo: como fazer?

12º Casa & Decoração

revista de arquitetura 14

Fonte: revistaonline.com.br

Sua casa tem que ser de acordo com suas particularidades, certo?!

Se sim, é óbvio que precisamos de uma decoração que diga: – “é a sua cara”, para isso precisa-se primeiro obter um leque de exemplos e nada melhor do que uma revista especializada na área.

A Casa & Decoração é uma revista de arquitetura que você pode visualizar o seu cantinho predileto ou o seu quarto dos sonhos, basta ter informações para que sua criatividade comece a sair da planta de um projeto para uma realidade.

Permita-se obter informações, elas serão o passo inicial para sua carreira e também para o seu espaço de dia a dia.

Veja também:  Projeto de Paisagismo: O que é e Como fazer em 4 passos?

Nessas revistas tem que conter exemplos de decorações, combinações, produtos e preços, antes e depois, e motivação para mudança.

Veja também: Planta de arquitetura: para que serve, tipos e como fazer?

13º Arquitetura & Construção

revista de arquitetura 15

Fonte: www.toparquiteturaeconstrucao.com.br

Uma revista de arquitetura que faça você ir profundamente adiante de todos os seus sonhos e planos, é uma revista que tem que ser lida.

A Arquitetura & Construção, é uma revista excelente. Construir é uma arte única que arquitetos permitem compartilhar com seus clientes os seus dotes de uma bela execução, as vezes nossos nobres clientes leigos nos assuntos precisam obter exemplares de revistas destinadas para essa área, para entender determinados assuntos.

Então, sim, essas revistas são indispensáveis, pois, contém informações de profissionais, preços, antes e depois, curiosidades, erros e acertos, passo a passo, dentre tantos assuntos preciosos para um bom projeto.

Veja também: Blog de Arquitetura e Engenharia – Arquiteto Leandro Amaral

14º Revista de Arquitetura e Urbanismo – AU

revista de arquitetura 16

Fonte: revistaau.com.br

Na revista de Arquitetura e Urbanismo o arquiteto mostra o que projeta, expõe a coordenação da construção e divulga suas casas, prédios, edificações, espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade.

Primeiro começamos com a planta, obedecendo aos regulamentos legais e às normas técnicas, depois tem o procedimento de todo o investimento, esse passo a passo é fundamental para entender cada processo.

Os materiais são determinados para serem utilizados na obra, levando em conta o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação, a iluminação, a acústica e a manutenção pós-construção. Também considera-se os impactos ambientais que a construção pode causar.

Tudo isso numa revista impressa ou online, para que amadores ou profissionais obtenham o máximo de conhecimento.

Veja também: Bioarquitetura: o que é, sua importância e principais características

AU – Arquitetura e Urbanismo é a revista da PINI dedicada a arquitetos urbanistas, designers, paisagistas e demais profissionais envolvidos com a atividade de projetar e construir ambientes residenciais, comerciais, corporativos, industriais e institucionais.

Suas publicações são mensais, AU proporciona reflexão crítica, prazer estético, atualização tecnológica e prestação de serviços, um ponto de referência de grandes arquitetos.

AU é a ferramenta indispensável para a atuação profissional de todos os arquitetos, sintonizados com a linguagem moderna e a arquitetura contemporânea.

Essa revista de arquitetura de grande nome possibilita ter muita visibilidade, tornando amplas as áreas da arquitetura, mostrando ricos assuntos sobre temas variados e sem dúvida, fundamentais para uma carreira longa e satisfatória.

Veja também: Como Ser um Arquiteto de Sucesso?

Revistas de Arquitetura Estrangeiras

revista de arquitetura 18

As grandes cidades além de serem super desenvolvidas, obtém construções magníficas, e com isso conseguem passar todas as suas técnicas e suas história de grandes monumentos.

Muito importante entender o que se passa no mundo afora, as grandes metrópoles nos mostram o quanto é maravilhoso visualizar cada construção arquitetônica. Mesmo que não consigamos conhecer todas as partes desse mundo, as revistas estão aí para nos dar essa força.

Referências são o ponto de partida de qualquer projeto da indústria criativa e não são diferentes no universo da arquitetura, com as fotografias, os textos, os projetos, cada partícula de informação é fundamental para conquistar referências.

Para elaborar a planta de uma casa, por exemplo, é preciso entender sobre tendências, materiais, tecnologias e inovações e tudo isso encontramos de um jeito interativo e novo proposto por um lugar diferente.

Lembre-se, você pode ter uma referência em alguém ou em algo, mas um dia você pode ser a referência de alguém ou de um país estrangeiro.

Veja também: Estagiário de Arquitetura: o que faz e como obter sucesso?

Revistas de Arquitetura Online Grátis

revista de arquitetura 19

Antigamente os grandes exemplares de revista impressas foram fascinantes, como tudo no início, era algo encantador as revistas eram rápidas vendidas e as bancas ficavam logo vazias.

Hoje como temos tudo na palma de nossas mãos, as grandes revistas de acordo com cada evolução construíram seus sites e promoveram uma rápida interação com o seu público alvo.

Sim, as revistas de arquitetura online têm conteúdos de muita valia, mostram tudo e com detalhes, não somente em fotografias, mas em vídeos, tutoriais, enquetes, amostras de realidade 2D e 3D, tudo para que a arquitetura se torne mais presente na vida de cada pessoa.

Se não fosse a arquitetura, as grandes cidades que são planejadas não teriam tanto êxito.

Veja também: Desenho Arquitetônico: o que é, normas e quais os principais softwares utilizados?

Por que ainda existe revista?

revista de arquitetura 21

Existem para os leitores que se sentem insatisfeitos, de pé contra o vazio das imagens na internet, aqueles que precisam de esclarecimento de cada dúvida. Faça uma pausa para a reflexão, para saciar sua sede de algum significado, um vislumbre de iluminação, uma ideia sobre a qual pode transformar.

Veja também:  O que preciso para começar a fazer Projetos de Arquitetura?

Desafios de Leitura

revista de arquitetura 20

Obter opiniões é algo ardiloso e sagaz, mas fundamental para progredir e evoluir numa variante de arquitetura.

Na área de arquitetura aprendemos que cada texto em um projeto precisa ser bem detalhado para que não haja dúvidas ou até mesmo erros aparentes por conta de pontos ou vírgulas.

Quanto aos desafios, eles estão enraizados nesta preocupante era pós-verdade, em que muitos arquitetos não conseguem reconhecer a diferença entre um artigo escrito independentemente por um crítico que visitou o edifício e um comunicado de imprensa, uma distância que deve ser tão óbvia, entre a realidade e render. Mas alguns não se importam.

Mas não são somente arquitetos que têm esse problema, os clientes também, preferem a fantasia filtrada do espelho digital – céus azuis acima de uma arquitetura desinfetada em que os jovens de 12 anos voam pipas em propriedades empresariais privadas, enquanto no mundo real, varrido pelo vento, os adolescentes de 12 anos olham apenas para seus telefones celulares.

Então leia, pois, quem não lê não vê.

Imaginação e Criatividade

revista de arquitetura 22

A imaginação é uma fertilidade no nosso cérebro, podemos ir longe e ao mesmo tempo construir perto, é uma sensação única que permite sentir o dever cumprido. E quando une duas coisas: imaginação e criatividade, se dividindo de forma organizada. Longo e curto prazo!

Criatividade leva tempo, requer nutrição. Mas no futuro sera a habilidade mais valiosa que os arquitetos ensinaram para unir passado, presente e futuro e cuidar de contextos sociais complexos.

Enquanto a inteligência artificial pode aprender a projetar edifícios para um local, não pode tomar decisões morais. Enquanto a firmeza, comodidade e prazer podem ser reduzidos a um algoritmo, tão certo que a arquitetura que atende pessoas por muito tempo, continua a afirmar que precisam de profissionais para projetar.

E voltamos para estaca zero, imaginação e criatividade. Evolua, porém, reconheça sua identidade de profissional e faça muito mais do que você planeja.

Arquitetos Escritores

Para aumentar a curiosidade e criatividade do público, existem escritores empáticos que passam mais de 15 minutos em um prédio e podem contar a história do contexto, fotógrafos documentários que sabem capturar a realidade, cineastas que podem criar uma rica e pensativa experiência convincente, tudo isso um arquiteto pode ser capaz! Basta criatividade.

Não desonrando as profissões de jornalismo e publicidade, pois fazem seu papel impecável, mas um arquiteto que tem o domínio do assunto pode trazer mais ramificações detalhistas em uma revista de sua área.

Os arquitetos precisam de uma voz crítica para considerar o impacto do que é construído, além da estética.

Seja um influenciador!

Veja também: Como ganhar Dinheiro com Arquitetura: 9 dicas

Conclusão

É possível usufruir desse veículo de informação que permite obter todas as funcionalidades, ter a própria revista de arquitetura, claro que você também não precisa virar um expert do nada, o conhecimento é um percurso prazeroso e necessário para constituir grandes nomes.

Neste artigo aprendemos muito sobre informação, que informação é tudo, quando se tem conhecimento ele te ajuda a ser um grande profissional e te ajuda a assinar seus projetos com mais confiança.

Não deixe de acompanhar o blog de arquitetura e engenharia e minhas páginas nas redes sociais, onde compartilho várias dicas para ajudar você na sua carreira.

Quer saber mais?
Confira os cursos online para estudantes e profissionais de Arquitetura, Engenharia e Design.

Obrigado por ter chegado até aqui! Abraço.
E você, o que achou do artigo? Deixe seu comentário abaixo.