O que é desenho arquitetônico? Para que serve? Como fazer?

Neste artigo nós vamos falar sobre Desenho arquitetônico. Como fazer, os melhores softwares para desenvolver seus projetos arquitetônicos e vamos ver as principais normas para a realização dos seus desenhos.

O que é desenho arquitetônico?

O desenho arquitetônico é uma vertente do desenho técnico, voltado para a execução e representação de projetos de arquitetura.

 

desenho arquitetônico projeto arquitetura

Esses desenhos têm a função de orientar os profissionais envolvidos na execução desses projetos. Independente da forma que você prefira para essa representação, essa ferramenta vai te acompanhar desde o começo da faculdade até a sua vida profissional.

Se você já utiliza essa ferramenta ou se você está no começo da faculdade de arquitetura, aqui nós preparamos dicas para um bom desenho arquitetônico, mostrando os principais instrumentos usados para sua execução.

História do desenho arquitetônico

A partir do renascimento que o desenho começou a ser usado como meio de representação. Nessa época, pela falta de normas, o desenho era bem mais livre e sem regras de representação.

desenho arquitetônico revolução industrial

A necessidade de uma maior precisão veio depois da Revolução Industrial, com o surgimento de máquinas que demandavam mais rigor. Essa necessidade fez com que os projetistas da época procurassem um meio comum de comunicação que fosse eficiente e que evitasse erros grosseiros na execução de seus projetos.

Por isso, a partir do Século XIX foram definidas as primeiras técnicas de representação gráfica de projetos. Esta definição foi de extrema importância para o desenvolvimento econômico e industrial.

Principais características do desenho arquitetônico

Quando artístico, reflete sentimentos que o artista deseja passar através da obra. Para sua execução não existem regras de traçado, representação ou cor e o resultado final fica aberto a interpretação do observador.

desenho arquitetônico características principais

Diferente do desenho artístico, o desenho arquitetônico técnico precisa seguir algumas normas em relação à representação, símbolos, numerações, medidas e quaisquer outras informações que sejam necessárias para a interpretação exata do projeto.

O projeto técnico tem um interpretação objetiva e por isso precisa ser claro e completo, todas as características importantes da obra a ser construída devem ser representadas.

Para que serve o desenho arquitetônico?

A principal função deste tipo de desenho é representar o objeto a ser construído de forma fiel. O desenho arquitetônico técnico deve conter todas as medidas necessárias corretas para guiar todos os profissionais envolvidos no projeto à correta execução.

desenho arquitetônico para que serve

Normas para desenho arquitetônico

Como para tudo na arquitetura, existem normas para a execução correta, o desenho arquitetônico não ficaria de fora. As normas da ABNT para desenho técnico existem para garantir a padronização e a correta representação de detalhes como escalas, dos dobramentos das folhas e demais detalhes que envolvem o projeto.

Veja também:  Como trabalhar com decoração de interiores?

NBR-6492 – Representação de projetos de arquitetura

Esta norma foi criada com o objetivo de fixar as condições exigíveis para a representação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão.

Para aplicar esta norma é necessário consultar a NBR 10068 que fala sobre as folhas de desenho, o leiaute, as dimensões e a padronização.

As definições adotadas na NBR 6492 são:

  1. Planta de situação;
  2. Planta de locação (ou implantação);
  3. Planta de edificação;
  4. Corte;
  5. Fachada;
  6. Elevações;
  7. Detalhes ou ampliações;
  8. Escala;
  9. Programa de necessidades;
  10. Memorial justificativo;
  11. Discriminação Técnica;
  12. Especificação;
  13. Lista de materiais;
  14. Orçamento.

NBR-10067 – Princípios gerais de representação em desenho técnico

A NBR 10067 tem o objetivo de fixar a forma de representação gráfica aplicada no desenho técnico. Nela vemos:

  1. Método de projeção ortográfica;
  2. Cor de representação do desenho técnico;
  3. Denominação das vistas;
  4. Cortes e seções;
  5. Generalidades.

Quais são os elementos usados no desenho arquitetônico?

Para a representação de um desenho deste tipo são usados instrumentos do desenho tradicional, da geometria euclidiana e da geometria descritiva. O desenho se manifesta através de linhas e superfícies preenchidas.

desenho arquitetônico elementos geométricos

Além de linhas, é utilizado um conjunto de símbolos, signos, cotas, textos, traços das mais diversas espessuras tramas e folhas.

Como fazer o desenho arquitetônico

Independente do tipo de projeto, todos terão algumas coisas em comum, pois existem pontos que não podem faltar em um desenho técnico arquitetônico. As principais formas de execução desses desenhos são: desenho à mão ou programas de desenho. Conheça mais sobre cada um abaixo.

CAD

O Autocad, criado pela Autodesk em 1982, é uma ferramenta de desenho que possibilita a criação de modelos 2D e 3D.

autocad modelo 2d 3d

Se você já conhece o Autocad, ótimo, você está um passo à frente, mas caso você ainda não conheça esse programa, veja mais no nosso Curso de Autocad do iniciante ao avançado.

Infelizmente dominar o uso do programa não significa que você é um ótimo desenhista. Mesmo com a melhor das ferramentas, quem faz o projeto é você.

Por isso é extremamente importante ter o conhecimento técnico atrelado à teoria do desenho e ao conhecimento de leitura de projetos.

Revit

O Revit, criado pela Revit Technology em 1997, é uma ferramenta de desenho que possibilita a criação de modelos 2D e 3D no formato BIM.

Revit como funciona

O que é Revit?

Se você já conhece o Revit, ótimo, você está um passo à frente, mas caso você ainda não conheça esse programa, veja mais no nosso Curso de Revit do iniciante ao avançado.

Infelizmente dominar o uso do programa não significa que você é um ótimo desenhista. Mesmo com a melhor das ferramentas, quem faz o projeto é você.

Por isso é extremamente importante ter o conhecimento técnico atrelado à teoria do desenho e ao conhecimento de leitura de projetos.

Veja também:  Como ganhar Dinheiro Rápido com Arquitetura: [2 FORMAS]

Desenho arquitetônico à mão

O desenho arquitetônico à mão pode ser feito desde de uma forma mais simples com materiais básicos à uma forma mais rebuscada com materiais mais complexos.

Claro que para uma entrega de um desenho técnico a mão existem algumas normas específicas de desenho e de materiais.

desenho arquitetônico à mão

Já um desenho que não seja técnico, te dá mais liberdade artística e de expressão. Aproveite o desenho a mão para descobrir seu gosto pessoal, descobrir seu traço e estilo de desenho.

Instrumentos utilizados para o desenho arquitetônico à mão

Se você quer começar a explorar o desenho arquitetônico, uma folha sulfite e um lápis de desenho já é o suficiente. Mas se você precisa de uma representação técnica do desenho, existem alguns materiais que serão necessários para a execução desses desenhos e materiais que vão auxiliar e facilitar o trabalho.

desenho arquitetônico materiais necessários

Os principais materiais são:

  1. Lápis – Os lápis são menos usados para desenhos técnicos, mas podem ser muito úteis em desenhos arquitetônicos mais artísticos por possuírem grafites de diversas durezas, desde o 10H que é mais duro ao 8B que tem a ponta mais macia e proporciona um traço mais grosso e escuro;lápis para desenho arquitetônico
  2. Lapiseira – Por proporcionar um traço mais preciso e nítido, a lapiseira acaba sendo mais usada do que os lápis em desenhos técnicos. Ainda assim, os grafites também variam bastante e deve-se observar se eles são H ou B na hora de comprar, para garantir a dureza. As graduações mais usadas são: 0.3mm, 0.5mm, 0.7mm, 0.9mm;lapiseira para desenho arquitetônico
  3. Borracha – Não é recomendado o uso de borrachas sintéticas pois elas podem borrar o desenho. O ideal são borrachas mais leves que não esfarelam;borracha para desenho arquitetônico
  4. Caneta Nanquim – São canetas, recarregáveis ou não, que utilizam tinta nanquim e sua espessura normalmente varia de 0.05 mm à 1.2 mm;caneta nanquim desenho arquitetônico
  5. Papel – Para o desenho técnico os papéis mais usados são o papel manteiga e o papel vegetal, mas também podem ser usados sulfite em diversas espessuras e papel canson;papel para desenho arquitetônico
  6. Esquadros – Os mais utilizados serão os esquadros com ângulos de 30º, 45º, 60º e 90º e são usados como auxiliares para fazer linhas verticais e inclinadas. Combinados com a régua paralela possibilitam traçados perfeitamente alinhados;esquadro para desenho arquitetônico
  7. Compasso – O compasso é usado para traçar arcos e círculos. É normalmente utilizado para fazer curvas e círculos existentes nas estruturas do projeto e arcos de portas nas representações;compaso para desenho arquitetônico
  8. Gabarito – Os gabaritos são formas pré definidas em diversas escalas para o desenho de formas geométricas, mobiliários e peças arquitetônicas;gabarito para desenho arquitetônico
  9. Transferidor – O transferidor é utilizado para marcação e leitura de ângulos;transferidor para desenho arquitetônico
  10. Escalímetro – É um dos instrumentos mais importantes pois é ele que garante as medidas corretas do seu projeto. Nele encontramos 6 escalas distintas, divididas em 3 faces, com duas escalas em cada uma;escalímetro para desenho arquitetônico
  11. Prancheta e régua paralela – A prancheta é uma mesa de desenho normalmente feita de uma placa de madeira com suporte para inclinação. As folhas devem ser fixadas nesta placa com fitas. Normalmente ela vem acompanhada de uma régua horizontal chamada de régua paralela que pode ser fixa ou móvel.prancheta régua paralela desenho arquitetônico
Veja também:  Arquitetura contemporânea: o que é, características e obras

Fonte: Mochoartes

Quais os programas usados para criar desenho arquitetônico?

AutoCAD

O Autocad é um dos mais bem aceitos e mais usados entre os profissionais da construção. Ele tem o objetivo de auxiliar os profissionais da área na elaboração de projetos mais técnicos com planta baixa, elevações, cortes e projetos complementares como elétrica e hidráulica.

AutoCAD software modelagem 2D 3D

No nosso curso de Autocad você aprende a desenhar projetos arquitetônicos do início ao fim de um modo extremamente rápido e fácil em 7 dias. Você quer alcançar o reconhecimento pelo seu trabalho e ser bem pago por isso?

Revit

O Revit é um dos programas criados para o público de arquitetura e urbanismo, engenharia e design, com a função de auxiliar esses profissionais na elaboração de projetos.

revit programa modelagem desenho arquitetônico

Com esse software você consegue criar um modelo digital da sua edificação de forma bem precisa. Aqui, ao mesmo tempo que o projeto 2D é desenhado o programa desenvolve automaticamente modelo 3D junto com a lista de materiais que serão usados na construção do projeto. É um dos programas que mais otimiza o tempo de trabalho.

Para saber mais, conheça nosso curso de Revit e aprenda a projetar residências com o sistema BIM, através do nosso Método Exclusivo passo a passo do básico ao avançado.

SketchUp

sketchup programa desenho 2D 3D

O Sketchup é muito fácil e muito simples de manipular, com os plugins, a tecnologia interna do programa aumentou demais e, hoje ele é um dos melhores e mais aceitos programas de modelagem do mercado. Esse programa é bastante intuitivo então mesmo que você tenha um conhecimento básico é possível já desenvolver um projeto arquitetônico nele.

Nada melhor do que praticar para desenvolver um conhecimento, baseado nisso nós preparamos para você o melhor e mais completo curso de Sketchup existentes no mercado para alavancar sua vida acadêmica e carreira.

Espero que tenha você tenha gostado e que essas dicas possam ter te ajudado!

Conte para nós o que você achou. Você já conhecia desenhos arquitetônicos? Como você tem aplicado isso nos seus projetos? Dúvidas sobre programas ou sobre as normas para desenho arquitetônico? Só deixar seu comentário abaixo e nós te ajudamos.

Um abraço, até mais.