Mezanino, conheça mais do elemento arquitetônico utilizado para otimizar espaços e valorizar a estética dos mais diversos projetos de arquitetura.

Mezanino: o que é?

Mezanino o que é?

Mezanino vem da palavra italiana “Mezannino” que remete a “mezzo”, ou seja, “meio” ou “metade”.

O mezanino na arquitetura portanto, nada mais é do que um ambiente em nível intermediário entre o térreo e o andar superior ou a altura máxima do pé direito da edificação.

Este ambiente é aplicado em cômodos com pé direito duplo ou mais. É uma área aberta que deve ser dotada de guarda-corpo para proteção, e que proporciona uma integração dos dois ambientes.

O acesso ao mezzanino se dá através de uma escada exclusiva ou comum aos outros andares da casa ou edificação, caso existam.

Origem do mezanino

Origem do mezanino

Imagem: Decoist

A Itália, originalmente República Italiana é uma república parlamentar unitária localizada no centro-sul da Europa.

Roma, a capital italiana, foi durante séculos o centro político e religioso da civilização ocidental como capital do Império Romano e como sede da Santa Sé.

Por séculos dividida pela política e pela geografia até sua unificação em 1861, a Itália desenvolveu uma cultura única, moldada por uma infinidade de costumes regionais e centros locais de poder e mecenato.

Durante a Idade Média e a Renascença, várias cortes magníficas competiram por atrair os melhores arquitetos, artistas e estudiosos, produzindo assim um imenso legado de monumentos, pinturas, música e literatura.

A cultura Italiana pode ser vista refletida em todo o mundo e diversas áreas diferentes. Na arquitetura não poderia ser diferente.

A arquitetura italiana apresenta numerosos estilos, muito diversificados entre si.

Eles não podem ser simplesmente classificados por período, mas também por região, devido à divisão da Itália em várias cidades-Estado até 1861, o que originou uma gama muito diversificada e eclética em projetos arquitetônicos.

Para que serve um mezanino?

mezanino para que serve

Imagem: Homeaway – Mezzanine Estúdio Hyper Centre

O mezanino existe com a função de aproveitar o espaço e proporcionar ambientes mais amplos. O mezanino serve para que haja um melhor aproveitamento de espaço em ambientes pequenos, por exemplo.

Ele também pode ter a função de isolar, sem excluir ou fechar, algum ambiente que o cliente queira mais separado. Ele pode ser um ambiente mais intimista ou um ambiente super aberto.

Mesmo nos mezzaninos projetados com a função de isolar algum ambiente, esta proposta de design atua como um integrador de ambientes.

Muitas vezes ele é utilizado pelo apelo estético que traz. Moderno e diferente, quando bem trabalhado ele consegue valorizar ainda mais o ambiente.

Para garantir o perfeito planejamento e execução deste elemento, é extremamente necessário contratar um profissional de arquitetura qualificado para usar os materiais de forma correta e precisa para garantir a obtenção de um bom resultado.

Mezanino na arquitetura e na construção civil

Diante de tantas necessidades de projeto diferentes e personalidades distintas, às vezes, os profissionais da área da construção devem procurar fugir do tradicional para cumprir com seu trabalho.

Veja também:  Qual é o melhor programa para Trabalhar com Projetos?

Exercer a criatividade livremente nem sempre é possível pois a ideia do profissional pode esbarrar com o ideal imaginado pelo cliente.

Para isso, a tecnologia busca se encaixar cada vez mais às áreas de construção e design para auxiliar arquitetos, designers e engenheiros a entregar projetos cada vez melhores e garantir a satisfação dos clientes.

Além da parte estética, muitas vezes os parâmetros de construção acabam limitando a ideia inicial pensada para o design do projeto e por isso muitos profissionais recorrem a recursos diferentes para tentar suprir as necessidades de projeto.

Muitas vezes o mezanino é projetado por preferência, mas outras vezes ele entra como uma solução para aproveitamento de espaço.

Com o mezanino, é possível criar novos ambientes inteiros sem extrapolar a área limite para a construção, já que a área do mezanino não é computada na área total construída.

Dicas de utilização do Mezanino

Dicas de utilização do Mezanino

Imagem: Moweaquacoop Designs

Uma das vantagens do mezanino é o fato de que não existem limitações em relação ao ambiente no qual aplicá-lo.

Claro que cada projeto tem uma necessidade diferente e isso pode impossibilitar a aplicação de um modelo específico em algum ambiente. Mas existem infinitas variações e com toda certeza é possível modificá-los até que tudo se encaixe perfeitamente.

Confira abaixo algumas aplicações de Mezanino:

1. Mezanino em ambientes pequenos

A utilização de mezzaninos em ambiente pequenos vem ganhando força pois é uma ótima solução para que haja um melhor aproveitamento do espaço.

De olho nessa tendência as empresas já estão se atualizando e hoje já existem até móveis com mezanino.

Este tipo de mobiliário é muito bem aceito e aplicado com sucesso em ambientes infantis. Algumas vezes o mezanino no mobiliário é aplicado no design da cama.

Nesses casos a cama pode ser suspensa individualmente, ou pode existir um conjunto de elementos que preencha todo o espaço.

2. Mezanino em área industrial

Mezanino em área industrial

Imagem: Warehouse Design

No âmbito industrial o mezanino pode vir com uma área bem grande, ou como muitas vezes acontece, serem feitos vários mezaninos menores em um mesmo ambiente com o objetivo de separar melhor setores e objetos.

Os usos mais comuns são:

Estoque de materiais – Onde a área do mezanino é aproveitada para estoque de materiais, normalmente materiais mais leves, porém bastante volumosos.

Máquinas e equipamentos – Utilizado para objetos como tanques de tintas, colas ou qualquer outra coisa que exija dois processos: abastecimento e saída. Aqui as máquinas são abastecidas por cima e operadas pelo andar de baixo.

Criação de escritórios – É muito comum que as indústrias usem essa parte superior como escritório ou setor administrativo. Um dos grandes benefícios desse uso pode ser, inclusive, um objetivo estratégico da empresa é a visão ampliada que as pessoas no andar superior passam a ter da estrutura física inferior.

Para as indústrias essa verticalização é uma excelente alternativa para aproveitar ao máximo a área.

3. Mezanino em lojas comerciais

Os mezaninos em lojas comerciais já são muito utilizados e nós conhecemos mais como “sobreloja”.

Veja também:  Como fazer um projeto de Arquitetura criativo e funcional?

Neste caso eles podem ser utilizados como uma extensão da loja em si, ou como depósito para estoque de mercadorias.

Algumas vezes eles também são utilizados para salas de reuniões, escritórios e salas de administração. Mais uma vez, é uma ótima aplicação para áreas administrativas pela visão privilegiada de todo o ambiente inferior.

4. Mezanino no ambiente residencial

Mezanino no ambiente residencial

Imagem: Build It

Em residências, apesar de existir a possibilidade de usar o mezanino como um novo ambiente, ele é muito comumente utilizado como um ambiente de transição.

Ambiente de transição são ambientes de fluxo variado usado como acesso a outros ambientes, ou seja, corredores de passagem.

Com toda certeza uma residência com esse elemento é mais elegante e tem um toque de nobreza.

Qual a altura ideal para fazer um Mezanino?

Não existe limitação para o mezanino, ele só precisa estar dentro dos padrões necessários para se encaixar proporcionalmente e com segurança à edificação proposta.

Ainda sim alguns profissionais afirmam que o espaço deva ocupar exatamente metade da altura do pé direito do ambiente. O pé direito que é mais comumente usado é de 2,70 metros livres. Isso considerando uma laje entre 10 e 15 cm.

Tipos de Mezanino

Tipos de Mezanino

Imagem: Build It

É extremamente importante se atentar a estrutura do mezanino. É preciso fazer uma avaliação da estrutura da construção geral para que não haja sobrecargas de peso e para que acidentes relacionados a isso sejam evitados.

Assim feito, fica mais fácil escolher o material para a execução do ambiente em questão.

Existem alguns métodos construtivos diferentes e eles estão diretamente ligados com o material utilizado para a confecção do mezanino.

Para construção de um mezanino é necessário elementos estruturais leves, de fácil e rápida montagem que permitam uma obra livre de poeira e entulhos, pois, geralmente são executadas em espaços comerciais sem que haja interrupção das atividades.

Os principais são:

  1. Mezanino de concreto;
  2. Mezanino de metal;
  3. Mezanino de madeira.

Conheça um pouco mais de cada um deles:

Concreto

mezanino Concreto

Imagem: Graduatechic

O mezanino de concreto, bastante comum, pode ser executado de duas formas diferentes: feito na obra ou pré-moldado.

Toda a confecção do mezzanino de concreto é feita na fábrica, depois de pronto é só montar no local. Aqui, é preciso considerar toda a confecção das partes estruturais como vigas, pilares, lajes e o seu tempo de cura, que varia de acordo com a área construída.

Então é preciso estar ciente desta relação entre o tempo para o período de cura do concreto e do prazo para a entrega da obra. Outros fatores importantes a observar são:

  • Movimentação e colocação do material dentro da obra devido ao seu peso;
  • Necessidade de regularização do concreto para a aplicação de um acabamento final;

Estrutura Metálica

Estrutura Metálica

Imagem: Spota Home

Devido a necessidade de elementos mais leves para construção de mezaninos tornou-se comum a utilização de vigas e pilares de aço compondo a estrutura principal e painéis de madeira ou concreto no piso.

Veja também:  Croqui na arquitetura: para que serve, como fazer e dicas

As principais vantagens na execução do ambiente com estrutura metálica são:

  • Rápida montagem e finalização;
  • Simplicidade na execução;
  • Estrutura mais leve e precisa;
  • Ancoragem mais fácil da estrutura metálica na estrutura existente em relação aos outros materiais;
  • Quase não gera entulhos e desperdícios.

Madeira

madeira mezanino

Imagem: Imovirtual

Mezaninos de madeira são uns dos mais utilizados. Normalmente para quartos ou até mesmo escritório, a estrutura de madeira pode ser combinada de duas formas: por associação ou contraste.

Por associação significa que a estrutura combina com o ambiente e toda a construção segue um mesmo padrão estético. Muito comumente usados em ambientes mais rústicos e que querem trazer sensação de aconchego.

Por contraste o material do mezanino vai contrastar de forma harmônica com o resto do ambiente. Normalmente a madeira do mezanino é casada com ambientes mais metálicos e/ou industriais, ou com ambientes mais claros e modernos.

Projeto De Mezanino: Softwares Utilizados

Por ser um elemento projetual, o espaço pode ser desenvolvido em qualquer software de desenho 2D e 3D, vai da preferência do profissional.

Existem vários programas voltados para essa área que podem te ajudar a projetar, como por exemplo:

Claro que, a parte estrutural deve ser calculada separadamente. Para o cálculo estrutural existem diversos programas diferentes e o melhor será o que se encaixa às suas necessidades de projeto.

Deve-se levar em consideração que cada material se comporta de forma diferente e exige cuidados únicos. Alguns programas de cálculo estrutural são específicos, então o software usado dependerá do material escolhido para o ambiente.

Conclusão

mezanino

Imagem: Homedit

O mezanino apesar de já existir há algum tempo e de ser bastante utilizado, tem seu conceito desconhecido por muitos.

Ainda assim é um recurso muito bem aceito e que chama a atenção e valoriza os ambientes no qual é aplicado.

E você, o que achou do espaço? Já o conhecia? Usaria nos seus projetos? Conte pra gente nos comentários.