O que é desenho arquitetônico? Para que serve? Como fazer?
Neste artigo nós vamos falar sobre Desenho arquitetônico. Como fazer, os melhores softwares para desenvolver seus projetos arquitetônicos e vamos ver as principais normas para a realização dos seus desenhos.
O que é desenho arquitetônico?
O desenho arquitetônico é uma vertente do desenho técnico, voltado para a execução e representação de projetos de arquitetura.
O desenho arquitetônico é o processo de projetar e desenhar edifícios e espaços construídos. Isso inclui a concepção, a planificação, a especificação e o detalhamento de todos os aspectos de um projeto arquitetônico.
Esses desenhos têm a função de orientar os profissionais envolvidos na execução desses projetos. Independente da forma que você prefira para essa representação, essa ferramenta vai te acompanhar desde o começo da faculdade até a sua vida profissional.
Se você já utiliza essa ferramenta ou se você está no começo da faculdade de arquitetura, aqui nós preparamos dicas para um bom desenho arquitetônico, mostrando os principais instrumentos usados para sua execução.
História do desenho arquitetônico
A partir do renascimento que o desenho começou a ser usado como meio de representação. Nessa época, pela falta de normas, o desenho era bem mais livre e sem regras de representação.
A necessidade de uma maior precisão veio depois da Revolução Industrial, com o surgimento de máquinas que demandavam mais rigor. Essa necessidade fez com que os projetistas da época procurassem um meio comum de comunicação que fosse eficiente e que evitasse erros grosseiros na execução de seus projetos.
Por isso, a partir do Século XIX foram definidas as primeiras técnicas de representação gráfica de projetos. Esta definição foi de extrema importância para o desenvolvimento econômico e industrial.
Principais características do desenho arquitetônico
Quando artístico, reflete sentimentos que o artista deseja passar através da obra. Para sua execução não existem regras de traçado, representação ou cor e o resultado final fica aberto a interpretação do observador.
Diferente do desenho artístico, o desenho arquitetônico técnico precisa seguir algumas normas em relação à representação, símbolos, numerações, medidas e quaisquer outras informações que sejam necessárias para a interpretação exata do projeto.
O projeto técnico tem um interpretação objetiva e por isso precisa ser claro e completo, todas as características importantes da obra a ser construída devem ser representadas.
Para que serve o desenho arquitetônico?
A principal função deste tipo de desenho é representar o objeto a ser construído de forma fiel. O desenho arquitetônico técnico deve conter todas as medidas necessárias corretas para guiar todos os profissionais envolvidos no projeto à correta execução.
Normas para desenho arquitetônico
Como para tudo na arquitetura, existem normas para a execução correta, o desenho arquitetônico não ficaria de fora. As normas da ABNT para desenho técnico existem para garantir a padronização e a correta representação de detalhes como escalas, dos dobramentos das folhas e demais detalhes que envolvem o projeto.
NBR-6492 – Representação de projetos de arquitetura
Esta norma foi criada com o objetivo de fixar as condições exigíveis para a representação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua boa compreensão.
Para aplicar esta norma é necessário consultar a NBR 10068 que fala sobre as folhas de desenho, o leiaute, as dimensões e a padronização.
As definições adotadas na NBR 6492 são:
- Planta de situação;
- Planta de locação (ou implantação);
- Planta de edificação;
- Corte;
- Fachada;
- Elevações;
- Detalhes ou ampliações;
- Escala;
- Programa de necessidades;
- Memorial justificativo;
- Discriminação Técnica;
- Especificação;
- Lista de materiais;
- Orçamento.
NBR-10067 – Princípios gerais de representação em desenho técnico
A NBR 10067 tem o objetivo de fixar a forma de representação gráfica aplicada no desenho técnico. Nela vemos:
- Método de projeção ortográfica;
- Cor de representação do desenho técnico;
- Denominação das vistas;
- Cortes e seções;
- Generalidades.
Quais são os elementos usados no desenho arquitetônico?
Para a representação de um desenho deste tipo são usados instrumentos do desenho tradicional, da geometria euclidiana e da geometria descritiva. O desenho se manifesta através de linhas e superfícies preenchidas.
Além de linhas, é utilizado um conjunto de símbolos, signos, cotas, textos, traços das mais diversas espessuras tramas e folhas.
Como fazer o desenho arquitetônico
Independente do tipo de projeto, todos terão algumas coisas em comum, pois existem pontos que não podem faltar em um desenho técnico arquitetônico. As principais formas de execução desses desenhos são: desenho à mão ou programas de desenho. Conheça mais sobre cada um abaixo.
CAD
O Autocad, criado pela Autodesk em 1982, é uma ferramenta de desenho que possibilita a criação de modelos 2D e 3D.
Se você já conhece o Autocad, ótimo, você está um passo à frente, mas caso você ainda não conheça esse programa, veja mais no nosso Curso de Autocad do iniciante ao avançado.
Infelizmente dominar o uso do programa não significa que você é um ótimo desenhista. Mesmo com a melhor das ferramentas, quem faz o projeto é você.
Por isso é extremamente importante ter o conhecimento técnico atrelado à teoria do desenho e ao conhecimento de leitura de projetos.
Revit
O Revit, criado pela Revit Technology em 1997, é uma ferramenta de desenho que possibilita a criação de modelos 2D e 3D no formato BIM.
Se você já conhece o Revit, ótimo, você está um passo à frente, mas caso você ainda não conheça esse programa, veja mais no nosso Curso de Revit do iniciante ao avançado.
Infelizmente dominar o uso do programa não significa que você é um ótimo desenhista. Mesmo com a melhor das ferramentas, quem faz o projeto é você.
Por isso é extremamente importante ter o conhecimento técnico atrelado à teoria do desenho e ao conhecimento de leitura de projetos.
Desenho arquitetônico à mão
O desenho arquitetônico à mão pode ser feito desde de uma forma mais simples com materiais básicos à uma forma mais rebuscada com materiais mais complexos.
Claro que para uma entrega de um desenho técnico a mão existem algumas normas específicas de desenho e de materiais.
Já um desenho que não seja técnico, te dá mais liberdade artística e de expressão. Aproveite o desenho a mão para descobrir seu gosto pessoal, descobrir seu traço e estilo de desenho.
Instrumentos utilizados para o desenho arquitetônico à mão
Se você quer começar a explorar o desenho arquitetônico, uma folha sulfite e um lápis de desenho já é o suficiente. Mas se você precisa de uma representação técnica do desenho, existem alguns materiais que serão necessários para a execução desses desenhos e materiais que vão auxiliar e facilitar o trabalho.
Os principais materiais são:
- Lápis – Os lápis são menos usados para desenhos técnicos, mas podem ser muito úteis em desenhos arquitetônicos mais artísticos por possuírem grafites de diversas durezas, desde o 10H que é mais duro ao 8B que tem a ponta mais macia e proporciona um traço mais grosso e escuro;
- Lapiseira – Por proporcionar um traço mais preciso e nítido, a lapiseira acaba sendo mais usada do que os lápis em desenhos técnicos. Ainda assim, os grafites também variam bastante e deve-se observar se eles são H ou B na hora de comprar, para garantir a dureza. As graduações mais usadas são: 0.3mm, 0.5mm, 0.7mm, 0.9mm;
- Borracha – Não é recomendado o uso de borrachas sintéticas pois elas podem borrar o desenho. O ideal são borrachas mais leves que não esfarelam;
- Caneta Nanquim – São canetas, recarregáveis ou não, que utilizam tinta nanquim e sua espessura normalmente varia de 0.05 mm à 1.2 mm;
- Papel – Para o desenho técnico os papéis mais usados são o papel manteiga e o papel vegetal, mas também podem ser usados sulfite em diversas espessuras e papel canson;
- Esquadros – Os mais utilizados serão os esquadros com ângulos de 30º, 45º, 60º e 90º e são usados como auxiliares para fazer linhas verticais e inclinadas. Combinados com a régua paralela possibilitam traçados perfeitamente alinhados;
- Compasso – O compasso é usado para traçar arcos e círculos. É normalmente utilizado para fazer curvas e círculos existentes nas estruturas do projeto e arcos de portas nas representações;
- Gabarito – Os gabaritos são formas pré definidas em diversas escalas para o desenho de formas geométricas, mobiliários e peças arquitetônicas;
- Transferidor – O transferidor é utilizado para marcação e leitura de ângulos;
- Escalímetro – É um dos instrumentos mais importantes pois é ele que garante as medidas corretas do seu projeto. Nele encontramos 6 escalas distintas, divididas em 3 faces, com duas escalas em cada uma;
- Prancheta e régua paralela – A prancheta é uma mesa de desenho normalmente feita de uma placa de madeira com suporte para inclinação. As folhas devem ser fixadas nesta placa com fitas. Normalmente ela vem acompanhada de uma régua horizontal chamada de régua paralela que pode ser fixa ou móvel.
Quais os programas usados para criar desenho arquitetônico?
AutoCAD
O Autocad é um dos mais bem aceitos e mais usados entre os profissionais da construção. Ele tem o objetivo de auxiliar os profissionais da área na elaboração de projetos mais técnicos com planta baixa, elevações, cortes e projetos complementares como elétrica e hidráulica.
No nosso curso de Autocad você aprende a desenhar projetos arquitetônicos do início ao fim de um modo extremamente rápido e fácil em 7 dias. Você quer alcançar o reconhecimento pelo seu trabalho e ser bem pago por isso?
Revit
O Revit é um dos programas criados para o público de arquitetura e urbanismo, engenharia e design, com a função de auxiliar esses profissionais na elaboração de projetos.
Com esse software você consegue criar um modelo digital da sua edificação de forma bem precisa. Aqui, ao mesmo tempo que o projeto 2D é desenhado o programa desenvolve automaticamente modelo 3D junto com a lista de materiais que serão usados na construção do projeto. É um dos programas que mais otimiza o tempo de trabalho.
Para saber mais, conheça nosso curso de Revit e aprenda a projetar residências com o sistema BIM, através do nosso Método Exclusivo passo a passo do básico ao avançado.
SketchUp
O Sketchup é muito fácil e muito simples de manipular, com os plugins, a tecnologia interna do programa aumentou demais e, hoje ele é um dos melhores e mais aceitos programas de modelagem do mercado. Esse programa é bastante intuitivo então mesmo que você tenha um conhecimento básico é possível já desenvolver um projeto arquitetônico nele.
Nada melhor do que praticar para desenvolver um conhecimento, baseado nisso nós preparamos para você o melhor e mais completo curso de Sketchup existentes no mercado para alavancar sua vida acadêmica e carreira.
Perguntas frequentes
Quais margens ABNT para folha A4?
As margens ABNT para folha A4 serão de 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.
Quais são os padrões de folhas utilizados em desenho técnico?
Os padrões de folhas utilizadas em desenho técnico são A0, A1, A2 e A3, a escolha da folha irá variar de acordo com seus desenhos e escalas que serão utilizadas.
Qual a função das cotas em um desenho arquitetônico?
Em um desenho arquitetônico as cotas tem a função de marcar os pontos que limitam um ambiente ou mobiliário, tornando o projeto cotado.
O que é nível na arquitetura?
O nível na arquitetura é a altura do piso, a rua está no nível 0, qualquer edificação acima disso terá um nível superior ao da rua.
Qual o tipo de desenhos técnicos é utilizado na engenharia?
Os tipos de desenhos técnicos utilizados na engenharia se resumem a qualquer desenho feito com o objetivo de representar dimensões, formas e objetos.
Qual a importância do croqui?
A importância do croqui é que ele auxilia na transmissão de ideias e na captura de momentos. Mesmo sem muitas habilidades com desenho, é possível registrar um momento através do croqui.
Qual a diferença entre projeto arquitetônico e desenho arquitetônico?
A diferença entre projeto arquitetônico e desenho arquitetônico é que o desenho é feito para representar e auxiliar na execução de um projeto de arquitetura.
O que é o desenho acadêmico?
O desenho acadêmico é um desenho estudado nas academias de arte, onde os desenhistas desenham tudo ao seu redor.
Quais são os princípios básicos do desenho arquitetônico?
Os princípios básicos do desenho arquitetônico incluem a funcionalidade, a estética, a segurança, a sustentabilidade, a acessibilidade e a integração com o entorno.
Como é o processo de projeto arquitetônico?
O processo de projeto arquitetônico geralmente inclui etapas como a concepção, a análise programática, a elaboração de esboços, a elaboração de desenhos de projeto, a elaboração de desenhos de construção e a fiscalização da construção.
Quais são as ferramentas utilizadas no desenho arquitetônico?
As ferramentas utilizadas no desenho arquitetônico incluem desde lápis e papel, passando por softwares como AutoCAD, SketchUp, Archicad, Revit, até programas de renderização como V-Ray, Enscape e Lumion.
Quais são os tipos de projetos arquitetônicos?
Os tipos de projetos arquitetônicos incluem residenciais, comerciais, institucionais, públicos, de infraestrutura e de paisagismo.
Como é a relação entre desenho arquitetônico e engenharia?
O desenho arquitetônico e a engenharia estão intimamente ligados, pois a arquitetura é projetada para ser construída. A engenharia é responsável por garantir que os projetos arquitetônicos sejam estruturalmente seguros e viáveis.
O que é um esboço de projeto?
Um esboço de projeto é uma representação inicial, geralmente a mão livre, de um projeto arquitetônico. Ele é utilizado para comunicar ideias e conceitos básicos para o cliente ou outros membros da equipe de projeto.
O que é um desenho de projeto?
Um desenho de projeto é um desenho detalhado e preciso de um projeto arquitetônico. Ele inclui informações como dimensões, especificações de materiais e detalhes construtivos. É utilizado para guiar a construção do projeto e comunicar as intenções do projetista para os contratantes e construtores.
O que é uma maquete arquitetônica?
Uma maquete arquitetônica é uma representação física em miniatura de um projeto arquitetônico. É usada para visualizar o projeto em três dimensões e para comunicar ideias para clientes e outros membros da equipe de projeto.
Como a sustentabilidade é abordada no desenho arquitetônico?
A sustentabilidade é abordada no desenho arquitetônico através da incorporação de medidas de eficiência energética, uso de materiais ecologicamente corretos, maximização da iluminação natural, redução da pegada de carbono, e promoção de espaços verdes.
Como o desenho arquitetônico se relaciona com a acessibilidade?
O desenho arquitetônico se relaciona com a acessibilidade através da incorporação de medidas para garantir acesso e mobilidade para pessoas com necessidades especiais, como rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados.
Quais são os estilos arquitetônicos mais comuns?
Os estilos arquitetônicos mais comuns incluem o neoclássico, o gótico, o renascentista, o barroco, o rococó, o colonial, o victoriano, o art déco, o moderno e o contemporâneo.
O que é o BIM e como é utilizado no desenho arquitetônico?
BIM (Building Information Modeling) é um processo e uma tecnologia que permite a criação, uso e gerenciamento de modelos digitais de edifícios. É utilizado para garantir a colaboração entre os profissionais envolvidos no projeto, e para garantir que todas as informações importantes estejam disponíveis durante todo o ciclo de vida do projeto.
Como o desenho arquitetônico se relaciona com a história e a cultura?
O desenho arquitetônico se relaciona com a história e a cultura através da incorporação de elementos e estilos históricos em projetos contemporâneos e também por adaptar a arquitetura para se adequar às necessidades e valores culturais de uma determinada região ou comunidade. Isso pode incluir a incorporação de elementos tradicionais, a adaptação de técnicas construtivas locais, e a criação de espaços que reflitam as necessidades e valores culturais da comunidade.
Como o desenho arquitetônico se relaciona com a tecnologia?
O desenho arquitetônico se relaciona com a tecnologia através da incorporação de novas tecnologias e materiais em projetos, como painéis solares, sistemas de gerenciamento de energia, sistemas de automação residencial, e a utilização de softwares avançados para projetar e gerenciar projetos. A tecnologia também é utilizada para melhorar a colaboração e a comunicação entre os profissionais envolvidos em um projeto, e para garantir que as necessidades dos usuários finais sejam atendidas.
Conclusão
Espero que tenha você tenha gostado e que essas dicas possam ter te ajudado!
Conte para nós o que você achou. Você já conhecia desenhos arquitetônicos? Como você tem aplicado isso nos seus projetos? Dúvidas sobre programas ou sobre as normas para desenho arquitetônico? Só deixar seu comentário abaixo e nós te ajudamos.
Um abraço, até mais.
Sou Leandro Amaral, técnico eletrotécnico desde 2011, professor de cursos online desde 2013 e arquiteto desde 2016. Assim como apresentar projetos de qualidade mudou a minha vida, acredito realmente que pode mudar outras e desse modo quero compartilhar isso com o maior número de pessoas possível. Ensino meus alunos a despertarem seu potencial máximo na arte chamada Arquitetura. Junte-se a nós. CAU (Registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo): A117921-7.
0 Comentários
Deixe um comentário